Podocarpo – 30 inspirações e como cuidar do pinheiro-de-buda!

Uma casa com plantas torna-se um ambiente mais fresco e agradável. Felizmente, há uma série de opções incríveis para cultivar na área externa ou interna, seja em canteiros, em vasos e até como cercas vivas. O podocarpo é uma espécie que se adapta perfeitamente a essas alternativas, por isso está cada vez mais popular em diversas residências.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as características da planta, quais são os cuidados necessários, preço, entre outras informações. Sendo assim, preparamos este guia completo para você saber tudo sobre o famoso pinheiro-de-buda. Leia tudo e surpreenda-se.

podocarpo como plantar

Tudo sobre podocarpo em um guia completo!

O que é o podocarpo?

Podocarpo ou pinheiro-de-buda, como o próprio nome revela, é uma espécie de conífera de crescimento ereto, que apresenta tanto o porte de arbusto quanto de árvore dependendo da variedade.

É tratado como um tipo de pinheiro de médio porte, embora algumas espécies alcancem até 20 metros de altura. A origem é do Oriente, sobretudo de países como Japão e China. No primeiro, aliás, é conhecido como kusamaki.

A folhagem do podocarpo é perene e com um verde vivo, por isso é perfeito para decorar grandes jardins. Apresenta flores amareladas, mas que não tem grande valor ornamental. De modo geral, o podocarpo é uma planta versátil, que se adapta a qualquer área e pode ser combinada com outras espécies.

A utilização como cerca viva é um dos principais usos, para substituir, sobretudo, a unha de gato ou versões espinhosas. Além disso, é um arbusto fácil de podar, o que garante sempre um aspecto elegante ao ambiente, por isso está entre as plantas prediletas dos paisagistas.

Do mesmo modo, o podocarpo é perfeito para jardins planejados, como jardins de inverno ou jardim japonês (como Bonsai), sobretudo para os amantes de artes e filosofias como o Feng Shui.

Como cuidar e cultivar pinheiro-de-buda?

O podocarpo é uma planta que necessita de cuidados para que tenha um ótimo desenvolvimento. De modo geral, o cultivo é simples e qualquer espécie pode ter ótima durabilidade caso você siga os procedimentos necessários.

Segundo especialistas, deve ser cultivado à meia sombra, de preferência em solo fértil e arenoso. É preciso enriquecê-lo com matéria orgânica e fazer as regas necessárias.

Para plantas as primeiras mudas de podocarpo, você pode fazer uma cova de 30 cm de largura x 30 cm de profundidade. Utilize adubo, cerca de 1 kg de composto orgânico e 60 gramas de fosfato para preparar o solo. Espere cerca de três dias e realize o plantio para evitar queimar as raízes.

As regas devem ser frequentes, mas sem encharcamento. Especialistas indicam o plantio em uma distância de 20 centímetros de muros ou barreiras, para que o podocarpo cresça sem problemas. Por ser uma planta de clima subtropical, se adapta bem a qualquer região do Brasil, inclusive em locais praianos, pois tem boa resistência à salinidade e maresia.

Para que seu pinheiro fique sempre com um ótimo aspecto, é indicado realizar podas recorrentes, sobretudo em cercas vivas. Assim, você valoriza a fachada de casa e todo o paisagismo do jardim, por exemplo. A germinação acontece cerca de dois anos após o plantio por meio de sementes.

Vale destacar que o podocarpo tem crescimento lento. Uma espécie convencional atinge cerca de 5/6 metros de altura.

podocarpo

Quanto custa em média? #preço

Você pode comprar mudas de podocarpo prontas para o plantio em diversas lojas físicas e online. Segundo nossas pesquisas, é possível encontrar conjuntos com cinco mudas por 30 reais.

Entretanto, o valor pode mudar de acordo com a região que você mora. Defina a quantidade exata, pesquise e faça orçamentos. De modo geral, o preço é acessível independente da espécie do pinheiro-de-buda.

Algumas opções de lojas: Safari Garden, Sítio da Mata, Flora Santa Maria, Leroy Merlin, etc. 

Fotos e inspirações de podocarpo

Agora que você já sabe tudo sobre podocarpo, inspire-se com várias fotos dessa bela planta.

Cerca viva de podocarpo

A cerca viva de podocarpo é um dos principais usos, sobretudo para ornamentar fachadas e jardins planejados. Nesse caso, todavia, é preciso se atentar ao plantio para alcançar o resultado desejado.

De acordo com especialistas, para uma cerca vivo de médio porte, é preciso que as mudas fiquem a uma distância de meio metro linear. Assim, elas podem crescer de modo harmônico e saudável.

cerca com podocarpo

cerca de podocarpo

cerca e muro com podocarpo

cerca viva com podocarpo

Para que a cerca viva fique linda e elegante, é necessário podar o podocarpo com frequência.

cerca viva de podocarpo

ideias de cerca de podocarpo

muro e cerca de podocarpo

podocarpo em cerca

Podocarpo em vasos

O podocarpo também pode ser cultivado em vasos. É indicado que uma muda seja plantada em um vaso médio, seja em formato retangular ou redondo, de modo que o pinheiro se desenvolva com o espaço necessário.

Os vasos são perfeitos para decorar diversos espaços, seja em áreas externas ou internas. É comum ver vasos com podocarpo em salas, jardim de inverno, recepção de escritórios, etc.

Você pode deixar o vaso à meia sombra com poucas regas, já que a terra não deve ficar encharcada. O solo deve ser preparado para que a planta tenha um um bom crescimento. De modo geral, é indicado escolher uma espécie que não alcance grandes alturas.

pequeno podocarpo em vaso

podocarpo em vaso

vaso de podocarpo

vaso de podocarpos

vasos com podocarpo

vasos de podocarpo

Você pode cultivar os pinheiros em lindos vasos, modelos com rodinhas e até com cachepots e espalhá-los pela casa, sobretudo as espécies de pequeno porte.

vasos decorados com podocarpo

Podocarpo em jardim

No jardim, o podocarpo pode ser cultivado em canteiros, em áreas próximas a muros e combinado com outras espécies. Uma ideia comum é juntar o pinheiro-de-buda com moreias, plantas herbáceas que tem porte médio e se destacam pelas pequenas flores brancas, perfeitas para valorizar o paisagismo de jardins.

Se você busca uma boa opção para montar jardins de todos os tipos, o podocarpo é perfeito, inclusive para montar lindos canteiros com pedras e ornamentos decorativos. Pelas fotos é possível ter boas referências.

canteiro e jardim com podocarpo

jardim com podocarpo

jardim externo com podocarpo

pinheiro e podocarpo em jardim

Decore os canteiros com pedras, com insumos e com outras plantas complementares.

podocarpo e moreia no jardim

podocarpo em canteiros do jardim

podocarpo em jardim

Os podocarpos podem ser plantados em canteiros ao longo de um muro ou no canto de calçadas.

podocarpo em jardins

podocarpo mudas em jardim

podocarpo no jardim de casa

podocarpo no jardim


O podocarpo é uma planta versátil e interessante para ornamentar qualquer espaço de sua casa. Que tal investir no cultivo desse pequeno pinheiro? Esperamos que tenha gostado das dicas. Conte pra gente o que achou, deixe suas dúvidas e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...