Casas em Declive e Aclive: Vale a pena? Dicas + 36 projetos!

Quando nos deparamos com um terreno acidentado ou inclinado, logo vem dúvidas quanto à segurança e as possibilidades de construção. Embora existam diversos projetos de casas em declive e aclive, fica a questão de como fazer para realizar a obra da melhor forma. Será que vale a pena? Há vantagens e desvantagens quando se trata desse conceito. Neste artigo, falaremos tudo sobre isso, além de mostrar fotos de imóveis nessa linha. Acompanhe!

casa-em-declive-e-aclive-destaque

Terreno Inclinado: Vale a pena? O que fazer?

Segundo especialistas, construir em um terreno inclinado tem os dois lados, como sempre. Para uns, vale muito a pena, para outros, porém, pode ser mais problemático. O que a pessoa precisa avaliar é sempre as condições do local antes da compra ou obra. A avaliação de segurança é o método mais essencial para saber se há condições de começar um projeto, independente do nível de aclive (para cima), declive (para baixo) ou o misto dos dois modelos.

A partir daí, desde que esteja tudo certo quanto às medidas de proteção – que são analisadas sempre por um topógrafo – , é necessário realizar a movimentação de terra para de acordo com o tipo de implantação. Pode ser uma edificação em cascata, elevada, sobre um platô escavado ou criado, entre outras possibilidades que devem ser escolhidas com o auxílio de profissionais.

terreno-aclive-e-declive

Casas em declive e aclive podem ser feitas tanto em terrenos inclinados acentuados ou suaves. Na foto, o exemplo de um espaço em preparação para a construção

A decisão de apostar nessas casas em aclive e declive proporciona vantagens e desvantagens. Um dos benefícios é, no primeiro caso, a vista. Além disso, o design do imóvel fica diferenciado, com novas propostas e fora do convencional, bem como uma privacidade maior dependendo do conceito. Ah, e ainda tem o fator econômico: especialistas pontuam que um terreno em declive é mais barato!

Mas, como nada é totalmente incrível, há alguns prejuízos. Embora o valor seja mais baixo, gastos com terraplenagem ficam elevados caso queira fazer uma composição tradicional e sem tanta inclinação. Outra coisa é o transporte e execução da obra, problemáticos em comparação com uma casa reta. No fim, alguns profissionais revelam que não há tanta diferença quando se trata de preço.

casas-aclive-e-declive-destaque

Um dos modelos de casas em declive e aclive com arquitetura moderna e total aproveitamento do espaço

E a segurança de casas em declive e aclive, é garantida? Essa é a principal questão, ainda mais quanto se trata de deslizamentos e outros fatores naturais, bem como a estrutura interna. Bom, com uma ótima preparação e acompanhamento do engenheiro, não há problemas em construir em terrenos inclinados. Geralmente, isso é feito em patamares e taludes, seguindo o padrão arquitetônico do espaço.

Especialistas pontuam que não há uma fórmula correta a ser seguida. A execução deve seguir parâmetros preliminares, como a avaliação total do terreno. No mais, os riscos são praticamente os mesmos de um espaço reto e convencional, o desnível não implica em menos segurança em comparação com esses modelos mais usuais. 

Fotos e Projetos de Casas em Declive / Aclive Acentuado

Para você ver como há projetos inspiradores seguindo o padrão em declive e aclive, selecionamos algumas fotos de modelos modernos que se adaptam facilmente aos terrenos mais acentuados, em diferentes conceitos.

VEJA  Cabine de banho – O que é? + 45 modelos incríveis e modernos!

Sobrados

Casas tradicionais de dois ou mais andares são pensadas para aproveitamento do espaço. A proposta da laje garante um projeto mais otimizado, sobretudo em terreno mais estreito ou urbano.

casas-aclive-e-declive-acentuado-1

casas-aclive-e-declive-acentuado-2

casas-aclive-e-declive-acentuado-3

casas-aclive-e-declive-acentuado-5

 

Térreas

A versatilidade do terreno acidentado permite a construção de casas térreas em declive e aclive em diferentes propostas. Seja em uma rua mais acentuada nas grandes cidades ou numa área mais rural e verde, sempre há possibilidades de inovar no design e arquitetura do imóvel. 

casas-aclive-e-declive-acentuado-11

casas-aclive-e-declive-acentuado-10

casas-aclive-e-declive-acentuado-6

casas-aclive-e-declive-acentuado-7

casas-aclive-e-declive-acentuado

Com piscina

Nesse caso, a piscina traz uma sofisticação a uma área de lazer tanto acima ou abaixo, depende das nuances do projeto. Para ousar ainda mais, muitos hotéis e lugares para turismo (ou com linha ostensiva mesmo) investem na piscina com borda infinita, incrementando a vista e trazendo exuberância ao imóvel!

casas-aclive-e-declive-piscina-4

casas-aclive-e-declive-piscina-3

casas-aclive-e-declive-piscina-2

casas-aclive-e-declive-piscina-1

casas-aclive-e-declive-piscina

Lateral

As casas com declive ou aclive lateral seguem padrão mais urbano, sobretudo para aproveitamento do espaço. Em muitas cidades você pode ver casas de esquina nessa linha, ainda mais nas regiões mais altas, claro, com rampa bem acentuada. 

casas-aclive-e-declive-acentuado-4

casas-aclive-e-declive-acentuado-8

casas-aclive-e-declive-acentuado-9

casas-aclive-e-declive-lateral

Fotos e Projetos de Casas em Declive / Aclive Suave

Esse conceito é o mais comum quando tratamos de casas em declive e aclive. Um terreno inclinado de modo suave é mais fácil de criar possibilidades arquitetônicas e inovar no projeto. Nesse caso, investe-se em rampas e escadas, ainda mais em casas térreas ou sobrados. Modelos laterais também são tradicionais, com linhas minimalistas em geometria reta, ou de acordo com as características do espaço para uma boa construção.

casas-aclive-e-declive-suave-1

casas-aclive-e-declive-suave

casas-aclive-e-declive-suave-2

casas-aclive-e-declive-suave-3

casas-aclive-e-declive-suave-4

casas-aclive-e-declive-suave-9

casas-aclive-e-declive-suave-8

casas-aclive-e-declive-suave-7

casas-aclive-e-declive-suave-6

casas-aclive-e-declive-suave-5

casas-aclive-e-declive-suave-como-e

casas-aclive-e-declive-suave-10

Viu como os modelos de casas em declive e aclive são bonitos e não mostram insegurança? Se você tem ou quer comprar um terreno inclinado e investir nessa construção, é primordial contar com o auxílio de bons profissionais antes e durante a obra. Fale com um bom engenheiro ou topógrafo, para orientação e cálculo estrutural, além de um arquiteto para realização do projeto. Com todos trabalhando juntos, sua casa fica linda e destacada!

VEJA  30 Tipos de MUROS DECORADOS: Fotos e Dicas Imperdíveis

Casas em declive e aclive estão cada vez mais comuns, já que há necessidade de aproveitamento total de vários espaços, sejam urbanos ou rurais. Faça uma boa pesquisa e oriente-se para apostar nesse conceito. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte com a obra e até mais! 🙂

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Júnior disse:

    Excelente artigo. Gostaria de saber se tem possibilidade de adquirir a planta de algum desses imóveis em aclive? Obrigado.

  2. liliane costa disse:

    Comprei um terreno em declive . Gostaria de um projeto com dois andares e três quartos.

    • Jessica disse:

      Tambem comprei um liliane e to quebrando a cabeça mas vi videos no you tube e achei muito legal vc fazer a planta em um morrinho de areia. Fazer o decline como seu terreno e usar a imaginacao .no meu parti em 3 coloquei a garagem em cima por causa da rua no meio casa e em baixa uma area de lazer com piscina … Agora vou refoçar em o muro de baixo pra vim puchando a terra e fazendo essa separaçao espero ter te ajudado

      • Eduardo Silva disse:

        Excelente artigo, estou vendo um terreno em declive e gostei muito das ideias

      • Sandra disse:

        Boa noite, estou compeando uma casa assim, mas esrou pensando como construir depois no restante do terreno, já que ficará abaixo do nível da rua. Penso na saída de água e esgoto. Você poderia me ajudar?

  3. Larissa disse:

    Muito bom esse artigo. Obrigada quem escreveu.

  4. Noelson disse:

    Melhor, primeiramente, contratar um Arquiteto e Urbanista, aliado a um excelente calculista para não ter problemas. É um projeto extremamente delicado e melindroso.

  5. Ludmilla disse:

    Tenho um espaço e preciso fazer um espaço de lazer,mais é abaixo do nível da rua e preciso fazer a garagem ao lado vcs tem alguns projetos assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *