CABECEIRA PARA CAMA: 60 Modelos, Fotos, Tutoriais!

A cabeceira para cama é um item que pode ficar ausente por algum tempo, mas vamos combinar que a peça valoriza e muito o espaço, e até deixa a cama mais aconchegante e confortável. E o melhor, é que se você está querendo esse item, mas não quer gastar muito, esse post também tem modelos pra você.

Tipos de cabeceira de cama

Estofada

decoração cinza e amarela

 

O modelo estendido é ideal para ocupar toda a parede em que fica a cama. A versão cinza com retângulos é linda, mas o formato maior dos retângulos deve ser evitado em camas de solteiro ou peças pequenas.

quarto de casal pequeno

O pendente ao lado da cama substitui o abajur

No tom claro com quadrados e revestimento de tecido suede, esse modelo é ideal para quem apostou na suavidade entre as cores para o quarto de casal.

quarto de casal com tv

            O tecido que reveste o acessório é um dos pontos que deve ser escolhido no momento de decidir o melhor modelo. Nesse quarto, a escolha foi por um tecido tipo couro, o que é fácil de limpar e manter.

Mais fotos

criado mudo diferente

O papel de parede adamascado dá charme ao quarto

cabeceiras estofadas para cama

De capitonê

quarto menina

O espelho provençal na parede dá delicadeza ao projeto

O capitonê é um tipo de acabamento com botões em uma estrutura acolchoada, e assim dá acabamento geométrico a superfície; tornando-se uma opção estofada e com detalhes estilo vitoriano.

cabeceira para quarto pequeno

Na cor turquesa, esse modelo com tecido de brilho é o ponto foco do quarto. Não só a cor valoriza a peça, mas também sua altura mais elevada e que ocupa toda a parede.

quarto rosa e bege

Na decoração, criado-mudo espelhado

O modelo pode variar um tanto de acordo com o tamanho, cor e tipo de tecido que o reveste. E nesse caso a escolha foi por um tom de bege que mantém a harmonia da decoração que segue um duo de bege e rosa.

Mais fotos

papel de parede floral

modelos de cabeceira capitonê

De ferro

parede de tijolo a vista no quarto

Almofadas florais sobre a cama decoram o espaço

O modelo em ferro lembra as camas medievais e todo universo das princesas, por isso, é uma excelente escolha para quem quer dar toque romântico a decor. E uma das vantagens desse tipo de material é possibilidade de usar diferentes cores.

cabeceira branca

Se a ideia é variar o tom, esse modelo em branco é super charmoso e ao mesmo tempo discreto. Sendo assim, permite combinar com móveis em outros materiais, como o modelo de criado-mudo em madeira que foi posicionado ao lado da cama.

quarto de casal moderno

A parede de espelhos dá sensação de espaço maior

Para uma decoração ainda mais imponente, esse modelo com cor terrosa e detalhes super delicados é capaz de transformar a decor moderna do quarto e inserir mais romantismo.

 

Mais fotos

decoração quarto roxo

cabeceira de ferro

A mesinha espelhada funciona como criado-mudo

De madeira

cor parede para quarto

Para uma decoração minimalista o modelo tipo painel é ótimo; e esse quarto mostra exatamente isso. A cabeceira feita em MDF foi fixada a parede e se assemelha a uma placa lisa e sem detalhes, deixando o ambiente com menos informações.

cabeceira vintage

Quadrinhos decoram a parede acima do criado-mudo

O mix de elementos que compõem essa decor são variados, como:

  1. Parede de cimento queimado;
  2. Roupeiro espelhado;
  3. Teto de gesso com iluminação embutida;
  4. Estampas geométricas;

E para arrematar tudo, ainda tem essa cabeceira lindíssima trabalhada no estilo vintage, que dá todo o charme ao quarto.

espelho lateral da cama

            E por que não dar cara nova ao modelo retrô?  Essa peça é o exemplo de que uma camada de tinta também pode ser bacana, ainda mais quando a ideia é usar móveis em tonalidades claras.

Mais fotos

decoração descolada quarto

A luminária presa a cama é prática

modelos cabeceira de madeira

De pallet

cama de pallet

A iluminação entre os pallets é reconfortante

No início do post, falei que tinha modelos até mesmo para quem estava com o orçamento apertado. Lembra? E é essa a ideia, aproveitar itens um tanto esquecidos para montar o móvel. Nesse projeto, não só o suporte atrás foi feito de pallet, mas também a cama, que seguiu um estilo rústico moderninho.

cama com almofadas

            Se a ideia é algo mais arrumadinho, vale lixar a madeira ou até comprar pallets novos, e assim fazer a peça com toque mais atuais, e inclusive, instalar caixotes para fazer nichos que funcionem como criado.

criado-mudo colorido

O criado-mudo amarelo dá cor e alegria ao espaço

A madeira antiguinha também pode ganhar uma camada de tinta e assim o móvel vai ficar com cara de novo, e dificilmente, alguém vai descobrir que é pallet.

