60 Caminhos de Mesa de crochê: modelos com gráficos e receitas!


Os caminhos de mesa de crochê são peças bem conhecidas, afinal os caminhos de mesa já fazem parte da decoração há décadas. E mesmo com o passar dos anos, a peça continua sendo usada para decorar a mesa.

Se você quer ideias de pontos e estilos de caminhos de mesa de crochê, o post está recheado de modelos e ideias para colocar as agulhas de crochê em ação. Então, vamos ao post!

Modelos

Modelos de caminhos de mesa de crochê

Simples 

decoração mesa

No centro da mesa, arranjo com flores artificiais

Se a intenção é começar com modelos de caminhos de mesa de crochê simples e com barbante cru, a inspiração aqui é ótima. O modelo foi feito com pontos abertos e barrado no final. As pontas arredondadas marcam o estilo do caminho que vai de ponta a ponta da mesa.

modelo pontos simples

A mesa oval é de madeira de cor clara

A inspiração desse modelo de caminho é uma peça com formas redondas. Para o modelo, a inspiração foi de seguir pontos abertos e na área central pontos fechados, formando um novo desenho na peça e valorizando os pontos simples que compõem o item.

modelo simples retangular

A inspiração para o caminho de crochê foi de pontos intercalados entre fechados e simples, e essa composição foi ideal para formar desenhos que decoram o centro da peça e valorizam o modelo simples, que enfeita o centro da mesa de jantar.

modelo de barbante cru

Entre os modelos de caminhos de mesa de crochê, a aposta foi por uma peça sem barrados e em formato retangular. Na composição dos pontos, o mix entre pontos abertos e fechados forma desenhos no centro da peça. A inspiração simples funciona também como tapete de crochê.

 

Mais fotos

mesa de vidro

A mesa de madeira tem tampo de vidro

ponto abacaxi

O caminho foi feito com ponto abacaxi

decoração com hortênsias

Hortênsias artificiais decoram a mesa

Colorido

modelos coloridos

Pensando nos caminhos de mesa de crochê com barbante, uma boa aposta é pelos barbantes coloridos. Os modelos de cores sólidas são ótimos para dar um toque de cor na mesa, e além das cores vale escolher diferentes modelos de pontos, que vão dar formas e estilos ao caminho colorido.

mesa de madeira grande

A mesa de madeira tem formato retangular

Além das opções com cores sólidas e únicas, vale também se inspirar em modelos com uma gama de cores juntas, como é o caso deste modelo.  Aqui a peça foi feita em  listras de diferentes cores que se misturam e deixam o caminho colorido e cheio de estilo para enfeitar a mesa de jantar.

modelo com duas cores

A mesa de granito foi decorada com a peça de crochê

Se você optou por fazer um modelo de caminho de mesa colorido, a sugestão é de usar duas cores, como propõe este modelo. A composição com o duo de cores é mais discreta e você pode optar por cores que combinam com a decoração. Na proposta a ideia foi de fazer a parte central com barbante verde e pontos simples, e o contorno foi feito com círculos que trazem a mistura de branco e verde, mantendo o resultado agradável e charmoso.

 

Mais fotos 

mesa de madeira moderna

As cadeiras amarelas fazem parte da mesa

plantas centro de mesa

Na mesa, arranjo natural

modelo espiral colorido

O mix de cores é alegre

modelo em triângulos

modelo colorido e com franja

Esta linda peça com barrado preto é da Aline Malandrim!

caminho de mesa preto

O modelo preto é neutro

modelos coloridos

Espiral 

modelo leque

Esse modelo de caminho de mesa de barbante é uma variação do modelo espiral e remete ao caminho estilo leque. Para a composição da peça, a aposta foi por fazer a parte central colorida e o restante com pontos fechados e em barbante cru na formação dos leques.

modelo espiral com flores

O arranjo de flores decora a mesa

            A proposta de caminho de mesa estilo espiral é super charmosa e composta por três cores – barbante cru, rosa, e verde. Além do formato e da composição das cores, a peça ainda conta com a aplicação de flores em crochê, que decoram o modelo e dão um charme a mais para  a peça.

decoração com flores de crochê

As flores de crochê decoram a peça

Para esta peça, a ideia foi de fazer 3 toalhas redondas de barbante, e para formar o estilo espiral, a aposta foi por fazer flores e folhas que passam entre as toalhinhas e dão forma e estilo ao caminho de mesa. A proposta mais simples é uma ótima ideia para reproduzir a técnica espiral de uma maneira mais fácil e cheia de charme.

 

Mais fotos

modelo leque com barbante cru

decoração mesa de jantar

A orquídea artificial decora a mesa

modelo espiral laranja

O barbante alaranjado dá destaque à peça

espiral com flores

As flores coloridas deixam a peça alegre

Com flores 

decoração com pimentas

O vasinho com pimentas artificiais decoram a mesa

As flores de crochê são ótimas apostas para a decoração dos caminhos de mesa de crochê, já que criam um ponto de relevo na peça e dão um toque mais delicado. Nessa proposta, a ideia foi de fazer um caminho com o duo de cores vermelho e branco, e na parte das flores, há o detalhe verdinho que representam as folhas, dando um ponto de cor a mais para o caminho.

modelo de flor

Nesta proposta, em vez de seguir o modelo mais tradicional de flores de crochê aplicadas sobre a peça, a ideia foi de fazer um caminho com pontos que formam flores. Para a confecção da peça, a escolha foi por usar barbante branco nos pontos que simbolizam as pétalas e barbante amarelo na parte central, que simboliza o miolo da flor.

capa cadeiras

Os eletrodomésticos possuem capa

Para a decoração da mesa de jantar, a escolha foi por um caminho com barbante cru e pontos simples; e como forma de destaque, as pontas da peça foram feitas com flores coloridas de crochê. Ah, e detalhe que além do caminho de mesa, ainda tem as capas de cadeiras, que seguem o mesmo estilo do caminho.

 

Mais fotos

mesa de jantar branca

A mesa branca destaca as flores coloridas

modelo com flores e folhas

Folhas em barbante verde decoram a peça

capa de cadeira de crochê

modelo com flores embutidas

O barbante degradê roxo decora a peça

flores decoradas com pérolas

No centro das flores, aplicação de pérolas

decoração com cachepô

O cachepô decora a mesa

modelos decorados com flores

Coruja 

coruja com ponto abacaxi

A composição de azul e branco compõem a peça

Se você adora incluir corujas na decoração, uma sugestão é de fazer caminhos de mesa de crochê decorados com a ave, assim dá para enfeitar até mesmo a mesa de jantar com o tema. Para a ideia de um caminho de coruja, a peça foi feita com ponto abacaxi, formando o corpinho da coruja, e uma faixa central que segue o estilo espiral e une as duas corujinhas que compõem a peça.

modelo coruja simples

Pontos estilo correntinha compõem a maior parte da peça

A sugestão de caminho de mesa de corujas aqui é um tanto diferente do modelo anterior, mas também é lindo! O caminho foi feito com pontos tradicionais e no formato retangular. Já as corujinhas forma feitas separadamente e incluídas no barrado e no centro do caminho, adicionando a temática à peça.

coruja espiral

O modelo foi feito com linha branca e rosa

Mais uma proposta do caminho de corujas ao estilo espiral, essa peça foi feita com um duo de cores  – rosa e branco. A combinação deixou o caminho de mesa alegre e cheio de estilo, destacando-se na mesa de jantar de vidro fumê.

 

Mais fotos

modelo vermelho e preto

coruja de crochê

A composição de azul e amarelo claro é delicada

decoração coruja
coruja rosa e branca

Degradê 

leque degradê

A mistura de cores é alegre

Se a ideia é fazer uma peça de crochê ao estilo degradê para a mesa de jantar, vale a pena se inspirar neste modelo. Aqui o caminho de mesa foi feito ao estilo leque e com barbante degradê, assim não há o trabalho de ficar alternando as cores do barbante e o resultado é um charme.

modelo degradê amarelo

Os tons de amarelo compõem a peça

Outra opção para fazer a peça degradê é escolher uma cor base e assim ir seguindo a cartela de cores mais claras formando a variação dos tons. A peça pode ser formada por listras, como neste modelo, até chegar em uma nuance bem mais clara, e o resultado fica super agradável.

modelo bege

No centro da mesa, decoração com arvorezinha feita de canela

Nesta proposta de caminho de mesa estilo leque, a ideia foi de seguir a cartela de cores em tons de bege para formar o degradê.  Na composição da peça foram usadas três cores de barbante, sendo que a nuance mais forte ficou concentrada na parte central e os tons mais fracos foram indo para a extremidade.

