Porta de PVC – Vale a Pena? Modelos, Preços & Vantagens!

Sinônimo de praticidade e economia, a porta de PVC tem se mostrado uma das opções mais viáveis para qualquer projeto de construção. Seja para residências, escritórios, galpões, entre outros ambientes, esse material oferece um custo x benefício difícil de encontrar em qualquer outro, o que chama a atenção na hora de construir ou reformar.

Hoje vamos falar sobre a porta de PVC, detalhando algumas de suas principais características e mostrando diversos modelos para compor o estilo de ambientes internos e externos. Confira o artigo do começo ao fim para tirar suas dúvidas e escolher sua preferida. Vamos lá?

Sobre a Porta de PVC: Dúvidas Frequentes

Está em dúvida sobre escolher a porta de PVC ou não? Nós selecionamos as questões mais frequentes a respeito desse componente para você ficar por dentro do que é, das principais particularidades, vantagens e desvantagens! Não perca tempo e confira todas as respostas abaixo.

porta de pvc capa

Descubra tudo sobre a porta de PVC!

O que é?

Para quem não sabe, o PVC é o termoplástico mais consumido na construção civil no mundo inteiro e o Brasil está incluído nesta estatística.

Por sua grande versatilidade, está muito mais presente em nosso dia-a-dia do que imaginamos. Para se ter uma ideia, o PVC é uma alternativa super viável e atrativa para substituir outros materiais como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira. Com muita facilidade, ele reduz o preço de qualquer projeto, sem perder a qualidade e a beleza.

Sem dúvidas, a construção civil é o segmento no qual mais encontramos peças feitas em PVC, como os canos, as tubulações, as portas, janelas, esquadrias, e demais componentes necessários a qualquer tipo de projeto. Ele surge como uma opção interessantíssima para o mercado atual, que precisa de materiais competitivos, econômicos energeticamente, sustentáveis e com uma longa vida útil.

O PVC é utilizado em diversas áreas da indústria, muito além da construção civil, como a área médica, tubos para condução de água e esgoto ou em embalagens de alimentos, calçados, brinquedos, fios e cabos, revestimentos, peças de automóveis, entre outros.

No setor médico, por incrível que pareça, o PVC está presente há anos. Ele é altamente usado para a fabricação de bolsas de sangue e soro, tubos endotraqueais, cateteres cardiovasculares e várias aplicações diferentes.

Quais as Vantagens e Desvantagens?

Bom, agora que você descobriu o que é, de fato, a porta de PVC, pode conhecer quais as vantagens que ela possui e se há desvantagens em escolhê-la para compor seus ambientes.

  • Amigo da natureza

O material que é produzido aqui no Brasil, conta com 57% de cloreto de sódio e 43% de eteno, proveniente da cana-de-açúcar, o que significa que não é prejudicial à natureza e é totalmente reciclável. Isso com certeza é um plus a mais na hora de pesar qual é a melhor porta para sua casa.

  • 100% reaproveitável

Por conta de seus componentes naturais pode ser reutilizado até 10 vezes sem perder qualidade, isso é incrível, não é mesmo?

  • Economiza energia

A porta de PVC é sustentável, além de tudo o que falamos, por economizar energia e reduzir a produção de gases responsáveis pelo efeito estufa. Uma vantagem poderosa.

  • Alta durabilidade

Não podemos deixar de falar sobre a alta durabilidade do material. Qualquer produto feito com PVC chegam a durar, em média, entre 20 e 30 anos. Desta forma, nem precisamos dizer que a escolha do termoplástico para suas janelas ou portas é pra lá de inteligente.

  • Resistência à umidade

O PVC é super resistente à umidade, o que faz com que ele seja muito empregado em ambientes que sofrem com respingos e vapor frequentes, como banheiros, lavabos, lavanderias e cozinhas. Até mesmo em ambientes externos, como as varandas são super receptivas às portas deste material.

  • Demais vantagens:

O PVC possui comportamento antichamas, ótima imunidade ao cupim e outros insetos (em contrapartida à madeira), é bastante leve e oferece a capacidade de isolamento térmico e acústico.

