Como instalar chuveiro elétrico » 3 dicas para não errar!【2024】

Você sabe como instalar chuveiro elétrico? O item comum nas casas pode queimar ou ter a necessidade de ser trocado a qualquer momento, e saber como fazer a instalação é importante para garantir a troca em momentos que podem ser difíceis de encontrar um profissional para a realização do serviço.

Para ajudar nesse processo de manutenção da casa, trouxemos dicas e passo a passo de como instalar chuveiro, tornando o processo mais simples e sem erros para que você possa fazer uma instalação segura.

 

Como instalar chuveiro elétrico – Passo a passo

A instalação do chuveiro é composta por diversas etapas e o processo pode ser simples, mas exige conhecimentos para evitar erros durante o processo.

  • Inicie o processo desligando a chave de energia;
1 passo a passo para instalar chuveiro CC

Via: C&C

  • Passe fita veda rosca no cano do braço do chuveiro e no cano de fornecimento de água. A fita veda rosca deve ser passada no sentido horário e de 5 a 8 voltas;
2 instalacao de chuveiro Pinterest

Via: Pinterest

  • Rosqueie o chuveiro no cano de água*, deixando o item bem firme e sem força lo. Verifique se o chuveiro está alinhado para que o caimento da água fique reto;
3 como instalar chuveiro Cultura Mix

Via: Cultura Mix

  • Decape a ponta dos fios e faça a ligação elétrica utilizando um conector de porcelana. No primeiro parafuso, coloque o cabo do chuveiro, no parafuso central a ligação deve ser feita com fio de aterramento e no terceiro parafuso é instalado o outro fio do chuveiro. Pelo outro lado, ligue os outros cabos correspondentes para que haja a passagem de energia;
4 instalacao de chuveiro Curso Comandos Eletricos

Via: Curso Comandos Elétricos

  • Com a ligação já finalizada, coloque o chuveiro na posição “desligado” e abra o registro de água e deixe escorrer um pouco de água por um breve período de tempo para que o item não queime. Em seguida, tire o chuveiro do modo desligado e religue a chave de energia. Ligue novamente chuveiro e verifique se está funcionando direitinho e se a água está esquentando.
5 dicas de instalacao de chuveiro Pinterest

Via: Pinterest

Dicas para instalar chuveiro elétrico

Segurança

O processo de como instalar chuveiro elétrico exige bastante cuidado em relação à segurança, e um dos primeiros passos antes de iniciar o processo de instalação é o desligamento do fornecimento de energia.

Para o quadro de energia que tem disjuntor específico para o chuveiro e que esteja com a identificação correta, é possível desligar apenas esse circuito.

Caso você se sinta mais seguro durante a troca, o desligamento da chave geral pode ser uma boa opção, e como a instalação leva pouco tempo logo a chave geral pode ser religada.

6 dica de seguranca instalacao de chuveiro JMC Eletrica

Via: JMC Elétrica

7 dica para instalar chuveiro Pinterest

Via: Pinterest

Após o desligamento das chaves de energia, é importante conferir se a instalação elétrica realmente não está recebendo energia, para isso, é possível utilizar uma chave de teste de neon ou detector de tensão.

Caso more com mais pessoas, depois de desligar a chave para realizar a instalação do chuveiro, coloque um aviso no quadro de energia para que o disjuntor não seja ligado novamente por acidente.

8 dicas de instalacao de chuveiro eletrico Copafer

Via: Copafer

9 instalacao de chuveiro Eletroluz

Via: Eletroluz

Tensão

Antes de iniciar a instalação do chuveiro, verifique a voltagem do aparelho e da rede elétrica, conferindo se ambos são compatíveis.

A instalação de um chuveiro 110v em uma rede elétrica de 220v pode resultar na queima do aparelho.

10 instalacao de chuveiro eletrico Madeira Madeira

Via: Madeira Madeira

Além de verificar se chuveiro e rede são de mesma voltagem, também é importante verificar a seção do cabo e a amperagem do disjuntor, garantindo que estejam compatíveis com a potência do chuveiro.

A ligação em cabos de energia e disjuntor não compatíveis podem gerar problemas em relação à segurança.

Caso tenha dúvidas em relação as instalações elétricas, é indispensável a contratação de um profissional para verificar se tudo está dentro das normas.

11 dicas de instalacao para chuveiro Construfaz

Via: Construfaz

Redutor de pressão

O redutor de pressão é um item que pode fazer parte da instalação do chuveiro, e o uso desse item vai depender da pressão da água no imóvel.

O redutor de pressão é um pequeno objeto parecido com um disco e com um pequeno furo no centro, que costuma ser colocado na entrada de água do chuveiro.

12 dica de instalacao de chuveiro Copafer

Via: Copafer

13 instalacao de chuveiro Pinterest

Via: Pinterest

A instalação desse item no chuveiro é recomendada para imóveis com muita pressão de água, o que pode danificar o aparelho.

Assim, a instalação do redutor de pressão no chuveiro em redes que tenham muita pressão pode controlar a entrada de água e garantir que o chuveiro funcione perfeitamente.

14 dicas de como instalar chuveiro Lorenzetti

Via: Lorenzetti

15 instalacao de chuveiro Mega Curioso

Via: Mega Curioso

 

Agora que você já sabe o processo, já pode realizar a troca seguindo as dicas para fazer o processo com segurança; mas se você ainda não se sente totalmente seguro sobre o assunto, é melhor contratar um profissional para quem a instalação seja feita.

Você pode gostar...