CABECEIRA PARA CAMA: 60 Modelos, Fotos, Tutoriais!
A cabeceira para cama é um item que pode ficar ausente por algum tempo, mas vamos combinar que a peça valoriza e muito o espaço, e até deixa a cama mais aconchegante e confortável. E o melhor, é que se você está querendo esse item, mas não quer gastar muito, esse post também tem modelos pra você.
Tipos de cabeceira de cama
Estofada
O modelo estendido é ideal para ocupar toda a parede em que fica a cama. A versão cinza com retângulos é linda, mas o formato maior dos retângulos deve ser evitado em camas de solteiro ou peças pequenas.
No tom claro com quadrados e revestimento de tecido suede, esse modelo é ideal para quem apostou na suavidade entre as cores para o quarto de casal.
O tecido que reveste o acessório é um dos pontos que deve ser escolhido no momento de decidir o melhor modelo. Nesse quarto, a escolha foi por um tecido tipo couro, o que é fácil de limpar e manter.
Mais fotos
De capitonê
O capitonê é um tipo de acabamento com botões em uma estrutura acolchoada, e assim dá acabamento geométrico a superfície; tornando-se uma opção estofada e com detalhes estilo vitoriano.
Na cor turquesa, esse modelo com tecido de brilho é o ponto foco do quarto. Não só a cor valoriza a peça, mas também sua altura mais elevada e que ocupa toda a parede.
O modelo pode variar um tanto de acordo com o tamanho, cor e tipo de tecido que o reveste. E nesse caso a escolha foi por um tom de bege que mantém a harmonia da decoração que segue um duo de bege e rosa.
Mais fotos
De ferro
O modelo em ferro lembra as camas medievais e todo universo das princesas, por isso, é uma excelente escolha para quem quer dar toque romântico a decor. E uma das vantagens desse tipo de material é possibilidade de usar diferentes cores.
Se a ideia é variar o tom, esse modelo em branco é super charmoso e ao mesmo tempo discreto. Sendo assim, permite combinar com móveis em outros materiais, como o modelo de criado-mudo em madeira que foi posicionado ao lado da cama.
Para uma decoração ainda mais imponente, esse modelo com cor terrosa e detalhes super delicados é capaz de transformar a decor moderna do quarto e inserir mais romantismo.
Mais fotos
De madeira
Para uma decoração minimalista o modelo tipo painel é ótimo; e esse quarto mostra exatamente isso. A cabeceira feita em MDF foi fixada a parede e se assemelha a uma placa lisa e sem detalhes, deixando o ambiente com menos informações.
O mix de elementos que compõem essa decor são variados, como:
- Parede de cimento queimado;
- Roupeiro espelhado;
- Teto de gesso com iluminação embutida;
- Estampas geométricas;
E para arrematar tudo, ainda tem essa cabeceira lindíssima trabalhada no estilo vintage, que dá todo o charme ao quarto.
E por que não dar cara nova ao modelo retrô? Essa peça é o exemplo de que uma camada de tinta também pode ser bacana, ainda mais quando a ideia é usar móveis em tonalidades claras.
Mais fotos
De pallet
No início do post, falei que tinha modelos até mesmo para quem estava com o orçamento apertado. Lembra? E é essa a ideia, aproveitar itens um tanto esquecidos para montar o móvel. Nesse projeto, não só o suporte atrás foi feito de pallet, mas também a cama, que seguiu um estilo rústico moderninho.
Se a ideia é algo mais arrumadinho, vale lixar a madeira ou até comprar pallets novos, e assim fazer a peça com toque mais atuais, e inclusive, instalar caixotes para fazer nichos que funcionem como criado.
A madeira antiguinha também pode ganhar uma camada de tinta e assim o móvel vai ficar com cara de novo, e dificilmente, alguém vai descobrir que é pallet.
Mais fotos
De gesso/ drywall
Uma alternativa para substituir o móvel é aproveitar a superfície da parede e com gesso ou drywall criar um modelo fixo. Neste quarto, a ideia foi fazer uma espécie de nicho com detalhes em gesso e colocar iluminação embutida para deixar o cantinho mais aconchegante.
