Guia do【HAMSTER】ᐅ Características, raças e como cuidar!

Indo além dos animais de estimação como gatos e cachorros, um animalzinho super popular é o hamster, um roedor fácil de se encantar e muito inteligente, sendo uma opção para quem quer um companheirinho.

E se você já vem considerando a opção de ter um hamster como animal de estimação, no post reunimos todos os cuidados que você precisa ter com o seu bichinho, além de dicas de raças, curiosidades e muitas informações que você precisa saber antes de se tornar tutor de um hamster.

hamster

Características do hamster

Características e curiosidades

Um fato curioso sobre hamsters é que esse animal é bastante inteligente, e pode aprender o seu próprio nome.

Ao decidir um nome para hamster, use-o para chamar o seu animalzinho, que começa a entender o nome caso seja usado com frequência. Assim, ao chamar o seu roedor é possível que ele atenda ao ouvir o nome.

curiosidades hamster

O bichinho pode aprender seu próprio nome

Outro fato curioso sobre esse roedor é que os dentes nunca param de crescer, por isso é necessário que a alimentação seja saudável para garantir o desgaste dos dentinhos da maneira adequada.

Entre as características desse animalzinho estão os olhos que costumam ser pretos e fofos, mas o fato é que esses roedores não costumam enxergar tão bem e por isso utilizam os bigodes para se orientarem. Sendo assim, os bigodes são essenciais, então nada de cortá-los ou apará-los.

Qual a média de tamanho e peso?

Esses roedores costumam ser animais levinhos e pequenos, e nas raças maiores o tamanho pode chegar até 15 cm e o peso até 150 g.

quanto pesa um hamster

Quanto tempo vive?

Infelizmente, a vida desse roedor não é tão grande, e em média o animalzinho vive de 2 a 3 anos.

Como é o seu temperamento?

Os hamsters são roedores muito dóceis e brincalhões, mas podem se defender caso se sintam ameaçados, colocando os dentinhos de fora e até mesmo mordendo.

Para evitar mordidas de seu roedor, evite assustá-lo, sendo assim, tente não acordar o seu hamster ou até mesmo pegar o bichinho enquanto ele estiver comendo ou dormindo.

temperamento hamster

Quais as raças de hamster?

Atualmente são catalogadas 24 espécies desses roedores, mas algo apenas algumas dessas espécies são criadas como pets.

E apesar de apenas algumas espécies serem criadas como pets, de acordo com o IBAMA, apenas 2 espécies de hamsters são permitidas no Brasil – hamster sírio e hamster anão russo.

Para conhecer um pouco mais das espécies, trouxemos as opções que são mais conhecidas:

  • Hamster sírio: a espécie Mesocricetus auratus é originária da Síria, e uma das opções de roedores mais comuns como animais de estimação, inclusive tendo liberação para criação no Brasil. Esse animalzinho tem pelagem de tamanho médio e na idade adulta pode atingir de 12 a 15 cm, pesando entre 80 e 150 g. Essa espécie não convive bem com outros animais na mesma gaiola. É mais comum encontrar a espécie com coloração amarelo e caramelo, sendo chamada popularmente de hamster dourado, mas também há variações em tons de marrom, malhados e pretos.
raca de hamster

A espécie é popular no Brasil

hamster sirio preto

hamster sirio marrom

A espécie tem como característica pelagem média

raca de hamster sirio

A coloração amarelada ou caramelo é comum dessa espécie

hamster sirio

  • Hamster anão russo: essa é outra espécie liberada no Brasil e é um roedor pequeno com até 10 cm, e que tem como características olhos brilhantes e focinho curioso. A raça é bastante dócil e amigável, mas se assusta com muita facilidade. O roedor dessa espécie convive bem com outros membros na mesma gaiola, e é bastante comum o animalzinho de coloração cinza, mas também há pelagem de outras cores nessa raça.
raca de hamster anao

A espécie é conhecida por ser bem pequena

hamster anao russo branco

O animalzinho é pequeno e leve

raca de hamster pequeno

A raça pequenininha é fofa!

hamster anao russo

  • Hamster chinês: este roedor é bastante conhecido entre as espécies catalogadas, mas não é permitida no Brasil, sendo uma espécie originária da China. Essa espécie de roedor é bem pequena e mede entre 5 a 7 cm e pesa de 50 a 70 g.

 

raca de hamster chines

O roedor é bem pequeno

hamster chines branco

raca de hamster chines

Essa é uma das menores espécies

hasmter chines

  • Hamster Roborovski: outra espécie de roedor é esse pequeno ratinho que mede até 8 cm e costuma ter pelagem em tom de castanho ou caramelo, tendo como característica uma cauda curtinha. O roedor é bastante agitado e costuma ser rápido, por isso, é preciso cuidado para que não fuja. A espécie vive bem em conjunto, podendo criar mais de um numa mesma gaiola.
raca de hamster roborovski

O roedor pequeno é muito agitado

hamster Roborovski

raca Roborovski hamster

A espécie tem como característica ser rápida

hamster Roborovski

Quanto custa em média? #preço

Para quem vem pensando em ser tutor de um pequeno roedor, é possível comprar esse animalzinho com preços que variam de R$ 10 a 50.

Como cuidar de hamster? #dicas

Alimentação

Os hamsters são animais conhecidos por serem bastante gulosos, e um fato curioso é que costumam acumular comidas nas bochechas. Para garantir alimento a esse animalzinho que não para de comer, algumas possibilidades são ração, feno e alfafa.

  • Ração: a ração para hamster é a melhor opção de alimentação para o seu animalzinho, uma vez que o alimento é desenvolvido para atender as necessidades do seu roedor.
  • Feno: além da ração, também é possível dar feno ao roedor. O feno é um preparado de vegetais secos, e possui muita fibra, o que é ideal para manter o sistema digestivo do roedor saudável.
  • Alfafa: esse vegetal seco é rico em nutrientes e pode ser uma opção de petisco para os roedores, mas o alimento deve ser dado com cautela para não trazer problemas a saúde do seu animalzinho.
alimentacao de hamster

A alimentação deve ser saudável para manter o bem estar do animal

Higiene

Esses roedores são muito higiênicos e gostam de limpeza, por isso, manter a gaiola limpa e organizada é essencial para garantir o bem-estar do seu animal de estimação.

A manutenção da limpeza deve ser diariamente retirando as sujeiras da gaiola, e uma limpeza mais detalhada deve ser feita semanalmente, usando produtos apropriados e que não façam mal ao animal.

Além da limpeza da gaiola, a higiene também deve ser feita com o seu animalzinho, e o pó para banho, uma espécie de areinha, é ideal para aqui os hamsters façam seu próprio banho a seco, ajudando a manter o seu animalzinho saudável e limpo!

dicas de higiene para hamster

O animalzinho gosta de ambientes limpos e isso ajuda a mantê-lo saudável!

higiene hamster

cuidados com higiene de hamster

O pó para banho deve estar disponível na gaiola para o animal possa tomar banho a seco

Espaço

Para ter um espaço agradável para o seu roedor, as gaiolas ou aquários grandes são ótimas escolhas, mantendo o animalzinho protegido do sol e longe de fontes de calor, e garantindo que o seu pet fique em lugar seguro.

A manutenção do espaço deve trazer substrato higiênico na base da gaiola ou do aquário, servindo como absorvente para as necessidades do pet, além de ser fofinho para que o animal possa brincar e até mesmo dormir.

O espaço reservado para esses roedores deve trazer muito entretenimento, uma vez que os hamsters adoram exercícios. Desse modo, garanta que seja um espaço grande para que o animalzinho possa brincar e que ainda traga algumas atividades, como roda de corrida e brinquedos para hamster, garantindo a diversão do animal.

cuidados com hamster

A gaiola deve ter o fundo forrado e atividades para o animalzinho

dicas e cuidados com hamster

A roda de corrida é um elemento essencial para o pet

Dicas de hamsters para seguir no Instagram

meu_pet_hamster

A conta @meu_pet_hamster é uma ótima opção para acompanhar no Instagram, reunindo fotos de alguns de roedores de uma tutora apaixonada, como os hamster Floppy e Cupcake, e que agora traz o pequeno Charlie, um hamster fofo e com fotos que valem a pena acompanhar.

perfil de hamster para seguir no Instagram

O pequeno Charlie é uma fofura!

foto de hamster

As fotos do ratinho Charlie são lindas!

fotos de hamster

Instagram de hamster

O perfil mostra o pequeno Charlie

pagina de hamster para seguir

A conta mostra detalhes da rotina do roedor

hamsters.br

Entre os perfis do Instagram sobre hamsters que valem a pena seguir, a conta @hamster.br é uma das opções o que vale a pena acompanhar.

O perfil reúne fotos apaixonantes desses roedores e ainda traz compartilhamento de dicas para tutores, trazendo informações úteis e que ajudam na criação do animalzinho.

pagina com fotos e dicas de hamster

A página traz fotos fofas de roedores

perfil no Instagram sobre hasmter

Além das fotos encantadoras, o perfil ainda compartilha muitas dicas

dicas para criacao de hamster

A comilança dos bichinhos costuma aparecer em muitas fotos

perfil no Instagram com dicas para hamster

As fotos dos roedores são fofas!

zeohamster

Para quem gosta de seguir perfis no Instagram que trazem a rotina de um animalzinho de estimação, vale a pena acompanhar o hamster Zé.

O perfil @zeohamster mostrar fotos e vídeos do dia a dia desse roedor e ainda traz dicas valiosas para os tutores.

perfil no instagram com dicas e cuidados sobre hamster

As fotos do roedor Zé são apaixonantes!

foto de hamster no instagram

perfil de hamster no instagram

O banho de areia faz parte da rotina no bichinho

fotos de hasmter no Instagram

No perfil, é possível acompanhar as aventuras do roedor Zé

Se você já foi tutor de um roedor, compartilhe conosco quais foram os desafios com o seu animalzinho e se você tem dicas especiais para os cuidados.

Você pode gostar...