Escada de Concreto/Alvenaria: Guia completo + 50 modelos incríveis!


Inspirações bonitas e econômicas atraem muitas pessoas, afinal, quem não quer investir em algo sem gastar muito, mas que fique com um resultado  impressionante? Pois é. A escada de concreto (ou alvenaria) se encaixa perfeitamente nesse contexto, uma opção presente em muitas casas, sejam grandes ou pequenas.

Trata-se de uma alternativa interessante que abre margem para muitas ideias, desde o design e formato até o revestimento, além dos acabamentos que também encantam. Com toda essa disponibilidade, não é à toa que se tornou popular e procurada por muitas pessoas. Justamente por isso, preparamos um post com tudo sobre a escada de concreto para te encantar.

Saiba mais sobre essa tendência, conheça os principais modelos e revestimentos, o preço médio, como calcular e fazer em casa. São ficas bem legais que deixarão impressionado e pronto para investir nessa estrutura. Acompanhe!

escada de concreto

Ótimos modelos de escada de concreto para você deixar sua casa organizada. Inspire-se com nossas ideias e saiba como o processo é realizado passo a passo!

Construir uma escada de concreto em casa, seja na parte interna ou externa, está longe de ser uma tarefa simples. Tal estrutura demanda uma ampla gama de materiais e um serviço especializado, para que o projeto seja executado da melhor forma possível – e tenha um resultado impecável, claro.

Seja um sobrado ou qualquer tipo de casa, para variados cômodos, uma escada pode significar melhor aproveitamento do espaço e facilidade para se movimentar no local, por isso deve ser bem feita, com total funcionalidade e segurança. O concreto é perfeito para esse objetivo, além de ser o principal modelo utilizado em vários lugares.

Além disso, há várias formas de produzir essa estrutura, seja reta, caracol, em L e diversos formatos diferenciados que incrementam a decoração da casa e deixam o ambiente mais alternativo. Para cada projeto é necessário fazer bons cálculos e orçamentos, além de contar sempre com a ajuda de um profissional e seguir regras de segurança para que não aconteçam problemas. Por isso, vale considerar algumas dicas antes de investir na escada de alvenaria:

  • Pense na funcionalidade da escada no espaço. Nunca tente improvisar, fazer sem conhecimento ou com materiais não indicados. A chance de acontecer alguma adversidade aumenta, e ninguém quer ter contratempos com essa estrutura, não é?
  • Considere sempre as dimensões e faça bons cálculos para definir altura, comprimento e demais medidas, sobretudo dos degraus. Vamos ensinar como fazer passo a passo, mas é sempre bom consultar um arquiteto ou engenheiro para te ajudar nessa missão.
  • Uma escada residencial pode ser mais simples e compacta, dando menos trabalho na construção. Porém, é importante pensar se você precisará usá-la sempre, ainda mais para carregar móveis e outros acessórios grandes e pesados de um cômodo para o outro.
  • Tem crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida em casa ou que te visitarão? Não abra mão dos requisitos de segurança, sobretudo guarda-corpos, corrimões e faixas antiderrapantes. Se for em uma área externa, de estabelecimento ou com grande movimentação, é essencial seguir as normas previstas pelos órgãos regulamentadores.
  • Escadas grandes e muito íngremes podem ser um problema no futuro. Caso não tenha como fugir disso, aposte em patamares no meio da estrutura, aquele ponto de descanso/apoio para não cansar enquanto sobe. Pode parecer que não, mas faz toda a diferença!
  • Um bom revestimento deixa sua escada bela e exuberante, ainda mais se for de madeira. Em todo caso, porém, atente-se à segurança e a qualidade dos materiais utilizados no projeto.
  • Está com dúvidas? Não sabe por onde começar? Além das nossas dicas para fazer uma escada de concreto, contrate um profissional para dar aquela força. Conte como deseja que fique, deixe que ele apresente um orçamento e revele os passos necessários.

O ideal é não ter pressa. Faça tudo com calma para que a escada fique perfeita e não apareça nenhum problema. Construir é um processo lento mesmo, tenha paciência que tudo sairá como planejado!

Fotos e Modelos de Escada de Concreto

Apresentamos agora muitas fotos dos modelos de escada de concreto mais populares. Inspire-se com as imagens e escolha aquele que é mais apropriado para sua residência, são ideias variadas e para todos os gostos!

Reta

Escada de concreto reta é a mais tradicional, simples e básica, aquela que dá menos trabalho na hora de construir. Muitos padrões ficam bem interessantes e perfeitos em locais externos.

escada de concreto reta

escada de concreto reta

Para depósitos e estabelecimentos

escada de concreto reta

Com cimento queimado

escada de concreto reta

Uma boa opção na organização de casas pequenas ou de dois andares

escada de concreto reta

Simples e luxuosa

Caracol

A escada de concreto caracol tem tudo a ver com seu nome mesmo. É uma estrutura que faz uma grande volta, apresentando um design chamativo e indicada para locais compactos. Dependendo do modelo, pode ser mais difícil construir, mas tudo varia conforme o projeto.

escada de concreto caracol

Um modelo desses necessita ter um corrimão de segurança

escada de concreto caracol

Escadas caracol podem ser grandes também

Em U

O que você acha de uma escada de concreto em U? Essa versão está cada vez mais popular e dá um charme para qualquer residência. Muitos modelos possuem patamares de apoio na divisão, o que é bacana para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, por isso, servem perfeitamente para escadas grandes.

escada de concreto em U

Dá para usar o “buraco” que se forma na escada para decorar, fazendo um verdadeiro nicho decorativo!

escada de concreto em U

Essa é uma ótima ideia para escadas grandiosas

escada de concreto em U

Praticamente toda escada de concreto em U apresenta patamares

Em L

E a versão de escada de concreto em L, que tal? Ao contrário da U, essa é interessante para locais mais compactos. Aposte em um bom revestimento para deixar a estrutura estonteante e incrementada, além de um corrimão que dará toda a segurança e um up na estrutura.

escada de concreto em L

Os revestimentos de madeira e mármore são os mais tradicionais

escada de concreto em L

Escadas sem corrimão ficam bonitas, mas não são indicadas para locais com crianças ou idosos

escada de concreto em L

Eis um projeto trabalhoso, mas que faz toda a diferença na mobilidade e decoração de sua casa

Vazada

Escadas de concreto com degrau vazado são padrões que conquistam cada vez mais pessoas, já que destacam a estrutura na decoração e dão aquele toque requintado ao espaço. Uma bela inspiração para interiores!

escada de concreto vazada

Branco e minimalista

escada de concreto vazada

Com revestimento em mármore

escada de concreto vazada

Um padrão industrial bem arrojado!

escada de concreto vazada

Gosta de modelos rústicos?

escada de concreto vazada

Uma escada de concreto vazada e dividida em duas partes. O que você acha?

escada de concreto vazada

O modelo vazado também serve para exteriores!

Com Viga Central

Escadas com viga central são extremamente práticas, resistentes e bonitas. Outro tipo preponderante em muitos projetos atuais, mais econômica e com um resultado incrível. Quando pintada ou revestida, fica ainda melhor, como você pode ver nas fotos!

escada de concreto com viga central

Olha só essa versão acabada combinando perfeitamente com a decoração minimalista

A viga central é popularmente utilizada em modelos de escada em L ou U. 

Externa

Precisa construir uma escada de concreta na área externa? Há muitas ideias também, seja de padrões compactos ou com degraus grandiosos. Uma boa indicação para chácaras, entradas de estabelecimentos, entre outros ambientes.

escada de concreto externa

Nesse caso, há mais degraus, sendo os de baixo (antes do patamar de apoio) com um comprimento maior

escada de concreto externa

Uma versão impressionante para entradas!

escada de concreto externa

Olha só que exemplo básico e exuberante! Nós gostamos demais! Perfeito para ornamentar o paisagismo, além de funcional, claro!

escada de concreto externa

Dá para usar toda a sua criatividade, não há limites para deixar sua escada linda

escada de concreto externa

Modelo de cimento queimado, super em alta em muitos projetos

escada de concreto externa

Você quer formatos diferenciados e alternativos? Este é um bom exemplo!

escada de concreto externa

Modelos clássicos e contemporâneos

escada de concreto externa

Há estilos para todos os gostos possíveis

Melhores Revestimentos

A procura por um revestimento para escada interna ou externa é sempre grande. São vários materiais bacanas e tradicionais que podem ser utilizados para deixar sua escada mais bonita, dando um verdadeiro plus na decor de sua casa ou seu estabelecimento. Apresentamos os principais!

  • Granito: Você gosta de revestimento com pedras naturais? O granito é uma ótima opção, além de versátil, com vários tipos e cores.
  • Madeira: Essa é para quem prefere um estilo mais rústico e convencional. Há desde modelos clássicos até os modernos, seja madeira maciça ou revestida, com detalhes e efeitos diferenciados. Além disso, serve para decoração rústica e minimalista, além de combinar perfeitamente com outros materiais, como o vidro.
  • Mármore: Uma escada de alvenaria revestida com mármore fica extremamente elegante, sobretudo se for usado o popular mármore travertino. Em todo o caso, há outros padrões em muitas cores, como o botticino, crema marfil, pighês, entre outros – conheça todos os tipos de mármore no link em destaque.

escada de concreto melhores revestimentos

  • Porcelanato: Escadas revestidas com porcelanato se tornaram as queridinhas de muitos projetos diferentes, o que também confere requinte e elegância à estrutura. A versatilidade é uma vantagem desse material, além da possibilidade de misturá-lo perfeitamente com estruturas em vidro ou inox.