 

Mais fotos

barbante degradê

degradê bege

redondo e bege

O modelo redondo é um mix de tons de bege

Filé 

ponto filé

O crochê filé é uma técnica mais delicada e super linda do trabalho manual. E para manter a delicadeza desse tipo de trabalho, que pode até ser inspirado em gráficos de ponto cruz, é comum o uso de linhas e barbantes mais finos. Neste modelo a ideia foi de fazer um caminho branco que é um mix de flores e desenhos que compõem a peça, e aumentam a delicadeza do trabalho.

ponto filé com rosas

As cadeiras estofadas compõem a mesa

Entre as ideias e modelos de caminhos de mesa de crochê, essa versão na técnica filé é composta por pontos simples na área central, e os barrados são formados por rosas e folhas, que fazem todo o contorno da peça e garante a beleza do caminho de mesa.

mesa de jantar mogno

A mesa de mogno tem tampo de vidro

Para este trabalho, a ideia foi de usar linha branca e fazer um caminho com desenhos de flores e outros detalhes menores que compõem a parte do meio entre os pontos simples. O resultado ficou delicado e lindo!

 

Mais fotos

ponto filé

O formato triangular caracteriza a peça

ponto filé colorido

desenhos crochê filé

A peça é repleta de desenhos

modelo filé

modelos crochê filé

Como fazer passo a passo – Receita / Gráfico

Para quem já se animou só de ver as inspirações e modelos de caminhos de mesa de crochê, separamos gráficos, receitas e vídeos de como fazer as peças em crochê. Então, prepare as agulhas e o barbante e vamos aos tutoriais.

receita e gráfico espiral

gráfico

como fazer

passo a passo

Gostou das dicas e modelos de caminhos de mesa de crochê? Agora é só colocar os tutoriais em prática e ter modelos lindos para decorar a mesa.


Você pode gostar...

57 Resultados

  1. irene da silva leal collares disse:

    Gostaria de fazer o caminho de mesa o primeiro desenho.nao achei o grafico nem o video.mande por favor. bjs

  2. estela disse:

    TODOS OS CROCHES SAO INCRIVEIS DE BONITOS.VVOU FAZER TODODS PARA CASA,E COZINHA.

  3. Maria disse:

    Boa tarde,todas as toalha saõ maravilhosas,mas como conseguir o grafico do trilho de mesa verde que é o fica entre os primeiros da direita para a esquerda, por favor voce poderia fazer está gentileza,obrigada

  4. luiza maria disse:

    maravilhosos

  5. Rita de Cassia Vieira disse:

    cada uma mas lindo do que o outro,trabalho muito bem feiro maravilhoso

  6. Luzia Martins Borges disse:

    Boa tarde! Amei seus trabalhos mas não seria possível você me enviar o PaP do Caminho com flores branca e roxas não.Amei e gostaria de fazer igual a ele.Se puder ficarei muito grata! Obrigada!!! Aguardo resposta.

  7. zalene beatriz baracy chaves disse:

    eu achei seus trabalhos muito lindos .vc esta de parabéns, eu so achei que não da pra ler direito a modo de faze, que é meio apagados . uma grande abraço.

  8. ana rita pereira disse:

    amei sao todos lindop

  9. Elza Cardoso disse:

    Maravilhosos,irei fazer para deixar minha cozinha mais linda

  10. maria de fatima disse:

    seu trabalhos muito lidos !

  11. maria de fatima disse:

    gostei muito do seu trabalhos cada um mais do que o outro

  12. Izabel disse:

    Estou procurando desesperadamente o gráfico do segundo do caminho ou o vídeo por favor, se alguém tiver me manda.

  13. Leila disse:

    Parabéns todos são lindos….procuro o grafico do caminho de mesa filé com rosas em volta que vi em seus trabalhos, poderia me enviar o gráfico por favor? Obrigada.

  14. Claudia jacinta disse:

    Ótimo

  15. roniete silva melo disse:

    muito lindo parabens

  16. Luiza de Souza Nascimento dourado disse:

    GOSTEI MUITO DO CAMINHO VERMELHO Q. TENHE UM VASO COM ORQUÍDEA ARTIFICIAL E OUTRO QUE FALA O MIX DE CORES É ALEGRE.
    VC. N. FAZ SOBRE ENCOMENDA?
    GOSTARIA DE SABER A MEDIDA NO COMPRIMENTO E QUANTO CUSTA?

  17. Eliene disse:

    Muito lindo.

  18. Claudete disse:

    Lindos trabalhos.gostaria muito de receber o passo a passo do trilho amarelo acho que é a figura 40

  19. Bia novaes disse:

    Gostei do caminho filé con rosas…..nao encontri grafico…poderia me enviar por favor?

  20. simone disse:

    Muito lindos!

