Faixa para cozinha – 25 ideias magníficas para decorar o ambiente!

Uma forma de decorar um dos ambientes mais usados da casa (se não for o mais usado para algumas famílias) sem mexer muito na estrutura é aplicando uma faixa para cozinha. Os materiais e formatos disponíveis permitiram a decoração sem precisar de empreiteiro e com gasto bem reduzido. Confira as opções a seguir e dicas de como fazer.

faixa para cozinha fotos

Faixa de cozinha colorida com pastilhas.

Fotos e modelos de faixa para cozinha

Não existe segredo na faixa para cozinha. Ela se trata de uma decoração colocada na área da pia, um pouco acima da torneira. Sua função é exclusivamente de decorativa está presente em diferentes décadas de decoração de cozinha. O estilo é tão antigo que não se faz ideia de quando ele me ensinou a ser usado, mas foi uma tendência forte na década de 50.

A proposta da faixa para cozinha é quebrar a monocromia, acrescentando um pouco de charme a uma parede muito vista e muito usada. Isso permite misturar tendências e em um mesmo ambiente sem prejuízo ao projeto como um todo. Uma ótima ideia para quem quer modificar a decoração sem mexer no revestimento de parede.

Dicas? Temos muitas a seguir para te guiar na busca da faixa para cozinha perfeita para a sua casa.

Com azulejos

O azulejo é o revestimento perfeito para ambientes internos e com uma quantidade grande de umidade como uma cozinha. É usado por mais de cinco décadas em cozinhas brasileiras e pode ser adaptado para uma faixa. Neste caso a faixa para cozinha precisa ser planejada antes da aplicação ou a remoção de algumas pedras para aplicar a cerâmica de cor ou estampa diferenciada.

A durabilidade é um ponto a ser levado em consideração a optar por uma faixa de cerâmica em cima do seu balcão. O material resistente até mesmo a produtos abrasivos e com um valor agradável para uma reforma e custo baixo ou médio. A remoção, entretanto, é um pouco mais difícil e envolve mão de obra qualificada para não quebrar as pedras ao redor ou danificaram balcão e isso deve ser levado em consideração também.

faixa para cozinha com azulejos

Como colocar – Aplicar uma faixa de cozinha feita de cerâmica exige mão de obra qualificada muito conhecimento de como colocar uma cerâmica para parede. É necessário aplicar argamassa em quantidade suficiente para manter o nível da parede e fixar bem a pedra de cerâmica. O reajunte é o responsável pelo acabamento final.

Em se tratando de revestimentos de parede a indicação é contratar um pedreiro o profissional da área com experiência comprovada. Assim é garantido o melhor resultado.

faixa para cozinha feita com azulejos

faixa para cozinha com azulejo portugues

Faixa com parede revestida com argamassa, sem ceramica. Neste caso é só aplicar a faixa de cozinha.

faixa para cozinha com azulejo estampa portuguesa

faixa para cozinha com ceramica burguesa

Como escolher – Sua faixa de cerâmica precisa ser de cores contrastantes com aparelho. Isso equivale a escolher estampas, listras ou qualquer combinação de cores ousadas.

Uma das estampas muito populares é a do tipo portuguesa, presente também conjuntos de louça para jantares e fachadas residenciais. A estampa portuguesa clássica é composta pelas cores azul e branco, mas há muitas variantes no mercado para inserir em um contexto mais moderno.

faixa para cozinha com ceramica estampada

faixa para cozinha com ceramica dicas

Com pastilhas

Quando surgiram no mercado as pastilhas intimidaram um pouco. Com seu toque ‘cinquentistas’, parecíamos estar revivendo a era da apreciação do azulejo minimalista por completo. O que o mercado ainda não sabia é que estava diante de um material versátil, prático e com uma durabilidade incrível.

As pastilhas são vendidas em formato quadricular apenas por uma mera convenção dos revestimentos de parede. Cada pequeno quadrado pode ser destacado e dar vazão a todo tipo de processo artístico na decoração de um espaço. As possibilidades então se tornam infinitas!

Há quem usa as pastilhas para criar faixa de cozinha simples com duas cores ou aproveite o fato de cada quadradinho ser destacável e criar grafismos incríveis e únicos. Uma vez destacados das peças esses pequenos quadrados podem ser montados como o dono do projeto desejar.

faixa para cozinha com pastilhas

faixa para cozinha com pastilhas cor unica

Como aplicar –  em lojas de material de construção você encontrará dois tipos de pastilhas: adesivas e de revestimento. A pastilha adesiva é destacada e colada por cima do azulejo ou cerâmica na sua parede. Já a do tipo revestimento precisará de material específico como argamassa para a fixação, semelhante à aplicação de cerâmica.

faixa para cozinha com pastilhas cinzas

faixa para cozinha com pastilha pb

faixa para cozinha pastilha fina

faixa para cozinha como fazer

Papel de parede

O papel de parede já é um velho amigo da decoração brasileira. Vendido em lojas específicas, pode ser aplicado com um tipo de cola especialmente elaborada para este tipo de material.

Ao contrário do Imaginário por sua aplicação simples ele é durável e resistente mesmo em ambientes úmidos e como gordura como uma cozinha. Entretanto, vale destacar que a sua durabilidade é bem menor em comparação a um papel de parede de quarto ou sala de estar.

O seu valor é cobrado em metros pode ir de R$ 20 a mais de R$ 200 dependendo do tipo de estampa ou da marca. Alguns são laváveis e com isso prolongam a sua vida útil ainda mais.

faixa para cozinha adesivada

 

faixa para cozinha papel de parede

Papel de parede com estampa portuguesa em decoração de cozinha.

Como aplicar – A aplicação do papel de parede pode ser em uma parede sem revestimento ou com cerâmica. Nos dois casos a superfície precisa estar extremamente limpa e nivelada para não danificar o resultado esperado.

A folha de papel de parede é formada por dois lados: Um lado sem estampa e mais grosso é o que deve ser colado na parede. Na própria folha são encontradas indicações com legendas fáceis de serem seguidas, Alguns acessórios especificamente elaborados para este tipo de matéria-prima permitem um resultado uniforme.

faixa para cozinha papel de parede decorado

Adesivo de parede estampado na cozinha.

faixa para cozinha decorativa

Adesivo

Semelhante ao papel de parede temos o adesivo de cozinha. Ele já é popular e conhecido nas lojas de decoração devido ao enorme sucesso no mercado internacional. Os chineses amam e foram os grandes responsáveis por popularizar o produto. Em meados de 2010 o adesivo de parede se tornou uma febre no Brasil e de lá em diante ele é um excelente acessório para decorar ambientes.

O adesivo para cozinha é um pouco diferente do adesivo de parede usado em sala de estar. Ele é fabricado com um material fixador na parte de trás muito mais firme para não ceder com a umidade. pode ser lavado e não destaca. também não perde a cor fácil.

faixa para cozinha adesivado

 

faixa para cozinha adesivado pronto

Em um ambiente preto e branco a faixa de cozinha pode ter as duas cores ou apenas uma delas.

faixa para cozinha adesivo frutas

Como aplicar – O adesivo de cozinha só pode ser aplicado em paredes revestidas com massa corrida, cerâmica ou azulejos. É interessante que aparece esteja perfeitamente nivelada para o melhor resultado da aplicação.

faixa para cozinha adesivo tijolo aparente

faixa para cozinha adesivada colorida

faixa para cozinha dicas

Agora que voce já sabe tudo sobre faixa de cozinha é só escolher a sua e mãos à obra! Caso tenha testado uma de nossas dicas deixa nos comentários!

Você pode gostar...