Como Pintar MDF – 9 Dicas Indispensáveis & Passo a Passo Fácil!

Aprender como pintar MDF é muito útil para fazer lembrancinhas ou mesmo para reformar um móvel que tem em casa sem precisar pagar para alguém fazer. Pintar esse tipo de material não é difícil e com nossas dicas você vai conseguir fazer um acabamento excelente, mesmo que nunca tenha segurado um pincel na vida.

Existem muitas técnicas diferentes para pintar, aqui vamos ensinar as mais simples. Confira nosso post completo com dicas incríveis para fazer um trabalho perfeito.

 

Dicas para Pintar MDF Corretamente

A primeira dica para aprender como pintar MDF corretamente é escolher peças de boa qualidade. A espessura do MDF faz muita diferença, assim como a qualidade. O material de baixa qualidade pode “inchar” com a pintura e não voltar mais ao normal. Vale a pena gastar um pouquinho mais e garantir que vai ficar do jeito que deseja.

Peças para aprender como pintar mdf

Outra dica é escolher a tinta certa. Sempre recomendamos a tinta látex a base de água, pois ela tem ótima durabilidade e é de fácil aplicação. A qualidade da tinta é de extrema importância, muitas vezes o barato sai caro.

Enfeite de MDF pintado

Uma dica de peças que estão super em alta para quem deseja aprender como pintar MDF para vender são as plaquinhas para porta de maternidade.

Geralmente, as tintas mais baratas são mais ralas e com muita água na composição. Parece ser um bom negócio por causa do preço, mas será necessário fazer mais camadas de tinta, tendo um gasto maior e muito mais mão de obra.

Caixinha azul e branca de MDF pintada

O tipo de pincel vai depender do tamanho da peça da MDF, mas use sempre pincel de cerdas macias. Para peças pequenas ou com detalhes a laser use um pincel pequeno, já para caixas e outras peças grandes você pode usar um pincel mais largo. Usar um pincel duro pode fazer com que a pintura fique riscada e com péssimo acabamento.

Letra do Mickey de MDF pintada

As letras de MDF são uma ótima opção de enfeite tanto para decorar cômodos da casa quanto para decoração de festa.

A preparação do ambiente para pintar também é importante. Forre o chão e a mesa com jornal. Vista uma roupa velha e tenha em mente que esse tipo de arte faz sujeira e por isso precisa tomar bastante cuidado.

caixinha rosa de MDF pintada

caixinha de MDF pintado

Na hora de pintar nunca deixe a tinta escorrida. Carregue o pincel com tinta e espalhe o máximo possível. Se a tinta secar escorrida a peça vai ficar manchada, com a tinta molhada não aparece tanto, mas depois que secar vai ficar com ondas.

Porta jóia de MDF pintado na cor rosa

Independente do tamanho da peça de MDF que está pintando comece pelo fundo branco. O MDF absorve muita tinta, o fundo branco impede que fique manchado ou que tenha que fazer muitas camadas extras com a tinta colorida.

Porta retrato de MDF pintado

Antes de começar a pintar verifique se existe a necessidade de lixar. Cantinhos ásperos e mal colados devem ser lixados para que a pintura fique uniforme.

Bandeja de MDF pintada

Para quem está começando a aprender como pintar MDF é importante usar a tinta branca apenas para fazer o fundo. Essa é uma das cores mais difíceis de dar acabamento, pois é mais clara que a cor original do MDF cru. Comece com cores mais escuras para treinar até pegar a prática.

Para proteger as partes que não deseja pintar, cubra com fita durex e só retire depois que a tinta estiver completamente seca. Essa dica vale para proteger pequenos detalhes ou mesmo para peças grandes. Mesmo que esteja muito claro onde quer pintar, as vezes espirra tinta e você pode pegar a outra parte com a mão suja. É necessário ter muito cuidado para conseguir fazer um trabalho realmente perfeito.

porta jóias de MDF pintado

O porta retrato é uma peça muito querida para a decoração de casa, eles deixam o ambiente muito mais bonito e aconchegante com lindas lembranças de momentos especiais. Para se inspirar preparamos um post com 50 modelos de porta retratos lindíssimos para se inspirar na hora de pintar o seu!

Como Pintar MDF: Passo a Passo

Com todas as dicas que demos é possível aprender como pintar MDF corretamente sem grandes dificuldades. Além das dicas também preparamos alguns tutoriais com ideias de acabamento como decoupage e craquelado. Vamos aprender?

porta controle de MDF pintado

porta controle de MDF pintado

criado mudo de MDF pintado

porta retrato de MDF pintado

Como Pintar MDF Cru

Para aprender como pintar MDF cru você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Pincel largo de cerdas macias
  • Tinta látex branca a base de água
  • Tinta látex colorida a base de água
  • Lixa
  • Pano
  • Jornal
  • Roupa velha
  • 2 recipientes

Passo a Passo:

  1. Vamos começar deixar a peça de MDF pronta para receber o fundo. Lixe os cantos da peça e retire todas as imperfeições como resíduos de cola.
  2. Forre o chão e a mesa com o jornal.
  3. Coloque uma roupa velha que possa ser manchada.
  4. Coloque um pouco de tinta branca no recipiente.
  5. Aplique por toda a peça tomando cuidado para não deixar a tinta escorrida.
  6. Deixe secar por 2 horas.
  7. Aplique outra camada de tinta.
  8. Deixe secar por 2 horas.
  9. Se não conseguir mais ver o marrom do MDF é sinal de que o fundo está pronto. Se estiver manchado e aparecendo o marrom será necessário aplicar outra camada de tinta branca.
  10. Aplique a tinta colorida cuidado para que fique bem uniforme.
  11. Se for necessário espere secar e faça outra camada.