Essas são as quatro principais opções de materiais para você deixar sua escada com um visual deslumbrante. Pode ter certeza que esse acabamento fará toda a diferença na estrutura, por isso vale o investimento. Pesquise e escolha aquele que mais combina com seu projeto!

Quanto Custa? #preço

Quanto custa uma escada de concreto? Qual o preço médio dessa estrutura? Bom, há vários fatores que devem ser considerados para saber qual será o valor final dessa estrutura, do projeto à execução, do acabamento à finalização. O tamanho conta muito, assim como o modelo. É fato que escadas retas terão um preço mais baixo do que aquelas em U ou vazadas, já que nesses casos o trabalho é complexo e minucioso.

Em geral, um projeto básico vai sair, em média, 2000 reais. Prepare-se para gastar pelo menos isso, mesmo que o projeto seja simples e realizado rapidamente. Estamos falando apenas da estrutura, podem acontecer gastos eventuais com outros materiais (para o revestimento) e mão de obra.

O ideal é fazer vários orçamentos com diferentes profissionais, porém você deve sempre prezar pela qualidade do serviço. Construir é um investimento, por isso você deve estar preparado para gastar valores consideráveis.

Como Calcular e Fazer uma Escada de Concreto

E o cálculo para fazer uma escada de concreto? Como é feita passo a passo? Vamos revelar todos os macetes para você aprender e ter uma noção do projeto, para saber como será construído e qual o melhor caminho a seguir.

Para definir quais as dimensões dos graus, você deve utilizar uma fórmula, em que o espelho representa a altura e o passo o comprimento do degrau, como no esquema abaixo:

Segundo o site Engenharia Concreta, é recomendado que o passo tenha no mínimo 25 centímetros. Já a medida do espelho nunca deve ser menor que 19 centímetros. Para saber qual é o ideal para seu caso, é necessário utilizar outra fórmula, conhecida como esquema de Blondel na matemática:

O portal explica que, para um passo de 28 centímetros, calcula-se o espelho da seguinte forma:

Sendo assim, o espelho terá 18 centímetros. Mas não acaba por aí. Ainda é possível calcular o número de degraus que essa escada terá. No caso, a altura do pé direito terá que vencer 288 centímetros, ou seja, 2,88 metros. Logo, a quantidade de degraus será a divisão da altura total pelo tamanho do espelho de cada degrau, como visto abaixo:

Aplicada a fórmula, chegamos ao número exato de degraus, 16. Interessante, não é? Pode parecer simples ou dificultoso, mas se você ainda tem dúvidas, não hesite em contratar um engenheiro para fazer um cálculo certeiro.

E o passo a passo para fazer uma escada de concreto/alvenaria? 

Para esse processo, você deve contar com diversos materiais, como os ingredientes essenciais para preparar a massa – cimento, pedra e areia -, além das ferramentas convencionais, como pá, madeiras, martelo, betoneira, pregos, espátula e até aquelas pedras que sobram na construção para ajudar a deixar a estrutura mais forte. Com isso, é só seguir o procedimento:

  1. Projetar a escada com as dimensões e tudo que compõe a estrutura, além do tipo escolhido de acordo com as características do espaço de instalação. Define-se os passos para a construção, como será a armadura, os elementos de composição, entre outros detalhes.
  2. A forma da escada é feita com madeiras. A construção é executada minuciosamente, necessitando do trabalho tanto de pedreiros quanto carpinteiros.
  3. Finalizado o módulo de madeira, comece a posicionar as armações e os elementos de apoio – como vigas e blocos de fundação. Todo esse trabalho é realizado pelo profissional especializado.
  4. Chegamos à etapa da concretagem. Lance o concreto degrau por degrau, utilizando pedras para fortalecer a estrutura, que deve estar bem consistente.
  5. Após a cura do concreto, com tudo seco e seguro, a fase final é o revestimento, que pode ser rápida ou lenta dependendo do material utilizado. Não se esqueça também dos acessórios de segurança, como o corrimão.
  6. Pronto, sua escada de concreto está finalizada! Para ver como todo esse processo é desenvolvido na prática, assista o vídeo abaixo:

Depois desse guia completo, você já pode investir em uma escada de concreto/alvenaria tranquilamente. O que achou de nosso tutorial? Siga as dicas e, se tiver dúvidas, deixe um comentário. Esperamos que tenha gostado. Boa sorte e até mais!



COMPARTILHE!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *