70 Arranjos de Flores: Como montar e Onde usar!!!
Incluir flores na decoração é uma maneira de dar mais graciosidade e vida ao ambiente, e nessa proposta de dar um toque da natureza à decor, vale apostar nos arranjos de flores.
A decoração com as flores pode ser usada em diferentes pontos da casa, e o melhor é que é possível escolher um tipo de flor que represente seu gosto pessoal e combine com sua decor. E se você pretende se render ao uso dos arranjos de flores na decoração, no post tem dicas preciosas para acertar na escolha.
Tipos de flores e suas vantagens
Flores naturais
- Flores do campo
Os arranjos com flores do campo são uma mistura de espécies, que geralmente, reúnem margaridas, calábrias, macarrão, entre outros.
A vantagem deste tipo de arranjo está em relação ao custo que esses tipos de flores têm, já que costuma ser mais acessível, e também a delicadeza dessas flores, que ficam bem desde uma decoração delicada até mesmo em um ambiente rústico.
- Rosas
A mais tradicional das flores, as rosas costumam ser muito usadas para a decoração romântica, mas a flor também pode fazer parte de outros estilos decorativos.
Para quem pretende se apostar nos arranjos de flores com rosas, é preciso considerar a delicadeza da espécie, que tende a murchar com mais facilidade em climas quentes. Já o preço é um grande variante, e isso depende do estilo da rosa e até da cor.
- Mosquitinho
O mosquitinho é velho conhecido entre as flores. A delicadeza das pequenas flores brancas com ramos verdes é uma graça e permite que a espécie seja usada sozinha em arranjos de flores, ou até para compor uma mistura de flores e espécies.
O preço é um grande atrativo dessa espécie, já que um maço grande tem custo bem acessível.
- Orquídeas
As orquídeas costumas transmitir delicadeza e sofisticação, e são ideias quando a ideia é apostar em uma decoração mais elegante. No entanto, alguns motivos tornam o uso dos arranjos de flores com orquídeas menos usuais, entre eles está a delicadeza da flor, que murcha rapidamente quando é cortada, e o preço que é mais elevado.

A iluminação com abajur deixa o ambiente aconchegante
Flores artificiais
A decoração com flores artificiais é sempre uma aposta perfeita para quem quer ter sempre flores bonitas e vivas e evitar gastos frequentes para renovar as flores.
Entre as opções de flores artificiais para arranjos, há uma infinidade delas, como:
- Rosas ou mini rosas,
- Lírios,
- Orquídeas,
- Copos de leite,
- Lavandas,
- Tulipas,
- Entre outras.

As flores secas decoram o ambiente
Para manter a ideia de naturalidade do arranjo, o ideal é escolher modelos artificiais com cores e características que fiquem o mais próximo possível das espécies naturais, de modo a causar dúvidas entre as visitas por conta da similaridade com as flores naturais.
Modelos e fotos de arranjos de flores
Para mesa de jantar

As cadeiras com estofado pink deixam a decoração alegre
Se a intenção é uma decoração para mesa de jantar simples e fácil de fazer, essa ideia é ótima. A junção de copos de diferentes cores e tamanhos com flores dentro, deixa a decor super delicada e cria arranjos pequenos para enfeitar a mesa.

A parede de tijolo a vista pintada caracteriza o ambiente
Outra ideia para deixar a mesa e a sala de jantar decorada é este exemplo. Aqui o maço de tulipas foi colocado em um vaso de vidro com água, e a ideia simples foi capaz de transformar o ambiente e dar delicadeza à mesa, valorizando as flores a sua maneira natural.
Mais fotos

A parede foi pintada na cor marsala

No chão, tapete de listras

A parede cinza é um tom neutro e moderno

O quadro de bolinhas coloridas decora a parede

Os pendentes sobre a mesa dão toque industrial à decoração
Para mesa de centro
Se você tem hortênsias no jardim, aproveite as flores para fazer arranjos para a mesa de centro da sala. Nesta proposta, as flores em tons de branco e verde mantém a suavidade da decoração e o vaso de vidro com água apenas completa esse efeito neutro do arranjo.

Sobre a mesa de jantar, lustre com cúpulas
Na proposta de decorar a mesa de centro com flores, mais uma vez o arranjo simples com hortênsias foi a aposta. Neste caso, a sala tem predominância de tons como cinza e preto, e as flores em cor de rosa trouxeram um toque alegre à decoração.
Mais fotos

A mesa de centro branca mantém os tons claros da decor

A parede tem revestimento que simula cimento queimado

As luzes embutidas no teto de gesso deixam o ambiente moderno

As poltronas seguem o estilo clássico

Na mesa de centro, decoração com livros

Na sala de estar, decoração em tons de cinza e branco
Para aparador
O aparador costuma ser um móvel bem usual, mas muitas vezes a peça fica sem uma decoração definida. E se você não quer errar na decoração do aparador, independente do ambiente em que esse esteja, não tenha medo de apostar nos arranjos de flores. Neste caso, a proposta foi de usar um arranjo com orquídeas em um vaso de vidro com água.

A parede azul dá charme ao hall de entrada
Se você está preparando uma ocasião especial em casa, pode aproveitar o móvel para um arranjo especial, como este. Aqui as flores naturais em tom de branco foram misturadascom folhagens verdes, resultado em um arranjo super charmoso para o hall de entrada.
Mais fotos

O espelho na parede amplia o pequeno espaço

A parede de espelhos decora o espaço

O aparador foi usado como barzinho para sala

A parede preta destaca o espelho veneziano

Abaixo do aparador, decoração com Garden seats
Para lavabo e banheiro
A bancada é um ponto estratégico para investir em uma decoração para banheiro com arranjos de flores. Nesta proposta a ideia foi de usar um arranjo com copos de leite, e o resultado ficou lindo!

Na parede, estante com nichos
Se o orçamento está mais apertado e você não quer deixar de lado a ideia de usar flores naturais na decoração, uma boa aposta é a gérbera, que costuma ter um ótimo preço e duração longa.
Mais fotos

Pastilhas de madrepérola revestem uma das paredes do lavabo

O papel de parede preto valoriza a decoração

A parede dá toque de rusticidade ao projeto
Para chão
Se você não tem um vaso em casa para montar arranjos de flores, inspire-se nesta ideia. Aqui a sacola de palha foi usada como base para o arranjo, e o item foi ideal para manter o estilo campestre da decoração.
Uma ideia ótima para os arranjos de flores no chão, são para o uso de cerimônias de casamento, formando o caminho por onde os noivos irão passar, e dando um toque charmoso e natural à decoração da festa.
Mais fotos

Na varanda, cadeiras e poltronas confortáveis

A banheira vitoriana compõe o projeto do banheiro

O chão de madeira dá toque rústico ao ambiente
Outros ambientes
E se você quer mais inspirações para usar arranjos de flores na decoração de casa, separamos ideias de usos em diversos ambientes, como home office, cozinha, varanda, quarto.

A ilha central caracteriza a cozinha

O papel de parede de mica decora o quarto

A mesa de madeira decora a sacada

Detalhes dourados valorizam a decor do home office

A parede foi decorada com papel de parede de listras

A bancada é de granito

A parede bege tem textura

O balcão tem revestimento geométrico

O vasinho foi feita com latinha pintada
Como cuidar de um arranjo com flores naturais
- Água: impossível imaginar um flor natural sem água. Por isso, se você apostou nos arranjos com flores, há duas opções de montagem – com floral ou em vaso. Na primeira opção, a espuma deve ser encharcada com água antes da montagem do arranjo. Já os modelos montados em vasos devem ter água limpa, que deve ser trocada diariamente para evitar a formação de larvas do mosquito Aedes Aegypti.
- Cortar caules: ao montar o arranjo em vasos, lembre-se de cortar os caules no sentido longitude, o que aumenta a absorção de água. Ah, e para rosas, nada de cortar espinhos, já que isso diminui o tempo de vida da espécie. A corta do caule também deve ser feita todos os dias, junto com a troca da água.
- Flores murchas: ao passar dos dias algumas flores vão murchando e o ideal é retirá-las do arranjo para manter a vivacidade na decoração.
- Deixe longe das frutas: manter os arranjos de flores longe das frutas é ideal, já que algumas frutinhas exalam um gás que pode causar o envelhecimento precoce das flores.
- Local: a escolha do local ideal é uma aposta certeira para manter a beleza das flores. Para isso, evite locais com excesso de vento, calor e até com ar-condicionado.
Como fazer arranjo de flores passo a passo
- Com um fita crepe faça quadriculados sobre a “boca” do vaso;
- Tire o restante da fita das bordas do vaso para dar acabamento,
- Vá encaixando as flores nos quadriculados – reserve as menores para as laterais e maiores para o centro;
- Agora seu arranjo de flores está pronto.
*Para prolongar a vida das flores, você pode usar dentro do vaso uma espuma floral encharcada de água.
Gostou das dicas e ideias para arranjos de flores? Agora que você já sabe quais flores, como montar e até onde usar é só adotar as flores como parte da decoração da casa.