Com Spray

Aprender como pintar MDF com spray é mais fácil e mais rápido que com pincel, mas o lado negativo é que o spray custa mais caro.

Materiais

  • Tinta spray da cor desejada
  • Móvel de MDF
  • Lixa
  • Jornal

Passo a Passo:

  1. Forre a mesa e o chão com papelão.
  2. Lixe as imperfeições. Se a peça já estiver pintada é necessário tirar todo o brilho com a lixa, caso contrário o spray não pegará bem.
  3. Teste a pressão do spray em um pedaço de jornal para não perder o controle quando começar a pintar.
  4. Faça a primeira camada de tinta. Vai formar uma nuvem de tinta e você deve ir movimentando constantemente até passar sobre a peça inteira. É importante que essa primeira camada seja transparente, todas as camadas são bem fininhas para garantir uma pintura bem feita e completamente uniforme.
  5. Sempre aplique o spray a 30 centímetros da peça. Se fizer muito perto a tinta vai sair espirrada e embolada, podendo estragar a sua peça de MDF.
  6. Espere secar e faça outra camada.
  7. Entre uma camada e outra é necessário deixar secar respeitando o limite indicado na embalagem do spray.
  8. A quantidade de camadas depende muito da qualidade da tinta e das condições da peças de MDF. Aplique novas camadas até achar que o acabamento está bom, a cobertura está completa e não há manchas.

Como Pintar Caixa de MDF

Agora que você já sabe como pintar caixa de MDF fazendo o fundo, vamos ensinar como fazer o acabamento craquelado. É muito prático, barato e combina com as caixas.

kit higiene de MDF pintado

caixinha de MDF pintada branca

caixinha de MDF pintada

caixinha verde de MDF pintada

Materiais:

  • Peça de MDF com fundo pronto
  • Cola branca
  • Secador
  • Pincel de cerdas macias
  • 2 cores de tinta látex a base de água, uma mais clara e outra escura para contrastar. É bacana usar tons diferentes de uma mesma cor ou cores da mesma paleta, isso vai garantir que as cores estejam em harmonia.

Passo a Passo:

  1. A sua peça já está com o fundo feito, então não é necessário lixar. Comece pintando toda a caixinha com a cor mais clara. Pinte embaixo, nos cantinhos e a tampa.
  2. Deixe secando por duas horas.
  3. Misture uma parte de cola para uma parte da tinta mais escura. Se ficar muito grosso acrescente duas colheres de água.
  4. Aplique essa mistura nas partes da caixa que deseja fazer o craquelado. Pode ser apenas na tampa, na parte de baixo, por dentro ou na caixa toda.
  5. Aplique rapidamente e coloque o secador bem quente a 10 centímetros de distância.
  6. Você vai observar que a tinta vai craquelar e abrir, é exatamente esse efeito que queremos.
  7. Por causa da cola, sua peça vai ficar lisinha e não será necessário aplicar verniz, pois ela também funciona como uma proteção.
  8. Deixe secar completamente a cola. Pode demorar até 4 dias dependo da umidade do ar da sua região. Você vai perceber que está completamente seco quando a cola ficar transparente, nada de colocar o dedo antes disso, afinal, você não quer estragar o acabamento da peça deixando marcas, né?

Letras em MDF

As letras em MDF são utilizadas para fazer detalhes em peças maiores e em tamanhos grandes deixam as mesas das festas lindas. Pode ser as letras formando o nome do aniversariante, a palavra parabéns ou palavras de impacto positivo no caso das mesas decoradas para Ano Novo.

Letras de MDF coloridas

Nesse passo a passo de como pintar MDF vamos ensinar o nome do aniversariante com decoupage com o tema da festa, mas você pode adaptar para o tipo de evento que você precisa.

Materiais

  • Letras de MDF com fundo pronto
  • Cola branca
  • Pincel de cerdas macias
  • Tinta da cor que deseja pintar as letras. Você pode fazer uma letra de cada cor, por exemplo.
  • Imagens do tema da festa impressas
  • Tesoura

Passo a Passo:

  1. Comece recortando as imagens que imprimiu. Corte bem rente para que não fique espaços brancos. Outra opção é usar o guardanapo próprio para decopauge, algumas lojas trabalham com esse tipo de material personalizado.
  2. Aplique a primeira camada de tinta da cor desejada nas letras.
  3. Se for necessário, aplique outra camada de tinta.
  4. Deixe secar de um dia para o outro.
  5. Cole as figuras nos lugares desejados e deixe secar de um dia para o outro.
  6. Passe cola por toda a letra, cobrindo inclusive a imagem.
  7. Vai ficar tudo branco e parecer que deu errado, mas depois que secar a cola vai ficar completamente transparente e funcionar como um verniz.
  8. Deixe secando por quatro dias e está pronto. Mais fácil do que imaginava, né?

Curtiu aprender como pintar MDF? Ficou com alguma dúvida sobre como fazer? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...