Para essa versão, a parede ganhou uma extensão um pouco mais a frente e seguiu as dimensões da cama para funcionar com cabeceira. Nichos foram criados e itens decorativos, como porta retrato, fazem parte do cenário.
No quarto do casal, o nicho logo acima da cama também foi a escolha para funcionar como cabeceira. E nas laterais, espelhos completam a decor moderna do espaço.
Mais fotos
Alternativas à cabeceira
Quer fugir do tradicional? Então substitua as cabeceiras comuns por qualquer outra coisa… É isso mesmo que você está lendo!
Adesivos de cabeceira/ papel contact/ desenho
Se você quer uma cabeceira barata, aposte nessa ideia de usar papel adesivo ou contact para decorar a área acima da cama. Nesse projeto, a versão escolhida foi um modelo geométrico com cores, o que é ideal para trazer toque colorido a decor com predominância de branco.
Mais uma versão colada na parede, as cores para o quarto feminino fazem um mix de tons lindos e trazem muita originalidade ao projeto todo.
Uma possibilidade bem simples, é recorrer aos adesivos que podem ser comprados prontos. Com desenhos e estampas lindas, basta escolher um modelo que combine com o quarto, tenha as dimensões da cama e depois é só colar na superfície.
Mais fotos
Espelhos
Um projeto simples, já que basta instalar um espelho atrás da cama, mas que além de lindo ainda é um ótimo truque para decorar quartos pequenos. A superfície espelhada, ajuda a iluminar o espaço e amplia o campo de visão, dando a impressão de que o cômodo é maior.
Aqui o projeto é super moderno, e a cabeceira segue o formato natural de contorno em volta da cama, e para dar ainda mais charme, tem iluminação. E a beleza não para por aí, logo acima da cama ainda foi instalado um painel com espelhos irregulares.
Mais uma possibilidade de usar o espelho de forma diferente, é esse projeto que criou um painel espelhado e sobre a superfície acrescentou uma peça de ferro, dando assim, elegância ao combo de ferro + espelho!
Mais fotos
Papel de parede
Um exemplo simples para transformar a parede em cabeceira, é revestir a superfície com papel de parede seguindo as dimensões da cama, de modo a criar uma extensão do móvel até a parede.
Com as laterais em tons de bege (cor predominante na decor), no centro da parede foi aplicada uma faixa de papel de parede azul com detalhes em tom terroso, o que dá equilíbrio à decoração.
Nessa decor, a parede já tem detalhes mais elevados e isso ajudou a realçar a aplicação do papel de parede bege e marrom.
Mais fotos
Tecido
Que tal essa ideia de substituir o móvel por um tecido? Como se fosse uma cortina, o varão segue o tamanho da cama e depois basta fazer o tecido para passar pelo suporte. E o mais bacana é que como é simples, permite que a cabeceira seja trocada com frequência por um tecido com outra estampa ou cor.
Em uma instalação um pouco diferente, aqui o tecido aparece fixado a placas de madeira, de modo a formar painéis quadrados. Depois é só posicionar as placas na parede e pronto!
Outra maneira de usar tecido é revestir uma superfície macia, como um colchonete antigo ou espumas, e depois fixar atrás da cama.
Mais fotos
Pintura
Na parede verde, foi pintado um desenho branco repleto de detalhes e que fica sobre a cama.
Se você não tem toda a habilidade com os pinceis, pode recorrer a um modelo menos detalhado, como essa versão preta e branca – que claramente foi feita com estêncil – e criar uma moldura para a cama. E vamos combinar que o resultado é maravilhoso!
Quer algo ainda mais simples? Pintar listras é simples e ainda ajuda a dar sensação de espaço maior.
Mais fotos
Com tantas opções, modelos e até tutoriais não há mais desculpas para não ter uma cabeceira linda e super estilosa, concorda?