Trepadeira para Pergolado: Ideias, Tipos e Dicas de Como Escolher

O pergolado por si só é um artigo bacana para investir na decoração em ambientes externos. É uma peça para unir elegância e conforto em diversos estilos. Com um estudo certeiro um projeto de área aberta pode ficar ainda mais legal com uma trepadeira para pergolado. Dicas para a escolha diferenciado da cidade, clima e projeto seguem.

trepadeira para pergolado

 

Fotos e Tipos de Trepadeira para Pergolado

Se sua área de descanso ou jardim está um pouco apática e você sente que pode ficar ainda melhor é porque você pode estar sentindo falta de um projeto de jardinagem com trepadeira para pergolado. A estrutura de madeira com bases laterais em formato quadrangular costuma deixar o visual mais legal, com glamour e charme sem muito esforço. É muito usada quando a área grande requer um toque extra.

Entendendo mais sobre o pergolado

O pergolado é uma estrutura quadrangular formada por vigas. A madeira é a matéria prima mais usada. Contudo, não há única. Muitos pergolados são vistos por ai de ferro. De alumínio é mais caro mas nem por isso deixa de estar presente por se tratar de um material muito resistente e pode render muitos modelos ainda, falta o mercado atentar para isso.

A estrutura é para ser instala em áreas externas e você já deve ter visto muitos por ai. Ela é considerada uma excelente dica para criar um espaço verde em jardins, áreas abertas de casas de campo, clubes, casas de festas e celebrações de casamento.

Onde comprar? Com quem encomendar? Depende do material. Sendo de madeira um moveleiro faria bem o serviço, assim como um carpinteiro e outro tipo de profissional com intimidade para trabalhar com vigas. Já com ferro seria um ferreiro e lojas especializadas em solda para decoração.

trepadeira para pergolado em varanda

Qualquer área aberta pode receber um pergolado. O segredo é inserir de forma correta e com uma base firme o suficiente para não causar danos. O grande exemplo está na foto de uma pergolado na varanda.

Em condomínios

Áreas de convivência de conjuntos residenciais ou prédios solos podem ficar muito mais legais com um pergolado. O projeto inclui paisagismo e pode ser o cantinho de descanso e apreciação da paisagem dos residenciais. A inclusão de bancos deixa o ambiente confortável, caloroso e estimula o convívio social. É por este motivo que até mesmo estruturas públicas como prédios de ministérios andam incluindo trepadeira para pergolado.

trepadeira para pergolado em área externa

trepadeira para pergolado em salão de festa rústico

Em jardins e varandas

Um cantinho para descansar e curtir a paisagem à sombra de uma trepadeira para pergolado. Tem algo melhor para desejar em um jardim ou área aberta? Pode ser próximo a uma piscina ou com uma vista natural admirável. Algumas cadeiras embaixo com um estofado bacana ou bancos de madeira é o suficiente para criar um local maravilhoso!

trepadeira para pergolado em área externa

trepadeira para pergolado em local de leitura

trepadeira para pergolado verde com rede

Cantinho com rede à sombra de uma trepadeira para pergolado.

 

trepadeira para pergolado com puffs e almofadas

Uma decoração rústica pode ficar muito legal com trepadeira para pergolado compondo um ambiente de relaxamento.

trepadeira para pergolado de ferro

trepadeira para pergolado em varanda

trepadeira para pergolado decoração rústica

Na área da piscina

A área da piscina é um ambiente com sombra e água fresca. Uma bela trepadeira para pergolado pode ser o que faltava para uma composição perfeita e montar um espaço de relaxamento.

trepadeira para pergolado em área externa

trepadeira para pergolado na área da piscina

Tipos de trepadeira para pergolado

Buscando sugestões de qual trepadeira para pergolado seria legal em seu projeto? Algumas dicas a seguir em nossa pequena lista tentando atender todas as variações climáticas podem auxiliar.

Jade vermelha

Também conhecida como ‘trepadeira de nova guiné’, a Jade Vermelha tem flores penduradas, criando um efeito surreal da trepadeira para pergolado no período de florescimento. Uma das plantas mais queridas para um belo visual e proprietários com paixão pela cor vermelha.

A planta de clima equatorial e subtropical consegue desenvolver bem em algumas áreas brasileiras. Sua origem é da Nova Guiné. É considerada uma planta guerreira e flexível, podendo sobrevier em climas de meia sombra ou com sol pleno.

trepadeira para pergolado em jardim

Trepadeira jade vermelha.

Três Marias

Com o nome científico de Bougainvillea, a trepadeira Três Marias é típica da América do Sul. Esta é uma planta com florescimento típico na primavera e com um visual deslumbrante, sendo muito admirada a jardinagem. Nas demais épocas do ano fica com suas folhas de verde intenso, com uma beleza diferenciada também.

Muitas são as versões de cores encontradas naturalmente e nas lojas de jardinagem para ornamentação. Vermelho e lilás são as mais comuns, mas há também amarelo, violeta e de duas cores. Necessita de pouca água e sol intenso ou sombra não será um problema para seu embelezamento e desenvolvimento.

trepadeira para pergolado com flores vermelhas

trepadeira para pergolado tres marias

Jasmim Estrela

A planta de origem asiática faz sucesso em projetos no Brasil por sua facilidade de se adaptar em diversos tipos de climas. Conhecida também como Jasmin Confederado, a planta cujo nome científico é Trachelospermum jasminoides costuma desenvolver bem em períodos de estiagem longos e com muita chuva.

Pode ser encontrada na natureza em diferentes variações de cores, sendo com isso uma ótima opção de trepadeira para pergolado.

trepadeira para pergolado jasmin

trepadeira para pergolado jasmin branco

Tubérgia azul

Um dos principais motivos de ser muito usada como trepadeira para pergolado é a facilidade de encontrar no mercado aliada com a sua beleza. Ter uma planta bonita e barata é um ótimo convite, não acha? E com florescimento na estação da primavera, como a maioria das plantas.

trepadeira para pergolado tumbergia azul

trepadeira para pergolado tumbergia

A indicação dos profissionais é estudar o clima de sua idade e os melhores tipos de trepadeira para pergolado de acordo com o florescimento e efeito desejado. Uma consulta em sementeiras ou com especialistas pode te ajudar a focar no tipo ideal de acordo com o seu projeto e resultado visual.

Você pode gostar...