Mesa Posta: Dicas e 57 modelos para café, almoço e jantar

Falar sobre mesa posta sempre rende bastante assunto e novas possibilidades de decoração. Afinal, decorar para ocasiões especiais é algo muito gratificante, principalmente quando nos dedicamos para fazer uma mesa que encha os olhos de todos os participantes.

Hoje vamos te mostrar como é importante priorizar a elegância em qualquer refeição durante o dia, conferindo capricho para você e para as pessoas que gosta. É um detalhe que ajuda a melhorar as energias e emanar boas vibrações, você verá!


mes aposta dicas para fazer

Dicas de Etiqueta

Bom, para criar uma mesa posta bem bonita, é preciso entender que essa ação vai muito além da aparência. Deve-se levar em conta regrinhas de etiqueta, que vão ajudar a montar uma mesa mais sofisticada e com aquela carinha de novela!

Quando dizemos etiqueta, aliás, não se refere somente ao modo como se põe a mesa, como se dispõe os talheres, taças e pratos, não. Estamos falando sobre maneiras de se portar e como utilizar corretamente os utensílios para que o resultado seja perfeito.

mes aposta como fazer

Selecionamos algumas dicas de etiqueta imprescindíveis na hora de fazer uma linda mesa posta. Veja:

  • A louça deve seguir uma ordem pré-estabelecida. Os pratos menores – para a entrada – ficam sobrepostos aos maiores – para a refeição principal. Os pratos para sobremesa são colocados após o almoço ou jantar ser finalizado por todos.
  • Conforme a louça for sendo utilizada e caso a pessoa não for mais precisar dela, é necessário tirar para não sobrecarregar a mesa.
  • Os talheres também têm certas regras: garfos do lado esquerdo e facas ficam do lado direito do prato, sempre com o corte virado para dentro. Isso vale tanto para o café, quanto para o almoço e jantar.
  • As colheres de sobremesa ou para o café podem ficar no lado superior do prato. A usada para sopas, fica ao lado da faca.
  • Os talheres devem ser colocados de dentro para fora conforme o cardápio. Ou seja, se o primeiro prato for salada, coloque os talheres de salada de acordo com sua utilização ao longo da refeição. Resumindo: você colocará, normalmente, da esquerda para a direita, o garfo de entrada, garfo principal, prato, faca principal e faca de entrada.
  • No caso de ser servido marisco no menu, o garfo de ostras deverá colocado ao lado direito das colheres.

mes aposta dicas jantar

  • Terá aperitivos antes do almoço ou jantar? Coloque o prato em questão do lado superior esquerdo da louça principal, e a faca para passar patê, manteiga ou molhos em cima dele.
  • Copos e taças: O número total se limita a cinco por pessoa e devem ser colocados de maneira que os menores fiquem à frente e do lado direito da pessoa. Uma dica é alinhá-los com as facas para seguir a ordem do menu.
  • O copo para água deve ser posto atrás das taças de vinho e ao lado dele, uma taça de champanhe, se for o caso.

mes aposta dicas copos

** Pode ser que sua mesa não tenha espaço suficiente para todos esses utensílios. Neste caso, recomenda-se colocar uma mesa móvel adicional para comportar esses itens, que irão sendo disponibilizados conforme a refeição se proceder.

** Além disso, para começar a decoração de forma mais fácil, defina uma cartela de cores para seguir. A maioria das mesas postas seguem uma linha neutra, com pequenos toques de cor para ficar mais elegante.

E como se portar à mesa?

Elegância e discrição é a principal dica que damos a você. Mas confira outras sugestões para se dar bem em refeições especiais seguindo regras de etiqueta:

  • Não coloque os talheres sobre a mesa após começar a usá-los. Deixe-os apoiados sobre o prato.
  • Não gesticule com os talheres nas mãos, quando for conversar, “descanse” os talheres no prato.
  • Terminou o café, almoço ou jantar? Alinhe o garfo e faca um ao lado do outro ou do lado direito, ou na parte de baixo do prato, com as bases deles virados para você (veja foto abaixo).

mes aposta dicas pratos

  • Não corte espaguetes ou outros tipos de macarrão. Eles devem ser enrolados com a ajuda do garfo e levados à boca.
  • Se tiver sopa no menu, tome cuidado para não fazer barulhos desagradáveis ao tomá-la, e incline seu corpo para a frente para não pingar em sua roupa.

Bom, as regras básicas são estas. Ao longo do post vamos te dar mais algumas dicas especiais 🙂

Para te ajudar ainda mais na missão de montar uma mesa posta, separamos um vídeo que mostra os itens que você deve ter em casa facilitar sua vida:

Modelos de Mesa Posta para Café da Manhã, Brunch e Lanche da Tarde

Café da manhã de hotel, quem não gosta? E por que não se inspirar nele para criar uma mesa de café bem bonita em sua própria casa? Pão quentinho, café, leite, frios, frutas, sucos, iogurte, cereais, tudo que tem de mais gostoso para começar o dia da melhor forma possível. Invista em elementos graciosos e que dê vontade de acordar bem!

