Grama Batatais【2024】– Características | Preços | Como Plantar

A grama batatais é um verdadeiro coringa quando se trata de paisagismo e jardinagem. Trata-se de uma versão muito popular que pode ser usada em vários projetos diferentes.

Para conhecer melhor essa variação e suas características, leia nosso conteúdo completo com muitas dicas e informações essenciais.

grama batatais paisagismo

O que é grama batatais? #características

Grama batatais, ou grama matogrosso, é uma espécie muito conhecida no Brasil. É uma gramínea longa e volumosa, que se destaca pelo lindo tom de verde claro.

O nome científico é Paspalumnotatum, atingindo até 30 centímetros de altura. Ao contrário de outras espécies, é um tipo de grama que não é cultivada em viveiros.

De fato, é uma das mais populares do mundo, com desenvolvimento rápido, fácil manutenção e com alta versatilidade em relação ao clima. Se adapta bem ao clima tropical, é ornamental e perene.

Entretanto, é um tipo de grama que não tolera muita sombra. Por isso, é indicada para locais com boa disponibilidade de sol.

grama batatais modelos

Entre outras características da grama batatais, estão as raízes densas, capazes de atingir grande profundidade e garantir a sobrevivência em diversos tipos de solos.

Você pode cultivar esse tipo de grama em solos pobres em nutrientes, geralmente nas estações mais quentes do ano, como verão e primavera.

Onde costuma ser utilizada?

De fato, a grama batatais tem grande popularidade. É uma versão derivada de países europeus, como Portugal e Espanha. Entretanto, conseguiu se adaptar muito bem no Brasil.

A utilização dessa gramínea é vasta. Segundo especialistas, é empregada em chácaras e locais com grande movimentação das pessoas, pois é resistente e de fácil manutenção.

Além disso, pode ser vista em pastagens e locais com criação de gado e outros animais. Do mesmo modo, você encontra a grama batatais em parques, praças, campos de futebol, fazendas, barrancos, enfim.

grama batatais

Como plantar e cultivar grama batatais?

O plantio da grama batatais é simples e convencional. O primeiro passo é preparar o solo, em um terreno limpo, livre de ervas daninhas, de pragas e outros problemas.

Caso contrário, o gramado pode ser afetado em seu processo de crescimento. Essa situação é péssima e gera um grande trabalho de limpeza no futuro.

Com o terreno limpo e nivelado, basta aplicar as placas de grama. Geralmente, o processo de enraizamento é rápido. Mantenha a grama sempre molhada, com boa disponibilidade de sol.

A grama batatais cresce rapidamente. Em pouco tempo, você pode ter uma linda área gramada, perfeita para o paisagismo de sua casa, chácara, fazenda, etc.

Em todo caso, vale a dica de especialistas. Antes de plantar, você precisa ter muito cuidado com o manuseio. Geralmente, a grama batatais costuma quebrar facilmente.

campo de grama batatais

Quanto custa em média? #preço

De acordo com especialistas, a grama batatais custa entre 20/25 reais o metro quadrado. Entretanto, o preço oscila bastante de acordo com a região e a quantidade desejada.

Além disso, é possível conseguir as sementes diretamente com os produtores. Em todo caso, verifique a autenticidade e compre apenas de fabricantes certificados.

Se você pretende plantá-la em uma grande área, pode negociar com os compradores um bom desconto. Em todo caso, é essencial fazer orçamentos em vários lugares.

como plantar grama batatais

Vantagens e desvantagens

Por fim, você deve conhecer as principais vantagens da grama batatais.

Se pretende cultivar esse tipo de grama, saiba que é uma das mais populares do mundo. Não é à toa que é largamente utilizada em locais públicos. Você pode encontrá-la em parques, beira de rodovias e campos de futebol.

De fato, a resistência dessa gramínea é algo impressionante. Segundo especialistas, é um dos tipos que mais suporta o pisoteio frequente, seja de pessoas ou animais.

Além disso, é uma grama que suporta bem a erosão, se adapta a diversos tipos de solo e ainda tem baixo custo, justamente porque é muito comum no Brasil.

semente de grama batatais

Por outro lado, entre as desvantagens estão o rápido crescimento, fato que exige manutenção frequente. De fato, você vai aumentar consideravelmente os cortes de grama, sobretudo no verão.

Do mesmo modo, é atrativa a ervas daninhas. Fique ligado e não deixe que essas plantas se desenvolvam junto à grama. Caso contrário, você terá um problemão para removê-las quando estiverem grandes.


Enfim, esperamos que tenha gostado de conhecer melhor a grama batatais.

Tenha certeza que essa espécie é perfeita para o paisagismo do projeto. Como resultado, você terá uma área linda e conceituada.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Até mais!

Você pode gostar...