60 Caminhos de Mesa de crochê: modelos com gráficos e receitas!

Os caminhos de mesa de crochê são peças bem conhecidas, afinal os caminhos de mesa já fazem parte da decoração há décadas. E mesmo com o passar dos anos, a peça continua sendo usada para decorar a mesa.

Se você quer ideias de pontos e estilos de caminhos de mesa de crochê, o post está recheado de modelos e ideias para colocar as agulhas de crochê em ação. Então, vamos ao post!

Modelos

Modelos de Caminhos de Mesa de Crochê

Caminho de Mesa Crochê Simples 

decoração mesa

No centro da mesa, arranjo com flores artificiais

Se a intenção é começar com modelos de caminhos de mesa de crochê simples e com barbante cru, a inspiração aqui é ótima. O modelo foi feito com pontos abertos e barrado no final. As pontas arredondadas marcam o estilo do caminho que vai de ponta a ponta da mesa.

modelo pontos simples

A mesa oval é de madeira de cor clara

A inspiração desse modelo de caminho é uma peça com formas redondas. Para o modelo, a inspiração foi de seguir pontos abertos e na área central pontos fechados, formando um novo desenho na peça e valorizando os pontos simples que compõem o item.

modelo simples retangular

A inspiração para o caminho de crochê foi de pontos intercalados entre fechados e simples, e essa composição foi ideal para formar desenhos que decoram o centro da peça e valorizam o modelo simples, que enfeita o centro da mesa de jantar.

modelo de barbante cru

Entre os modelos de caminhos de mesa de crochê, a aposta foi por uma peça sem barrados e em formato retangular. Na composição dos pontos, o mix entre pontos abertos e fechados forma desenhos no centro da peça. A inspiração simples funciona também como tapete de crochê.

 

Mais fotos

mesa de vidro

A mesa de madeira tem tampo de vidro

ponto abacaxi

O caminho foi feito com ponto abacaxi

decoração com hortênsias

Hortênsias artificiais decoram a mesa

Caminho de Mesa de Crochê Colorido

modelos coloridos

Pensando nos caminhos de mesa de crochê com barbante, uma boa aposta é pelos barbantes coloridos. Os modelos de cores sólidas são ótimos para dar um toque de cor na mesa, e além das cores vale escolher diferentes modelos de pontos, que vão dar formas e estilos ao caminho colorido.

mesa de madeira grande

A mesa de madeira tem formato retangular

Além das opções com cores sólidas e únicas, vale também se inspirar em modelos com uma gama de cores juntas, como é o caso deste modelo.  Aqui a peça foi feita em  listras de diferentes cores que se misturam e deixam o caminho colorido e cheio de estilo para enfeitar a mesa de jantar.

modelo com duas cores

A mesa de granito foi decorada com a peça de crochê

Se você optou por fazer um modelo de caminho de mesa colorido, a sugestão é de usar duas cores, como propõe este modelo. A composição com o duo de cores é mais discreta e você pode optar por cores que combinam com a decoração. Na proposta a ideia foi de fazer a parte central com barbante verde e pontos simples, e o contorno foi feito com círculos que trazem a mistura de branco e verde, mantendo o resultado agradável e charmoso.

Mais fotos 

mesa de madeira moderna

As cadeiras amarelas fazem parte da mesa

plantas centro de mesa

Na mesa, arranjo natural

modelo espiral colorido

O mix de cores é alegre

modelo em triângulos

modelo colorido e com franja

Esta linda peça com barrado preto é da Aline Malandrim!

caminho de mesa preto

O modelo preto é neutro

modelos coloridos

Caminho de Mesa de Crochê Espiral 

modelo leque

Esse modelo de caminho de mesa de barbante é uma variação do modelo espiral e remete ao caminho estilo leque. Para a composição da peça, a aposta foi por fazer a parte central colorida e o restante com pontos fechados e em barbante cru na formação dos leques.

modelo espiral com flores

O arranjo de flores decora a mesa

            A proposta de caminho de mesa estilo espiral é super charmosa e composta por três cores – barbante cru, rosa, e verde. Além do formato e da composição das cores, a peça ainda conta com a aplicação de flores em crochê, que decoram o modelo e dão um charme a mais para  a peça.

decoração com flores de crochê

As flores de crochê decoram a peça

Para esta peça, a ideia foi de fazer 3 toalhas redondas de barbante, e para formar o estilo espiral, a aposta foi por fazer flores e folhas que passam entre as toalhinhas e dão forma e estilo ao caminho de mesa. A proposta mais simples é uma ótima ideia para reproduzir a técnica espiral de uma maneira mais fácil e cheia de charme.

Mais fotos

modelo leque com barbante cru

decoração mesa de jantar

A orquídea artificial decora a mesa

modelo espiral laranja

O barbante alaranjado dá destaque à peça

espiral com flores

As flores coloridas deixam a peça alegre

Caminho de Mesa de Crochê com Flores 

decoração com pimentas

O vasinho com pimentas artificiais decoram a mesa

As flores de crochê são ótimas apostas para a decoração dos caminhos de mesa de crochê, já que criam um ponto de relevo na peça e dão um toque mais delicado. Nessa proposta, a ideia foi de fazer um caminho com o duo de cores vermelho e branco, e na parte das flores, há o detalhe verdinho que representam as folhas, dando um ponto de cor a mais para o caminho.

modelo de flor

Nesta proposta, em vez de seguir o modelo mais tradicional de flores de crochê aplicadas sobre a peça, a ideia foi de fazer um caminho com pontos que formam flores. Para a confecção da peça, a escolha foi por usar barbante branco nos pontos que simbolizam as pétalas e barbante amarelo na parte central, que simboliza o miolo da flor.

capa cadeiras

Os eletrodomésticos possuem capa

Para a decoração da mesa de jantar, a escolha foi por um caminho com barbante cru e pontos simples; e como forma de destaque, as pontas da peça foram feitas com flores coloridas de crochê. Ah, e detalhe que além do caminho de mesa, ainda tem as capas de cadeiras, que seguem o mesmo estilo do caminho.

Mais fotos

mesa de jantar branca

A mesa branca destaca as flores coloridas

modelo com flores e folhas

Folhas em barbante verde decoram a peça

capa de cadeira de crochê

modelo com flores embutidas

O barbante degradê roxo decora a peça

flores decoradas com pérolas

No centro das flores, aplicação de pérolas

decoração com cachepô

O cachepô decora a mesa

modelos decorados com flores

Caminho de Mesa de Crochê de Coruja 

coruja com ponto abacaxi

A composição de azul e branco compõem a peça

Se você adora incluir corujas na decoração, uma sugestão é de fazer caminhos de mesa de crochê decorados com a ave, assim dá para enfeitar até mesmo a mesa de jantar com o tema. Para a ideia de um caminho de coruja, a peça foi feita com ponto abacaxi, formando o corpinho da coruja, e uma faixa central que segue o estilo espiral e une as duas corujinhas que compõem a peça.

modelo coruja simples

Pontos estilo correntinha compõem a maior parte da peça

A sugestão de caminho de mesa de corujas aqui é um tanto diferente do modelo anterior, mas também é lindo! O caminho foi feito com pontos tradicionais e no formato retangular. Já as corujinhas forma feitas separadamente e incluídas no barrado e no centro do caminho, adicionando a temática à peça.

coruja espiral

O modelo foi feito com linha branca e rosa

Mais uma proposta do caminho de corujas ao estilo espiral, essa peça foi feita com um duo de cores  – rosa e branco. A combinação deixou o caminho de mesa alegre e cheio de estilo, destacando-se na mesa de jantar de vidro fumê.

 

Mais fotos

modelo vermelho e preto

coruja de crochê

A composição de azul e amarelo claro é delicada

decoração coruja
coruja rosa e branca

Caminho de Mesa de Crochê Degradê 

leque degradê

A mistura de cores é alegre

Se a ideia é fazer uma peça de crochê ao estilo degradê para a mesa de jantar, vale a pena se inspirar neste modelo. Aqui o caminho de mesa foi feito ao estilo leque e com barbante degradê, assim não há o trabalho de ficar alternando as cores do barbante e o resultado é um charme.

modelo degradê amarelo

Os tons de amarelo compõem a peça

Outra opção para fazer a peça degradê é escolher uma cor base e assim ir seguindo a cartela de cores mais claras formando a variação dos tons. A peça pode ser formada por listras, como neste modelo, até chegar em uma nuance bem mais clara, e o resultado fica super agradável.

modelo bege

No centro da mesa, decoração com arvorezinha feita de canela

Nesta proposta de caminho de mesa estilo leque, a ideia foi de seguir a cartela de cores em tons de bege para formar o degradê.  Na composição da peça foram usadas três cores de barbante, sendo que a nuance mais forte ficou concentrada na parte central e os tons mais fracos foram indo para a extremidade.

Mais fotos

barbante degradê

degradê bege

redondo e bege

O modelo redondo é um mix de tons de bege

Caminho de Mesa de Crochê Filé 

ponto filé

O crochê filé é uma técnica mais delicada e super linda do trabalho manual. E para manter a delicadeza desse tipo de trabalho, que pode até ser inspirado em gráficos de ponto cruz, é comum o uso de linhas e barbantes mais finos. Neste modelo a ideia foi de fazer um caminho branco que é um mix de flores e desenhos que compõem a peça, e aumentam a delicadeza do trabalho.

ponto filé com rosas

As cadeiras estofadas compõem a mesa

Entre as ideias e modelos de caminhos de mesa de crochê, essa versão na técnica filé é composta por pontos simples na área central, e os barrados são formados por rosas e folhas, que fazem todo o contorno da peça e garante a beleza do caminho de mesa.

mesa de jantar mogno

A mesa de mogno tem tampo de vidro

Para este trabalho, a ideia foi de usar linha branca e fazer um caminho com desenhos de flores e outros detalhes menores que compõem a parte do meio entre os pontos simples. O resultado ficou delicado e lindo!

Mais fotos

ponto filé

O formato triangular caracteriza a peça

ponto filé colorido

desenhos crochê filé

A peça é repleta de desenhos

modelo filé

modelos crochê filé

Como fazer Caminho de Crochê Passo a Passo – Receita / Gráfico

Para quem já se animou só de ver as inspirações e modelos de caminhos de mesa de crochê, separamos gráficos, receitas e vídeos de como fazer as peças em crochê. Então, prepare as agulhas e o barbante e vamos aos tutoriais.

receita e gráfico espiral

gráfico

como fazer

passo a passo

Gostou das dicas e modelos de caminhos de mesa de crochê? Agora é só colocar os tutoriais em prática e ter modelos lindos para decorar a mesa.

Você pode gostar...