Modelos de Chácaras: Características + 34 fotos e plantas gratuitas

Muitas pessoas desejam ter um refúgio no meio do campo para descansar e revigorar as energias. Escolher um entre os diversos modelos de chácaras é uma opção muito requisitada, pois confere todo o estilo de uma casa de campo, oferecendo diversas alternativas para lazer e até para o cultivo de animais e planta.

As chácaras, geralmente, seguem uma linha rústica, com elementos de madeira, couro, entre outros materiais naturais, ou seja, que sejam retirados da natureza para participar da funcionalidade e decoração. Contudo, não encontramos, hoje em dia, somente chácaras revestidas de madeira e com fogão à lenha.

modelos-de-chacaras-capa-do-post

São inúmeros modelos de chácaras para você idealizar!

Agora podemos conseguir projetos e modelos de chácaras mais modernos, com inspirações urbanas, mas que são totalmente aceitáveis em um ambiente rural. É preferível atualmente criar um local mais organizado e agradável.

Selecionamos diversas opções de chácaras para você conhecer, desde as mais clássicas até as luxuosas e irreverentes. Você verá como é possível elaborar um projeto exclusivo, captando informações de diferentes estilos.

Projetos e Modelos de Chácaras

Chácaras Rústicas

As chácaras rústicas são as mais clássicas. Nelas encontramos, primeiramente, sua estrutura básica de madeira, que hoje, pode ser de reflorestamento ou de demolição para garantir uma construção sustentável. Fora a madeira, há também o acabamento com tijolos à vista ou também em pedras.

Se o desejo for recriar um estilo fazenda do início do século, opte por escolher janelas e portas grandes, além de ampliar o ambiente, fazendo cômodos grandes e arejados, pintados com cor branca, de preferência.

modelos-de-chacaras-rusticos

modelos-de-chacaras-rustica

A predominância da natureza nesse tipo de chácara é o que também chama a atenção. Não deixe que seu projeto tire as principais árvores da área, pois elas serão muito válidas para esse local ficar mais ventilado, com mais ar puro e natural possível.

A iluminação também é um ponto importante. Recorra a lamparinas e lampiões, pois deixam uma luz bem aconchegante e seu design retrô deixa um resultado bem estiloso. É legal também, fazer uma lareira para os dias frios, já que há lugares onde o inverno é pesado no campo.

Não se esqueça das redes e cadeiras reclináveis para descanso, dos bancos e mesas de jardim e floreiras espalhadas pela chácara. Aproveitar troncos de árvores para fazer móveis, como bancos e mesas de centro.

modelos-de-chacaras-rusticas

modelos-de-chacaras-tijolos-a-vista

Chácaras Modernas

As chácaras modernas caíram no gosto popular, já que prezam por sofisticação e um design mais atual. Os projetos fogem do tradicional e têm linhas geométricas bem acentuadas. O que vemos bastante são casas bem amplas e organizadas, com uma grande “limpeza visual” e modificando processos estruturais que estamos acostumados em ver, como os telhados.

Os telhados modernos, quase sempre são embutidos, e isso é trazido para o estilo das chácaras. Com isso, as telhas tradicionais aparentes não são utilizadas – e isso pode até economizar o projeto. Além disso, são escolhidas varandas gourmet, uma área da piscina com classe de hotel e ambientes externos bem intimistas.

É comum também as chácaras modernas terem dois andares. Assim, os cômodos do convívio comum ficam embaixo e os dormitórios e áreas mais reservadas podem ficar em cima.

modelos-de-chacaras-design-moderno

modelos-de-chacaras-modernas-clean

modelos-de-chacaras-modernas-grandes

modelos-de-chacaras-modernas

Chácaras com Piscina

Quem busca um local para relaxamento e diversão para família toda não pode se esquecer da piscina. Você deve levar em consideração qual é o uso que essa piscina terá, contudo, um projeto muito pequeno não combina muito com uma chácara, já que, geralmente, é um imóvel utilizado para receber muitas pessoas.

Por isso, reveja seu projeto de piscina, e crie uma que acomode bem as pessoas que pretende receber, principalmente nos dias de verão. Busque, além disso, pensar em toda a estrutura ao redor da piscina, como o piso que não deve ser escorregadio, a área escolhida que deve bater sol, o local da churrasqueira que preferencialmente deve ficar próximo… entre outros quesitos.

Para facilitar sua vida, fizemos um post especial sobre construção de piscinas. Entre no link e veja tudo o que você precisa saber sobre a escolha do melhor material, entre outras questões práticas.

modelos-de-chacaras-piscina

modelos-de-chacaras-com-piscina

modelos-de-chacaras-mais-piscina

modelos-de-chacaras-piscina

Chácaras Pequenas e Bonitas

Não importa o tamanho da área disponível, é muito possível construir uma chácara pequena e bonita. Pense em criar um ambiente agradável e aconchegante para você e sua família, e veja a possibilidade de construir um quarto a mais. Se não der, opte por espaços amplos, para o caso de receber visitas.

Para que ofereça bastante conforto, priorize em móveis para descanso, como sofás e poltronas confortáveis, cadeiras reclináveis, além das típicas redes. É preciso também não exagerar na decoração, já que o intuito é ter um cantinho simples para apreciar a natureza e relaxar.

modelos-de-chacaras-pequenas

É importante, contudo, ter uma varanda bacana para criar um espaço de convivência. Varandas com portas grandes para o interior são boas pedidas.

modelos-de-chacaras-bonita

modelos-de-chacaras-pequena

modelos-de-chacaras-pequenas-e-bonitas

Chácaras de luxo

Se o seu orçamento permite, por que não ter uma chácara de luxo? Elas podem ter um estilo moderno, como o tópico que evidenciamos acima ou rústico e clássico. O ideal é que tenham ótimos acabamentos, com materiais de primeira qualidade e refinamento.

Nessa chácara você poderá ter inúmeras opções de lazer, como a área da churrasqueira, da piscina, da lareira externa, sala de jogos, quadra de futebol e/ou tênis, varanda gourmet para receber amigos, com forno de pizza, por exemplo. São muitas ideias que podem requintar sua chácara do jeitinho que você sempre sonhou.

Certifique-se de que tudo está em seu devido lugar, que não falta nada, para oferecer bastante conforto e praticidade para quem for morar ou visitar o imóvel. É preciso ter iluminação externa bem planejada, se for sobrado, fazer com que ele possa se conectar ao lado de fora, pelo menos com uma varanda ou grande janela e ainda

modelos-de-chacara-de-luxo

modelos-de-chacara-luxo

modelos-de-chacara-luxuosas-e-grandes

modelos-de-chacara-luxuosas

Plantas de Chácaras e Sítios Grátis

Quem sempre quis ter uma chácara ou sítio já deve ter imaginado como quer que seja o resultado. Com dois, três, quatro quartos, garagem, piscina, sala de estar, de jogos, de TV, enfim, é preciso pensar em tudo direitinho para conseguir o imóvel do jeito que sempre desejou.

Selecionamos uma série de plantas de chácaras e sítios grátis para você se inspirar e criar seu próprio projeto. Não se esqueça de fazer uma planta que caiba dentro de seu orçamento, mas que seja de seu gosto e que ofereça bastante conforto.

Plantas de Chácaras Pequenas e simples

Sua ideia é ter uma pequena chácara? A solução é pensar no aconchego que os cômodos devem ter e como deixá-los bem organizados e práticos, oferecendo tudo o que precisa em um ambiente rural.

Para garantir mais espaço, é legal escolher fazer uma cozinha americana, com bancada para refeições em vez de uma mesa grande. Entretanto, vale investir em um espaço de convivência, podendo ser gourmet, do lado de fora.

É possível que esses modelos de chácaras não tenham área suficiente para construir uma piscina, então, aproveitar um espaço para uma mesa de jogos ou algo assim pode ser legal para dias em família.

modelos-de-chacaras-simples

modelos-de-chacaras-plantas modelos-de-chacaras-planta modelos-de-chacaras-planta-2-quartos

Plantas de Chácaras Grandes com 4 quartos

Já se o seu desejo é construir uma chácara com grande espaço, providencie um projeto que englobe tudo aquilo que você acha necessário e essencial em uma casa de lazer. É indicado ter quartos suficientes para receber seus convidados, além de banheiros para que todos fiquem bem acomodados e confortáveis.

Uma sala de jantar com uma mesa grande não pode faltar, pois as refeições tendem a ser muito valorizadas em espaços como esses. Assim como a sala de estar, que precisa ser confortável e ideal para todos se juntarem para conversar ou assistir um filme. Enfim, não economize nos espaços para convivência. Ter uma boa garagem também é importante.

modelos-de-chacaras-grandes-4-quartos

modelos-de-chacaras-tipo-de-planta

modelos-de-chacaras-grandes-plantas

modelos-de-chacaras-grandes

modelos-de-chacaras-modelo-de-planta

modelos-de-chacaras-planta-4-quartos

Vídeos de Projetos de Chácaras 3D

Agora conheça vídeos que mostram modelos de chácaras modernos e clássicos!

Espero que tenha gostado de conhecer diferentes modelos de chácaras. Não perca tempo e projeto já a sua chácara ou o seu sítio, seja ele simples ou sofisticado, o importante é que tenha o seu estilo pessoal e que ofereça bastante tranquilidade e alternativas de lazer.

Você pode gostar...