Piscina de vidro – Vale a pena? + 30 projetos impressionantes!

A piscina de vidro é um ícone das construções modernas. Como um material tão frágil pode ser usado para suportar tanta pressão? Afinal, a água exerce um peso enorme e por isso é tão inacreditável.

O segredo está em como essa piscina será construída, do começo até sua finalização, bem o tipo de vidro utilizado. Além da mão de obra especializada, que é essencial.

piscina de vidro 4

Mas como elaborar um projeto assim? Como a piscina de vidro deve ser construída? Além de bonita e moderna, ela oferece vantagens? Há riscos? Quais os principais modelos?

Acompanhe com a gente um post para tirar dúvidas sobre informações técnicas das piscinas de vidro e conhecer projetos incríveis com essas maravilhas!

Dúvidas frequentes – FAQ

Está super na moda investir na piscina de vidro para compor a área de lazer de residências, condomínios, hotéis e pousadas. Da mesma forma que faz muito sucesso por seu design inovador, gera muitas dúvidas sobre como ela pode ser construída.

Uma estrutura moderna assim precisa ser bem estudada para que possa oferecer toda a funcionalidade, além de contribuir para a estética do ambiente.

piscina de vidro 3

De fato, é uma piscina super diferente, que vai agregar estilo a qualquer projeto. É super requisitada para casas modernas e hotéis luxuosos, mas é possível ser incluída em muitos outros ambientes.

Por incrível que pareça, não há um padrão para essas piscinas, pois podem surgir em variados formatos, tamanhos, além de contarem com acabamentos diversificados, de acordo com o estilo de decoração.

Selecionamos tópicos para responder dúvidas comuns a respeito da piscina de vidro. Conheça!

Quais suas vantagens?

Uma das primeiras perguntas feitas sobre as piscinas de vidro é sobre a existência de vantagens ao escolher esse modelo. Que elas são belas e modernas, isso nós conseguimos perceber logo no primeiro momento. Mas o que ela tem que outras não têm?

Bom, há benefícios, sim, em optar pela piscina feita em vidro. Listamos os principais abaixo para você conhecer!

Durabilidade

De acordo com especialistas, mesmo sendo em vidro a piscina vai apresentar durabilidade impressionante. Adaptável a qualquer clima e de material super flexível, ela não costuma mostrar problemas durante anos de uso se for bem cuidada, claro.

Lembrando que é preciso que seja usado o vidro temperado laminado para que ela seja totalmente segura e possa durar por muito tempo sem possibilidade de quebra e estilhaços.

piscina de vidro 2

Pouca manutenção

Em geral, as piscinas de vidro são fáceis de manter, o que é algo raro para estruturas modernas como essa. Exigem pouca manutenção se for construída por profissionais qualificados e com materiais de excelência. Com o vidro temperado haverá menos risco de quebra, então, não precisará se preocupar com troca ou consertos.

Limpeza fácil

Em relação à limpeza da piscina de vidro, não há complicações. Pode ser realizada facilmente e com praticidade, apesar de ser de um material que sempre impõe cuidados maiores nesse quesito.

Por ter uma superfície lisa, há uma menor incidência de acúmulo de bactérias, fungos e demais microorganismos, além de sujeira convencional. Sendo assim, a limpeza não precisará ser muito pesada.

piscina de vidro 1

Não há produtos específicos para fazer a limpeza de piscinas em vidro. Os que são usados em outras superfícies envidraçadas já bastam, assim como água e detergente neutro. Assim o custo diminui bastante em relação a outros modelos de piscinas.

Deve-se evitar, porém, substâncias corrosivas e abrasivas.

Versatilidade

A versatilidade das piscinas de vidro pode ser vista na questão da possibilidade de instalação em variadas superfícies e em muitos tipos de projetos. Assim como poder decorar a área dessa piscina de inúmeras maneiras.

Uma piscina feita de vidro é flexível, pode se adaptar a ambientes de todos os climas, dos frios aos quentes. No Brasil há essa variedade climática e em todas as regiões são propícias para piscinas de vidro.

No quesito ‘estética’, a piscina de vidro dá um show, pois pode ser oferecer efeitos visuais deslumbrantes, como o de borda infinita e quando é construída em locais suspensos. Pode-se complementar a decoração com pedras, pastilhas, cerâmicas, paisagismos, cascatas, entre outros elementos.

piscina de vidro

Segurança

Outro receio muito presente entre quem quer ter uma piscina de vidro em casa é sobre ela ser segura ou não. Segundo especialistas, a superfície lisa e resistente do vidro temperado laminado permite que ela ofereça uma segurança impressionante aos usuários. É segura da instalação até os seguintes anos de uso.

Por suas características, não vai se rachar e nem estilhaçar se houver impactos. Por isso não deve causar ferimentos e acidentes. Mas para obter essa vantagem, certifique-se de que a empresa contrata é de boa referência, assim como todos os materiais utilizados. Além disso, peça garantia para possíveis manutenções ou falhas de instalação.

