Crochê em pano de prato – 48 Modelos belíssimos + Passo a passo!

O crochê em pano de prato é um clássico, e muitas vezes aparece como bico dando acabamento ao paninho, mas também pode aparecer como uma versão de bordado para decorar o pano.

E independente do estilo de crochê, a técnica artesanal é uma ótima escolha para deixar os paninhos de cozinha decorados, e ir além apenas da funcionalidade, mas também dar um toque decorativo na cozinha.

E se você gosta da ideia de usar os paninhos de cozinha decorados, trouxemos ideias para usar crochê em pano de prato, além de tutoriais e gráfico de como fazer o trabalho artesanal.

modelos de pano de prato decorado

Fotos e modelos de crochê em pano de prato

Simples

bico amarelo pano de prato

Como inspiração simples para decorar o paninho, a proposta aqui traz um bico de crochê simples formando um barrado na borda do paninho de algodão.

O pano de prato branco traz bordado com legumes e flores decorando o tecido e combinando com a ideia de um paninho para cozinha.

O acabamento foi feito em um barrado amarelo com pontos simples, que combina com o bordado e deixa o pano de prato mais delicado para compor a cozinha.

 

pano de prato estampado

O barrado vermelho é largo e com pontos diferentes

O pano de prato simples com crochê pode seguir diferentes propostas e uma das ideias é escolher por um tecido estampado para o paninho, como é o caso deste modelo.

Na ideia, o paninho de algodão tem fundo branco e estampa de pimentinhas vermelhas, temática que fica super bem na decoração da cozinha.

O crochê em pano de prato aparece no barrado, que foi feito em vermelho, combinando com a estampa de pimentinhas e dando acabamento ao item.

pano de prato com ponto cruz

O paninho tem bordado de ponto cruz e bico de crochê

pano de prato de corujinhas

O pano foi decorado com corujinhas de crochê e bico

bico de crochê simples

O bico mais largo fica em uma das pontas do pano

modelos simples

Com Flores

flores de crochê aplicação

Há diferentes ideias para fazer crochê em pano de prato, e uma das possibilidades é inserir as flores de crochê como parte da decoração do pano.

O pano de prato de algodão na cor branca é um modelo simples e que ganhou bico de crochê em um barrado mais largo formando uma ponta decorada no paninho.

O bico feito em linha branca ainda ganhou a aplicação de flores de crochê, que dão um toque delicado a peça, além de inserir um toque de cor ao pano de prato.

 

bico de crochê com flores

O bico traz flores penduradas

Como ideia para usar técnicas de crochê na decoração de panos de pratos, a proposta aqui traz uma ideia criativa para um bico diferenciado.

A proposta traz um pano de prato simples e liso na cor branca, e o colorido aparece no barrado, como é o caso do bico verde e das flores coloridas que aparecem complementando o bico de crochê.

As flores de crochê que aparecem como um complemento do bico dão um toque mais colorido e alegre ao paninho e o resultado fica de um bico diferente dos tradicionais usados como acabamento.

pano de prato branco e clean

As flores de crochê aparecem como uma faixa no pano de prato

pano de prato branco com barrado

As flores foram feitas com linha degradê

pano de prato branco

As flores são em cores claras e estilo delicado

modelos com flores

Caseado / Pé de Galinha

pano de prato caseado

Há diversas possibilidades para fazer crochê em pano de prato, e os pontos mais frequentes para dar acabamento nas peças é o caseado e pé de galinha, que são pontos que fazem a borda no paninho, dando acabamento, mas sem formar um bico na peça.

Nessas ideias, há vários paninhos que trazem caseado e pé de galinha em volta de todo o pano de prato, o que garante acabamento na peça, além de ser perfeito para adicionar um toque de cor a partir do barradinho em volta do pano branco.

 

patchwork em pano de prato

O trabalho em patchwork decora o paninho

O caseado de crochê também pode ser uma opção para complementar o pano de prato bordado, como mostra esta ideia.

Na proposta, o pano de prato tem bordado em patchwork com aplicação de flores coloridas e alegres que decoram o paninho branco.

Como a aplicação de patchwork já é colorida, a ideia foi de fazer o acabamento no pano usando um barrado simples, como é o caso do caseado em volta do pano de prato.

O caseado foi feito com linha amarela, que combina com a aplicação de patchwork, trazendo uma proposta de paninho colorido para a cozinha.

pano branco e simples

O trabalho caseado decora os paninhos brancos

ponto caseado

Os paninhos trazem o mesmo ponto, mas em cores diferentes

pé de galinha em pano de prato

O acabamento em pé de galinha contorna o pano

ponto caseado barrado

Com Recortes

barrado com recorte

O barrado é um mix de verde, roxo e branco

Para quem prefere as opções mais trabalhadas de crochê em pano de prato, pode inspirar-se nesta ideia de fazer paninhos com recortes, como este modelo que foge do clássico barrado reto.

A ideia aqui traz o trabalho em crochê seguindo toda o corte detalhado do pano de prato e assim formando um barrado único na peça.

Além do barrado no pano de prato com recortes, o crochê ainda aparece na decoração que traz frutinhas de crochê e aplicação de flores de crochê, que completam a decoração do pano branco.

barrado de frutas

As frutinhas deixam o barrado colorido

Entre as ideias criativas para fazer pano de prato com crochê, a proposta aqui traz os panos com recortes circulares nas pontas, o que cria um recuo para fazer o trabalho em crochê.

Nos recuos arredondados, a ideia foi de fazer frutinhas redondas em crochê preenchendo o espaço, assim o pano branco ganhou maracujá, melancia, kiwi e laranja feitos de crochê e formando um barrado diferenciado na peça.

frutas de crochê

As frutinhas de crochê decoram o pano

ideias de pano de prato com recorte

Com Borboleta

borboleta de crochê

Entre as inspirações para fazer crochê em pano de prato, uma das possibilidades é inserir a temática de borboleta na peça, dando um detalhe super fofo ao pano de prato.

A proposta do pano de prato com borboleta traz barrado em bico de crochê simples em volta de todo o paninho branco e o charme fica para a borboleta de crochê em uma das pontas do pano.

A borboleta de crochê foi feita na mesma cor de linha do barrado e parte da borboleta fica aplicada sobre o tecido do pano, enquanto parte fica além do tecido, dando um charme a mais para a peça.

 

barrado de borboletas

O pano de prato foi decorado com patchwork

Entre as ideias para fazer borboleta de crochê em pano de prato, uma das inspirações é fazer um bico com borboletas, como mostra a proposta.

Para a ideia, o caseado em linha alaranjado decora toda a borda do pano de prato, e assim uma das pontas ganha o acréscimo de borboletas que formam o barrado do paninho. O barrado traz 3 borboletas de crochê que ficam penduradas no caseado.

pano de prato com borboleta

A borboleta forma um barrado largo no pano

barrado com borboleta

A borboleta foi feita com pontos abertos

pano de prato decorado

A borboleta azul marinho decora o paninho branco

gráfico borboleta de crochê

As borboletas decoram uma das quinas dos panos

Como fazer crochê em pano de prato? – Passo a passo

Se você gosta da ideia de sempre aprender coisas novas, reunimos gráficos e receitas para que você possa aprender como fazer crochê em pano de prato. Assim, dá para deixar os paninhos decorados para sua cozinha, e ainda aproveitar os tutoriais para fazer uma renda extra.

receita e gráfico

O passo a passo ensina a fazer barrado largo no paninho

bico de crochê com desenhos

passo a passo bico de crochê

 

gráfico bico de crochê

O gráfico ensina um bico simples

 

Gostou dos modelos? Então agora é hora de inspirar-se e aproveitar as ideias para ter paninhos decorados na cozinha.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *