MODELOS DE JARDINS: 50 inspirações para a área externa!

A decoração do lar não envolve apenas as áreas internas, mas também o exterior, afinal de nada adianta ter tudo impecável do lado de dentro, enquanto o lado de fora é sem graça. Para quem está precisando de uma ajudinha para definir melhor o quintal, separamos modelos de jardins e dicas para criar um espaço relaxante e cheio de charme.

 

Dicas para jardins externos

  • Tamanho

O primeiro passo a se decidir é em relação a área que será dedicada a jardinagem. Por isso, lembre-se que quanto maior o espaço verde, mais tempo será necessário para a manutenção. E muitas vezes é preciso a ajuda de um jardineiro para contribuir com as tarefas.

 

  • Tipos de plantas

A decisão das plantas deve ser de acordo com o seu gosto pessoal, mas você também deve considerar pontos como exposição ou não ao sol, umidade do local, tamanho e manutenção. Por exemplo, se a ideia é ter um jardim bem florido é preciso muita dedicação, mas se você quer plantas, leve em conta que árvores grandes não ficam bem em pequenos espaços, por isso os arbustos são ideais.

 

  • Trate o solo

Antes de plantar, verifique as condições do solo. Caso a terra não seja fértil, é necessário nutrir a área, e para isso um profissional da área de jardinagem é essencial, caso contrário você pode matar as plantinhas com falta ou excesso de adubação.

 

  • Itens decorativos

Para criar uma interação entre natureza e convivência, invista não só em plantas e flores, mas também em itens para compor o jardim, como cadeiras, bancos e até redes. Assim você vai ter um espacinho relaxante para aproveitar em meio a natureza.

 

Modelos de jardins pequenos

jardim pequeno fundo

            O terreno estreito foi um determinante para a área destinada ao jardim, que neste projeto é composto por gramado, arbustos e plantas verdes em vasos. Para não agredir o gramado, placas cimentícias foram dispostas em forma de caminho pelo quintal.

jardim fachada casa

O muro de tilojo a vista pintado de bege dá destaque a área verde

Na frente da casa, o modelo é capaz de valorizar a fachada do lar. E se a ideia é usar modelos que decoram a frente, aposte em plantas com pouco crescimento para não deixar a fachada muito fechada. Pedras decorativas também são ótimas para criar cor e textura em meio ao gramado.

jardim lateral

O espaço lateral a casa pode ser uma alternativa para criar a área verde. Neste caso, a jardinagem é composta por pedras e dutos que limitam o crescimento das gramíneas.

decoração varanda

Na parede, cobogós para decorar

Caso você não tenha um espaço de terra para o plantio, uma solução é criar um jardim de vasos. Aqui vários modelos foram utilizados, e entre o mix de plantas há bromélias, bambu decorativo e buchinhos.

quintal com pergolado

Com pouco espaço, a ideia foi aproveitar para fazer a jardinagem beirando o muro com bambu decorativo, e ainda criar um pergolado com banco para ter uma área de descanso.

casa com portão

O muro de pedras decorativas é tendência

            Mais uma ideia de como criar uma área verde na fachada. O projeto é um mix de gramado, arbutos e flores. O caminho cimentado é uma passagem para evitar que as pessoas pisem no jardim.

jardim pequeno com lago

Mesmo com pouco espaço, a ideia não se restringiu apenas a uma decoração com plantas. O projeto também considerou um pequeno laguinho com plantas hidropônicas.

fachada casa

A porta de entrada é modelo de duas folhas em madeira

Neste projeto, a fachada tinha uma lateral livre e este foi o espaço adaptado para ganhar gramado e arbustos. Para complementar o projeto, um pequeno lago com a parede minando água deixam o resultado ainda mais aconchegante. Veja aqui um post exclusivo sobre jardins pequenos para saber mais.

 

Mais fotos

jardim vertical

espaço lateral

parede de madeira

O garden seat de madeira é moderno

mesa no quintal

suporte para trepadeiras na parede

Para o caminho de entrada, chão de tijolo a vista

espreguiçadeira quintal

jardim de cactus

Pedras brancas dão destaque ao espaço verde

Modelos de jardins grandes

quintal com piscina

A área com 48 m² na parte de traz da casa foi utilizada como um refúgio para a natureza. O projeto além de construir uma piscina ainda valorizou o verde em cada espacinho, como as plantas de solo, muro verde e trepadeira direcionada para o pavimento superior.

deck de madeira

Almofadas coloridas dão toque de cor ao sofá cinza

Neste projeto, o amplo espaço permitiu a plantação de palmeiras grandes e árvores, e para criar um visual mais completo, flores e arbustos menores foram inseridos em meio ao gramado. Na parte central do quintal, há um deck de madeira com estofados para curtir e descansar em meio ao espaço verde.

poltrona iluminada

            O espaço verde tem vegetação rasteira e palmeiras próximas do muro. Para os caminhos que dão acesso ao deck e as poltronas, as pedras de jardim são essenciais para direcionar até esses pontos.

gazebo com cortina

O quintal gramado já é capaz de valorizar a área, mas arbustos, árvores e flores só completam o visual. E em meio a natureza, foi criado um espacinho com fogão a lenha.

quintal gramado

Postinhos de iluminação fazem parte da área externa

O desnível do terreno foi muito bem aproveitado neste projeto com gramado e arbustos. O verde é predominante em toda a área, e espaços com banquinhos de madeira criam pontos aconchegantes para descansar.

jardim com ponte

Na área verde do lar, o mix de plantas é grande e variam entre árvores, arbustos, vegetações e flores. A criação de um lago e uma ponte de madeira deixam o espaço ainda mais bonito. 

mesa externa de madeira

No quintal, pergolado com cobertura de vidro

Neste projeto, o espaço foi todo coberto por gramado e as plantas foram utilizadas nas intermediações do muro. Alguns pontos com pedras de jardinagem foram criados para abrigar espaço com mesas ou para a disposição de vasos decorativos.

 

Mais fotos

jardim com piscina

quintal com árvores

Em torno da piscina, deck de madeira

quintal iluminado

sobrado com portão

Coqueiros e bromélias decoram a fachada

sofá área externa

laje moderna

Puffs criam uma área relaxante no pavimento superior

casa com piscina

sobrado com piscina

Espreguiçadeiras decoram o deck da piscina

Fotos e inspirações de jardins para casas

            Se você não cansa de apreciar boas ideias para criar um espaço verde no lar, separamos mais fotos com ideias de projetos que podem inspirar para a criação ou renovação do seu jardim.

fachada casa com jardim

mesa área externa

No canto, churrasqueira de tijolinho a vista

varanda com rede

quintal com gazebo

Lanternas decorativas enfeitam a área do deck

pérgola com rede

quintal com pergolado

jardim com bananeira

Bananeiras decorativas enfeitam a área externa

flores para jardim

quintal pequeno decorado

decoração quintal

Para o gazebo, estrutura de tijolo a vista

flores para jardim

jardim vertical

Na parede, estante de madeira de demolição

parede com samambaias

fachada sobrado moderno

No gramado, bromélias para decorar

piscina de pastilha

jardim simples

Móveis de ferro fundido decoram a área externa

casa chic com piscina

deck de madeira no quintal

No muro, revestimento com pedra decorativa

muro com orquídeas

pergolado de madeira

Qual modelo de jardim é condizente com seu espaço e estilo? Conta aqui nos comentários como é ou seria seu espaço verde dos sonhos!


Você pode gostar...