Piscina moderna de vidro

Piscina moderna de vidro

Existem desvantagens?

Também é comum repensar sobre as possíveis desvantagens das piscinas na hora de escolher a melhor. Afinal, ninguém quer ter surpresas depois de um investimento como esse.

De modo geral, as piscinas de vidro não apresentam muitos pontos negativos. Mas selecionamos algumas ressalvas que merecem sua atenção, confira!

Empresa certa

Uma dificuldade encontrada é a baixa oferta de empresas especializadas em piscinas de vidro em relação aos demais modelos. Apesar de estar em alta, há ainda poucas opções de profissionais que realmente tenham a qualificação necessária para fazer essa instalação, bem como de oferecer projetos impecáveis e com os materiais corretos.

Então, se você deseja mesmo ter uma piscina feita de vidro em casa, saiba que precisará de paciência para procurar uma boa empresa para conferir o material e a mão de obra de excelência. Lembre-se que a segurança, sua e de sua família, está em jogo.

Casa contemporanea com piscina de vidro

Casa contemporânea com piscina de vidro

Preço

O preço de uma piscina de vidro pode ser mais elevado do que outros modelos, pois se trata de um tipo não muito usual ainda. Está na moda, sim, mas as de fibra ou alvenaria ainda são muito mais procuradas. Sendo assim, o preço acaba ficando lá em cima.

Além disso, o projeto pode ser decisivo na hora de precificar a piscina completa. Se você quer algo mais sofisticado, com uma borda infinita ou que demande a criação suspensa, por exemplo, vai desembolsar bem mais dinheiro.

Exemplo de piscina de vidro no andar de cima

Exemplo de piscina de vidro no andar de cima

Quanto custa em média? #preço

Como falamos anteriormente, o preço entra como um dos quesitos que podem ser negativos na hora de escolher uma piscina de vidro.

O preço fica mais alto primeiramente por conta do material utilizado. Chapas de vidro temperado e laminado não são baratas e precisam ser de extrema qualidade para proporcionar segurança e durabilidade.

Piscina de vidro alto do prédio

O projeto no papel também pode ficar mais caro devido à modernidade de seu design. Talvez escolhendo uma piscina mais simples de vidro, quadrada ou retangular pequena possa baratear o custo.

Para colocar esse projeto em prática, contudo, será preciso, além do material, da superfície já pronta para a aplicação e, claro, da mão de obra especializada – que também não tem um valor baixo, não. Como é um modelo mais raro e inovador, tem preço

Piscina de vidro moderna

A piscina fica mais cara quando é totalmente de vidro. Caso você queira apostar nessa tendência, mas não quer gastar muito, a dica é fazer simplesmente um visor de vidro. Fica elegante, diferente e moderno do mesmo jeito.

O modelo “guarda-corpo” é um dos que está mais na moda atualmente. Ele é geralmente criado em estruturas suspensas, como em sacadas ou varandas de sobrados ou prédios. O projeto pode ficar mais em conta já que se trata de uma piscina de menor proporção. Exemplo de piscina guarda corpo em vidro – R$ 4.500 no Mercado Livre.

Piscina arredondada de vidro

Fotos e projetos de piscina de vidro

Logo após você conhecer as principais características técnicas das piscinas de vidro, o que acha de conferir os projetos deslumbrantes como modelos assim?

Lembrando que a piscina de vidro pode contar com profundidades diversas, dependendo do que você solicitar. Assim como demais tipos, é possível fazer duas ou mais dimensões em uma piscina só, garantindo a diversão da família inteira. Tenha uma ideia abaixo:

Profundidade da piscina de vidro

Selecionamos os modelos de piscinas de vidro mais procurados atualmente e que fazem qualquer um ficar de queixo caído. Afinal, é muita beleza para um projeto só!

Piscina de vidro suspensa

Começaremos a mostrar as piscinas de vidro suspensas. Como já frisamos anteriormente, elas se caracterizam por serem, de fato, elevadas. São construídas em sacadas, alto de montanhas, varandas, segundo andar de sobrados, etc.

Há hotéis, pousadas e edifícios residenciais que adotaram esse modelo de piscina estilo guarda-corpo em suas sacadas. Assim, cada apartamento ou quarto possui uma piscina de uso particular super moderna e refrescante.

Hotel com piscinas nas sacadas

Hotel com piscinas nas sacadas

Também pode ser interessante para a piscina coletiva de prédios e condomínios, mas projetada em um nível mais alto.

Qualquer que seja o caso, é extremamente importante que um profissional gabaritado assine o projeto e lidere a construção. O vidro precisa ser certificado, oferecer proteção, assim como a superfície precisa suportar o peso de toda a estrutura.

