Mesa de Jantar Redonda: veja como escolher e 40 fotos!

Escolher a mesa de jantar perfeita para sua casa é uma tarefa que requer atenção. Isso por que é ela que acomodará sua família e amigos durante os almoços, jantares e demais ocasiões. A mesa de jantar redonda é um ótimo modelo para reunir todos para comer e também conversar, já que é um móvel mais intimista.

mesa de jantar redonda giratória chique

Mas qual é a medida certa de uma mesa redonda para a sala de jantar?

Há um padrão estabelecido a partir de uma média das medidas do corpo humano. Chamamos esse cálculo de antropometria, que indica os seguintes números para as mesas redondas:

  • Altura média: 75 centímetros (pode variar conforme sua necessidade)
  • Passagem + espaço para puxar a cadeira: 90 cm
  • Espaço mínimo na mesa necessário por pessoa: 60 cm

O espaço para cada pessoa em uma mesa redonda dependerá do resultado desta conta: diâmetro x 3,14 (pi) = a circunferência. Esse número dividido por 60, é igual ao número de pessoas/cadeiras máximo para esta mesa. Assim o móvel não ficará incômodo para ninguém.

fotos de mesa de jantar redonda clássica

Uma mesa de jantar redonda fica ótima em salas com medidas quadradas e, por não ter quinas, evita acidentes. Você pode encontrar mesas pequenas e grandes, que conseguem acomodar até 10 pessoas de forma confortável.

Para economizar espaço, uma dica bacana é colocar cadeiras de um lado e um banco do outro, encostado em uma parede ou em duas. Desta forma, como o banco fica parado, não haverá necessidade de puxar as cadeiras para frente ou para trás. Aí, para ficar mais agradável, você pode escolher almofadas que combinem com a decoração da sala de jantar para ficar sobre o banco.

Ah! E não pense que é preciso combinar as cadeiras com a mesa, não. A moda que está em alta são modelos que desconstruam o senso comum da composição do ambiente!

Conheça vários modelos de mesas de jantar redondas que prometem deixar sua casa mais bonita.

Modelos de mesa de jantar redonda

No mercado de mobiliário você encontrará uma enorme variedade de mesas de jantar redondas, além de locais que fazem móveis sob medida. Nesse último caso você precisará saber certinho as medidas de seu espaço disponível (copa, sala de jantar, cozinha americana), o material desejado, além de especificações como, por exemplo, se ela terá o tampo giratório ou não.

fotos de mesa de jantar redonda de mármore

De vidro

Mesas redondas de vidro quase sempre compõem salas com estilo minimalista, pois não chamam muito a atenção e são delicadas. Elas têm os pés de outro material como madeira, aço ou pedra e o tampo pode ser de vidro transparente ou pintado.

O estilo de cadeiras escolhido por você não precisa seguir nenhum padrão. Parar quebrar o detalhe sutil do vidro, o bacana é optar por cadeiras mais pesadas, com estofado ou de madeira. Mas não se esqueça que esse material pede uma decoração sofisticada!

Esse tipo de mesa não é muito indicado em casas que tenham crianças, pelo risco que se tem de quebrar.

mesa de jantar redonda de vidro clássica

mesa de jantar redonda de vidro com poltronas

mesa de jantar redonda de vidro sofisticada

mesa de jantar redonda de vidro

mesa de jantar redonda de vidro cadeiras coloridas

De madeira

Clássica, a mesa redonda de madeira é ideal para compor uma sala de jantar com estilo rústico. Para isso, as madeiras mais escuras ficam melhor, ou aquelas sem muito acabamento.

Se você deseja um ambiente mais clássico ou moderno, é só compor a mesa de jantar de madeira com outros itens diferentes, que tenham um design contemporâneo ou até mesmo mesclar estilos e cores. Uma forma de fazer isso é colocar uma cadeira de cada modelo.

mesa de jantar redonda de madeira bonita

mesa de jantar redonda de madeira chique

mesa de jantar redonda de madeira escura

mesa de jantar redonda de madeira estilo

mesa de jantar redonda de madeira rústica

mesa de jantar redonda de madeira vintage

mesa de jantar redonda de madeira

Laqueada

Uma mesa laqueada é uma mesa de madeira trabalhada. Ou seja, amolada, polida, com uma superfície lisa e/ou com brilho e por fim, pintada. É comum muitas pessoas imaginarem que esse tipo de móvel é algo de segunda linha pois não imaginam todo o trabalho que é feito até ter esse resultado.

mesa de jantar redonda branca laqueada linda

Existem mesas de jantar redondas laqueadas de muitas cores, mas as que mais são utilizadas e também vendidas por aí são as brancas. Então se seu desejo é criar um local clean, essa é uma boa pedida.

O branco é uma cor clássica e muito versátil, ajudando a fazer uma bela composição para sua sala de jantar. Quem quer seguir um estilo romântico ou feminino pode escolher uma mesa laqueada sem pensar duas vezes!

mesa de jantar redonda branca laqueada

mesa de jantar redonda laqueada com cadeiras em bambu

mesa de jantar redonda laqueada branca

mesa de jantar redonda laqueada com cadeira amarela

mesa de jantar redonda laqueada design

Pequena

Uma solução para quem tem sala de jantar ou cozinha pequenas é uma mesa em tamanho menor. Assim o espaço não fica limitado e as refeições em família continuarão garantidas.

Uma mesa de jantar pequena é uma boa opção também para quem não costuma receber muitas pessoas em casa, ou para quem quer criar esse espaço para reuniões em outro local que não seja a sala de jantar.

mesa de jantar redonda pequena cozinha americana

mesa de jantar redonda pequenina cadeiras diferentes

Para economizar espaço mesmo faça o que já falamos anteriormente, coloque um sofá ou banco de um lado e cadeiras do outro. Fica charmoso e delicado!

mesa de jantar redonda laqueada

mesa de jantar redonda pequena branca

Se as cadeiras não forem tão largas, é possível colocar várias mesmo se a mesa for pequena.

mesa de jantar redonda pequenina

Giratória

Elas não são tão comuns mas você já deve tê-las visto em programas de TV como o Big Brother Brasil. As mesas giratórias são ótimas para quem recebe muitos familiares e amigos para jantares e comemorações.

O tampo central é a peça que gira, facilitando a passagem dos alimentos para os convidados daquele almoço ou jantar.

mesa de jantar redonda com tampo giratório

mesa de jantar redonda de madeira que gira

mesa de jantar redonda que gira

O modelo giratório é mais encontrado em madeira, mas existem mesas assim de diversos materais.

mesa de jantar redonda giratória clean

mesa de jantar redonda giratória

Além das mesas redondas com tampo que gira você encontra mesas que aumentam de tamanho! Elas são feitas sob medida e podem ser perfeitas tanto para a sala de jantar ou para a cozinha gourmet.

Fotos de salas de jantar com mesa redonda

Agora que você conheceu os modelos mais utilizados de mesa de jantar redonda, pode ver mais fotos para se inspirar! Veja só as mesas que separamos:

fotos de mesa de jantar redonda com cadeiras coloridas

fotos de mesa de jantar redonda com flores

fotos de mesa de jantar redonda de concreto

fotos de mesa de jantar redonda incrível

fotos de mesa de jantar redonda madeira

fotos de mesa de jantar redonda moderna

fotos de mesa de jantar redonda pequena e branca

fotos de mesa de jantar redonda preta

fotos de mesa de jantar redonda


Gostou das fotos e ideias? A dica é levar em conta a área que há para a mesa, de forma que sobre espaço para os outros móveis e para a circulação das pessoas. Além disso, escolha uma mesa que combine com a decoração de sua sala de jantar.


Você pode gostar...