56 Modelos de Terrário com Plantas e Como fazer!
Você sabe o que é um terrário? É possível que você já até tenha visto esse mini jardim, mas não sabia que esse era o nome dado. A verdade é que os terrários são pequenos jardins feitos em espaços pequenos e com pequenas plantinhas, formando uma “floresta encapsulada”, como também é chamado, mas que pode estar em recipientes fechados ou abertos.
Tipos de terrários:
Aberto

Pequenos cactos decoram o mini jardim
Se você quer se render a um terrário em aquário, pode se inspirar neste modelo. Aqui o vaso de vidro foi preenchido com terra, areia e algumas suculentas e para aumentar ainda mais o charme do pequeno jardim, a ideia foi de acrescentar um enfeite de Kombi. E a ideia pode se estender para outros enfeitinhos que combinem com seu estilo e a decoração da casa.

As camadas de terra ficam visíveis no vidro
Dá até mesmo para se render as ideias de decoração com reaproveitamento, como neste projeto em que o mini jardim foi feito em uma taça de vidro. O pequeno jardim, foi feito com plantas pequenas e que se adequam ao tamanho da taça, mantendo assim a harmonia do projeto.
Os potes tipo aquário são ótimas opções para quem pretende montar o terrário. O estilo do pote de vidro pode ser variado, e por ter uma boca maior é mais fácil de montar e encaixar as plantinhas; sendo assim, é só escolher o modelo de plantinha e quais as camadas que você vai montar – terra, pedras, serralho, etc.

O copo de coruja foi usado como porta lápis
Os modelos de vidro e retangulares também permitem criar ótimos projetos com as plantinhas. Nesta opção, o modelo usado foi um aquário retangular, que por conta do tamanho permitiu incluir diversas espécies de plantinhas, pedras e até um enfeitinho para decorar a mini floresta.
Mais fotos

Os potinhos suspensos valorizam a decoração vertical

Pequenos musgos revestem o jardim

Os cactos decoram o vidro

O copo foi transformado em vasinho para o mini jardim

A garrafa de vodka ganhou uma nova função
Fechado
Neste projeto para decoração, a aposta foi por utilizar uma chaleira de vidro e plantar suculentas. A transparência da chaleira garantiu um charme super especial ao projeto, e o utensílio da cozinha pode ser usado em qualquer cômodo da casa para dar um charme especial a decoração.
Nesta proposta a ideia foi de transformar o vidrinho com tampa de rolha em um terrário. O potinho foi usado na posição horizontal e além de ter os elementos básicos de um jardim – pedras, terra e plantas – o item ainda foi decorado com mini personagens que foram inseridos dentro da garrafinha e criam um universo cheio de histórias para o jardim.

A jarra da cafeteira decora o espaço ao lado da janela
Seguido a ideia de reaproveitar os itens que você já tem casa, esta proposta é de um terrário feito em uma jarra de cafeteira. Se o seu eletro parou de funcionar, você pode se inspirar neste modelo para dar um novo uso ao item e ainda acrescentar um ponto super charmoso para a decoração da casa.
A tampa de inox valoriza o potinho
Para esta proposta, o reaproveitamento do potinho é mais uma opção de gastar pouco, ajudar o meio ambiente e ainda decorar o lar. O pote com tampa que pode ser de um vidro de temperos, maionese ou qualquer outra coisa dever ser bem higienizado antes e depois é só apostar na montagem do jardim que permanece fechado.
Mais fotos

As camadas de terra e pedras intercaladas decoram o vaso de vidro

O pote com tampa de vidro pode ser aberto

O mini jardim foi criado dentro da lâmpada antiga

O pote de vidro foi reutilizado para fazer o mini jardim
Terrário para jabuti, iguana e cobra
Se você um animalzinho em casa, pode aproveitar a ideia de criar um pequeno jardim encapsulado como o cantinho para seu bichinho viver. É claro, que na opção de terrário para animais é preciso considerar um espaço maior, e por isso o ideal é antes analisar o tamanho do animal e quais as dimensões que ele precisa para viver.
As bromélias floridas decoram o espaço
Neste projeto de terrário, a opção foi de incluir grama, bromélias e orquídeas, e os galhos que se estendem pelo aquário de vidro facilitam e ajudam o deslocamento do animal, que pode ser tanto uma cobra, como um iguana. Além disso, ainda é preciso levar em conta a necessidade do animal em relação a iluminação, e muitas vezes é preciso até inserir uma luz dentro do mini jardim.
Nesta proposta para a casinha do jabuti, o aquário grande foi decorado com pedras e pequenos pedaços de tronco, e ao invés de plantar as plantinhas diretamente no solo, a proposta foi de incluir vasos de folhagens dentro do aquário de vidro.

As luzes dão destaque e aquecem o espaço
Se o animal depende de um espaço maior para viver, você pode aproveitar a ideia do terrário para aproveitar o vão embaixo da escada. Neste projeto, o espaço foi todo fechado com vidros, garantindo que o animalzinho não fuja, e ainda foi introduzido galhos, troncos, pedras, areia, bromélias e iluminação artificial.
Mais fotos

O modelo todo fechado tem vidro na frente

Para o espaço da iguana, o chão foi revestido com areia

O modelo aberto é ideal para jabutis

O espaço para o jabuti tem rampas e pedras

As pedras decoram o espaço

A flor artificial decora o espaço
Como montar um terrário passo a passo:
Terrário no copo

A ideia é um mix de suculentas
- Pegue um copo de vidro;
- Coloque terra ou substrato no fundo do copo;
- Escolha algumas suculentas e insira na terra;
- Decore o fundo do copo com uma fita decorativa;
- Regue a terra.
Terrário com plantas artificias
Se você não tem o “dedo verde” para cuidar das plantinhas, uma alternativa é se render as plantas artificias, que vão ficar sempre lindas e vivinhas!
- Pegue uma latinha (tipo de atum) e remova completamente a tampa;
- Corte um plástico mais durinho e coloque pela metade da latinha;
- Preencha a lata com pedrinhas de jardim;
- Coloque as plantinhas artificias;
- Pendure as latinhas na parede e pronto!
Terrário em aquário
- Faça a primeira camada do aquário de vidro com pedrinhas;
- Na segunda camada coloque carvão mineral ou cascaclhos;
- A próxima camada deve ser feita com terra;
- Para finalizar encaixe a plantinha escolhida na terra.
Com suculentas
- No fundo do pote coloque pedras;
- Acrescente terra sobre as pedrinhas;
- Pegue as suculentas escolhidas e encaixe-as na terra;
- Molhe o terrário para as plantinhas pegarem melhor.
Plantas para terrário
Terrário fechado e iluminado
Se a intenção é fazer um terrário que fique em um ponto com iluminação, mas que fique fechado é ideal escolher tipos de plantas que sejam resistentes ao sol e luz, e que se desenvolvam em espaços fechados. Algumas opções dessas plantas são:
- Coração magoado

A plantinha roxa destaca-se no potinho
- Violeta africana

A flor baratinha fica linda no pequeno jardim
- Acorus
- Musgo tapete

O musgo é ideal para sobrepor a terra
- Avenca

A folhagem de folhas miúdas é ideal para modelos fechados
- Planta da amizade
Terrário fechado e com pouca luz
Para garantir que esse tipo terrário tenha sempre plantas bonitas, o ideal é escolher plantas de sombra que se desenvolvem bem mesmo com luz difusa. No entanto, é sempre bom colocar o terrário em um cantinho que pegue ao menos um pouquinho de sol. Entre as plantas que se desenvolvem bem com pouca luz e em mini jardim fechados, estão:
- Planta alumínio

As folhas verdes escuras se adaptam bem ao espaço com pouca luz
- Brilhantina

As pequenas folhinhas são ideais para potes pequenos
- Barba de Moisés

A pequena folhagem se desenvolve bem com pouca luz
- Grama negra
- Veludo roxo

Os tons de roxo valorizam a pequena planta
Terrário aberto e com luz
As plantas se desenvolvem muito bem quando expostas a luz, mas o ideal é escolher uma espécie que seja adaptada a esse tipo de situação, de modo a garantir o pleno desenvolvimento da espécie. Entre as opções estão:
- Tilândsia
- Suculentas

As suculentas são delicadas e fáceis de manter
- Cactos

O cacto é ideal para quem tem pouco tempo para manutenção
- Kalanchoe

A kalanchoe é ideal para dar um toque de cor ao mini jardim
- Orquídeas

As versões de mini orquídeas são ideais para os mini jardins
E aí, já escolheu qual tipo de terrário vai fazer para decorar a casa? Com o mini jardim não há desculpas para não ter um cantinho verde em casa.