Decoração de Sala Simples e Barata: +de 60 alternativas para você copiar!

Quer aprender a fazer uma decoração de sala simples e barata? Saiba que esse é o desejo de muitas pessoas que estão de mudança ou renovando o decor de casas e apartamentos. Neste post vamos lhe mostrar que é super possível deixar uma sala linda e aconchegante sem utilizar elementos rebuscados ou gastando rios de dinheiro.

Afinal, o que garante a beleza de qualquer ambiente é a escolha de móveis e objetos de personalidade, que tenham a ver com o estilo criado e que não sobrecarreguem o resultado final. Está pronto para conhecer diferentes modelos incríveis de sala? Acompanhe o artigo e anote as dicas!

sala decorada com criatividade

Aprenda com a gente a fazer uma decoração de sala simples e barata!

Fotos e Ideias de Decoração de Sala Simples e Barata

Nada melhor do que imagens para saber por onde começar. Decorar não é algo tão simples, por isso que buscar por dicas pode ser essencial para que esse processo tenha qualidade.

Para ajudar você nessa mudança, trouxemos inúmeras ideias para você se inspirar e colocar a mão na massa. Há opções para salas pequenas, espaçosas, de apartamento, de casas, com cores fortes, suaves, enfim, uma lista extensa para você conhecer e se identificar. Fique por dentro de todas as dicas!

Pequena

Quando as salas são menores, chegamos a pensar que são mais fáceis de decorar, afinal, basta pensar em poucos itens e já estão prontas! Mas, na verdade, quanto menos espaço temos, mais será preciso quebrar a cabeça para definir a decoração.

Onde ficará a TV? E a melhor posição para o sofá? Será que cabe um aparador ali? São muitas questões para pensar e medidas para tirar. Sim, caro leitor, no caso de uma decoração em salas pequenas, indicamos o uso de uma trena para medir os espaços e cantos. Assim fica muito mais fácil de colocar os móveis no lugar certo e até mais seguro para comprar o que falta para a composição.

Bom, dê uma olhadinha nas opções de salas que trouxemos abaixo e pegue alguns conceitos para aplica aí, em sua casa:

sala simples com sofá de palete

sala simples com rede

sala simples com pallets

sala simples e pequena

Moderna

Se você quer fazer uma decoração de sala simples e barata, mas que siga um estilo moderno, vai precisar de uma ajuda básica quanto à definição das cores e dos móveis escolhidos. O ideal, nesse caso, é usar uma paleta de cores que transmitam classe e combinem com o restante do ambiente. Podem ser cores fortes ou brandas, mas é importante que elas ornem com a mobília e demais objetos.

Os móveis de uma sala moderna, geralmente, chamam a atenção por seu design e acabamento. Hoje em dia, é muito fácil encontrar racks, estantes, mesas de centro e sofás modernos em lojas com um preço bem camarada. Você também pode aproveitar aqueles que já têm aí em sua sala e só caprichar mais no restante da composição, como nos quadros estilosos e na iluminação.

Confira algumas ideias que separamos para mostrar para você:

sala simples e moderna

sala simples com itens modernos

sala simples decorada de forma moderna

sala simples moderna com nichos

Criativa

Toda sala merece um toque de criatividade, porém, algumas decorações são concebidas com um dose muito maior de imaginação. São muitas ideias para deixar a sala totalmente funcional para quem circula por ela, sem deixar de ser charmosa. Nem vamos falar muito sobre isso, pois é muito melhor ver de perto como fica o resultado:

sala simples e muito criativa

sala simples e criativa

decoração de sala simples

decoração de sala simples e criativa

decoração criativa de sala simples

Vermelha

Se você quer apostar em uma cor quente para sua sala, saiba que há várias formas de fazer isso elegantemente e sem gastar muito dinheiro. Há tintas para parede de diversos tons de vermelho que ficam interessantes em ambientes como a sala. Mas se não quiser se meter com tintas e sujeira, pode investir em móveis dessa cor para dar um toque especial e alegre.

O ideal ao escolher o vermelho para decorar uma sala, é definir os demais objetos a partir dessa tonalidade. Branco, preto, bege, marrom são algumas das cores que combinam com o vermelho quando o assunto é decoração. A dica é não exagerar nem na quantidade de itens decorativos e móveis, nem na multiplicidade de cores utilizadas. Lembre-se: menos é mais.

Conheça como ficam bonitas as salas decoradas com vermelho como protagonista:

sala simples vermelha

sala simples parede vermelha

sala simples decoração vermelha

Marrom

O marrom é uma cor ótima para decorar a sala, pois oferece aconchego visual e remete a um clima de natureza. Qualquer sala que tenha um sofá marrom bonito e confortável chama a atenção. E o mais legal é que, por ser uma cor neutra e clássica, você pode inovar no restante da decoração.

Para combinar com o marrom há uma grande variedade de tons, mas podemos citar o azul clara ou turquesa, o branco, o creme, e até mesmo as mais quentes, como o laranja e o vermelho, que dependendo, criam um efeito visual de degradê incrível. Selecionamos algumas imagens para você ficar por dentro desse estilo de sala, veja só:

sala simples decoração marrom

decoração marrom de sala simples

sala simples e marrom

ideias de sala simples e marrom

Vintage / Retrô

O estilo vintage está cada vez mais na moda quando se trata de decoração de salas. São muitas ideias divulgadas pela internet para pegarmos como inspiração, que vão além daquelas que já conhecemos da casa de nossas avós. Os móveis mais usados são aqueles em madeira maciça, com características provençais ou que remetam ao design dos anos 60, com pés finos e cortes geométricos.

É característico desse tipo de decor também o uso de quadros específicos sobre a época, relativos à Pop Art, ou a artistas dos anos 50, 60 e 70. Imagens e gravuras em preto e branco também são muito utilizadas, mas o que mais vemos por aí são objetos coloridos, que deixam o ambiente bem divertido.

Ah! e se você tiver por aí um rádio antigo ou até mesmo uma chaleira especial que era da família, não hesite. Use-os para incrementar a decoração! Isso também é válido como as estampas miúdas, como bolinhas e flores.

Olhe as dicas abaixo para você ter uma noção melhor:

decoração de sala simples ideias retrô
decoração de sala simples e barata retrô

decoração de sala simples vintage

 

decoração de sala simples objetos vintage

decoração de sala simples estilo antigo

decoração de sala simples antiga

Com Cozinha Americana

Em tempos em que os apartamentos e casas estão cada vez menores, nada melhor do que “quebrar paredes”. A cozinha americana propõe exatamente isso, unificando a sala de estar, às vezes a sala de jantar, e a cozinha. Essa é uma ideia bacana para promover um aumento de espaço visual, melhorar a circulação e ainda deixar o ambiente mais interativo – quem está na sala pode, assim, ver quem está na cozinha e vice e versa.

Ao fazer uma decoração de sala simples e barata com cozinha americana, a sugestão básica é priorizar a organização antes de mais nada. Quando deixamos a cozinha à mostra, temos que prestar a atenção na limpeza da mesma e se tudo está em seu devido lugar, pois as visitas terão acesso a esse espaço mais facilmente.

Quer descobrir como fazer esse tipo de decoração? Acompanhe as fotos que trouxemos:

sala simples com cozinha americana

decoração de sala simples com cozinha americana

sala simples com cozinha americana rosa

sala simples com cozinha americana de apartamento

Com Escada

Sobrados quase sempre contam com a escada para o piso superior na sala. E a dúvida para decorar sempre surge nesse caso, pois a escada parece ser um elemento que pode atrapalhar a beleza do ambiente. Mas que tal deixar esse conceito de lado e investir em uma decoração de sala simples e barata?

O importante é deixar a escada sempre livre ou tentar decorá-la com flores, no máximo. Dessa forma, você tem mais liberdade para criar a decoração de sua sala, pensando no que fazer, por exemplo, com o espaço que há embaixo dos degraus.

Você pode colocar uma estante de livros, um aparador ou criar um jardim de inverno com itens artificiais, o que economiza bastante e resulta em algo moderno. Bom, veja as fotos e comprove:

sala simples branca

sala simples com escada

sala simples e barata com escada

sala simples decoração com escada

Com Espelho

Sabemos que espelhos são itens caros, mas se você procurar naquelas lojas que vendem de “tudo”, sabe? Pode encontrar opções bem em conta. Nossa dica para personalizar seu espelho, caso queira, é aplicar tinta spray na moldura, na cor preta, dourada ou outra que desejar e que combine com a decoração de sua sala.

Vale saber que os espelhos são ótimos aliados para salas pequenas, pois eles são a sensação de que há muito mais espaço. Porém, para não pesar o ambiente, indicamos que você use somente um espelho em uma das paredes. O local mais escolhido é acima do sofá, nunca acima da televisão para não provocar um choque visual.

Veja nossas sugestões para repetir aí em sua casa:

sala simples com espelho

decoração sala simples com espelho

sala simples com espelho branco

Com Tapete

Escolher o tapete ideal para a sala é sempre uma missão difícil, pois queremos que ele não atrapalhe o restante da decoração, mas que ao mesmo tempo tenha personalidade. O adequado para uma sala simples é um tapete de cor neutra, mas que seja de um material a sua escolha. Quando o tom é liso, fica muito mais fácil de compor o restante do ambiente, sem dar chance para erros.

No entanto, quando a decoração em todo o local é simples e discreta, podemos escolher um tapete de cor mais chamativa ou com estampas para fechar com chave de ouro. Qual das opções você prefere? Veja as fotos e compare:

sala simples com tapete estampado

sala simples tapete estampa p&b

sala simples tapete estampa geométrica

sala simples com tapete neutro

Com Sofá Cinza

O sofá cinza é um verdadeiro coringa para qualquer sala. Existem muitas opções no mercado de mobiliário para você escolher, de acordo com o estilo de decoração que está criando. Há modelos que caem muito bem com uma decoração clássica, retrô, moderna, clean, minimalista, industrial, enfim, qualquer gênero, pois esse item realmente combina com tudo.

Além de combinar com todos os estilos, o sofá cinza pode ser facilmente unido com outras cores na decoração, com papel de parede, com revestimentos diversos. E precisamos falar que essa cor é uma excelente alternativa para quem deseja fazer uma decoração simples e super aconchegante. Qualquer sofá cinza dará aquela vontade de “se jogar”!

sala simples com sofá cinza

sala simples com sofá cinza bonito

sala simples com sofá cinza confortável

Com Nichos

A moda dos nichos veio para ficar. Eles são tanto funcionais quanto decorativos e podem ser colocados na sala sem o menor problema. Há opções de nichos que são comprados em lojas exclusivas, mas você também pode criar os seus próprios utilizando diversos materiais como os famosos  caixotes de feira e até mesmo palitos de sorvete. Essa é uma ideia incrível para criar uma decoração de sala simples e barata!

Que tal conhecer algumas salas com nichos para se inspirar? Veja abaixo:

sala simples decorada com nichos

sala decorada com nichos

sala simples com nichos baratos sala com nichos artesanais

Com Papel de Parede

O papel de parede, hoje em dia, se tornou quase que um item de decoração. Com ele, você pode se isentar de inovar no restante da composição, escolhendo cores neutras e poucos objetos para ornamentar. Isso ajuda o ambiente a não ficar carregado visualmente e deixar o papel ou adesivo de parede se tornarem o protagonista.

Existem diversos tipos de papeis de parede que podem ficar bacanas em sua sala, mas sugerimos que você opte pelos vinílicos, que são muito mais fáceis de limpar, podendo usar até mesmo um pano molhado para isso. Sabendo desse diferencial, você pode definir a estampa que mais se enquadra em seu perfil.

Dê uma olhada em nossas dicas para decoração de sala simples e barata, com o plus do papel de parede:

sala simples com papel de parede azul

sala simples com papel de parede geométrico

sala simples com papel de parede listrado

sala simples com papel de parede duas opções

sala simples com papel de parede floral

O que achou de nosso post sobre decoração de sala simples e barata? Esperamos que tenha gostado e que use nossas sugestões para aplicar no decor de sua casa, apartamento ou até escritório, por que não? Qualquer dúvida que tiver sobre algum estilo de decoração ou outro tópico, deixe um recado que responderemos em breve. Até uma próxima!

Você pode gostar...