Guia do【HAMSTER】ᐅ Características, raças e como cuidar!
Indo além dos animais de estimação como gatos e cachorros, um animalzinho super popular é o hamster, um roedor fácil de se encantar e muito inteligente, sendo uma opção para quem quer um companheirinho.
E se você já vem considerando a opção de ter um hamster como animal de estimação, no post reunimos todos os cuidados que você precisa ter com o seu bichinho, além de dicas de raças, curiosidades e muitas informações que você precisa saber antes de se tornar tutor de um hamster.
Características do hamster
Características e curiosidades
Um fato curioso sobre hamsters é que esse animal é bastante inteligente, e pode aprender o seu próprio nome.
Ao decidir um nome para hamster, use-o para chamar o seu animalzinho, que começa a entender o nome caso seja usado com frequência. Assim, ao chamar o seu roedor é possível que ele atenda ao ouvir o nome.
Outro fato curioso sobre esse roedor é que os dentes nunca param de crescer, por isso é necessário que a alimentação seja saudável para garantir o desgaste dos dentinhos da maneira adequada.
Entre as características desse animalzinho estão os olhos que costumam ser pretos e fofos, mas o fato é que esses roedores não costumam enxergar tão bem e por isso utilizam os bigodes para se orientarem. Sendo assim, os bigodes são essenciais, então nada de cortá-los ou apará-los.
Qual a média de tamanho e peso?
Esses roedores costumam ser animais levinhos e pequenos, e nas raças maiores o tamanho pode chegar até 15 cm e o peso até 150 g.
Quanto tempo vive?
Infelizmente, a vida desse roedor não é tão grande, e em média o animalzinho vive de 2 a 3 anos.
Como é o seu temperamento?
Os hamsters são roedores muito dóceis e brincalhões, mas podem se defender caso se sintam ameaçados, colocando os dentinhos de fora e até mesmo mordendo.
Para evitar mordidas de seu roedor, evite assustá-lo, sendo assim, tente não acordar o seu hamster ou até mesmo pegar o bichinho enquanto ele estiver comendo ou dormindo.
Quais as raças de hamster?
Atualmente são catalogadas 24 espécies desses roedores, mas algo apenas algumas dessas espécies são criadas como pets.
E apesar de apenas algumas espécies serem criadas como pets, de acordo com o IBAMA, apenas 2 espécies de hamsters são permitidas no Brasil – hamster sírio e hamster anão russo.
Para conhecer um pouco mais das espécies, trouxemos as opções que são mais conhecidas:
- Hamster sírio: a espécie Mesocricetus auratus é originária da Síria, e uma das opções de roedores mais comuns como animais de estimação, inclusive tendo liberação para criação no Brasil. Esse animalzinho tem pelagem de tamanho médio e na idade adulta pode atingir de 12 a 15 cm, pesando entre 80 e 150 g. Essa espécie não convive bem com outros animais na mesma gaiola. É mais comum encontrar a espécie com coloração amarelo e caramelo, sendo chamada popularmente de hamster dourado, mas também há variações em tons de marrom, malhados e pretos.
- Hamster anão russo: essa é outra espécie liberada no Brasil e é um roedor pequeno com até 10 cm, e que tem como características olhos brilhantes e focinho curioso. A raça é bastante dócil e amigável, mas se assusta com muita facilidade. O roedor dessa espécie convive bem com outros membros na mesma gaiola, e é bastante comum o animalzinho de coloração cinza, mas também há pelagem de outras cores nessa raça.
- Hamster chinês: este roedor é bastante conhecido entre as espécies catalogadas, mas não é permitida no Brasil, sendo uma espécie originária da China. Essa espécie de roedor é bem pequena e mede entre 5 a 7 cm e pesa de 50 a 70 g.
- Hamster Roborovski: outra espécie de roedor é esse pequeno ratinho que mede até 8 cm e costuma ter pelagem em tom de castanho ou caramelo, tendo como característica uma cauda curtinha. O roedor é bastante agitado e costuma ser rápido, por isso, é preciso cuidado para que não fuja. A espécie vive bem em conjunto, podendo criar mais de um numa mesma gaiola.
Quanto custa em média? #preço
Para quem vem pensando em ser tutor de um pequeno roedor, é possível comprar esse animalzinho com preços que variam de R$ 10 a 50.
Como cuidar de hamster? #dicas
Alimentação
Os hamsters são animais conhecidos por serem bastante gulosos, e um fato curioso é que costumam acumular comidas nas bochechas. Para garantir alimento a esse animalzinho que não para de comer, algumas possibilidades são ração, feno e alfafa.
- Ração: a ração para hamster é a melhor opção de alimentação para o seu animalzinho, uma vez que o alimento é desenvolvido para atender as necessidades do seu roedor.
- Feno: além da ração, também é possível dar feno ao roedor. O feno é um preparado de vegetais secos, e possui muita fibra, o que é ideal para manter o sistema digestivo do roedor saudável.
- Alfafa: esse vegetal seco é rico em nutrientes e pode ser uma opção de petisco para os roedores, mas o alimento deve ser dado com cautela para não trazer problemas a saúde do seu animalzinho.
Higiene
Esses roedores são muito higiênicos e gostam de limpeza, por isso, manter a gaiola limpa e organizada é essencial para garantir o bem-estar do seu animal de estimação.
A manutenção da limpeza deve ser diariamente retirando as sujeiras da gaiola, e uma limpeza mais detalhada deve ser feita semanalmente, usando produtos apropriados e que não façam mal ao animal.
Além da limpeza da gaiola, a higiene também deve ser feita com o seu animalzinho, e o pó para banho, uma espécie de areinha, é ideal para aqui os hamsters façam seu próprio banho a seco, ajudando a manter o seu animalzinho saudável e limpo!
Espaço
Para ter um espaço agradável para o seu roedor, as gaiolas ou aquários grandes são ótimas escolhas, mantendo o animalzinho protegido do sol e longe de fontes de calor, e garantindo que o seu pet fique em lugar seguro.
A manutenção do espaço deve trazer substrato higiênico na base da gaiola ou do aquário, servindo como absorvente para as necessidades do pet, além de ser fofinho para que o animal possa brincar e até mesmo dormir.
O espaço reservado para esses roedores deve trazer muito entretenimento, uma vez que os hamsters adoram exercícios. Desse modo, garanta que seja um espaço grande para que o animalzinho possa brincar e que ainda traga algumas atividades, como roda de corrida e brinquedos para hamster, garantindo a diversão do animal.
Dicas de hamsters para seguir no Instagram
meu_pet_hamster
A conta @meu_pet_hamster é uma ótima opção para acompanhar no Instagram, reunindo fotos de alguns de roedores de uma tutora apaixonada, como os hamster Floppy e Cupcake, e que agora traz o pequeno Charlie, um hamster fofo e com fotos que valem a pena acompanhar.
hamsters.br
Entre os perfis do Instagram sobre hamsters que valem a pena seguir, a conta @hamster.br é uma das opções o que vale a pena acompanhar.
O perfil reúne fotos apaixonantes desses roedores e ainda traz compartilhamento de dicas para tutores, trazendo informações úteis e que ajudam na criação do animalzinho.
zeohamster
Para quem gosta de seguir perfis no Instagram que trazem a rotina de um animalzinho de estimação, vale a pena acompanhar o hamster Zé.
O perfil @zeohamster mostrar fotos e vídeos do dia a dia desse roedor e ainda traz dicas valiosas para os tutores.
Se você já foi tutor de um roedor, compartilhe conosco quais foram os desafios com o seu animalzinho e se você tem dicas especiais para os cuidados.