Gaiola para coelho: Como escolher? + Faça uma em casa!

A criação de coelhos como pet tem sido cada vez mais frequente, e para ter esses animaizinhos em casa é necessário garantir um lugar seguro e apropriado para manter o pet orelhudo, por isso, a escolha da gaiola para coelho é um item essencial para quem pretende ter o pet em um espaço próprio e seguro.

A gaiola para coelho é uma maneira de delimitar o espaço do animalzinho e mantê-lo protegido, garantindo um espaço próprio para o animal e com condições adequadas para o bem-estar.

E se você vem pensando em ter um coelho como animal de estimação, no post trouxemos dicas de como escolher gaiola para coelho, definindo o melhor modelo para garantir a segurança e proteção do pet.

gaiola para coelho

Como escolher a gaiola ideal? #dicas

Tamanho

A escolha da gaiola deve ser feita levando em consideração a raça de coelho e o tamanho que o animal pode chegar na fase adulta, garantindo que a gaiola possa ser aproveitada em todas as fases do coelhinho.

Para definir o tamanho da gaiola, o recomendado é que o comprimento seja adequado para 3 saltos curtos do pet ou 4 vezes o tamanho do corpinho, com as patas traseiras esticadas.

A largura da gaiola precisa ser em média 2 saltos do animal ou 3 vezes o tamanho completo do corpinho deitado.

Já a altura da gaiola deve considerar o tamanho do coelho em pé e com o corpinho esticado, tendo uma folga de alguns centímetros extras.

Além do espaço considerando o tamanho do corpo do animal adulto, também é preciso garantir que a gaiola tenha espaço necessário para os itens complementares, como bebedouro, comedouro, brinquedos, entre outros.

Dessa maneira, o espaço precisa ser suficiente para os itens complementares e para o deslocamento fácil do animal.

Mesmo levando em consideração todos os tamanhos adequados para uma gaiola de coelho, esse fato não dispensa a necessidade de deixa o animal um pouco livre durante o dia, garantindo acesso a um quintal ou outra área da casa que seja segura para o coelho, que precisa de um pouco mais de espaço para gastar a energia.

1. Modelo de gaiola para coelho pequeno

dicas de como escolher gaiola de coelho

2. Gaiola com espaço e itens complementares para o animalzinho

como escolher gaiola para coelho

Chão da gaiola

Para escolher a gaiola adequada para o pet, vale lembrar da sensibilidade das patas dos coelhos, que podem sofrer com pododermatite, espécies de feridas que costumam ocorrer nas patas traseiras quando ficam em contato com superfícies muito rígidas ou úmidas.

Dessa maneira, a escolha da gaiola deve levar em conta a estrutura do chão, evitando que a superfície que animalzinho pisa possa ser agressiva para as patinhas.

Em geral, as gaiolas costumam ter fundo aramado, garantindo a passagem das fezes e urina para a bandeja coletora, evitando que o animal possa ficar em contato com os dejetos e também do piso ficar úmido.

Como o piso aramado não costuma ser muito confortável para as patinhas de coelho, é possível usar uma camada de cascalho de madeira, jornal, gramíneas ou outros materiais que mantenham a superfície plana, seca e mais macia.

3. Gaiola com piso revestido para dar mais conforto ao animal

dicas para gaiola de coelho

4. Fundo de gaiola revestido para deixar a gaiola segura e confortável ao pet

como arrumar e escolher gaiola de coelho

Material

Para garantir uma boa gaiola para coelho, é preciso analisar o material utilizado na estrutura do item.

O material adotado na gaiola deve ser de fácil limpeza e com possibilidade de desinfecção, mantendo a higienização adequada para o bem-estar animal. Nesse caso, os materiais mais fáceis de limpar são as versões de gaiola em metal e plástico.

As gaiolas com detalhes em madeira também podem fazer parte das opções, mas nesse caso, a madeira deve ser natural e não deve fazer parte de toda estrutura, o que pode dificultar a higienização e desinfecção da gaiola.

Para garantir a segurança do animal em relação a gaiola, é necessário avaliar o material, considerando a resistência e evitando modelos que possam ter o uso de tintas tóxicas para animais.

5. Gaiola de metal aramado com bandeja coletora

dicas para escolher gaiola de coelho

6. Gaiola em metal e de fácil higienização

tipo de gaiola para coelho

Estilo

O estilo da gaiola pode variar bastante de acordo com cada modelo, incluindo desde versões mais simples, até opções diferenciadas para entreter o animalzinho.

