Como Plantar Feijão? – Benefícios e Cultivo •【GUIA 2024】

Como plantar feijão passo a passo? Quais são os benefícios desse cultivo? É fato que muita gente aprende esse processo no algodão, uma atividade escolar clássica.

Entretanto, você também pode investir na plantação em casa, em sua chácara, em uma pequena horta, enfim. O feijão é um alimento essencial, parte das refeições de todo brasileiro.

Para saber tudo, acompanhe o post. Preparamos um guia completo com os tipos de feijão, os benefícios e como ter esse grão fresquinho em sua casa.

plantar feijao passo a passo

Primeiramente, você conhece os principais tipos de feijão? O mais popular por aqui é o carioca, versão bege de listras amarronzadas. Tem tamanho médio e combina perfeitamente com arroz.

Além disso, há o feijão preto, ideal para a clássica feijoada. Uma opção com gosto peculiar e rico em fibras. Do contrário, está o feijão branco, que ajuda até a emagrecer. É grande e perfeito para dobradinhas.

O feijão vermelho é pequeno e usado até em receitas doces. Por aqui, é considerado um alimento exótico. Por fim, há o feijão de corda, muito saboroso; e também o feijão fradinho, ingrediente do famoso acarajé.

tipos de feijao

Benefícios do feijão

Quais são os benefícios do feijão? De fato, esse alimento possui uma série de qualidades. Segundo especialistas, é uma leguminosa rica em ferro, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e carboidratos.

Para se ter ideia, o Brasil é um dos maiores produtores do mundo. Por aqui, o feijão carioca é um dos que mais se destaca. Corresponde a cerca de 70% da produção e do consumo, combinando perfeitamente com arroz.

Além disso, o feijão é perfeito para prevenir e combater a anemia. Além de rico em ferro, ainda possui vitaminas que ajudam na absorção.

Já as fibras são ótimas para auxiliar no funcionamento do intestino e ajudam até a emagrecer. A versão branca é a principal, ideal para perder peso. Do mesmo modo, previne o colesterol ruim.

De acordo com nutricionistas, o feijão ajuda a melhorar a circulação. Tem baixo índice glicêmico, favorecendo a saúde do coração e combatendo o acúmulo de gordura no fígado.

como plantar feijao

Como plantar feijão? – Passo a passo

Como plantar feijão passo a passo? Se você já usou um algodão para fazer essa experiência, com certeza tem noção de como é o crescimento.

De fato, o feijão cresce rápido, pode se adaptar tanto a canteiros quanto em grandes vasos. Sendo assim, você consegue cultivar em vários lugares, tanto para consumir em casa quanto para vender.

Segundo especialistas, além do famoso algodão, ainda dá para plantar por enxerto ou por sementes, diretamente na terra. Para ensinar você, separamos as principais técnicas.

Plantar feijão no algodão

Essa atividade clássica da escola pode ser reproduzida facilmente em casa. Primeiro, pegue um algodão e umedeça na água. Envolva em uma pequena semente de feijão.

Depois, é só manter em um recipiente, longe da luz direta. Pronto. Em poucos dias, o feijão vai germinar. Depois, é só transportar para um vaso e cultivar a planta.

feijao no algodao

Plantar feijão em vaso

Outra forma simples é plantar feijão em vaso. Assim, você pode ter a leguminosa em casa, de modo orgânico, sem precisar comprar no supermercado.

Para isso, pegue um pequeno vaso. Umedeça a terra e cubra o compartimento. Coloque a semente de feijão diretamente na terra, em uma cova de cerca de um centímetro.

Em poucos dias, a haste da planta aparece. Em seguida, é só manter as regas e fortificar a terra para que cresça saudável e apareça as primeiras vagens.

Uma dica é plantar feijão em um vaso pequeno e depois transportar para um vaso maior ou canteiro. Além disso, essa técnica é ideal para quem mora em apartamentos.

feijao no vaso

Plantar feijão em canteiros

Se você pretende iniciar a sua plantação de feijão, faça um belo canteiro. Do mesmo modo, pode ser em pequenas covas, para cada planta ter o seu espaço.

A partir das covas, coloque uma semente de boa qualidade. Cubra e mantenha as regas, em pouco tempo acontece a germinação.

plantacao de feijao

Veja quais são os cuidados necessários para o plantio de feijão: 

Qual é a melhor época para plantar feijão?

Segundo especialistas, é indicado plantar feijão entre os meses de setembro e novembro. Ou seja, no início da primavera e antes da chegada do verão. Além disso, vale plantar entre janeiro e março.

Embora essas sejam as épocas mais recomendadas, com os cuidados é possível plantar e colher a leguminosa o ano todo. Não é à toa que ele está sempre presente no prato dos brasileiros.

De modo geral, o feijão gosta de solos úmidos e temperaturas altas (de 20 a 30º, por exemplo).

Como preparar o solo?

Se você pretende ter uma plantação de feijão, deve começar com um bom preparo do solo. Deve ser terra de boa qualidade e rica em matéria orgânica. Capriche no esterco e na adubação.

Além disso, o húmus também ajuda bastante no desenvolvimento da planta. Essa fortificação deve ser realizada tanto nos canteiros/covas como também nos vasos.

Quando transplantar as mudas?

É muito comum germinar as sementes em sementeiras, em vasos pequenos e até no algodão. Mas, após um tempo, é primordial fazer o transplante das mudas.

Esse processo deve ser realizado cerca de duas semanas após o plantio. Tire a muda com um pouco de terra e coloque no canteiro, cova ou vaso maior.

Plantio de feijao

Luminosidade

Feijão é uma planta que gosta de sol? De acordo com agrônomos, é uma leguminosa de iluminação indireta. Necessita de sol, mas é sensível à grande incidência de raios solares.

Por isso, cultive em locais estratégicos. Se for em vaso, mude sempre a localização para que o sol forte não queime as folhas da sua plantinha.

Como regar?

As regas do feijão devem ser realizadas pelo menos uma vez por dia. É uma planta que gosta bastante de água, principalmente em dias quentes.

Mantenha o solo úmido, nunca encharcado. Essa rotina deve ser comum sobretudo antes da colheita, para que os grãos fiquem grandes e perfeitos para o consumo.

Conhece o feijão guandu? Veja como plantar passo a passo

plantar feijao

Como é a propagação e a colheita?

Conforme cresce, a pé de feijão se desenvolve em ramos, que podem cobrir toda a terra. Em alguns casos, o agricultor faz uma estrutura com madeira ou bambu e prende a planta para facilitar a colheita.

Desse modo, fica mais fácil retirar as vagens. A colheita acontece cerca de 80 dias (quase três meses) após o plantio, quando as folhas ficam secas e as vagens prontas para serem debulhadas.

Quais são as doenças e pragas do feijão?

Quem pretende iniciar uma plantação de feijão deve ficar atento a esses problemas. Além de agentes patológicos, a planta pode ser atingida pela mosca branca.

Sendo assim, é indicado comprar sempre mudas e sementes de boa qualidade. Do mesmo modo, se atentar ao desenvolvimento das leguminosas. Em todo caso, usar inseticidas contra pragas é o melhor método para garantir a saúde da planta.

como plantar feijao passo a passo


Enfim, esperamos que você tenha gostado deste guia. Agora, ficou mais fácil aprender como plantar feijão. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte no cultivo e até mais!

Você pode gostar...