Cama de Paletes – 52 Inspirações Incríveis & Como Fazer em Casa!

Para os amantes do reaproveitamento de materiais, da sustentabilidade e de DIY’s não existe nada mais charmoso e simples de fazer do que uma cama de paletes. Elas deixam o ambiente mais rústico e acolhedor, além de serem super versáteis! Prova disso é que existem vários modelos diferentes que você pode fazer na sua casa. Ainda tem dúvidas se deve apostar nesse material para fazer sua cama? Então confira as dicas a seguir.

Fotos e Modelos de Cama de Paletes

Se você está com o orçamento curto para comprar uma cama nova, essa pode ser uma opção incrível para o seu quarto! E como nós falamos anteriormente, são diversos os tipos de cama de paletes. Dessa forma, você pode fazer uma mais rústica, apenas empilhando os itens, pode colorir, adicionar uma cabeceira e fazer até um beliche!

Quarto com fotos de praias.

Com Futon

É claro que o uso de colchões não é obrigatório. Por isso, o futon é super bem-vindo na sua cama de paletes. Você pode apostar em modelos mais finos (como o da foto abaixo), maleáveis e até usar almofadas grandes em toda a extensão da cama.

Cama de paletes com futon em cima e várias almofadas.

Cama de paletes de solteiro próxima de janela.

Além de combinarem super bem com a proposta dos paletes, os futons também trazem um aconchego a mais para o espaço.

Cama com futon, com luzes embaixo.

E dependendo da opção que você comprar, ainda pode usar ele sem nenhuma capa, fazendo uma composição com as cores!

Sofá cama com futon e almofadas

Colorida

Uma das coisas mais bacanas que você pode fazer na sua cama de paletes para torná-la única é se jogar nas cores. Nesse caso, todas elas são permitidas: azul, verde, branco, rosa, amarelo, preto, marrom, roxo, lilás, laranja, cinza, entre outras. Tudo vai depender dos outros tons do cômodo, para deixar o móvel harmonioso com o restante do ambiente.

Paletes azuis e roupa de cama vermelha e azul escuro.

Por exemplo, se o quarto for masculino ou se você tem itens mais escuros, pode pintar os pallets de preto. Não esqueça de usar uma roupa de cama que também combine com a decoração e para que o espaço não fique muito escuro, aposte em paredes claras e em luzinhas embaixo do móvel.

Paletes pintados de preto, roupa de cama vermelho amarronzado e luzes verdes.

Mas, se você é fã do verde piscina, que tal pintar os paletes dessa cor e apostar em uma roupa de cama com lençóis brancos e colcha e almofadas em tons terrosos? Toda a composição também pode estar presente nas paredes. Na foto abaixo, por exemplo, o verde é predominante, mas ele é acompanhado de desenhos e uma faixa marrom na base.

Cama baixa de palete verde.

E por falar em cores frias, que tal uma cama de paletes azul? Ela pode ser em tons mais claros ou escuros, tudo depende do restante da decoração. Mas no geral, você pode combiná-lo com tons pasteis e cores neutras, como o cinza. E se quiser dar uma alegrada no espaço, que tal usar almofadas e um tapete amarelos?

Sofá cama de palete azul.

Falando em amarelo, esse tom também fica incrível nos paletes! Você pode até achar um pouco difícil de combiná-lo com outras peças, mas no ele vai bem com quase tudo. O importante, é sempre deixar ele como item principal do espaço, para que o cômodo não fique muito carregado. Você pode apostar em uma roupa de cama com tons neutros, assim como as paredes e piso.

Cama amarela com roupa de cama branca e preta.

Com Cabeceira

Se tem uma coisa que pode fazer toda a diferença em um quarto e uma cama é a cabeceira. No caso de um móvel feito de paletes, é claro que você pode apostar no mesmo material para fazer a cabeceira. Dessa forma, você pode usar o pallet na horizontal ou vertical, tudo depende do tamanho que você deseja.

Quarto com decoração branca, com móveis e piso de madeira.

Quarto com paredes brancas, cama e piso de madeira.

Que tal uma cabeceira maior do que a largura da cama?

Paletes com luzes dentro.

Montagem com três fotos com camas de paletes.

Quarto com parede branca, quadros e paletes sem pintura.

Pequenos paletes também podem ser usados na decoração, como os quadros desse cômodo.

Se você não quiser deixar a madeira crua para fazer sua cabeceira, ainda pode pintá-la e colocar palavras e frases inspiradoras? O resultado fica incrível, não é mesmo?

Cabeceira branca com palavras escritas.

Cama de paletes branca, lençóis e cabeceira cinza.

Mas é claro que você também pode apostar em outros materiais para fazer a cabeceira da sua cama de paletes. Que tal usar tijolos de concreto, como na foto acima, ou apostar em um lindo biombo, igual o da imagem abaixo?

Quarto com decoração em cores claras.

Com Criado Mudo

É claro que um criado mudo é essencial em qualquer quarto e uma cama feita de paletes pode ter algumas opções super interessantes para compor a decoração. Para começar, que tal aproveitar os próprios paletes para fazer o criado mudo? Basta rearranjar os itens. Você inclusive pode fazer uma espécie de escada para a sua cama, como na foto abaixo.

Criado mudo de palete.Montagem com diferentes tipos de camas de palete com criado mudo.

Quarto sem decoração com cama de paletes e colchão.

Cama de paletes com criado mudo.

Outro item que combina perfeitamente com uma cama de paletes é um caixote, pode ser aqueles de feira mesmo.

Montagem com duas fotos, mostrando diferentes ângulos de um quarto.

Se o seu quarto tiver pouco espaço, que tal colocar os caixotes no lugar da cabeceira?

Quarto todo branco com paletes.

E se você quiser inovar, pode até usar um tronco como criado mudo. Ele pode aparecer com ou sem tintura, tudo vai depender do seu gosto e do restante da decoração do seu quarto.

Com Iluminação / Fita LED

Uma ideia que pode dar um up em qualquer decoração e ainda deixar o espaço intimista é incluir luzinhas de LED. Você pode colocar elas embaixo do palete e na cabeceira,por exemplo. Pode ter certeza que o resultado vai ser incrível!

Paletes azuis com luzes dentro.

Cama de paletes com luzes embaixo.

Quarto com luzes apagadas e iluminação embaixo da cama.

Quarto escuro com Torre Eifel iluminada e luzes embaixo da cama.

Quaro com roupa de cama clara e luzes na cabeceira e embaixo dos paletes.

Se você é fã do estilo gipsy, não pode deixar faltar esse tipo de iluminação no seu cômodo!

Com Baú / Gavetas

Você provavelmente já percebeu que a disposição dos paletes pode fazer toda a diferença no espaço. E uma das formas que você pode arrumá-los é deixando o comprimento da cama maior do que o colchão, dessa maneira, sobra um espaço que pode ser aproveitado como uma espécie de baú.

Cama de paletes com espaço sobrando, formando um tipo de baú.

Quarto com parede roxa e roupa de cama rosa.

Você pode até empilhar vários caixotes no pé da cama e fazer uma divisória no cômodo.

Quarto com filtros do sonho e cortinas na cama.

Cama de paletes com espaço aberto embaixo para sapatos.

Montagem com fotos de cama de paletes, aproveitando o espaço embaixo para guardar coisas.

Além disso, você também pode aproveitar o espaço embaixo da cama como gaveteiro. Para isso, empilhe dois paletes e retire as tábuas de cima do pallet que fica no chão. Para finalizar, você pode deixar o espaço livre, usar caixas ou cestos.

Cama de casal com espaço para gaveteiro.

Cama de paletes com gaveta na parte dos pés.

Você também pode apostar em um modelo mais refinado.

Montagem com três fotos de camas de paletes com gavetas.

Beliche

Tem mais de um filho ou simplesmente quer aumentar a quantidade de camas no quarto, mas não tem espaço? Você pode apostar em um beliche de pallets. Ele pode ser todo feito com o material e pode ter espaço para duas ou três camas.

Beliche de paletes, com espaço embaixo para mesa de estudos.

Uma ótima opção para quartos pequenos é fazer um beliche e aproveitar o espaço embaixo para colocar uma mesa de estudos.

Estrutura de beliche de paletes.

Montagem mostrando beliche triplo de paletes.

Beliche rosa, com escada de palete.

Que tal pintar seu beliche?

Sofá Cama

E não é só no quarto que você pode aproveitar esse material! Que tal fazer também um sofá de pallets? Eles são super confortáveis e podem virar uma cama facilmente! Só não esqueça de encher o móvel de almofadas incríveis!

Mulher sentada em sofá cama, usando computador.

Cômodo com paredes verdes.

Sofá cama com capa amarela.

Existe móvel mais versátil do que esse?

Balanço

Outra ideia para incrementar sua cama de paletes é transformá-la em um balanço! Tudo que você vai precisar são cordas e uma estrutura bem forte para suportar o peso da peça. E não esqueça, ele pode ser feito no quarto, mas também fica incrível no jardim!

Cama de paletes suspensa por cordas.

Criança deitada sobre balanço feito de palete.

Como Fazer Cama de Pallets: Passo a Passo

Esse deve ser um dos passo a passos mais simples que você já viu! Para fazer uma cama de paletes simples, você vai precisar de:

  • Paletes (a quantidade vai depender do tamanho de cama que você quer);
  • Parafusos;
  • Chave de Fenda;
  • Trena.

Para começar, meça o tamanho dos seus paletes e o espaço que você tem para a cama. Meça também a altura dos paletes e do colchão, para que sua cama não fique nem muito alta, nem muito baixa. Em seguida, empilhe os materiais. Se você for colocar um palete em cima do outro, não esqueça de parafusar, para se certificar de que eles estejam bem fixados.

Antes de usar os paletes, lembre-se de limpá-los e passar um produto anticupins. Em alguns casos também é preciso lixar as peças.

Se você quiser uma peça colorida, escolha um tom que combine com o cômodo, compre tinta e dê vida aos objetos.

Quarto branco, com lençóis do mesmo tom.

Já se você quiser uma cabeceira, faça o mesmo procedimento explicado acima e coloque um ou dois paletes (depende da largura da sua cama) em pé. Parafuse as peças em mais de um lugar para fixá-las.

Como Fazer um Beliche de Pallets

Fazer um beliche de paletes pode ser um pouco mais complicado, mas o resultado compensa! Você vai precisar de praticamente os mesmo produtos do item anterior. Comece medindo as peças. Coloque dois paletes em pé para começar a estrutura. Depois, parafuse as peças na horizontal, já fazendo o formato do beliche. Se preferir, use tábuas de madeira para ajudar a fixar tudo. A cama debaixo pode ficar encostada no chão mesmo. Já a de cima, deve ser muito bem parafusada, para garantir a segurança do móvel. E é claro, não esqueça de montar também uma escada de madeira e parafusá-la na peça. Para ver um passo a passo completo, clique aqui.

Inclua também uma ripa central para ajudar na sustentação.

Beliche feito todo com paletes.

O próprio pallet pode servir como escada!

Como Fazer um Balanço de Pallets

Para fazer um balanço de paletes, você vai precisar de:

  • Corda;
  • Palete;
  • Almofadas;
  • Tinta.

Antes de começar, lixe e pinte seu palete. Depois, você deve escolher o lugar que vai colocar a peça. Se você escolher uma árvore, por exemplo, meça a altura e corte cordas com comprimento a mais para os nós. Depois de posicionar as cordas, comece a amarrar seu palete. Sempre dê várias voltas e nós para garantir a sustentação. Quando tiver certeza de que a peça está bastante firme, adicione almofadas para que o espaço fique bem confortável.

Se quiser se aventurar em uma peça maior, basta parafusar todos os paletes jutos e escolher um suporte forte para o balanço.

Balanço de palete no jardim.

Agora que você já conhece vários tipos de cama de paletes e já sabe como fazê-las, já está pronta (o) para apostar nesse móvel! E se você gostou dessas ideias, saiba que existem várias outras coisas que podem ser feitas com pallets, como: deck, mesa, adega e até mesmo piscinas. Gostou das nossas dicas, tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente nos comentários!

Você pode gostar...