Os modelos mais comuns de gaiolas são as versões que costumam ser em formato retangular e com estrutura simples, podendo ter ou não bandeja coletora sob piso da gaiola. Os modelos mais simples podem ser complementados com itens essenciais para coelhos.

Outras versões de gaiolas para coelhinhos são os modelos diferenciados, como as versões com diversos níveis e ambientes, garantindo um espaço maior e a possibilidade do coelhinho se entreter mais em seu próprio espaço.

7. Gaiola simples em formato retangular

modelo simples de gaiola de coelho

8. Gaiola grande com níveis e acesso com rampas para os diferentes pavimentos

modelo grande de gaiola para coelho

Complementos

A gaiola é uma estrutura externa que delimita o espaço do coelho, dando segurança e espaço próprio para o animalzinho.

Além de ter uma gaiola própria para o coelho, também é necessário garantir alguns elementos complementares para gaiola, dando bem-estar ao animal.

Entre os elementos que podem fazer parte de uma gaiola estão:

  • bebedouro
  • cocho para feno ou gramíneas;
  • comedouro;
  • brinquedos;
  • toca;
  • mantinha.

9. Gaiola com complementos para garantir o bem-estar animal

dicas de gaiola para coelho

10. Complementos na gaiola deixam o animalzinho com um espaço próprio e onde se sente bem

como arrumar gaiola de coelho

Fotos e modelos de gaiola para coelho

Para quem está no processo de escolher gaiola para coelho, reunimos alguns modelos que são funcionais para esse tipo de pet, com inspirações de gaiolas compradas prontas e versões que podem ser feitas em casa de maneira artesanal.

11. Modelo de gaiola adaptada em móvel de madeira

gaiola de coelho adaptada em movel de madeira

12. Gaiola grande com níveis diferentes e acesso por rampas

modelo grande de gaiola de coelho com andares

13. Modelo de gaiola grande com tela e estrutura de madeira com casinha

gaiola de coelho grande com casinha

14. Modelos de gaiolas aramadas

tipos e modelos de gaiola de coelho

15. Gaiola simples feita com tela aramada

gaiola de coelho aramada simples

16. Opções de gaiolas em diferentes tamanhos

gaiola para coelho

17. Gaiola feita de tela aramada com atividades e entretenimento para o animal

modelo de gaiola de coelho para montar em casa

18. Opção de gaiola grande com diversão para os coelhos

cercado grande de coelho

19. Modelos de gaiolas com estrutura de madeira

modelos de casinha para coelho

20. Gaiola aramada com bandeja coletora

gaiola de coelho com bandeja

21. Modelo de gaiola grande feita de tela aramada

gaiola de coelho com tela aramada

22. Modelos de gaiolas em metal

gaiolas de coelho

Como fazer a limpeza da gaiola?

A limpeza da gaiola deve ser feita com frequência para preservar a saúde do animal, evitando também maus odores de fezes e urina em todo o ambiente.

Para as gaiolas com bandeja sob o piso, a bandeja pode ser retirada diariamente para remover fezes e urina, evitando mau cheiro.

O recomendado é que a limpeza completa seja feita semanalmente, lavando todas as partes da gaiola com água e sabão neutro, incluindo grandes e bandeja coletora.

como limpar gaiola de coelho

Além da limpeza completa semanal, uma vez por mês é recomendado fazer a esterilização da gaiola.

Para fazer a esterilização, é possível utilizar produtos específicos para essa finalidade e que não tenham ingredientes nocivos a animais. Outra maneira mais barata para esterilização é com uma mistura de água fervente com vinagre, que deve ser utilizada para esterilizar todos os itens e partes da gaiola.

Como fazer uma gaiola para coelho? – Passo a passo

Para quem quer montar uma gaiola para coelho em casa e sem gastar muito, uma boa alternativa é usar tela aramada, um tipo de estrutura aramada que pode ser unida a outras telas formando uma gaiola personalizada.

Para fazer a gaiola caseira com tela aramada, use junção entre as telas e monte um cercado no tamanho e altura de acordo como seu coelho.

Para fazer a estrutura, é possível criar um modelo simples apenas com um cercado feito de aramados, ou criar uma gaiola mais alta e com acesso a outros níveis, com auxílio de rampas que podem ajudar o coelho se deslocar e se movimentar dentro da gaiola.

como fazer gaiola para coelho

Agora que você já viu as dicas de como escolher o melhor modelo e como fazer a gaiola em casa, é hora de criar um espaço adequado para esse pet e garantir segurança ao animal.

Você pode gostar...