Manta de tricô – 55 modelos perfeitos para usar, esquentar e decorar!
Manta de tricô nos remete a conforto, tanto visual quanto térmico. É uma peça já antiga na composição de enxovais de qualquer casa. E se você pensa que é algo somente usado pelas “vovós” está muito enganado.
Atualmente as mantas de tricô ou crochê ganharam um novo lugar na decoração de casas. Elas oferecem aquele aconchego que sempre procurados na hora de compor quartos e salas, podendo ser usadas para cobrir poltronas e sofás também.
A saber, hoje em dia, além do tricô convencional outro tipo está despontando por aí. Trata-se do maxi tricô, feito com uma outra espessura de lã / linha e agulha, própria para esse estilo de artesanato.
Com tanta novidade nesse segmento, resolvemos elaborar um post especial! Vamos falar por aqui sobre mantas de tricô, dicas para usá-las na decoração e, claro, na funcionalidade delas nos dias frios do ano. Acompanhe com a gente!
Fotos e modelos de manta de tricô
Ter pelo menos uma manta de tricô em casa é de lei. Praticamente toda casa tem, seja de bebê ou para o uso das demais pessoas da família.
Antigamente era comum que nossas avós, mães ou tias fizesse mantas, cobertas, blusas, toucas, enfim… tudo de tricô e crochê. Com o tempo essa tradição foi diminuindo, mas ainda encontramos muitas artesãs que produzem peças lindas e, claro, sempre temos alguém conhecido que tem o dom dessas técnicas.
Uma coisa é fato: mantas de tricô são extremamente charmosas e de forma alguma podem deixar de fazer parte de nosso cotidiano em casa. Toda casa merece ter uma assim para colocar em cima de um sofá, uma poltrona, cadeira ou até mesmo na cama.
O bacana é que o tricô permite que você crie mantas dos mais variados estilos, tamanhos e cores. Hoje em dia há uma enorme variedade de colorações de linhas para escolher e inovar nessa produção.
Antes de fazer, encomendar ou comprar você pode relacionar a cor da manta com o restante da decoração do ambiente. Dessa forma ela será um componente a mais, harmonizando o local.
A versatilidade dessa peça garante ainda a vantagem de poder ser feita para vender. Quem sabe essa técnica pode aproveitar ela para ganhar uma renda extra. Certamente sua arte fará o maior sucesso, principalmente ao se aproximar dos meses mais frios do ano como maio, junho e julho.
Há muitas formas de fazer a manta de tricô, lembrando que há diferentes tipos de pontos. Por exemplo: ponto meia, ponto fantasia, ponto arroz, ponto segredo, ponto chevron, etc.
Dessa forma, você pode inovar nas criações. Cada manta que fizer pode ter um ponto e uma cor diferente. Dá também para mesclar cores, obtendo resultados ainda mais interessantes!
O tipo de linha vai determinar a espessura que essa manta terá, ou seja, ela pode ser bem pesadona para frios intensos ou mais leves, mas dias com meia estação.
As de bebês, por exemplo, costumam ser feitas com linhas mais finas e por isso as mantas acabam ficando mais delicadas e macias. Já as para camas podem ser mais robustas, com linhas grossas.
Tem uma manta de tricô ou de crochê bem linda por aí, mas não sabe como usá-la na decoração? Além de te proteger do frio ela pode deixar sua sala ou quarto ainda mais especial.
E nesse post nós vamos te mostrar como, quer ver? Então acompanhe os tópicos que selecionamos com os principais tipos de mantas feitas de tricô!
Manta de tricô gigante
Primeiramente vamos falar sobre a manta de tricô gigante. Super diferente e novidade no mercado, podemos dizer que ela já “chega chegando” na decoração.
Como é feita com uma linha muito mais grossa, inclusive com uma agulha bem maior, seu resultado fica interessante e enche os olhos de quem vê pela primeira vez.
Apesar de se parecer com a técnica convencional, seu volume fica bem mais robusto, o que deixa qualquer manta pesada. Ou seja, é ideal para frios intensos e para decorar a casa em estações frias como o inverno.
A princípio você pode ter certa dificuldade para produzir peças com a técnica do maxi crochê. Mas com o tempo vai pegando a destreza necessária. O importante é você não desistir, por que uma hora sai alguma coisa bem linda e diferenciada!
O que vemos muito por aí pelas inspirações é que a manta de tricô gigante é requisitada como peseira. Trata-se daquela pequena manta colocada aos pés da cama, geralmente com a finalidade de cobrir somente a parte debaixo do corpo. Esse modelo também pode ser usado em sofás ou poltronas.
Como é bastante estilosa, essa manta cai bem como item decorativo. Você pode apostar nela para dar um charme a mais quando for receber visitas, mas lembre-se que é mais coerente quando as temperaturas estiverem baixas.
Em dias de calor não fica legal ter uma decoração na qual se tem mantas, principalmente as gigantes que são visivelmente maiores e mais densas.
Inspire-se abaixo com diversas ideias de mantas lindas com tamanho gigante!
Quer aprender mais sobre a técnica do maxi crochê? Então o que acha de conferir um vídeo com passo a passo bem fácil? Abaixo você pode ver como fazer uma manta incrível em tricô gigante 🙂
Manta de tricô para sofá
Já é uma tendência antiga lá fora, porém, ganhou vida nos últimos anos aqui no Brasil. Quem curte decoração já deve ter visto projetos de salas decoradas com mantas quentinhas.
O fato é que pode ser usado qualquer tipo de manta, de preferência que não sejam muito longas, como uma de casal, por exemplo. A sugestão é que seja uma coberta pequena, de solteiro e que cubra o corpo suficientemente para uma estada no sofá.
A manta de tricô, nesse caso, é perfeita. Ela pode ser produzida em qualquer tamanho, inclusive sob medida se você encomendar com alguém ou a fizer.
Além disso, mesmo em um tamanho individual ela vai esquentar bastante por conta de seu material. Então pode ter certeza de que naquele cair da tarde em que você estiver vendo um filme e sentir um friozinho, uma manta assim vai te proteger prontamente!
Leia mais sobre o assunto: Manta para Sofá – 70 Modelos Lindos na Decoração do Ambiente!
Fora a funcionalidade convencional, ela carrega ainda o potencial decorativo para sofás e poltronas. Você pode escolher essa peça somente para dar um charme a mais no visual de sua sala, sem necessariamente usá-la para se proteger do frio.
Pode ser uma manta bem colorida por cima de um sofá em cor neutra, por exemplo – e vice-e-versa também fica interessante. Ou então pode criar uma decoração monocromática, com manta e sofá quase do mesmo tom.
De qualquer forma essa é uma modalidade bem interessante de preparar a casa para o frio. Lembrando que você pode investir nessa ideia em salas com qualquer estilo de decoração.
A saber, o modelo de sofá com chaise longue é um dos que mais se adequam à decoração com manta de tricô.
Leia mais sobre o assunto: Chaise longue – O que é? + 65 modelos apaixonantes para decorar!
Dê uma olhadinha abaixo nas ideias incríveis de mantas de tricô para decorar sofás:
Manta de tricô para bebê
Por fim vamos falar sobre as mantinhas de tricô para bebês. É um verdadeiro ícone do enxoval e quem já foi mamãe uma vez sabe muito bem disso.
Em qualquer loja voltada para bebês você encontra mantas feitas em tricô ou crochê. A mais famosa delas é que é utilizada como saída de maternidade. Geralmente ela é menorzinha, com uma linha de tricô antialérgica e macia.
Por ser pequena não dura muitos meses no uso diário com o bebê e logo deve ser passada para a frente. No entanto, para acompanhar o crescimento do bebê você encontra diversos tamanhos nas lojas especializadas ou então pode fazer uma exclusiva!
A manta para bebê feita em tricô pode ter pontos diferentes. É comum usar um no comprimento e outro na bainha (nas extremidades) para diferenciar e dar um toque especial.
Fora isso dá também para aplicar outros materiais. Por exemplo laços, pérolas, apliques de tecido, etc, bem como fazer bordados. Use a criatividade para inovar no enxoval do pequeno!
Selecionamos vários modelos de mantas de tricô perfeitas para bebês!
E então, se interessou por alguma manta de tricô de nosso artigo? Fala a verdade: não tem como não se apaixonar!
Aproveite para ler também:
Manta de crochê – 47 modelos lindíssimos + tutoriais com gráficos!
Almofada de nó – 53 modelos e cores lindas + como usar na décor!
Esperamos que tenha gostado e que volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!