Bom, e as desvantagens? Podemos citar dois pontos negativos sobre as portas de PVC. Veja só:

  • Barulho, no caso de portas sanfonadas: as portas sanfonadas são muito empregadas em ambientes internos, principalmente para banheiros, incluindo nos box. Apesar de serem bem práticas e possuírem boa resistência à umidade, você pode estranhar um pouco o fato delas fazerem barulho para abrir e fechar, afinal, trata-se de um material composto por plástico.
  • As sanfonadas são facilmente abertas: se você procura uma porta que oferece total segurança e privacidade, repense. Pois os modelos sanfonados dificilmente vêm com chave, somente um trinco convencional e simples, e por isso são abertas sem maiores dificuldades.
  • Design desfavorável em alguns casos: os designers de interiores e arquitetos preferem não apostar nas portas em PVC por acharem que não contribui muito para a composição estética. No entanto, vale saber que com a modernização das tecnologias, têm surgido cada vez mais diferenciados, que podem, sim, deixar sua casa bonita mesmo com um material fora dos padrões convencionais.

Quanto Custa?

Você pode perceber que há muito mais vantagens do que defeitos nas portas de PVC, não é mesmo? Outra boa notícia é que você não desembolsará tanta grana para escolher uma delas para fechar quartos, cozinhas, escritórios, banheiros, entre outros.

Na Amazon, uma das lojas mais conceituadas do mundo, você encontra muitos modelos de portas de PVC na faixa de R$130 e R$300. Como é um item que você não precisará ter em abundância em sua casa, somente algumas unidades, não pesa muito no orçamento.

A faixa de preço é realmente esta. Faça uma boa pesquisa para conseguir os melhores preços, seja em lojas físicas ou virtuais. Você consegue encontrar valores que cabem em seu bolso, agregando a toda a praticidade que a porta de PVC oferece.

Fotos e Modelos de Porta de PVC

Ficou convencido de que a porta de PVC é uma boa escolha para sua casa? Então não deixe de conferir nossos próximos tópicos. Eles vão mostrar a você diversos modelos de portas, dando uma maior noção de como fica o resultado. Confira!

Sanfonada

A porta sanfonada de PVC é, talvez, a mais utilizada hoje em dia com este material. Ela é perfeita para fechar ambientes que não precisam de um isolamento acústico muito potente, como os banheiros, as lavanderias e os quartos.

Como falamos, uma desvantagem que a porta sanfonada apresenta é o barulho para abrir e fechar, mas isso se torna um fato bem pequeno diante da total praticidade, economia e durabilidade.

Você vai encontrar modelos de portas sanfonadas em diversas cores, o que ajuda bastante na hora de escolher a que mais combina com a composição da decoração do ambiente. Ela pode combinar com a cor das paredes, dos móveis, do piso, entre outros.

O bom também é que a porta vem em um kit, junto com as esquadrias. Assim você fica despreocupado com os outros componentes deste item.

Veja só alguns modelos bacanas de portas de PVC sanfonadas:

porta de PVC sanfonada


Lisa

Se as sanfonadas apresentam um design diferenciado, com o zigue zague convencional, as portas lisas de PVC trazem toda a elegância para quem não quer uma peça muito chamativa.

Felizmente, hoje em dia você encontra modelos lisos, sem quase nenhum detalhe, ideal para fazer uma construção natural e ajudar a compor melhor a decoração de ambientes. Quando você possui uma porta simples como esta, fica muito mais fácil de escolher os demais componentes de decor.

As portas lisas podem ser de correr ou de fechar normalmente, com fechadura e maçaneta convencional. É um pouco mais difícil de encontrá-la, já que trata-se de uma peça relativamente nova no mercado.

Dê uma olhadinha em cada porta de PVC lisa que selecionamos:

De Correr

A porta de correr está super na moda, pois cada vez mais tem surgido modelos que contemplam todos os tipos de orçamentos e gostos. Muito práticas, sofisticadas e com a vantagem de não precisar de espaço para abri-la, a porta de PVC de correr pode ser aplicada em diferentes ambientes.

Ela fica ótima na divisão entre ambientes internos e externos, como na varanda, tanto de apartamentos quanto de casas. Outra ideia seria entre a cozinha e a sala de jantar, ou entre a cozinha e a dispensa, por exemplo.

Além disso, esse modelo é muito aplicável em utilitários que precisamos ter em nossa casa, como o armário embaixo da pia, na dispensa, para acomodar o gás de cozinha, entre outros móveis.