Primeiramente, é importante saber qual a diferença entre o café da manhã e o brunch. Presume-se que o café da manhã é aquela refeição realizada logo depois que acordamos, no começo da manhã.

Já o brunch, é a junção em inglês de “breakfast + lunch“, ou seja “café da manhã + almoço”, o que indica que é uma refeição que se faz entre o meio e fim da manhã, sendo um substituto do almoço convencional. Por isso, tende a ser algo mais reforçado em termos de comidinhas.

mesa posta café refeição

Características do café da manhã

O café da manhã não tem a duração muito estendida, duas horas é o suficiente para uma boa refeição e confraternização entre as pessoas. O cardápio é leve, principalmente na cultura brasileira, com muitas frutas, café, sucos, pães e bolos. Uma iguaria típica daqui e cai é super light é a tapioca! Além disso, pode servir ovos mexidos leves, muitas pessoas gostam.

Lembre-se que é uma refeição tida como mais informal e as comidas podem ser colocadas no centro da mesa. Para um café da manhã a dois, opte por uma bandeja e poucos itens para ficar mais elegante.

mes aposta dicas de etiqueta café

Características do brunch

O brunch já tem uma duração mais estendida, tendo em vista que acontece do meio para o fim da manhã, mas que pode variar conforme a ocasião e a disposição dos convidados. É muito comum oferecer esse tipo de refeição em eventos. Por substituir o almoço, é preciso considerar mais opções além daquelas ditas no café. Escolha queijos mais robustos e carnes, como brie e presunto cru, por exemplo. Pode entrar no cardápio tortas, quiches, bruschetas, omeletes, saladas e outras comidinhas que queira adicionar.

*O lanche da tarde, contudo, é realizado entre o meio e o fim da tarde, e pode conter itens do café da manhã aliados a outros mais intensos, como sanduíches bem recheados, tortas doces e salgados, pães de queijo, bolos, castanhas, saladas de frutas, iogurtes com cereais, etc.

Agora veja como fazer uma mesa posta linda para essas ocasiões!

Com jogo americano

Jogo americano é um conjunto de toalhas que protege somente o prato que vai à mesa. Geralmente se usa peças iguais, mas para uma mesa moderna você pode escolher estampas ou cores diferentes. Veja mesas com esse tipo de decoração:

mesa posta café jogo americano divertido

mesa posta café jogo americano

mesa posta jogo americano

Com sousplat

Sousplat – lê-se “suplá”, pois vem do francês -, nada mais é do que um prato maior que fica sob o prato principal da mesa posta. Ele serve para proteger a mesa de respingos de comida e para dar uma base ao prato – para ele não ficar diretamente no jogo americano ou na toalha.

Seu uso, apesar de opcional, ajuda a deixar uma mesa de café da manhã, almoço ou jantar muito linda. Veja modelos:

mesa posta café sousplat floral

mesa posta café sousplat florido

mesa posta café sousplat rosa

Ao ar livre

Quem não curte tomar café em família ao ar livre? Principalmente quando se está em épocas de temperaturas mais altas é uma delícia respirar ar puro enquanto toma um bom café.

mesa posta café ao ar livre

mesa posta café ar livre

mesa posta café fora de acsa

Simples

Veja modelos de mesas simples de café, brunch ou lanche da tarde:

mesa posta café simples azul

mesa posta café simples provençal

mesa posta café simples

Modelos de Mesa Posta para Almoço

Um almoço para pessoas especiais é sempre um delícia. Há inúmeras opções e também peculiaridades que devemos levar em conta, pois cada convidado tem certas preferências ou restrições. Sendo assim, é importante verificar se há pessoas que não podem comer determinados ingredientes para não fazer feio e prejudicar a saúde de alguém.

Depois disso, é só escolher entre as variadas alternativas de pratos deliciosos! Lembre-se que é importante ter um cardápio como este: entrada, prato principal e sobremesa. O que você quiser incluir ao longo da refeição, será um detalhe a mais e será sempre bem vindo, como duas opções de carnes, duas opções de entradas, uma quente e uma fria, sopas, etc. Com o menu definido, você saberá quais utensílios colocar à mesa.

Não há muitos segredos para oferecer um bom almoço a poucos ou muitos convidados. Combine elegância com boa receptividade e tudo sairá lindo! E não pense que não dá para atingir esses quesitos mesmo em almoços informais. Um churrasco pode ser muito bem montado e ainda ser aquela festa divertida!

