Sala sem Sofá: Dicas, ideias e 30 modelos inspiradores!

Que tal uma sala sem sofá? Embora esse móvel seja super tradicional e visto como primordial para o ambiente, conceitos modernos estão cada vez mais excluindo o sofá da sala e focando em outras alternativas, sobretudo em apartamentos e espaços pequenos. Quer saber como é essa tendência e como se inspirar nela? Veja dicas e muitas modelos legais neste post!

sala-sem-sofa-destaque

Uma sala espaçosa com puffs confortáveis e tapete, no estilo minimalista

Sofá é um investimento. É um móvel convencional e até fundamental para muitas pessoas, afinal, é sinônimo de conforto e ideal para receber visitas, descansar e dar aquele tom ”exato” à sala. Há diversas opções de sofás no mercado, que variam quanto ao tamanho, cor e tipo de material, por isso, é preciso estar disposto a gastar para escolher o melhor para seu espaço.

Mas, e quando se quer economizar ou não tem como colocar um móvel desse na sala? Como você já deve ter visto, são cada vez mais comuns modelos pequenos e compactos de apartamentos e casas, que não cabe muitas coisas, sobretudo em áreas urbanas ou ambientes para estudantes e pessoas que moram sozinhas. Nesse caso, otimizar o espaço é a melhor forma de aproveitamento, logo, a sala sem sofá é uma boa decisão para muita gente.

Há uma série de opções que podem substituir esse tipo e caem muito bem na decoração. Desde almofadas até redes, o que não faltam são ideias legais para dar aquela renovada e manter a sala linda e aconchegante.

sala-sem-sofa

Essa proposta alternativa e descolada de sala sem sofá caiu nas graças dos mais jovens e é recorrente em apartamentos divididos por estudantes, repúblicas, pensões e similares. O resultado é ótimo!

Modelos de Sala sem Sofá

Com tapete e almofadas no chão

Um tapete pode fazer toda a diferença em qualquer espaço. Na sala, então, é um acessório que sempre fica destacado e dá a sensação de conforto, seja um modelo grande ou pequeno. No caso da sala sem sofá, você pode forrar todo o chão com tapete (a estrutura e o tipo são variados, escolha o melhor para você) e ainda espalhar almofadas no chão para descansar.

O que você precisa ficar atento é com a limpeza, passando sempre o aspirador, ainda mais depois de comer ou promover festas e encontros nesse espaço. No mais, é uma opção incrível e arrojada!

sala-sem-sofa-com-almofadas-e-tapete

Almofadas espalhadas junto ao tapete o chão

sala-sem-sofa-com-tapete

sala-sem-sofa-com-almofadas

Almofadas e futton no piso de madeira

almofadas-sala-sem-sofa

Em um canto específico da sala

sala-sem-sofa-com-almofada

Com colchão

Para quem mora em apartamentos ou casas pequenas, geralmente com um ambiente único para quarto/sala (quem vive ou viveu sozinho sabe muito bem o que estou falando), o colchão pode substituir o sofá tranquilamente. Desde um tipo grande de casal até um modelo simples de solteiro, deixa o espaço aconchegante e ideal para assistir TV, jogar video game e realizar as mais diversas tarefas.

Casais também amam essa tendência, com certeza, afinal, quem não gosta de ficar juntinho num espaço desses, não é?

sala-moderna-com-colchao-no-chao

Um conceito grande e espaçoso de sala sem sofá

sala-sem-sofa-e-colchao

No design clean com concreto aparente

sala-com-colchao-e-sem-sofa

Em um ambiente moderno e com muitas ideias de decoração

sala-com-colchao-no-chao

sala-com-colchao

Com pallets, uma opção barata e despojada

sala-sem-sofa-com-colchao-de-pallet

Opção econômica com pallets para apartamentos

sala-sem-sofa-com-colchao

Num tom totalmente naturalista

Só com puffs

Há uma variedade de puffs disponíveis no mercado, por isso, essa é uma opção econômica e diferente para decorar uma sala sem sofá. Experimente espalhar puffs confortáveis pelo espaço, podem ser coloridos ou em tons que equilibrem com toda a decoração (cor da parede/piso e afins). São opções compactas, leves, fáceis de limpar e que não necessitam de grandes reformas.

sala-sem-sofa-com-puff

Um ambiente totalmente colorido!

sala-sem-sofa-e-puffs

Puffs tem várias texturas, cores e formatos

sala-sem-sofa-puff-e-pallet

Opção com pallets, uma ótima tendência

puffs-sala-sem-sofa

Segundo especialistas, uma ideia bacana para decoração de uma sala sem sofá é focar em móveis compactos e multifuncionais, como baús e puffs que servem como assento e armazenamento de objetos.

Só com poltronas

As poltronas entram na mesma categoria dos puffs, porém, são tipos mais elegantes e ideias para salas tanto de casa quanto de escritórios, hospitais e estabelecimentos comerciais em geral. Faz toda a diferença contar com uma alternativa mais chique e parecida com o sofá, mas que pode garantir um conforto maior, leveza e uma série de maneiras para decorar o ambiente.

Além disso, poltronas também são mais baratas e extremamente versáteis, mudando nuances como o formato, cor, material… há tipos para todos os gostos!

sala-com-poltrona-e-sem-sofa

Poltronas de madeira são sinônimo de elegância

sala-so-com-poltronas

Poltronas com descanso para os pés próximas à sacada

sala-sem-sofa-com-poltronas

Brancas e combinadas com o tapete

sala-sem-sofa-com-poltrona

Sala sem sofá com poltronas coloridas e modernas

sala-sem-sofa-com-poltrona-de-pallet

Com pallet em meio a uma decoração rústica

poltronas-na-sala

Com redes

Essa proposta de sala sem sofá com redes não é muito comum por aqui, mas é bem vista em diversos países e áreas praianas e próximas à natureza, onde faz muito calor. Embora você nunca deve ter notado essa tendência em casas e apartamentos na área urbana, há uma série de hotéis que já utilizam redes ao invés de sofás para dar esse tom naturalista ao espaço.

Muita gente adora e vai na onda, eliminando o sofá para instalar essa opção barata, prática e com muitos modelos. E você, gostaria de uma sala com redes em vez do móvel clássico? 

sala-com-redes

Com a rede destacada no centro da sala

sala-com-rede

A vantagem da rede é que você pode montar e desmontar a hora que quiser!

sala-sem-sofa-com-rede-ideias

As crianças adoram essa tendência de trocar o sofá por redes!

sala-sem-sofa-com-rede

Na decoração minimalista, que tal?

redes-na-sala

Rede próxima à escada!

sala-com-balanco

Quer ir além? Que tal instalar um balanço na sala?


Depois de tantas ideias de sala sem sofá, vale a pena fazer o teste para ver como essa tendência fica na sua casa. Não precisa mudar de uma vez, comece fazendo pequenos ajustes. Se der certo e você gostar, pode ser uma ótima opção para dar aquela renovada que o ambiente precisa. Conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post! Boa sorte na mudança e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...