 

Mais fotos

decoração rústica

decoração turquesa quarto

De gesso/ drywall

quarto de casal com cama box

O papel de parede listrado faz fundo para o nicho

Uma alternativa para substituir o móvel é aproveitar a superfície da parede e com gesso ou drywall criar um modelo fixo. Neste quarto, a ideia foi fazer uma espécie de nicho com detalhes em gesso e colocar iluminação embutida para deixar o cantinho mais aconchegante.

quarto feminino

Para essa versão, a parede ganhou uma extensão um pouco mais a frente e seguiu as dimensões da cama para funcionar com cabeceira. Nichos foram criados e itens decorativos, como porta retrato, fazem parte do cenário.

cabeceira de alvenaria

O tapete no chão deixa o espaço mais aconchegante

No quarto do casal, o nicho logo acima da cama também foi a escolha para funcionar como cabeceira. E nas laterais, espelhos completam a decor moderna do espaço.

Mais fotos

quarto de casal clean

cabeceira de gesso

Alternativas à cabeceira

Quer fugir do tradicional? Então substitua as cabeceiras comuns por qualquer outra coisa… É isso mesmo que você está lendo!

Adesivos de cabeceira/ papel contact/ desenho

parede adesivo

Flores em garrafinhas decoram o quarto

Se você quer uma cabeceira barata, aposte nessa ideia de usar papel adesivo ou contact para decorar a área acima da cama. Nesse projeto, a versão escolhida foi um modelo geométrico com cores, o que é ideal para trazer toque colorido a decor com predominância de branco.

quarto feminino decorado

Mais uma versão colada na parede, as cores para o quarto feminino fazem um mix de tons lindos e trazem muita originalidade ao projeto todo.

decoração parede

O jogo de roupa claro é sofisticado

Uma possibilidade bem simples, é recorrer aos adesivos que podem ser comprados prontos. Com desenhos e estampas lindas, basta escolher um modelo que combine com o quarto, tenha as dimensões da cama e depois é só colar na superfície.

Mais fotos

parede roxa

cabeceira diferente

Flores em vasinhos decoram o criado

Espelhos

quarto com espelho

Acima da escrivaninha, um espelho veneziano

Um projeto simples, já que basta instalar um espelho atrás da cama, mas que além de lindo ainda é um ótimo truque para decorar quartos pequenos. A superfície espelhada, ajuda a iluminar o espaço e amplia o campo de visão, dando a impressão de que o cômodo é maior.

decoração com móveis espelhados

            Aqui o projeto é super moderno, e a cabeceira segue o formato natural de contorno em volta da cama, e para dar ainda mais charme, tem iluminação. E a beleza não para por aí, logo acima da cama ainda foi instalado um painel com espelhos irregulares.

quarto feminino moderno

A penteadeira roxa combina com a cor da parede

Mais uma possibilidade de usar o espelho de forma diferente, é esse projeto que criou um painel espelhado e sobre a superfície acrescentou uma peça de ferro, dando assim, elegância ao combo de ferro + espelho!

Mais fotos

espelho bronze

cabeceira de espelho

O closet no quarto é repleto de espelhos

Papel de parede

papel de parede quarto de casal

A colcha de renda é um charme

Um exemplo simples para transformar a parede em cabeceira, é revestir a superfície com papel de parede seguindo as dimensões da cama, de modo a criar uma extensão do móvel até a parede.

criado mudo em quarto

Com as laterais em tons de bege (cor predominante na decor), no centro da parede foi aplicada uma faixa de papel de parede azul com detalhes em tom terroso, o que dá equilíbrio à decoração.

espelhos laterais a cama

Móveis brancos suavizam os detalhes escuros da decoração

Nessa decor, a parede já tem detalhes mais elevados e isso ajudou a realçar a aplicação do papel de parede bege e marrom.

Mais fotos

cabeceira de papel de parede

decoração de quarto com papel de parede

Tecido

cabeceira de cortina

O criado-mudo é vintage

            Que tal essa ideia de substituir o móvel por um tecido? Como se fosse uma cortina, o varão segue o tamanho da cama e depois basta fazer o tecido para passar pelo suporte. E o mais bacana é que como é simples, permite que a cabeceira seja trocada com frequência por um tecido com outra estampa ou cor.

parede verde na decoração

Em uma instalação um pouco diferente, aqui o tecido aparece fixado a placas de madeira, de modo a formar painéis quadrados. Depois é só posicionar as placas na parede e pronto!

pendente de cúpula

O móvel colorido ao lado da cama é delicado

Outra maneira de usar tecido é revestir uma superfície macia, como um colchonete antigo ou espumas, e depois fixar atrás da cama.

Mais fotos

decoração alternativa

O banquinho rústico funciona como criado

quarto verde e branco

Pintura

parede pintada

Os banquinhos ao pé da cama tem a função de recamiér

Na parede verde, foi pintado um desenho branco repleto de detalhes e que fica sobre a cama.

cabeceira pintada na parede

Ao lado da cama, um garden seat

Se você não tem toda a habilidade com os pinceis, pode recorrer a um modelo menos detalhado, como essa versão preta e branca – que claramente foi feita com estêncil – e criar uma moldura para a cama. E vamos combinar que o resultado é maravilhoso!

parede de listas

Quer algo ainda mais simples? Pintar listras é simples e ainda ajuda a dar sensação de espaço maior.

Mais fotos

quarto para irmãs

A parede de lousa é tendência

decoração colorida para quarto

Com tantas opções, modelos e até tutoriais não há mais desculpas para não ter uma cabeceira linda e super estilosa, concorda?


Você pode gostar...