DECORAÇÃO DE MESA DE JANTAR: 31 Ideias e Dicas!

Ao receber amigos, familiares e visitas, um ato frequente é a decoração da mesa de jantar. E realmente esse ato faz toda a diferença, afinal nada mais acolhedor que uma bela mesa posta ao invés de cada um ir em busca de seus pratos e talheres. Se você não tem esse hábito ou quer umas dicas para transformar o ambiente das refeições, vamos ao post!

 

Dicas para montar a mesa

como colocar a mesa

  • Informal: lembre-se que o prato é sempre o item central, e quando for servido apenas a refeição quente e principal sem entrada, o item deve ser utilizado sozinho. Os talheres devem seguir a ordem (de dentro para fora) dos alimentos que serão servidos. Neste caso, garfos ficam sempre do lado esquerdo e facas e colheres do lado direito. Se houver bebidas, a taça ou copos devem ficar alinhados ao lado direito em frente ao prato.

 

  • Formal: essa é uma dúvida frequente, ainda mais quando se vai a um jantar sofisticado e você até se perde em tantos itens que tem a mesa (quem nunca?!). Então aproveite a dica para pôr a mesa ou para ser portar em um ambiente sofisticado.

Em formalidades, é comum o lugar ter uma plaquinha com o nome de quem vai se sentar no lugar, e a ordem dos talheres e taças segue a mesma, mas dessa vez, talheres de sobremesa são colocados na parte acima do prato. Um pratinho para a entrada de pães e faca também pode fazer parte da refeição, e para isso o item deve ficar na parte superior direita.

 

Simples para o dia a dia

            Mesmo que você não vá receber ninguém, pode se inspirar em deixar a mesa mais aconchegante para os moradores da casa, e isso vai valorizar até mesmo a comida do dia a dia.

mesa dia a dia

Flores decoram o centro da mesa

Uma maneira simples de colocar a mesa no dia a dia, é este exemplo, onde o guardanapo pode ser colocado sobre o prato e talheres sobre o item. Ah, e lembre-se de que o corte da faca deve estar sempre para o lado de dentro.

jogo americano

Um item ótimo para o dia a dia são os jogos americanos, assim você dispensa o uso de toalha de mesa e previne que caiam alimentos direto na superfície. Neste exemplo, a mesa foi montada para um momento de sobremesa e o colorido da decoração ajuda a deixar o espaço mais agradável.

enfeite mesa

Guardanapos de tecido compõem a decoração

Mais uma vez o jogo americano foi utilizado para preencher proteger a mesa e servir de apoio para pratos e talheres, que neste caso foram colocados ao lado do prato. Para deixar a refeição mais agradável, no centro, um vaso decorativo com flores coloridas.

argola para guardanapo

Vamos combinar que é uma delícia sentar-se em uma mesa caprichada, então mesmo que você não tenha tempo durante a semana, vale a pena seguir a ideia para reunir a família nos finais de semana. Aqui a ideia foi decorar em tons de azul, que são estampados nos guardanapos e jogo americano.

 

Mais fotos

mesa decorada simples

Prendedores com plaquinhas marcam os assentos

mesa rústica

decoração com planta

Folhas verdes substituem o uso de jogo americano

lustre sala de jantar

decoração colorida

Para ocasiões especiais           como montar mesa sofisticada

            Se você não sabe montar uma mesa para ocasiões especiais, no início do post já explicamos as regras gerais, mas esta ilustração mostra exatamente como os itens devem ocupar o espaço. Ah, e lembre-se do tamanho das taças para cada tipo de bebida – menor é para vinho branco, intermediária para tinto, e maior para água.

sala de jantar chique

No centro, vaso metálico com planta decorativa

Nesta proposta, a sala de jantar moderna já determina o estilo, por isso a escolha de peças que seguem essa tendência também é essencial para compor o espaço. Neste caso, a escolha foi utilizar pratos quadrados e taças com cor suave.

lustre moderno

As taças coloridas dão um toque de cor a mesa, mas para enfeitar a superfície, a ideia foi utilizar um vaso com orquídeas no centro.

Dica: evite enfeites ou arranjos muito grandes e altos, de modo que possam atrapalhar a comunicação e olhares das pessoas que compõem a mesa.

decoração com flores

O prato estampado dá toque alegre para o ambiente

A seriedade do jantar não determina que a decoração seja em tons claros e frios, vale também usar um pouco mais de cor, e aqui o elemento que traz vida a decor é arranjo central que é mix de flores em diferentes tons.

mesa pequena

Se você tem uma mesa pequena e vai oferecer um jantar mais sofisticado, evite os arranjos centrais que podem ocupar muito espaço e valorize as peças que serão utilizadas. Se o espaço permitir, coloque apenas uma vela decorativa.

 

Mais fotos

jogo americano de renda

Rosas vermelhas decoram o centro

mesa de jantar branca

decoração com orquídea

Taças roxas combinam com a parede de mesma cor

taças coloridas

vaso de rosas

Flores em tons suaves enfeitam a mesa

Decoração romântica

decoração azul e branca

Quando se pensa em um decor mais delicada, não é necessário seguir apenas a cor do amor (vermelho). E é essa a ideia que mostra essa decor, que é baseada no duo de azul e branco. O romantismo e delicadeza, podem estar em pequenos detalhes como flores e enfeites como os passarinhos e vasos de porcelana.

decoração casal

Se a intenção é decorar a mesa para um jantar a dois, dá para se inspirar nessas ideias:

  1. Abuse da combinação de vermelho e branco, e vale até usar letras decorativas.
  2. Para deixar o resultado simples e charmoso, aposte em velinhas acessas.
  3. Aqui a cor suave é delicada e os potinhos em formato de coração deixam o resultado apaixonante.

aparelho de jantar dourado

            A decoração sofisticada é uma inspiração para um jantar romântico, e neste caso, a escolha para isso foi usar rosas vermelhas e velas em castiçais metálicos para decorar o centro da mesa.

 

Mais fotos

decoração romântica

Velinhas deixam o clima românntico

decoração com velas

decoração com canecas

Canecas servem de apoio para as flores

mesa simples e romântica

Forminhas de metal servem de vasinho

decoração com vermelho

jantar a luz de velas

Taças servem de castiçal para as velas

decoração delicada

Agora que você já viu as dicas e ideias para a decoração da mesa de jantar, basta colocar em prática para valorizar o momento das refeições e até evitar gafes nas festas sofisticadas.

Você pode gostar...