Porta-talher de tecido – 36 modelos incríveis e tutoriais fáceis de fazer!
O porta-talher de tecido é um item que pode fazer parte da mesa posta como uma adicional para organizar e decorar a mesa, ou pode ser uma opção prática para o dia a dia, como uma bolsinha para levar na bolsa para quem come de marmita.
Assim, as duas opções são funcionais para guardar os talheres, e cada uma dessas opções pode trazer estilos variados de porta-talher de tecido.
E se você quer se inspirar nos modelos de porta-talher, e aprender como fazer com passo a passo, vamos ao post!
Fotos e modelos de porta-talher de tecido
Para Mesa
Como ideia de um porta-talher de tecido para compor a mesa posta, a ideia aqui traz um modelo perfeito para mesas de café da manhã e da tarde.
O porta-talher é uma versão em formato de caneca e traz bolsinho para encaixe dos talheres, o que deixa a mesa organizada e com uma temática perfeita!
Entre os modelos que podem fazer parte da mesa, uma das possibilidades é um modelo para decorar a mesa de natal, como é o caso deste porta-talher de feltro.
O modelo para a mesa de natal traz o porta talher como se fosse uma meia natalina, mas com o rostinho do Papai Noel montado sobre o item, inclusive com o gorro.
Para Marmita
Para quem opta por levar marmita para o trabalho ou faculdade, uma das inspirações é ter um porta-talher simples na bolsa ou mochila, assim como essa versão que traz um modelo estilo bolsinho.
O porta-talher de bolsa é uma espécie de bolsinha com aba que dobra e com botão de modo a deixar o item fechado e evitar que os talheres fiquem soltos na bolsa ou mochila.
Entre os modelos para quem leva marmita, o item pode fazer parte de uma bolsinha que traz porta-talher e espaço para levar a marmita, deixando tudo juntinho.
Nesse caso, a ideia traz uma bolsinha com alça com espaço para armazenar o pote de comidinha, além de bolsinhos para encaixar os talheres.
Simples
Se a ideia é ter um porta-talher simples, vale se inspirar em um modelo rústico e feito de artesanato com juta, como é o caso desta versão.
O modelo traz uma base em juta com parte menor na frente, deixando os talheres aparentes. Para completar o item simples, a ideia foi de aplicar flores com pérolas, que dão um toque delicado ao item com estilo rústico.
A ideia de um item simples para compor a mesa pode trazer a temática de natal, como é o caso desta inspiração.
Para o porta-talher de natal, a ideia aqui foi de cortar o formato de um pinheiro em feltro e depois cortar uma alça em meio ao pinheiro, por onde é possível passar os talheres e usar o item a mesa.
O modelo em feltro é uma versão bem simples de fazer, e ideal para quem não tem muita habilidade com artesanato, já que o item não precisa de costura.
Com Jogo Americano
Há diversos estilos de porta-talher, e uma das possibilidades é o estilo que une o jogo americano com o porta-talher em um só peça.
Como ideia para esse tipo de artesanato, a ideia aqui traz um jogo americano feito de tecido estampado com bolinhas e com um bolsinho feito em crochê, que serve de suporte para os talheres.
Entre as versões de jogo americano com porta-talher, o modelo aqui traz um jogo americano com formato retangular e estampado em branco e preto.
O item traz em um dos cantos um bolso com estampa tampa em branco e preto e que serve como porta-talher incluído na peça.
Como fazer porta-talher de tecido? – Passo a passo
Para quem adora aprender com DIY (faça você mesmo), separamos tutoriais de como fazer porta-talher de tecido, assim dá para fazer o item com passo a passo simples.
Porta-talher rústico de juta
- Recorte um pedaço retangular de juta, com tamanho que seja um pouco maior que duas vezes o tamanho dos talheres;
- Apoie os talheres sobre a juta, e dobre o tecido de modo a manter uma parte mais curta e que encubra totalmente os talheres, e outra parte mais longa, que será a aba para fechar o porta-talher de bolsa;
- Passe cola quente nas laterais para colar a juta dobrada;
- Pegue um pedaço renda preta e cole sobre a juta para decorar o porta-talher;
- Por fim corte em formato arredondado aba, que será usada como dobra para fechar o item e pronto.
Passo a passo porta-talher para bolsa
Materiais:
- Tecido de sua escolha (dê preferência por tricoline)
- Manta acrílica
- Fita de cetim
- Viés
- Tesoura
- Agulha
- Tesoura
- Alfinete
Orientações para o molde:
Para fazer o molde do porta-talher de tecido, recorte em uma papel um retângulo com as seguintes dimensões – 28 cm de altura por 20 cm de largura.
Com o retângulo já cortado, corte as pontas em formato arredondado e posteriormente faça 4 divisões ao longo de linhas verticais que devem ter distância de 5 cm de uma para outra, de modo a definir o espaço de encaixe para os talheres.
Meça 15 cm de altura, de baixo para cima, e passe uma linha horizontal, definindo o espaço do bolsinho para os talheres.
Por fim, meça 6 cm de cima para baixo e passe uma risque horizontal.
Passo a passo:
- Seguindo o molde, corte 2 pedaços de tecido em formato retangular;
- Apoie o molde sobre a manta acrílica e corte um retângulo da manta;
- Coloque a manta entre os tecidos, como um sanduíche de modo a manter as estampas para o lado de fora, e alinhave para não soltar;
- Para fazer o bolso, que segundo o molde é de 15 cm, corte um outro pedaço de tecido com 18 cm, tendo sobras para fazer a bainha;
- Com o tecido do bolso cortado, dobre a ponta superior com 1 cm, e faça uma dobra de 2 cm para a bainha, de modo que o tecido do bolso fique com 15 cm;
- Faça a bainha costurando essa parte dobrada;
- Com ajuda de alfinetes prenda o bolso sobre a peça montada anteriormente e faça os riscos verticais que foram marcados no molde ao longo da peça;
- Meça a metade da peça (10 cm), do lado de fora para colocar a fita de cetim;
- Fixe a fita de cetim com auxílio de um alfinete;
- Passe a costura em zigue-zague ao longo das linhas verticais, que foram marcadas anteriormente;
- Ao passar as costuras nas linhas verticais, a costura da linha central irá prender a fita de cetim;
- Para passar o viés em volta da peça, faça piques nos cantinhos arredondados para dar um acabamento melhor;
- Prenda os cantinhos que ganharam piques e foram dobrados;
- E prenda também todo o viés com alfinetes;
- Passe a costura ao longo de todo viés para dar acabamento a peça;
- Assim o item está pronto, e é só dobrar a parte de cima para cobrir a ponta dos talheres, e depois enrolar o item e amarrar com a fita de cetim!
E aí, gostou dos modelos? Conta aqui nos comentários qual sua versão favorita e se você faria o item em casa.