Com jogo americano

Conheça modelos incríveis de mesas de almoço com jogo americano:

mesa posta almoço com jogo americano

mesa posta almoço jogo americano

mesa posta almoço

Com sousplat

Modelos de sousplat também podem ser utilizados nas mesas de almoço:

mesa posta sousplat bonito

mesa posta sousplat vermelho

mesa posta sousplat

Com caminho de mesa / trilho

Trilho ou caminho de mesa é uma opção para refeições completas como almoço e jantar. Eles se caracterizam por um tecido que percorre a mesa de fora a fora (na horizontal), mas que se situa somente no centro dela. Veja opções legais para você entender melhor:

mesa posta caminho de mesa florido

mesa posta caminho de mesa rosa

mesa posta caminho de mesa

Simples e informal

Para encontros mais informais, não se apegue a detalhes muito sofisticados e busque referências mais descontraídas e modernas:

mesa posta simples e rústico

mesa posta simples lado externo

mesa posta simples

Churrasco

Como dissemos, é perfeitamente possível elaborar um churrasco com uma decoração bem bonita. Coloque elementos temáticos e itens que ajudam a organizar os utensílios e as comidinhas disponíveis. Veja alguns exemplos e inspire-se!

mesa posta churrasco carnes

mesa posta churrasco dica

mesa posta churrasco

Modelos de Mesa Posta para Jantar

Jantar, seja para qualquer fim, sempre dá uma maior expectativa quanto à sofisticação. Talvez por ser o mais requisitado para brindar noivados, casamentos, decisões importantes, datas especiais, confraternizações mais elaboradas, etc. O período da noite é o mais livre na agenda das pessoas também, e por isso é mais fácil de reunir todos os convidados.

É uma ocasião onde você pode ousar mais no que se trata de decoração, colocando inspirações mais chiques, aquele aparelho de jantar especial, taças mais rebuscadas, arranjos de flores e outros detalhes diferentes. Talvez o número de copos aumente, pois podem ser oferecidas mais alternativas de bebidas para fazer brindes.

Quanto ao cardápio de um jantar, é indicado escolher pratos finos e não tão pesados, pois não cai bem comer algo muito forte à noite.

Veja nossas dicas para você elaborar sua mesa, seguindo o estilo que você quer seguir e aquilo que você tem disponível aí em sua casa:

Com jogo americano

Há jogos americanos mais sofisticados, com detalhes em pedrarias ou brilhos que funcionam muito bem para jantares. Veja inspirações:

mesa posta jogo americano diferente

mesa posta jogo americano simples

mesa posta jogo americano

Com sousplat

Os modelos de sousplat também podem ser decorados com pérolas e brilhos. Escolha modelos com cores neutras ou com tons que combinem com a decoração.

mesa posta jantar sousplat azul

mesa posta jantar sousplat verde

mesa posta jantar sousplat

Com pratos quadrados

Quer inovar e criar uma mesa diferente e sofisticada? Invista em pratos quadrados. Eles dão um toque moderno à sua decoração do jantar e vai surpreender seus convidados.

mesa posta com pratos quadrados

mesa posta prato quadrado

mesa posta pratos quadrados

Com toalha

As toalhas não precisam ficar de fora de uma decoração de mesa, não! Escolha uma bem especial e com detalhes florais para você arrasar em seu jantar. Veja:

mesa posta com toalha chique

mesa posta com toalha de couro

mesa posta com toalha

Simples

Um jantar em família pode ter uma decoração simples também, dependendo de seu gosto e necessidade. Veja alguns modelos:

mesa posta simples centro de mesa

mesa posta simples jantar

mesa posta simples

Modelos de Mesa Posta para Dois

Jantar romântico / Dia dos Namorados

Preparar um jantar para a pessoa que amamos é a melhor coisa do mundo. Já estamos apaixonados mesmo, então fica mais fácil conseguir inspirações delicadas e românticas para decorar (rs). Você, certamente, conhece aquilo que o seu companheiro prefere comer, e por isso a parte do menu e da disposição da mesa ficará mais simples.

A partir disso, você terá mais tempo para fazer uma decoração com objetos que conferem beleza, como velas, castiçais, pérolas, pétalas de rosas, flores, etc.

Selecionamos algumas fotos que mostram bem como elaborar um jantarzinho a dois bem bonito, seja para o aniversário de namorado, para Dia dos Namorados ou qualquer outra ocasião romântica:

mes aposta para dois love

mes aposta para dois simples

mes aposta para dois


Espero que você tenha gostado de conhecer dicas sobre mesa posta de diferentes estilos e para todas as ocasiões. Inspire-se com as fotos e monte sua própria decoração de mesa. Boa sorte!

Você pode gostar...