Também é preciso dizer que esse tipo de piscina pode contar com uma base em algum outro material. É uma forma de garantir mais firmeza dependendo do tamanho da piscina e quantidade de água.

Confira abaixo + piscinas lindíssimas feitas em vidro suspensas:

Piscina em prédio feita de vidro

Piscina em prédio feita de vidro

Piscina com borda infinita de vidro em hotel

Piscina com borda infinita de vidro em hotel

Panorama de piscina moderna de vidro suspensa

Panorama de piscina moderna de vidro suspensa

Piscina suspensa totalmente em vidro

Olha só que incrível essa piscina suspensa!

Piscina suspensa em vidro entre prédios

Piscina suspensa em vidro entre prédios. Você teria coragem?

Hotel moderno com piscina de vidro

Hotel moderno com piscina de vidro

Piscina sinuosa nas sacadas de hotel luxuoso

Piscina sinuosa nas sacadas de hotel luxuoso

Piscina de vidro pequena

Nem sempre dispomos de uma área imensa para a construção da piscina dos sonhos. Por isso, vale a pena adaptar o que temos para não deixar de curtir momentos de lazer com quem gostamos.

Existem projetos impressionantes de piscinas pequenas feitas em vidro, tanto em locais fechados quanto abertos. O charme e a sofisticação estão presentes nesses modelos da mesma maneira.

Piscina pequena de vidro em ambiente fechado

Piscina pequena de vidro em ambiente fechado

Você pode criar um deck com ou sem escada para circundar a piscina e criar um efeito lindo. Também é possível trabalhar com o paisagismo, garantindo um visual belo mesmo que a piscina seja pequena.

Podem ser piscinas redondas, ovais, quadradas, sinuosas, enfim, qualquer formato é permitido com o uso do vidro, matéria prima extremamente flexível.

Uma outra possibilidade é criar uma piscina pequena adicional à que já é existente. Pode ser bacana para aderir à hidromassagem ou então um espacinho para as crianças menores.

Trouxemos uma série de piscinas incríveis de vidro em tamanho menor. Veja só:

Piscina com a borda de vidro pequena

Piscina com a borda de vidro pequena

Piscina de vidro quadrada pequena

Piscina de vidro quadrada pequena

Piscina de vidro pequena 4

Piscina de vidro pequena com decoração verde

Piscina de vidro pequena 5

Piscina de vidro pequena com deck de madeira

Piscina pequena e super moderna em vidro

Piscina pequena e super moderna em vidro

Visão de piscina no alto com parede de vidro

Ideia de piscina moderna de vidro com luzes

Ideia de piscina moderna de vidro com luzes

Piscina extra redonda pequena

Olha uma dica de piscina de vidro junto a outra maior

Piscina de vidro com borda infinita

Por fim, podemos falar sobre as piscinas mais visadas e deslumbrantes do mundo: as que têm borda infinita. Esse efeito visual incrível é muito usado nas piscinas de vidro, por utilizar o material que naturalmente é transparente.

A borda infinita te propõe uma ilusão de ótica, fazendo você pensar que a água não chega ao fim!

É um modelo de piscina perfeito para a construção em locais altos, com vista para paisagens naturais ou urbanas. Tem sido adotado por hotéis, casas no campo, na praia ou até mesmo residências luxuosas nas grandes cidades.

Piscina com borda infinita de vidro 1

Piscina com borda infinita de vidro com vista para paisagem natural

Temos um post aqui no Doce Obra exclusivo sobre esse tipo de piscina. Dê uma olhadinha → Piscina com Borda INFINITA: como funciona e projetos!

Inspire-se com projetos maravilhosos de piscinas com borda infinita feitas de vidro:

Piscina com borda infinita de vidro 2

É um modelo super na moda atualmente em construções modernas

Piscina com borda infinita de vidro 3

Mansão com piscina de borda

Piscina com borda infinita de vidro 4

Piscina com borda infinita de vidro

Piscina com borda infinita de vidro 5

Piscina com borda infinita de vidro

Piscina com borda infinita de vidro 6

Piscina com borda infinita de vidro

Piscina com borda infinita de vidro 7

Piscina com borda infinita de vidro

Piscina com borda infinita de vidro 8

Piscina com borda infinita de vidro

Piscina com borda infinita de vidro 9

Piscina com borda infinita de vidro


E então, animada (o) para ter uma piscina de vidro em casa? Conte para a gente o que achou de post e se tem alguma dúvida sobre o assunto. Tentaremos lhe ajudar!

Aproveite para ler sobre outros temas relacionados:

Borda de piscina – Como escolher? + Os 9 tipos mais utilizados!

Pastilha para piscina – Vantagens, dicas e custos deste revestimento!

Como Limpar Piscina – Dicas p/ Manter a Piscina Sempre Limpa!

Volte sempre!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    Ótimas dicas ameiii….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *