Cortina para Pia: Dica Imperdível de Decoração Barata!

Há quem considere a cortina para pia uma moda ultrapassada e até um assunto de decoração da vovó. Mas você já parou para pensar o quanto a área debaixo da pia de cozinha ou banheiro é necessária? Não apenas no uso mas também na decoração porque ela fica aparente. Todos que vão entrar no cômodo vão notar os detalhes e com isso qualquer pequeno mimo nesta parte será muito visto. Logo, escolha um bom modelo e não despreze este pequeno detalhe porque ele é importante.

modelos de cortina para pia

dicas para escolher cortina para pia

Modelos de cortina para pia

Cortinas de pia são artigos realmente antigos no mercado mas nem por isso menos atuais e modernos. Práticos e fazendo parte da lista de decoração barata, é só instalar o suporte e colocar o item e ir trocando a medida que for mudando a sua decoração. Há sim alternativas de materiais como boxes de vidro, blindex, acrílico, madeira (muito comum em projetos modernos) e outros materiais mais modernos e também de custo elevado. Mas se sua pia não é padrão não poderá comprar pronta e vai ter que contratar profissionais qualificados para o serviço, o que pode custar bem caro. O material é mesmo mais resistente mas fixo: ou escolhe um neutro ou a cada mudança vai precisar trocar o material.

Vantagens de usar uma cortina de pia

Os usos de cortina de pia são tanto organização como praticidade. Para quem não quer fechar a encanação e ter a praticidade de ter acesso ao cifão e outros itens uma cortina é mesmo muito mais prático usar um material mole para remover quando desejar. As portas de vidro ou material duro tem suas limitações em espaço e não permitem o acesso total ao encanamento, tornando as vezes o trabalho de um profissional da área um pouco complicado.

Cobrir os itens guardados embaixo da pia (uma área bem vasta e excelente para usar pela praticidade da localização) ou esconder a bagunça também é um excelente uso. Nem sempre há tempo de organizar as panelas de forma proporcional ou mesmo linda, não é mesmo? Com uma simples cortina é só guardar tudo e já pode receber visitas quando desejar.

A praticidade da limpeza também é uma grande vantagem. Não é preciso esgueirar-se em banquinhos ou no chão para limpar. Basta remover e ir para a pia de sua área de serviço e isso torna as atividades domésticas muito mais práticas, não?

De tecido

Tem como vantagem enorme você poder fazer e combinar com alguns outros itens como toalha de mesa, cortinas de janelas e de acordo com a estampa da casa. E se não gostar de nenhuma no mercado é só comprar o tecido e encomendar o trabalho a uma costureira. A vantagem deste material é que dependendo do tecido pode ir para a máquina de lavar sem problemas e já elimina o trabalho manual. Como desvantagem, se for debaixo da pia, pode ficar constantemente úmido por respingos. Se sua cuba for rasa e locais muito úmidos como banheiro não é o ideal, mesmo sendo o mais charmoso.

como comprar cortina para pia

decoração com cortina para pia

decorar cozinha com cortina para pia

cortina de pia em tecido

cortina de pia estampa zadrez

Xadrez combina com tudo mesmo, não é?

De plástico

Ganha pela enorme praticidade e baixo custo. Muitos hipermercados vendem o item, além como loja de decoração e até lojinhas de bairro. Com menos de R$ 10 você consegue comprar algumas lindas e são práticas para instalar, limpar e remover quando não desejar. Alguns materiais muito finos e sem peso sobem com qualquer corrente de ar, então dê preferência a um plástico mais grosso e de melhor qualidade. Com bom uso duram bastante. Mas se tiver muito sol na área direto o plástico pode perder a cor e o item necessitará ser trocado mais rapidamente.

cortina de pia feita de plástica

cortina de pia para cozinha de plástico

cortina de pia estampa galinha

cortina de pia de plástico colorida

cortina de pia listrado

De renda e crochê

Você conhece algum item de decoração da casa que não possa receber um toque mais personalizado? Sua cortina de pia também pode ter um toque manual único com artes com renda, crochê ou os dois juntos em uma mesma arte. Além da Internet em feiras artesanais é muito comum encontrar modelos ou pode-se aprender a fazer a arte e sair a seu gosto. Só não vale ficar sem.

cortina de pia de crochê

Crochê nunca sai de moda na decoração

cortina-para-pia-de-renda cortina de pia de renda transparente

cortina de pia de renda branca

Cortina para pia de cozinha ou banheiro: tem diferença?

Apenas o tamanho porque o objeto é o mesmo: ou combinar com o ambiente ou esconder itens organizados embaixo da pia. São também um charme a mais e fácil de decorar, podendo combinar com o tapete ou outro item ao redor em tecido também. O ideal é que o modelo da cozinha não arraste no piso porque é um local de muito trânsito e não ser de tecido devido a umidade, mas depende também do espaço e tamanho da sua cuba, como já citamos anteriormente. Cubas fundas não causam respingos e molham menos a cortina, enquanto as rasas podem ser um desastre próximo a tecidos.

cortina de pia para banheiro

cortina de pia para lavabo

 

cortina de pia modelos para banheiro

dicas de modelos de cortina de pia de banheiro

 

Como fazer cortina para pia passo a passo

Você vai precisar de:

  • linha e agulha (ou máquina de costura)
  • tecido
  • suporte para cortina – varão (pode ser um grande para cortar ao meio)
  • ganchos de cortina (redondos, quadrados, o que você desejar) – opcional
  1. Corte o tecido de forma retangular ajustando a sua pia com sobras dos dois lados de ao menos 30 cm. As sobra são as responsáveis pelas dobras da cortina. Caso queira um modelo reto é só cortar na medida do espaço.
  2. Costure a bainha e a lateral à mão ou usando uma máquina de costura, tanto faz, desde que o tecido esteja bem dobrado. É apenas costurar as laterais e o franzido você faz quando encaixar.
  3. Corte pequenos buracos e costure nas laterais dobrando para o lado inverno. Esses serão os locais onde passará o varão para a cortina ou deve encaixar seus ganchos. Depois é só encaixar no local instalando o varão com alguns pregos (fica mais fácil de remover) e pronto, a sua cortina está instalada.
  4. Faça cinco ou seis para ter variação e pode aplicar detalhes à venda em lojas de aviamento como renda na bainha inferior, apliques de patchwork com temática do ambiente (frutas e galinhas na cozinha estão em alta) ou botões e outros acessórios para criar uma arte diferenciada.

Você pode gostar...