Crochê em pano de prato – 48 Modelos belíssimos + Passo a passo!

O crochê em pano de prato é um clássico, e muitas vezes aparece como bico dando acabamento ao paninho, mas também pode aparecer como uma versão de bordado para decorar o pano.

E independente do estilo de crochê, a técnica artesanal é uma ótima escolha para deixar os paninhos de cozinha decorados, e ir além apenas da funcionalidade, mas também dar um toque decorativo na cozinha.

E se você gosta da ideia de usar os paninhos de cozinha decorados, trouxemos ideias para usar crochê em pano de prato, além de tutoriais e gráfico de como fazer o trabalho artesanal.

Fotos e modelos de crochê em pano de prato

Simples

bico amarelo pano de prato

Como inspiração simples para decorar o paninho, a proposta aqui traz um bico de crochê simples formando um barrado na borda do paninho de algodão.

O pano de prato branco traz bordado com legumes e flores decorando o tecido e combinando com a ideia de um paninho para cozinha.

O acabamento foi feito em um barrado amarelo com pontos simples, que combina com o bordado e deixa o pano de prato mais delicado para compor a cozinha.

 

pano de prato estampado

O barrado vermelho é largo e com pontos diferentes

O pano de prato simples com crochê pode seguir diferentes propostas e uma das ideias é escolher por um tecido estampado para o paninho, como é o caso deste modelo.

Na ideia, o paninho de algodão tem fundo branco e estampa de pimentinhas vermelhas, temática que fica super bem na decoração da cozinha.

O crochê em pano de prato aparece no barrado, que foi feito em vermelho, combinando com a estampa de pimentinhas e dando acabamento ao item.

pano de prato com ponto cruz

O paninho tem bordado de ponto cruz e bico de crochê

bico de crochê simples

O bico mais largo fica em uma das pontas do pano

modelos simples

Com Flores

Há diferentes ideias para fazer crochê em pano de prato, e uma das possibilidades é inserir as flores de crochê como parte da decoração do pano.

pano de prato branco e clean

As flores de crochê aparecem como uma faixa no pano de prato

pano de prato branco

As flores são em cores claras e estilo delicado

Caseado / Pé de Galinha

pano de prato caseado

Há diversas possibilidades para fazer crochê em pano de prato, e os pontos mais frequentes para dar acabamento nas peças é o caseado e pé de galinha, que são pontos que fazem a borda no paninho, dando acabamento, mas sem formar um bico na peça.

Nessas ideias, há vários paninhos que trazem caseado e pé de galinha em volta de todo o pano de prato, o que garante acabamento na peça, além de ser perfeito para adicionar um toque de cor a partir do barradinho em volta do pano branco.

 

patchwork em pano de prato

O trabalho em patchwork decora o paninho

O caseado de crochê também pode ser uma opção para complementar o pano de prato bordado, como mostra esta ideia.

Na proposta, o pano de prato tem bordado em patchwork com aplicação de flores coloridas e alegres que decoram o paninho branco.

Como a aplicação de patchwork já é colorida, a ideia foi de fazer o acabamento no pano usando um barrado simples, como é o caso do caseado em volta do pano de prato.

O caseado foi feito com linha amarela, que combina com a aplicação de patchwork, trazendo uma proposta de paninho colorido para a cozinha.

pano branco e simples

O trabalho caseado decora os paninhos brancos

ponto caseado

Os paninhos trazem o mesmo ponto, mas em cores diferentes

pé de galinha em pano de prato

O acabamento em pé de galinha contorna o pano

ponto caseado barrado

Com Recortes

barrado com recorte

O barrado é um mix de verde, roxo e branco

Para quem prefere as opções mais trabalhadas de crochê em pano de prato, pode inspirar-se nesta ideia de fazer paninhos com recortes, como este modelo que foge do clássico barrado reto.

A ideia aqui traz o trabalho em crochê seguindo toda o corte detalhado do pano de prato e assim formando um barrado único na peça.

Além do barrado no pano de prato com recortes, o crochê ainda aparece na decoração que traz frutinhas de crochê e aplicação de flores de crochê, que completam a decoração do pano branco.

barrado de frutas

As frutinhas deixam o barrado colorido

Entre as ideias criativas para fazer pano de prato com crochê, a proposta aqui traz os panos com recortes circulares nas pontas, o que cria um recuo para fazer o trabalho em crochê.

Nos recuos arredondados, a ideia foi de fazer frutinhas redondas em crochê preenchendo o espaço, assim o pano branco ganhou maracujá, melancia, kiwi e laranja feitos de crochê e formando um barrado diferenciado na peça.

frutas de crochê

As frutinhas de crochê decoram o pano

ideias de pano de prato com recorte

Com Borboleta

borboleta de crochê

Entre as inspirações para fazer crochê em pano de prato, uma das possibilidades é inserir a temática de borboleta na peça, dando um detalhe super fofo ao pano de prato.

A proposta do pano de prato com borboleta traz barrado em bico de crochê simples em volta de todo o paninho branco e o charme fica para a borboleta de crochê em uma das pontas do pano.

A borboleta de crochê foi feita na mesma cor de linha do barrado e parte da borboleta fica aplicada sobre o tecido do pano, enquanto parte fica além do tecido, dando um charme a mais para a peça.

 

barrado de borboletas

O pano de prato foi decorado com patchwork

Entre as ideias para fazer borboleta de crochê em pano de prato, uma das inspirações é fazer um bico com borboletas, como mostra a proposta.

Para a ideia, o caseado em linha alaranjado decora toda a borda do pano de prato, e assim uma das pontas ganha o acréscimo de borboletas que formam o barrado do paninho. O barrado traz 3 borboletas de crochê que ficam penduradas no caseado.

pano de prato com borboleta

A borboleta forma um barrado largo no pano

barrado com borboleta

A borboleta foi feita com pontos abertos

pano de prato decorado

A borboleta azul marinho decora o paninho branco

gráfico borboleta de crochê

As borboletas decoram uma das quinas dos panos

Como fazer crochê em pano de prato? – Passo a passo

Se você gosta da ideia de sempre aprender coisas novas, reunimos gráficos e receitas para que você possa aprender como fazer crochê em pano de prato. Assim, dá para deixar os paninhos decorados para sua cozinha, e ainda aproveitar os tutoriais para fazer uma renda extra.

receita e gráfico

O passo a passo ensina a fazer barrado largo no paninho

bico de crochê com desenhos

passo a passo bico de crochê

 

gráfico bico de crochê

O gráfico ensina um bico simples

 

Gostou dos modelos? Então agora é hora de inspirar-se e aproveitar as ideias para ter paninhos decorados na cozinha.

Você pode gostar...