Vasos decorativos para sala – 60 modelos com dicas de decoração!

A decoração da sala deve ser planejada passo a passo para que fique harmônica, bonita e elegante. Nesse ponto, além dos aparatos essenciais, há também adereços que fazem toda a diferença no ambiente, como vasos decorativos para sala.

Há muitas versões incríveis que se adaptam a diversos estilos de decoração, desde um padrão moderno até um conceito clássico. Sendo assim, vale a pena conhecer toda a essa variedade.

Para ajudar você a escolher os melhores modelos, preparamos este post com dicas incríveis + 60 fotos surpreendentes.

vasos decorativos para sala

Dicas incríveis para usar vasos decorativos para sala + 60 modelos surpreendentes

Versáteis e acessíveis, os vasos são verdadeiros coringas na decoração de qualquer cômodo. Se o ambiente está sem graça, sem vida e monótono, um belo vaso com flores pode mudar completamente o cenário.

Esse costume de usar vasos decorativos é muito antigo e essencial em projetos interiores. São tantas versões disponíveis que fica até difícil escolher qual delas deixará o espaço mais charmoso e sofisticado. Nesse caso, mudam cores, formatos, materiais, além das plantas que podem (ou não) compor esse aparato.

vasos decorativos para sala

A sala de estar fica mais bonita e elegante com esses vasos com plantas

Em todo caso, vale se atentar a essas variáveis na hora de comprar o modelo perfeito:

Tamanho: o tamanho do vaso deve se adaptar perfeitamente à decoração da sala. Será um modelo de chão ou para deixar em algum móvel, como aparador, estante ou mesa? No primeiro caso, vale apostar em vasos grandes, que mesmo de canto ficarão com destaque no cenário.

No caso de móveis, o vaso não deve ser pesado para não prejudicar a estrutura. Modelos pequenos são os mais indicados, e dependendo do aparato, é possível instalar até mais de um modelo. A proporção faz toda a diferença no visual estético da sala. Sendo assim, um vaso único já pode fazer toda a diferença na decoração.

Caso opte pela funcionalidade, escolhendo um vaso com plantas ou flores, atente-se à espécie e seus hábitos. Do mesmo modo, é necessário equilíbrio e coerência entre o vaso e o arranjo, bem como adaptação ao estilo de decoração da sua sala. Nesse ponto, felizmente, há muitas opções interessantes para todos os gostos.

vasos decorativos para sala

Versões que podem ser expostos em locais estratégicos da sala

Formato: outro ponto importante que depende do conceito decorativo de cada sala. Existem vasos quadrados, redondos, retangulares, entre outros formatos que podem fazer a diferença no cenário. Nesse caso, a primeira decisão é se o vaso terá plantas. Caso positivo, o design depende da espécie.

De modo geral, especialistas revelam que vasos redondos são indicados para decorações mais clássicas e delicadas. Por outro lado, os quadrados ficam ótimos em estilos modernos, industriais e minimalistas. Já formatos diferentes servem para um conceito mais arrojado, pois o vaso provavelmente será um ponto de destaque na sala.

Cor: embora os modelos transparentes predominem, há quem se encante por vasos coloridos para deixar o ambiente mais vibrante. E, todo caso, a cor do vaso deve seguir a mesma linha de tons da decoração da sala. Se você tiver dúvidas quanto a esse tópico, a regra geral é optar por modelos de cores sóbrias que harmonizam em praticamente qualquer projeto decorativo.

vasos decorativos para sala

Você pode ornamentar a mesa de jantar com vasos com arranjos de flores

Material: esse ponto também é muito importante e dependerá do local em que o vaso será instalado. Os modelos de chão devem ser mais resistentes. Já para móveis, prefira materiais mais nobres, como vidro ou cerâmica. Se achar conveniente, você pode deixar o vaso em um cachepot, que funciona como uma proteção e ainda pode deixar a decoração bem elegante, sobretudo os modelos de vidro e madeira.

Flores, plantas, ou nada? Vasos decorativos com plantas ajudam a trazer mais vivacidade ao ambiente. Entretanto, é preciso se atentar à espécie escolhida. Segundo especialistas, a regra geral é escolher primeiro a planta e depois o vaso, que deve comportá-la perfeitamente de acordo com o seu crescimento. Além disso, você deve cuidar com frequência, regando, podando, etc.

Fotos e modelos de vasos decorativos para sala

Atualmente, os vasos decorativos para sala estão cada vez mais versáteis e podem ser expostos de diversas formas. Há inclusive tendências originais e que aproveitam espaços vazios, como os vasos suspensos ou instalados em estruturas fixadas nas paredes.

Entretanto, o modo “clássico” de decoração ainda é o mais utilizado. Em salas grandes, vale apostar em vasos grandes e com plantas vigorosas. Já em ambientes pequenos, os vasos pequenos com arranjos são ótimas opções.

Em todo caso, você deve se atentar ao material e ao local onde ficarão os vasos decorativos, sobretudo se há crianças ou animais domésticos. Para evitar acidentes, deixe sempre em lugares estratégicos e mantenha-os protegidos.

Vale destacar também que vasos com plantas merecem atenção especial. Evite que elas fiquem com um aspecto ruim, cuide bem e substitua quando necessário. Caso contrário, elas prejudicarão a decoração do espaço.

vasos decorativos para sala

A versatilidade dos vasos encanta, por isso são objetos clássicos na decoração da sala

Agora que você já sabe tudo sobre vasos decorativos para sala, veja muitas fotos de projetos incríveis e encantadores.

Vasos decorativos para sala de estar

A sala de estar deve ser um espaço aconchegante e elegante, por isso você deve se atentar a cada detalhe na decoração. Usar vasos decorativos é um modo simples de manter o espaço mais charmoso.

Sendo assim, os vasos grandes de chão podem ficar em cantos estratégicos, próximos ao sofá ou expostos em móveis. Há quem monte um espaço próprio para isso, usando aparadores ou mesas de centro, por exemplo. Assim, além dos vasos, você pode decorar com porta-retratos e uma série de adereços.

Vasos decorativos para rack

Por outro lado, uma proposta básica é expor vasos decorativos no rack. Esse móvel é essencial na sala de estar tanto para a TV quanto para demais aparelhos. Logo, para não deixá-lo sem graça, vale colocar alguns vasinhos.

Os modelos pequenos são interessantes, assim como os terrários. Entretanto, dependendo do tamanho do rack, é possível instalar até vasos maiores, mais sofisticados, enfim, são várias ideias que dependem de cada projeto.

vasos pequenos suculentas

Os vasos são em formato de cone e ficam em uma base de madeira

conjunto de vasos quadrados

Cada vasinho ganhou uma faixa de cor na parte de baixo

planta ornamental dentro de casa

A ráfia foi cultivada em vaso

vaso de vidro

Um padrão luxuoso com uma textura surpreendente

vaso de vidro

Uma aparência clássica, mas com cores modernas

prateleira de vidro para sala

Espaço ideal para deixar pequenos vasos

mesa de centro com arranjo de flores

Lindo vaso em formato inusitado com arranjo de flores

Que tal então vasos de cerâmica brancos decorados

Que tal, então, vasos de cerâmica brancos decorados?

Aparador de sala com vaso branco com flores

Aparador de sala com vaso branco com flores

Vasos brancos modernos para decorar estante

Vasos brancos modernos para decorar estante

sala branca com vasos de flores pequenas.

O vaso suspenso ornamenta o ambiente e combina com os modelos expostos no rack

vasos decorativos

Vários vasos em formatos diferentes e com cor azul

Vasos de cerâmica com estampas coloridas.

Os vasos de cerâmica podem ser coloridos e customizados

Modelo de sofá simples na cor marrom em sala clean na cor amarela e tapete felpudo.

Vaso de madeira pequeno como item decorativo discreto

vasos decorativos

Vasos redondos que incrementam a decoração da sala de estar

Vasos decorativos para chão da sala

Os vasos de chão são perfeitos para cultivar plantas, além de deixar a sala com um toque de vivacidade. Se o espaço é amplo, vale apostar em modelos grandes, inclusive para deixar plantas de médio porte.

Esses vasos também podem ser expostos ao lado do sofá, do lado do rack, além de cantos estratégicos. Segundo especialistas, você deve visar sempre uma decoração harmônica e coerente. Além disso, se atentar aos cuidados com as plantas para que permaneçam saudáveis.

sala clean com vasos espelhados.

Vasos espelhados incríveis com pequenas palmeiras

vasos decorativos

Os vasos brancos são ótimos para flores, como orquídeas

Vaso floreira em sala de jantar combinando com os vasos com espada de São Jorge

sala pequena com vasos pequenos espalhados.

Um cantinho preparado especialmente para deixar vários vasos 

Sala decorada com conjunto de vasos brancos

Sala decorada com conjunto de vasos brancos

Dica de vaso branco elegante branco

Dica de vaso branco elegante branco para o chão da sala de estar

Vaso moderno grande na cor branca

Vaso moderno grande na cor branca

Jardim de inverno na sala decorado com vaso grande branco

Jardim de inverno na sala decorado com vaso grande branco

Vasos vietnamitas brancos para compor decoração de apartamento

Vasos vietnamitas brancos para compor decoração de apartamento

Vasos para plantas

Panorama de jardim interno com vasos

sala simples decorada

A folhagem pendente foi usada em vaso suspenso

vaso sala

O vaso grande fica em um dos canto da sala

Vasos decorativos para sala de jantar

A sala de jantar também pode contar com uma diversidade de vasos decorativos, seja apenas a peça ou com lindos arranjos de flores. Nesse caso, há duas ótimas ideias. A primeira é expor o vaso diretamente na mesa. Você pode criar opções florais magníficas que combinem com as louças, velas e demais objetos essenciais para a hora das refeições.

Por outro lado, é possível manter os vasos sob um aparador. Sendo assim, vale decorar até com outros objetos, com espelho, enfim, criar um local específico para deixar a sala de jantar mais elegante. Se achar conveniente, as opções de chão e os vasos suspensos também são ideias a considerar.

arranjo para mesa sala

O arranjo foi montado em vaso de vidro

vaso dourado decoração

O vaso dourado traz tulipas brancas

decoração de luxo

O arranjo foi montado em um grande vaso dourado

Sala de jantar pequena decorada

Vaso de flor para o centro da mesa

Sala de jantar decorada simples

Vasos de flores para a mesa de jantar

decoração sofisticada

O arranjo foi montado em vaso de prata

vasos pintados

Os vasos pequenos com suculentas são ótimas opções para a mesa de jantar

vasos com dourado

Os vasinhos foram decorados com detalhes em dourado

vaso coruja

O vasinho de concreto tem formato de coruja

vaso de vidro

Vasinhos longos e coloridos

vaso de vidro

Uma boa ideia para ornamentar a decoração da mesa de jantar

decoração com castiçal

O castiçal de ferro se destaca em meio aos vasos na janela

vaso roxo

Na proposta, a ideia foi de usar um trio de vasos

vasos decorativos

Quando o vaso ornamenta a mesa e combina com as louças e utensílios

vaso para mesa de jantar metalizado

Uma mesa de jantar grande fica mais elegante com vasos expostos


Onde comprar vasos decorativos para sala? Você pode pesquisar em várias lojas físicas e online. Há modelos em casas de materiais para construção, lojas de decoração, antiquários, produtos de jardinagem, etc. Além disso, uma boa opção é customizar um vaso passo a passo, uma alternativa acessível e original.

Essas foram nossas dicas para transformar sua sala com objetos simples e versáteis. Gostou das dicas? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...