Vale lembrar que o PVC também é muito aplicado em esquadrias de portas de correr, não necessariamente feitas inteiramente do mesmo material. Por combinar facilmente com vidro e alumínio, essa pode ser uma dica interessante.

Quer saber se a porta de correr feita em PVC é a ideal para sua casa? Conheça algumas ideias de aplicação abaixo:

Para Quarto

Os quartos podem contar com portas de PVC de variados estilos. Podem ser de correr, sanfonada, lisa, entre outros. Além disso, você pode aproveitar o mesmo material para fazer o acabamento de closets e guarda-roupas, deixando a organização do ambiente muito mais prática.

Lembrando que se você quer uma porta de PVC que ofereça maior segurança, privacidade e menos barulho na hora de abrir e fechar, prefira outros modelos que não sejam a sanfonada. Esta também pode ser bacana para seu quarto, porém, pode oferecer essas desvantagens.

Se você está querendo modificar seu quarto, fazer uma reforma ou está projetando a construção de sua casa, pense na possibilidade de escolher o PVC para portas e janelas. Esse material pode baratear bastante seu planejamento e ainda reduzir os danos que geralmente a construção civil causa à natureza.

Veja só algumas portas para quarto feitas em PVC:


Para Banheiro

As portas de PVC combinam bastante com o acabamento de banheiros e lavabos. Elas são presentes, por exemplo, nos boxes do chuveiro / banheira, deixando o ambiente mais aconchegante e seguro. A dica é aproveitar que esse material vai super bem em locais úmidos.

Você também pode utilizar a porta de PVC em armários ou gabinetes de pia, melhorando a organização de seu banheiro. A melhor pedida, nesse caso, seria a porta de correr, pois é mais prática e não ocupa espaço.

O bom é que o PVC pode ser encontrado em várias cores. Assim, se você tem um banheiro clean, pode escolher uma porta de PVC branca, se o decor é mais intenso, pode apostar em portas com cores mais escuras, como marrom ou preta.

Dê uma olhadinha em como ficam as portas de PVC em banheiros e lavabos:

porta de PVC para banheiro


Para Pia

Falamos no tópico anterior que você pode aproveitar o PVC para fazer portas super úteis para gabinetes das pias de banheiros. Isso, na verdade, vale para qualquer tipo de pia de sua casa, seja da cozinha, da lavanderia ou até mesmo da varanda gourmet de sua casa ou apartamento.

Nesse caso, a escolha ideal para você deixar tudo mais harmonizado e organizado, seria a porta de correr, mas há modelos de portas de abrir convencionais também, sendo possível até encomendar portas sob medida para empresas especializadas.

O PVC, por ser muito versátil, combina com diferentes materiais de pias, como o concreto, o mármore, o granito e o alumínio, que são mais utilizados nestes casos. Sendo assim fica muito mais dinâmico de escolher a porta ideal, que é prática, fácil de instalar e de fazer a manutenção.

Para conhecer mais detalhes desse tipo de porta para pia, dê uma olhadinha nas imagens abaixo:

porta de PVC para pia


Externa

Não podemos nos esquecer de mostrar modelos lindos de áreas externas, como entradas e varandas com portas de PVC. Estes modelos costumam ser super diferenciados e modernos, até porque são os mais inovadores quando se trata desse material.

Se você procura uma porta sofisticada para a entrada principal de sua casa, por exemplo, mas não quer gastar muitos recursos para isso, vai gostar de saber que hoje há modelos de PVC com características refinadas, tais como os modelos em MDF ou madeira maciça.

É uma alternativa interessante para quem procura dar um toque contemporâneo na parte da casa que fica visível a todos. Da varanda à entrada, você pode economizar, aplicar praticidade e irreverência com uma porta como essa.

Descubra modelos de porta de PVC externa super interessantes:

porta de pvc externa


Vamos combinar que a porta de PVC pode ser uma excelente escolha para seu projeto de construção ou reforma, não é mesmo? Escolha um modelo que agrade o gosto de todos em sua casa e mãos à obra! Tem alguma dúvida sobre o tema? Não deixe de comentar abaixo. Continue acompanhando nossos posts, até mais 😉

Você pode gostar...