Cortinas para banheiro: 20 ideias práticas!

Por ser um cômodo pequeno (na maior parte dos projetos) qualquer pequeno detalhe faz toda a diferença na decoração de banheiro e entre eles está a cortina para janela de banheiro. Parece um simples detalhe mas toda a diferença no espaço porque iluminação é um dos pontos essenciais em banheiros. Com um espaço tão resumido e um cômodo tão utilizado é importante pensar em todos os detalhes e a cortina não pode ficar de fora.

cortina para janela de banheiro florida

cortina para janela de banheiro estampada

 

Modelos de cortinas para banheiro

Uma das perguntas mais comuns é: ter ou não ter cortina no banheiro? A resposta é: depende. Depende em primeiro lugar do seu modelo de janela. Alguns tipos de vidro são capazes de vedar a luz ou trabalhados para criar efeito na iluminação ou mesmo vedar a luz de dia. Algumas janelas também são muito altas e não merecem o acessório, podendo então optar por não usar.

Mas se na sua casa tem janelas largas, aparentes, não tão altas e com boa iluminação pode ser um diferencial escolher quando entrar ou não luz com a cortina para janela de banheiro. O produto entra como útil e efeito visual bacana também. É um acessório tanto simples de ser instalado como prático na limpeza e manutenção e com boas opções no mercado no mínimo interessantes. Em uso prático o item entra em situações quando a visibilidade da rua para o interior do banheiro é grande ou a luz entra em algumas angulações complicadas como de frente para o espelho. Decorativamente é só um acessório para aproveitar eventualmente a entrada de ar em um ambiente úmido e tornar o espaço diferente. E modelos é que não faltam para você escolher!

Transparente

Uma excelente ideia para quem não quer perder a luminosidade do cômodo ou tem um clima agradável e quer manter a janela aberta. Também é indicada para banheiros pequenos porque não marcam muito o espaço e deixam o ambiente mais amplo. A regra é: quanto menor for o banheiro mais clara e fina deve ser a sua cortina para aumentar a sensação de espaço.

cortina para janela de banheiro com transparência cortina para janela de banheiro transparente

Banheiros escuros pedem sempre cortinas mais claras para aproveitar melhor a luz. Mesmo a noite você pode sofrer com a escolha de perca de luminosidade com tecidos escuros.

cortina para janela de banheiro decoração clean

 

De renda ou crochê

Materiais artesanais precisam sempre se encaixar no ambiente para fazer algum sentido. Pense na decoração do banheiro como um projeto único e não itens isolados muito lindos mas que em si não se unem em nada. Para ter uma cortina para janela de banheiro você precisa de alguns itens ao redor combinando como materiais em madeira ou bambum e puxar um pouco o estilo rústico do espaço. Imagine um ambiente pin up com uma cortina de crochê bege na janela. Não faz muito sentido, não é mesmo? E esta é a ideia.

Outra regra simples é se a cortina tiver estampas não precisa de muitas cores ao redor, a preferência é que tudo seja clean ao lado. Logo, este estilo de tecido não cai bem com paredes com detalhes grafistas, azulejos ou cerâmicas coloridas e louça colorida. Quanto mais clean for o ambiente mais destaque terá seu elemento na janela.

cortina para janela de banheiro de renda

como decorar banheiro com cortina para janela de banheiro

cortina para janela de banheiro curta de renda

cortina para janela de banheiro artesanato

cortina para janela de banheiro de crochê com flores

De plástico

A decoração de ambientes internos anda bem livre e usar qualquer tipo de objeto em qualquer lugar é válido, desde que tenha unidade com o restante do ambiente. Os modelos em plástico são baratos, lúdicos e cumprem a função de decorar com um baixo custo, além de permitir a troca constantemente. Fácil lavagem e também modelos muito interessantes em lojas e supermercados, são ótimas para espaços pequenos ou quem tem objetos do mesmo tipo. Mas lembre da regra básica: combinação com o ambiente. Um banheiro de piso de madeira e itens metalizados com certeza não fica legal com este tipo de material.

decorar banheiro com cortina para janela de banheiro como usar cortina para janela de banheiro

modelos de cortina para janela de banheiro

De tecido

Muito usada em espaços amplos e ambientes luxuosos mas apenas com finalidade decorativa porque funcional não tem muito. Atenção ao tecido escolhido para não captar muita umidade ou isolar a luz solar em todo o momento ou ser de manutenção dispendiosa. Quanto mais leve for o tecido para um local com tanta sujeira melhor.

cortina para janela de banheiro de tecido

decoração de banheiro luxo com cortina para janela de banheiro

cortina para janela de banheiro estilosa

Arrastar no chão ou não? Depende do espaço. Se for muito próximo à área de banho não é o ideal, mas para espaços amplos sem problema.

fotos de cortina para janela de banheiro

Persiana para banheiro

Em projetos mais modernos está na moda o uso de persianas em banheiro, com vantagens e desvantagens. A vedação da luz tende a ser bem maior, sendo este um bom item para janelas de quartos também, mas com necessidade de manutenção um pouco mais severa e um custo muito maior. Enquanto uma cortina pode chegar a R$ 50, uma persiana chega a R$ 150 como valor inicial, necessita medição (há modelos prontos que na maior parte das vezes não encaixam em sua janela) e custos de instalação. Remover também não é simples e há sempre o risco de quebra com crianças em casa.

Contudo, quando se tem um banheiro com decoração clean, estiloso e super simples é uma ótima pedida. Para banheiros empresariais e sociais é uma ótima ideia se combinar com o projeto. Também é uma dica para quem não curte tecido e precisa vedar toda a luz externa com facilidade e de forma prática.

persiana de bambu para banheiro

modelos de persiana para banheiro

Pode ter persiana e cortina para janela de banheiro no mesmo espaço? Sim, nada é determinante na decoração de interiores. Se houver necessidade como isolar a luz e ao mesmo tempo decorar, por que não? É um uso muito comum em escritórios e salas de estar.

dicas de cortina para janela de banheiro

Manutenção de cortinas para banheiro

Por ser um ambiente úmido é muito comum a cortina em tecido ficar com mal cheiro. O indicado é manter o item limpo e por isso sua lavagem deve ter um período muito mais curto que os intervalos de cortina de sala, por exemplo. Tente manter seu item com limpeza ao menos mensal ou quinzenal. Quanto menor o banheiro e mais frio o clima de sua cidade, mais rápida deve ser a manutenção. O ideal é ter dois ou três modelos.

Você pode gostar...