MODELOS DE JARDINS: 50 inspirações para a área externa!
A decoração do lar não envolve apenas as áreas internas, mas também o exterior, afinal de nada adianta ter tudo impecável do lado de dentro, enquanto o lado de fora é sem graça. Para quem está precisando de uma ajudinha para definir melhor o quintal, separamos modelos de jardins e dicas para criar um espaço relaxante e cheio de charme.
Dicas para jardins externos
- Tamanho
O primeiro passo a se decidir é em relação a área que será dedicada a jardinagem. Por isso, lembre-se que quanto maior o espaço verde, mais tempo será necessário para a manutenção. E muitas vezes é preciso a ajuda de um jardineiro para contribuir com as tarefas.
- Tipos de plantas
A decisão das plantas deve ser de acordo com o seu gosto pessoal, mas você também deve considerar pontos como exposição ou não ao sol, umidade do local, tamanho e manutenção. Por exemplo, se a ideia é ter um jardim bem florido é preciso muita dedicação, mas se você quer plantas, leve em conta que árvores grandes não ficam bem em pequenos espaços, por isso os arbustos são ideais.
- Trate o solo
Antes de plantar, verifique as condições do solo. Caso a terra não seja fértil, é necessário nutrir a área, e para isso um profissional da área de jardinagem é essencial, caso contrário você pode matar as plantinhas com falta ou excesso de adubação.
- Itens decorativos
Para criar uma interação entre natureza e convivência, invista não só em plantas e flores, mas também em itens para compor o jardim, como cadeiras, bancos e até redes. Assim você vai ter um espacinho relaxante para aproveitar em meio a natureza.
Modelos de jardins pequenos
O terreno estreito foi um determinante para a área destinada ao jardim, que neste projeto é composto por gramado, arbustos e plantas verdes em vasos. Para não agredir o gramado, placas cimentícias foram dispostas em forma de caminho pelo quintal.
Na frente da casa, o modelo é capaz de valorizar a fachada do lar. E se a ideia é usar modelos que decoram a frente, aposte em plantas com pouco crescimento para não deixar a fachada muito fechada. Pedras decorativas também são ótimas para criar cor e textura em meio ao gramado.
O espaço lateral a casa pode ser uma alternativa para criar a área verde. Neste caso, a jardinagem é composta por pedras e dutos que limitam o crescimento das gramíneas.
Caso você não tenha um espaço de terra para o plantio, uma solução é criar um jardim de vasos. Aqui vários modelos foram utilizados, e entre o mix de plantas há bromélias, bambu decorativo e buchinhos.
Com pouco espaço, a ideia foi aproveitar para fazer a jardinagem beirando o muro com bambu decorativo, e ainda criar um pergolado com banco para ter uma área de descanso.
Mais uma ideia de como criar uma área verde na fachada. O projeto é um mix de gramado, arbutos e flores. O caminho cimentado é uma passagem para evitar que as pessoas pisem no jardim.
Mesmo com pouco espaço, a ideia não se restringiu apenas a uma decoração com plantas. O projeto também considerou um pequeno laguinho com plantas hidropônicas.
Neste projeto, a fachada tinha uma lateral livre e este foi o espaço adaptado para ganhar gramado e arbustos. Para complementar o projeto, um pequeno lago com a parede minando água deixam o resultado ainda mais aconchegante. Veja aqui um post exclusivo sobre jardins pequenos para saber mais.
Mais fotos
Modelos de jardins grandes
A área com 48 m² na parte de traz da casa foi utilizada como um refúgio para a natureza. O projeto além de construir uma piscina ainda valorizou o verde em cada espacinho, como as plantas de solo, muro verde e trepadeira direcionada para o pavimento superior.
Neste projeto, o amplo espaço permitiu a plantação de palmeiras grandes e árvores, e para criar um visual mais completo, flores e arbustos menores foram inseridos em meio ao gramado. Na parte central do quintal, há um deck de madeira com estofados para curtir e descansar em meio ao espaço verde.
O espaço verde tem vegetação rasteira e palmeiras próximas do muro. Para os caminhos que dão acesso ao deck e as poltronas, as pedras de jardim são essenciais para direcionar até esses pontos.
O quintal gramado já é capaz de valorizar a área, mas arbustos, árvores e flores só completam o visual. E em meio a natureza, foi criado um espacinho com fogão a lenha.
O desnível do terreno foi muito bem aproveitado neste projeto com gramado e arbustos. O verde é predominante em toda a área, e espaços com banquinhos de madeira criam pontos aconchegantes para descansar.
Na área verde do lar, o mix de plantas é grande e variam entre árvores, arbustos, vegetações e flores. A criação de um lago e uma ponte de madeira deixam o espaço ainda mais bonito.
Neste projeto, o espaço foi todo coberto por gramado e as plantas foram utilizadas nas intermediações do muro. Alguns pontos com pedras de jardinagem foram criados para abrigar espaço com mesas ou para a disposição de vasos decorativos.
Mais fotos
Fotos e inspirações de jardins para casas
Se você não cansa de apreciar boas ideias para criar um espaço verde no lar, separamos mais fotos com ideias de projetos que podem inspirar para a criação ou renovação do seu jardim.
Qual modelo de jardim é condizente com seu espaço e estilo? Conta aqui nos comentários como é ou seria seu espaço verde dos sonhos!