  21. Ana Dara disse:

    Oi vc pode me mandar o gráfico do caminho de mesa no formato tipo 9 na cor branco com as.flor.vermelho

  22. Ana Dara disse:

    Oi vc pode me mandar o gráfico do caminho de mesa no formato tipo 8 na cor branco com as.flor.vermelho

  23. Maria do Carmo Melo de Oliveira Sales disse:

    Por favor, qual o gráfico do cainho de mesa 16 e 45? Parabéns pelos trabalhos, são lindos!

  24. aldalene disse:

    como que eu aço para obter revistas com os seus graficos

  25. Zulmira Rosa disse:

    Eu encontro o grafico ou video do trilho que tem várias cores e o preto como destaque?

  26. narli disse:

    Amei tudo muito lindo

  27. Maria de Jesus Lisboa disse:

    maravilhosos os seus trabalhos! Estou encantada. O trilho com duas cores em que esta um vaso de pimenta. É feito por partes? Gostaria muito de fazê-lo
    Você tem o gráfico?

  28. Neli disse:

    sobre esse caminho com rosas uma em cada ponta, achei um gráfico dela é está todo errado

  29. Filomena Lopes Ferreira disse:

    Eu quero a receita e gráfico do caminho de mesa – cisne branco. Ele é muito lindo

  30. Larissa disse:

    não achei o grafico do caminho de mesa espiral, poderiam mandar o garfico por favor

  31. Adriana D. G. Pommer disse:

    bom dia…. gostaria de obter o gráfico do trilho de mesa dna, colorido…

  32. Sulha Márcia disse:

    Lindissimos

  33. Evanise Aparecida Andre Tassara disse:

    Achei lindos os caminhos de mesa ta ate dificil de escolher, porque sou artesa tambem Evanise, Bertila e Aparecida, dai com o papel pode tirar amostra, nos vamos publicar nosso artesanato no face

  34. Helena disse:

    Tudo muito lindo, parabéns pela criatividade!

  35. zilda maria dos santos paixao disse:

    achei maravilhoso o caminho de mesa em square redondo colorido . voce tem o grafico para me mandar ou vender,,,

  36. Olanir disse:

    EU QUERIA VER MAIS CAMINHOS DE MESA EM CROCHÊ

  37. conceicao disse:

    ola boa tarde, isso é simplismente DIVINO. tambem faço croché, mas nao com esse talento. estou encantada com tudo isso

  38. maria lucia bernardi disse:

    trabalhos maravilhosos,amo croche,parabéns.

  39. maria lucia bernardi disse:

    trabalhos lindos adoro croche,parabéns.

  40. Olenka Figueiredo de Menezes disse:

    Todos maravilhosos mas gostaria que enviasse a receita do caminho de mesa cisne. Obrigada

  41. Janne disse:

    Boa tarde. Gostaria de receber o gráfico e receita do “Filé” Caminho de mesa com mix de flores e desenhos.
    Lindos os trabalhos.

  42. maria de lourdes disse:

    adorei como são lindos os trabalhos você trabalha divinamente bem

  43. Olanir disse:

    OS CROCHÊS SÃO LINDOS !

  44. Feliciana disse:

    Amo fazer croche essas peças estão lindas alguma delas já fiz eo meus clientes gostaram muito obrigada pelas dicas

  45. Feliciana disse:

    O croche me faz muito bem

  46. Maria Alremilia Bernardo Ferreira disse:

    Olá! Amei seus caminhos de mesa,sou apaixonada por crochê.também sei fazer.vc tem como me enviar o gráfico do caminho de mesa aspiral?muito obrigada.

  47. Ilma Oliveira disse:

    Maravilhosos!

  48. Ilma Oliveira disse:

    Achei todos maravilhosos !

  49. Áurea disse:

    Gostaria de renão com de croche com receitase bão com gráficos, pois perdi parte da visão e não consigo ler os graficoa, obrigada

  50. dianne mccoy disse:

    how would we are where would we find these patterns they are so beautiful but we can’t find any around here like that I would gladly pay for what it would cost to get patterns like this in English. I can’t get over how pretty and so different all these shapes and I have never seen anything like this before.

  51. Catarina disse:

    Boa NOite gostaria de receber o gráfico do trilho com as rosas na volta!

  52. Herminia Natalia de Souza Vaz disse:

    gosto muito de crochê. aprendi a fazer com muita dificuldade pois sou canhota mas como sou brasileira não desisto nunca do quero, hoje já estou expert no assunto desenvolvo muito bem um gráfico.Gostaria se for possível me enviar o gráfico das rosas . Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *