Traço para Reboco【2024】– Tipos | Medidas | Como Preparar

O cimento é um material essencial de obras e construções, e cada etapa do projeto pode usar o cimento em uma receita específica, como é caso do traço para reboco.

E falando em traço para reboco, você sabe qual a proporção de materiais usar para a etapa de reboco?

Se você tem essa ou outras dúvidas sobre traço para reboco, é hora de conhecer mais sobre o assunto e ver as medidas ideais de acordo com o uso.

dicas para traco de reboco

Importância do traço para reboco

O reboco é uma espécie de argamassa dosado em obra e feita a partir da mistura de cimento, areia, cal e água.

Em grandes canteiros de obra é comum o uso de argamassas prontas para a preparação do traço de reboco, garantindo a dosagem padrão e adicionando apenas água, de acordo com as orientações do fabricante.

Assim, o processo de como emassar paredes traz 3 camadas – chapisco, emboço e por fim o reboco, que é a camada superficial e de proteção para paredes.

Desse modo, o traço para reboco pode ser comparado a uma receita, sendo a definição de proporções ideais de materiais para a preparação da argamassa que será utilizada no reboco e garantindo o padrão durante a obra.

importancia do traco para reboco

Essa camada superficial adicionada sobre as camadas de chapisco e emboço possui uma série de funções como:

  • Assentamento de blocos de concreto ou cerâmico;
  • Nivelamento de superfícies;
  • Preenchimento de vazios e ajustes realizados na parede;
  • Acabamento e possível impermeabilização para paredes externas.

Tipos de traço para reboco

O reboco pode variar de acordo com o tipo de preparação e também de aplicação.

O tipo de preparação pode trazer 2 opções de rebocos:

  • Traço ou argamassa pronta / industrializada: Esse tipo de traço não depende da preparação em obra, e traz um pó industrializado com as proporções de materiais secos já misturados e dosados, seguindo o traço ideal para reboco, podendo ter o acréscimo de aditivos e até mesmo pigmentos. Nesse caso, só é necessário fazer o acréscimo de água, de acordo com as orientações do fabricante, para ter o reboco pronto.
tipos de traco para reboco pronto

O reboco pode ser uma mistura pronta

  • Traço ou argamassada dosada em obra: A versão dosada em obra nada mais é que a preparação do reboco no próprio canteiro de obras, misturando todos os materiais necessários para fazer a mistura. Sendo assim, são definidos traços específicos para a preparação do reboco, de modo a manter um padrão na mistura feita no canteiro de obras.
tipo de traco de reboco

Um dos tipos é preparação feita na obra

No caso da variação de acordo com a aplicação, o tipo de reboco pode variar de acordo com a aplicação em paredes internas e externas. Assim, o traço traz proporções diferentes de materiais para cada uso.

No caso de paredes externas, o reboco deve ser mais resistente para ficar exposto e a aplicação deve ter uma espessura maior se comparada a paredes internas.

Materiais necessários

Os materiais básicos para preparação do reboco são cimento, cal, areia e água.

  • Cimento: O cimento tem um importante papel na aderência da mistura, sendo essencial para dar resistência mecânica a parede e estanqueidade a água das juntas.
  • Cal: O acréscimo de cal na mistura tem como função a retenção de água, uma vez que é a cal hidratada tem alto poder de retenção de água e garante maior potencial em acomodar movimentações, garantindo um reboco mais resistente e menos suscetível a fissuras e trincos.
  • Areia: A areia utilizada na mistura deve ser areia lavada média, evitando areias mais finas e em pó, o que pode prejudicar o desempenho da argamassa e consequentemente a resistência do reboco.
  • Água: A água é um elemento essencial da mistura e garante uma liga homogênea dos materiais. Uma dica importante é adicionar a água aos poucos na mistura, de modo a não deixar o reboco mais mole que o desejado.
materiais para traco de reboco

Os materiais básicos para a mistura são cimento, cal, areia e água

 

Além dos materiais básicos, o traço para reboco ainda pode ganhar o acréscimo de aditivos e pigmentos, aumentando a resistência do material.

Como calcular as medidas?

O traço para reboco ideal deve ter as quantidades e proporções corretas na mistura, garantindo uma massa de boa consistência, boa aplicação e resistência.

Além das proporções específicas do traço garantirem um reboco padrão e de boa qualidade, ainda podem ajudar no cálculo da quantidade necessária, preparando a mistura de acordo com a necessidade e evitando desperdícios

Sendo assim, o reboco é calculado por metro cúbico (m³), sendo que em paredes internas a espessura deve ser de 1,5 cm; enquanto em paredes externas a espessura deve ser de aproximadamente 2 cm.

Para calcular a quantidade de reboco, é preciso calcular área a ser rebocada e a espessura.

Como exemplo, vamos considerar uma área a ser rebocada com 30 m linear e altura de 3 m. Também consideraremos uma parede interna, que deve ter reboco com espessura de 1,5 cm. Sendo assim, o cálculo é o seguinte: 30 x 3 x 0,015 = 1,35 m³.   Desse modo, fica definido que a quantidade necessária de reboco para a área é de 1,35 m³.

como calcular traco de reboco

O cálculo deve levar em conta a espessura do reboco

Como fazer massa para reboco? – Passo a passo

Fazer o preparo correto e com proporções definidas é essencial para ter um reboco eficiente e duradouro, evitando trincas e problemas futuros

Assim, reunimos passo a passo para fazer traço para reboco de paredes internas e externas, uma vez que esse acabamento de paredes externas deve ser mais resistente.

Para o passo a passo e a receita completa de traço para reboco, mantivemos o padrão de usar lata de 18 l como medida.

 

Traço para reboco interno

O reboco para as partes internas tem espessura média, e deve ter em torno de 1,5 cm de espessura.

A proporção definida para o reboco interno é do traço de 3 + 2 + 1, e com a possibilidade de adicionar aditivos.

Sendo assim, o traço de reboco para paredes internas segue a receita:

  • 3 latas de areia;
  • 2 latas de cal;
  • 1 lata de cimento;
  • Água.

como fazer traco de reboco interno

Traço para reboco externo

No caso do reboco para paredes externas, a espessura deve ser um pouquinho superior e em média de 2 cm, aumentando a resistência para as paredes que ficam expostas às intempéries do tempo.

Nesse caso, também é interessante adicionar aditivo ao traço, principalmente aditivos impermeabilizantes, que ajudam a deixar a parede impermeabilizada e evitam infiltrações a longo prazo .

A proporção usada no traço para reboco de paredes externas é a de 2 + 2 + 1. Assim, as medidas ideais devem seguir a seguinte receita:

  • 2 latas de areia;
  • 2 latas de cal;
  • 1 lata de cimento + aditivo;
  • Água.

como fazer traco de reboco externo

Em geral, a quantidade de água não é definida em latas, e em média são utilizadas de 20 a 25% de água em relação aos materiais adicionados na mistura.

Uma dica essencial para fazer um reboco de qualidade é ir adicionando a água aos poucos aos materiais, de maneira a criar uma mistura homogênea e que não fique líquida demais.

Para fazer o traço de reboco, defina um local para o preparo da massa misturando os elementos secos, como areia, cal, cimento e aditivo; até virar uma espécie de farofa.

Depois que os elementos secos estiverem misturados, a água deve ser colocada aos poucos e a mistura deve chegar a uma consistência homogênea e sem que fique mole demais.

 

Agora é só seguir as dicas e passo a passo e garantir um acabamento de qualidade para a obra.

Você pode gostar...