Bico de Crochê – 70 Modelos de Barrado de Crochê & Tutorial Fácil!


O bico de crochê, ou também chamado de barradinho ou bainha, é essencial para dar um acabamento bonito e delicado para suas peças.

Com essa técnica você pode dar acabamento em fraldas, panos de prato, tapetes, roupas, caminho de mesa, entre muitas outras opções.

Essa é uma das primeiras coisas que aprendemos a fazer na arte do crochê, além de treinar os pontos básicos. Com o tempo o crochê se transforma em uma paixão e quem sabe até vira uma fonte de grana extra, pois esse tipo de artesanato é muito valorizado.

Se você precisa de inspirações de bico de crochê vamos mostrar 70 modelos lindíssimos e ainda ensinar como fazer com 2 tutoriais: bico de canto e bico de carreira única. Bora aprender?

Fotos e Modelos de Bico de Crochê

Embora uma pessoa iniciante consiga fazer bico de crochê sem grandes dificuldades, é necessário conhecer bem os pontos e ter certa prática para fazer satisfatoriamente. São os pontos uniformes e harmônicos que fazem com que o bico fique lindo.

Se você ainda não conhece os pontos básicos recomendamos esse post que tem tudo que você precisa saber para começar a trabalhar com a arte do crochê.

Bico de Crochê Simples

O bico de crochê simples deixa a peça mais delicada. Engana-se quem pensa que precisa de muitos detalhes para fazer um acabamento bonito. Na verdade, a tendência do momento é que menos é mais, ou seja, nada de exagerar.

Bico de crochê simples rosa

Bico de crochê simples laranja

Bico de crochê simples vermelho

Esse barrado é ideal para quem está começando. Primeiro devemos aprender a fazer o simples bem feito para depois se aventurar em peças mais incrementadas. Pensando nisso, é exatamente esse bico que vamos ensinar a fazer no passo a passo completo ao final desse post.

Bico de crochê simples rosa

Bico de Crochê Rendado

O bico de crochê rendado é maravilhoso e ajuda a valorizar mais as peças, como toalhas, tapetes e panos de prato. O pulo do gato para esse tipo de bico vai além da técnica, pois é necessário saber escolher o tipo de linha certa.

Uma linha com muita textura ou de cor mesclada vai esconder o seu trabalho, ou seja, a renda não vai ter tanto destaque assim. Recomendamos usar uma linha suave que tenha uma cor mais sóbria.

É importante estar atento ao fato de que se a linha mostra mais detalhes, também deixa os erros em evidência. Conforme for fazendo a sua peça sempre confira se está tudo certinho, nada mais chato que achar um erro depois de terminar e ter que desmanchar tudo, né?

Bico de crochê rendado azul

Bico de crochê rendado rosa

Bico de crochê rendado com flor

Bico de crochê rendado vermelho e branco

Com Desenhos

Usando os gráficos corretamente você consegue fazer qualquer tipo de desenho no bico de crochê. Assim como no bico rendado, é importante usar uma linha mais suave, com pouca textura e menos detalhes para que o trabalho fique em evidência.

De Borboleta

O bico de crochê de borboleta fica lindo e combina principalmente com peças mais delicadas e usadas na decoração, como pano de prato. Veja algumas inspirações:

Bico de crochê de borboleta laranja

Bico de crochê de borboleta roxo

Bico de crochê de borboleta branco

Bico de crochê de borboleta rosa

De Flor

Esse é o bico mais comum em tapetes e panos de pratos. São várias técnicas diferentes, ou seja, há modelos bem diferentes e para fazer é necessário um pouquinho mais de habilidade.

Bico de crochê de flor rosa

Bico de crochê de flor amarela

Bico de crochê de flor rosa

Bico de crochê de flor amarela e branca

De Coração

Fazer o bico de crochê de coração não tem muito segredo. Na verdade você não precisa usar gráfico, basta ir contando as casas.

Bico de crochê de coração vermelho

Bico de crochê de coração rosa

Bico de crochê de coração vermelho

Bico de crochê de coração rosa

De Elefante

O elefante e outros bichinhos são mais usados para decoração de fraldas e outros itens para bebê. Fica bem fofinho e as crianças adoram.

Bico de crochê de elefante rosa

Bico de crochê de elefante

Bico de crochê de elefante cinza

Bico de crochê de elefante azul

Com Passa-Fita

O bico de crochê com passa-fita deixa a peça mais delicada, por isso faz parte do enxoval do bebê, tanto em mantas quanto em fraldinha de boca, por exemplo.

Bico de crochê rosa com passa fita

Bico de crochê azul com passa fita

Bico de crochê lilás com passa fita

Com Duas Cores de Linha

O trabalho com duas cores parece ser muito difícil, mas na verdade você faz os detalhes de cada cor separado, acaba sendo tão simples quanto com uma cor só.

Se vai fazer algo mais colorido, a dica é escolher um bico de crochê menos trabalhado, pois a mistura de cores pode ofuscar os detalhes.

Bico de crochê com duas cores de linhas

Bico de crochê com duas cores de linhas

Bico de crochê com duas cores de linhas

Bico de crochê com duas cores de linhas

Bico de Crochê para Pano de Prato / Guardanapo

Decorar as peças da cozinha com bico de crochê é uma moda bem antiga que faz lembrar a casa da vovó. Com a correria do dia a dia esses detalhes que deixam a nossa casa com cara de lar foram deixados de lado, mas é uma tendência que está voltando com tudo.

Com Flores

As flores de crochê são uma tendencia que está voltando com tudo. São diversos modelos disponíveis desde flores mais simples até as mais elaboradas. As flores são usadas em diferentes tipos de peças como colchas de crochê, tapetes e peças para cozinha. A seguir separamos alguns modelos de bicos de crochê com flores lindíssimos para se inspirar.

Bico de crochê com flores roxas e amarelas em pano de prato

Bico de crochê azul em pano de prato

Bico de crochê com flores coloridas em pano de prato

Bico de crochê com flor em pano de prato

Bico de Crochê para Tapete

O tapete de crochê é uma das peças queridinhas pelas donas de casa, eles estão presentes em todos os cômodos. Para dar um lindo acabamento nos tapetes os dois bicos de crochê mais utilizados são o quadrado e oval. As passadeiras também são um modelo de tapete adorado pelas fãs de crochê. Os modelos mais queridos por quem conhece o crochê geralmente são os modelos com flores. Para se inspirar a seguir separamos alguns modelos lindos e super delicados.

Quadrado

O bico de crochê quadrado é um modelo mais simples, porém é capaz de deixar qualquer modelo de tapete de crochê ainda mais encantador.

Bico de crochê quadrado

Bico de crochê quadrado com flor

Oval

O bico de crochê em tapete oval traz ainda mais delicadeza para a peça. São lindos os modelos de tapete oval que podem ser feitos com a arte do crochê. Um dos modelos que mais chamam atenção na categoria de tapetes ovais são os modelos trabalhados com duas cores. A seguir separamos alguns modelos de tapete oval para se inspirar na hora de decidir o que mais combina com a sua casa.

Bico de crochê em tapete oval bege e marrom

Bico de crochê em tapete oval verde e branco

Bico de crochê em tapete oval bege

Bico de crochê em tapete oval com flores amarelas

Passadeira

A passadeira é uma peça indispensável na cozinha das donas de casa que amam a arte do crochê. Os bicos de crochê em passadeiras trazem um acabamento lindo para as peça. As passadeiras com flores e desenhos são lindíssimas e deixam qualquer cozinha super aconchegante. Separamos a seguir alguns modelos de passadeiras com bico de crochê:

Bico de crochê em passadeira branca com flores vermelhas

Bico de crochê em passadeira branca

Bico de crochê em passadeira azul

Bico de crochê em passadeira vermelha e preta

Bico de Crochê para Toalha de Banho

O bico de crochê em toalha de banho é um acabamento que tem feito sucesso a vários anos. Essa técnica deixa as toalhas muito mais delicadas e bonitas. Para deixar as toalhas lindas são utilizados tanto os bicos de crochê com flores quanto com desenhos.

Bico de crochê em toalha rosa

Bico de crochê em toalha branca com flores

Bico de crochê em toalha rosa

Bico de crochê em toalha com flor vermelha

Para Almofada

Geralmente o bico de crochê usado em almofada é mais simples, porém não deixa a desejar no quesito acabamento.

Bico de crochê em almofada branca com flor

Bico de crochê em almofada com desenho

Bico de crochê em almofada branca

Bico de crochê em almofada com flor

Bico de Crochê para Caminho de Mesa

O caminho de mesa é uma peça indispensável em ocasiões especiais como o delicioso almoço em família de domingo. Por ser uma peça muito querida pelas donas de casa tem aumentando muito os modelos de caminhos de mesa decorados com bico de crochê. Os bicos com mais de uma cor são um dos queridinhos das artesãs. Se está em busca do caminho de mesa perfeito para sua mesa veja a seguir alguns modelos lindos que separamos.

Bico de crochê em caminho de mesa branco com flores pintadas

Bico de crochê em caminho de mesa com desenho de flor

Bico de crochê em caminho de mesa rosa e branco

Para Blusa

As blusas de crochê estão super em alta é uma moda antiga que está voltando com tudo. Os modelos com manga longa são os queridinhos do inverno e o mais legal é que essa peça é um coringa que combina com praticamento tudo.

Bico de crochê em blusa bege

Bico de crochê em blusa rosa e branca

Bico de crochê em blusa

Bico de crochê em blusa preta e branca

Bico de Crochê para Fralda / Cueiro

O bico de crochê em peças para bebê são o sonho de enxoval das futuras mamães. Os bicos de crochê coloridos em fraldinhas e cueiros fazem muito sucesso e as vovós adoram fazer para os pequenos. A seguir separamos alguns modelos de barrados fofinhos para caprichar no enxoval do baby.

Bico de crochê colorido em fralda

Bico de crochê colorido em fralda

Bico de crochê amarelo em fralda

Bico de crochê em fralda

Para Colcha de Crochê

A colcha de crochê é uma peça querida a muitas gerações e por isso nunca sai de moda. O bacana dessa peça é que ela é capaz de agradar a diferentes gostos desde quem gosta de peças mais rústicas até quem busca por colchas com combinações mais modernas como por exemplo as colchas com barrado colorido.

Bico de crochê em colcha branca

Bico de crochê em colcha com flores rosas

De Natal / Natalino

As peças de Natal de crochê são um verdadeiro show de alegria e aconchego. As cores mais utilizadas no barrado natalino são vermelho e verde. Abaixo separamos algumas peças dignas de uma linda decoração de Natal para se inspirar.

Bico de crochê inspirações

Bico de crochê inspirações

Bico de crochê inspirações

Bico de crochê natalino inspirações

Bico de crochê em pano de prato natalino

Como Fazer Bico de Crochê: Passo a Passo com Gráfico

Aprender como fazer bico de crochê é essencial para quem está se aventurando nessa arte, por isso é uma das primeiras coisas que aprendemos.

É muito mais fácil fazer os bicos para treinar do que começar tentando fazer uma peça inteira, por exemplo. Além disso, você treina e deixa as peças da sua casa lindas e bem acabadas, como panos de prato e toalhas de banho.

Existem dois tipos de bico de crochê que são muito utilizados para essa finalidade: em corrente única e de canto. A seguir vamos ensinar como fazer os dois e a dica sempre é treinar e treinar até atingir a perfeição.

Bico de Crochê Carreira Única

Esse é um tipo de bico bem simples e fácil de fazer, mas não significa que fica menos bonito. O segredo está em fazer pontos bonitos e uniformes, tanto que é possível fazer sem a utilização de gráficos.

Materiais:

  • Tesoura
  • Pano de Prato ou fralda de bebê
  • Agulha para Crochê
  • Linha na espessura e cor que desejar. Recomendamos uma espessura intermediária para ficar fácil de trabalhar e com desenho mais nítido. Se for fazer fralda recomendamos usar linha de seda.
  • Isqueiro

Passo a Passo:

  1. Passe a agulha no meio da dobra da bainha de um dos lados para furar.
  2. Prenda o fio e passe pelo buraquinho.
  3. Faça um nó atrás. Não aperte para não deixar franzido.
  4. Faça um segundo nó.
  5. Se não ficar bem firme na parte de traz do tecido, dê mais um nó.
  6. Agora vamos fazer o caseado. Puxe a linha pelo buraco e passe por dentro do primeiro ponto.
  7. Faça 3 correntinhas.
  8. No furinho da dobra da bainha passe o fio e prenda fazendo um ponto baixo.
  9. No buraco do primeiro ponto passe o fio novamente e prenda com um ponto baixo.
  10. Faça 3 correntinhas e puxe novamente o fio pelo buraquinho do primeiro ponto.
  11. Prenda com o ponto baixo.
  12. Siga fazendo 3 correntinhas deixando meio centímetro entre um ponto e outro prendendo sempre com ponto baixo.
  13. Faça isso em toda a bainha.
  14. Com o caseado feito, faça o último ponto no canto da bainha.
  15. Faça 3 correntes e fura no meio da dobra da bainha.
  16. Passe o fio pelo buraco e prende os dois pontos mais mais uma laçada.
  17. Passe o fio pelo último ponto e prenda com um ponto baixo.
  18. Se estiver fazendo uma fralda, repita os passos em todos os lados. Se for um pano de prato, termine um nó para prender bem.
  19. No primeiro espaço do canto faça 2 pontos altos, com correntinha vai formar mais 1 ponto alto.
  20. Prenda com 1 ponto baixo no ponto do baixo.
  21. No próximo ponto faça mais 2 pontos altos e prenda com ponto baixo no próximo espaço.
  22. No ponto baixo, suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos.
  23. Vai formar um biquinho, como se fosse um triângulo. Repita em todo o comprimento.
  24. Termine prendendo com um ponto baixo e um nó.
  25. Corte o excesso de linha das extremidades e queime a pontinha com o isqueiro para que fica bem firme.
  26. Ficou com dúvida? Confira um vídeo com o passo a passo completo:

Bico de Crochê De Canto

O bico de crochê de canto é um pouquinho mais difícil de fazer e exige mais técnica e habilidade, por isso treino muito. O bico de canto é usado para fazer caminho de mesa, fralda de bebê e outros tipos de acabamento.

Confira o vídeo com o passo a passo completo com tudo que você precisa saber para fazer o seu:

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer bico de crochê? Já sabe qual modelos vai fazer para deixar a sua casa ainda mais bonita? Deixe o seu comentário.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *