MODELOS DE CAMAS: guia completo!
Os modelos de cama são inúmeros, e claro que a prioridade é que o item seja confortável, mas também é necessário escolher o modelo que mais combina com o seu tipo e estilo de decoração. E se você não sabe nem por onde começar a escolha, vamos às dicas para deixar a decisão mais fácil!
Material
Cama box
Vantagens
- Esse tipo de cama dispensa o uso de móvel, afinal o colchão já forma o item todo;
- Costuma ter custo-benefício melhor que comprar um móvel + colchão;
- Tem uma variedade imensa de estilos e tipos de colchão – molas, molas ensacadas, com pillow, etc.
Desvantagens
- Não tem cabeceira;
- Os modelos acoplados/ conjugados (colchão grudado na estrutura) podem ser um pouco mais duros, e não permitem apenas a troca do colchão, além de serem mais difíceis para colocar roupa de cama.
De madeira
Vantagens
- Material atemporal, o que permite estar sempre na moda;
- Resistência do material que costuma ser mais forte em relação a outras estruturas;
- Em geral, possuem cabeceira que pode ser escolhida de acordo com o estilo da decoração do quarto.
Desvantagens
- O material mais nobre costuma ter preço mais elevado e isso pode ser uma desvantagem quando a intenção é não gastar muito;
- Como qualquer outra peça de madeira há risco de cupim, então, não descuide de verificar sempre;
- O estrado de madeira pode ser danificado, então ao escolher opte por uma estrutura mais reforçada.
De ferro
Vantagens
- O material é extremamente resistente e isso garante que o móvel terá vida longa;
- A peça tem características marcantes e isso pode ser vantajoso se a intenção é que a estrutura torne-se destaque na decor;
- É possível pintar a cor da estrutura e assim dar cara nova a cama.
Desvantagens
- A beleza marcante do material é também uma desvantagem, já que há possibilidade de você enjoar do item com mais facilidade.
- O peso da cama costuma ser bem maior, e isso pode criar dificuldade para quem gosta de mudar os móveis de lugar, ou até mesmo puxar o item na hora da limpeza.
De pallets
Vantagens
- Não dá para negar que essa é uma das possibilidades mais baratas, o que favorece muito para quem está como o bolso ($$$) vazio;
- A estrutura permite criar diferentes projetos e é muito versátil;
- Utilizar o tablado de madeira é uma ótima ajuda ao meio ambiente e a decoração com paletes ajuda no processo de reciclagem.
Desvantagens
- Assim como a madeira, o material pode ter cupim, então fique sempre em atenção, principalmente no caso de reaproveitamento de materiais;
- Se você não quer seguir a linha descolada na decor, dificilmente vai ficar satisfeito(a) com o material.
Planejada
Vantagens
- Usar o móvel já planejado é uma ótima escolha para aproveitar melhor o espaço;
- A peça pode seguir exatamente o mesmo estilo do restante do mobiliário;
- Por ser feito sob encomenda, é possível criar um modelo único para compor o quarto.
Desvantagens
- O preço dos móveis planejados costuma ser um pouco mais elevado em relação as peças já prontas;
- A peça torna-se fixa, e em caso de mudança o mobiliário do quarto não poderá ser levado, assim como não há possibilidade de ficar mudando os móveis de lugar.
Funcionalidade
Cama baú
A cama box baú é uma das versões mais conhecidas desse tipo de móvel, que tem abertura que pode ser elevada e um espaço livre para organizar e guardar itens, o que é uma vantagem caso você não tenha espaço suficiente nos armários.
Além dos modelos tipo box, ainda há outras possibilidades de móvel com esta funcionalidade e para deixar tudo bem organizado, vale até usar cestos ou caixas organizadoras para criar nichos no vão livre.
O melhor desse tipo de cama, é que as baguncinhas ficam escondidas e você pode reservar o espaço para guardar roupas de cama ou peças com menos uso.
Com gaveta
Neste móvel a abertura da gaveta é na frente e foi utilizada como sapateira, assim os calçados ficam em um espaço reservado e sempre fáceis de pegar.
A cama do quarto infantil também pode seguir esse estilo, mas neste caso a abertura e na lateral e com gavetas menores, que permitem organizar bolsas e até pijamas.
O quarto masculino também tem o móvel com essa funcionalidade, e a cama de solteiro é composta por 3 gavetas na lateral.
Bicama
No quarto de solteiro, um modelo ótimo é a versão que tem uma cama acoplada embaixo (bicama), assim dá para compartilhar o quarto com uma visita sem ter a necessidade de ter duas camas no mesmo ambiente.
Neste quarto, o móvel tem várias funcionalidades e além da bicama, a peça ainda tem uma pequena cabeceira com criado mudo conjugado e na ponta uma cama com gavetas.
Mais fotos
Embutida na parede
Para a decoração da kitnet ou de um espaço bem restrito, uma opção perfeita é esse modelo que pode ser montado e desmontado, e passa despercebido quando desmontado já que forma um painel na parede.
Neste projeto, a parede tem um nicho mais profundo onde foi planejada uma cama embutida com armários e prateleiras, assim o espaço é mais bem aproveitado e ainda ganha um charme a mais.
O espaço do casal também pode seguir o estilo de móveis para espaços pequenos, e ao ser fechada a peça se transforma em um sofá para o ambiente que vira a sala.
Suspensa
O modelo suspenso pode ser comprado pronto, como esta versão que fica um nível um pouco mais elevado, enquanto o vão livre abaixo do móvel se transforma em uma cabaninha para o quarto infantil.
Neste projeto, o quarto infantil pequeno ganhou móveis planejados, onde o local de descanso fica bem mais acima e na parte debaixo há um espaço com escrivaninha e um pequeno sofá.
Para o quarto de menina, a ideia foi suspender o móvel e usar o vão livre para projetar um guarda-roupa e uma escrivaninha.
Estilos
Simples/ tubular
O modelo tubular é uma variação do ferro, e com custo bem mais econômico. Neste quarto, o modelo pintado de branco destaca-se diante da parede vermelha e torna o móvel simples um objeto bem mais imponente.
A versão de madeira e simples é uma das opções para quem não quer um estilo muito rebuscado para o quarto de casal.
Japonesa/ oriental
O modelo recebe esse nome por ficar mais próximo do chão, assim apenas uma superfície de madeira com o colchão em cima caracterizam a cama.
A ideia também pode se estender para o quarto de solteiro, como esse modelo que tem um tablado de madeira e o colchão, em meio a uma decoração colorida e alegre.
Mais fotos
Flutuante
Se a intenção é seguir um estilo mais moderno, aposte na versão que parece flutuar. O modelo tem uma base de apoio que parece ser suspensa e por isso cria o efeito flutuante.
Entre as ideias para criar uma cama nesse estilo, vale algumas opções:
- Deixar a base suspensa através de correntes que podem ser fixados no teto;
- Usar iluminação no vão livre abaixo da base de sustentação;
- Criar um projeto, onde a roupa de cama esconde até a base para o colchão.
Para uma versão moderna e cheia de estilo, essa versão é super inspiradora, onde as bases de madeira sustentam a cama e entre os painéis, iluminação de led.
Redonda
O formato diferenciado pode ser uma inspiração para o quarto de criança, e neste caso a decor inspirada na natureza fez com que o móvel tivesse formato e textura de tronco de madeira.
No quarto de casal a ideia também é muito bem-vinda, mas lembre-se que esse modelo exige um colchão de mesmo formato e dificilmente você vai encontrar um modelo de cabeceira compatível.
Com dossel
A cama com dossel é um modelo clássico e lembra os contos de fadas, e apesar de remeter à literatura infantil, fica muito bem no quarto de casal para criar uma decoração romântica.
Este modelo tem a estrutura de ferro e é um charme a parte!
O estilo também pode ser utilizado no quarto de menina, e dar traços mais delicados para a decor.
Moderna
Nesse projeto, a estrutura de madeira compõe o móvel, e o charme fica para a cabeceira lateral que foi criada com gesso e abriga um mural de fotos e iluminação.
No projeto do quarto masculino, a ideia foi criar um móvel com uma faixa de luz embutida que dá destaque para a predominância de preto do ambiente.
Uma das possibilidades e tendência para o móvel é criar uma estrutura de madeira com colchão estilo futon.
Vintage/ retrô
Para quem gosta da decor inspirada em décadas passadas, pode abusar das ideias desse quarto. Inclusive na cama de madeira com texturas aparentes e de cor clara.
Se a ideia é seguir o estilo vintage, aproveite a cabeceira da vovó, confeccionada em madeira e rica em detalhes como o estofado na parte central.
Para este móvel, a madeira clara continua aparente, mas dessa vez a peça ainda ganhou um detalhe branco na cabeceira.
Variedade e modelos de cama não faltam para o seu projeto, mas além de escolher o móvel é preciso dedicar atenção também ao conforto do colchão, mas vamos deixar esse item para um próximo post.