REVESTIMENTO PARA ESCADA INTERNA: 5 Materiais!
É comum surgir dúvidas quanto ao revestimento para escada interna; e por ser uma dúvida constante no momento da construção ou reforma, separamos dicas e ideias de como revestir as escadas de casa.
Escada de granito
O revestimento em granito para a escadaria é uma ótima opção para quem gosta de pedras naturais. O estilo e a cor do material podem variar e a escolha deve ir ao encontro com o restante do projeto.
A pedra torna-se uma ótima escolha por sua durabilidade, e por isso pode ser usada até mesmo nas escadas com maior fluxo, sem que a pedra adquira sinais de envelhecimento ao longo do tempo.
O granito na escada também é uma boa escolha quando a ideia é usar uma pedra natural sem extrapolar o orçamento. Afinal, no Brasil há muita extração do material e por isso o preço é bem menor quando comparado ao mármore.
A escada em granito pode ser apenas revestida na superfície ou no todo, inclusive o espelho (altura do degrau). A vantagem de usar o espelho revestido é que essa área da escada não tende a ficar suja ou manchada com o tempo.
- O material também é muito versátil e além de clássico, torna-se um recurso atemporal; deixando o projeto sempre elegante.
- A pedra pode ser misturada com outros elementos da escada, assim como o vidro e inox para dar um toque mais moderno ao clássico degrau de granito.
Outra opção é mesclar o revestimento em granito com pastilhas. O visual fica moderno e é aposta certeira para um projeto audacioso com referências mais atuais.
O estilo da escada pode ser variado, mas o uso do granito para revestir os degraus é sempre uma boa escolha quando a ideia é fazer um mix de pedra natural, estilo atemporal e manter o orçamento em dia mesmo usando um recurso natural.
Escada de mármore
Impossível negar a beleza de uma escada de mármore, não é?! A escada de alvenaria revestida com a pedra natural cria um projeto elegante e torna a escada não só um elemento de ligação entre pavimentos, mas também parte da decoração da casa.
O mármore travertino é um dos queridinhos quando o assunto é escada. A pedra foi utilizada tanto na escada, como no piso; o que deu a ideia de espaço amplo.
A opção não é a mais em conta, mas o mármore é capaz de deixar o projeto mais luxuoso.
Assim como o granito, o mármore também tem suas variações em cor e na quantidade de veias (fissurinhas que a pedra apresenta e que parecem pequenas veinhas). Os modelos com menos veias costumam ser mais caros, por isso se a intenção é usar mármore na escada e não gastar excessivamente, a opção é buscar pelas pedras brasileiras e evitar as mais lisas.
Na busca pela pedra, além de atentar-se ao preço do mármore (costuma ser mais caro para escadas), é preciso também escolher o tipo de acabamento que será usado e isso pode influenciar no preço final do produto.
Neste projeto, a escada foi revestida em mármore carrara e a cor clara da pedra foi uma ótima escolha para destacar a parede de madeira. Isso prova que a pedra apesar de clássica e elegante, combina com outros tipos de materiais e pode até ganhar mais destaque.
- Para deixar o projeto ainda mais elegante, vale revestir toda a alvenaria em mármore e deixar a escada como se fosse completamente feita da pedra natural.
- O mix do vidro e inox no parapeito contribui para um toque moderno na escadaria.
Claro, que o mármore também pode ser usado apenas na parte superior do degrau ou seguir outro estilo de revestimento. O que vai determinar isso é o estilo da escada, tipo de projeto e o quanto se pretende gastar ($$$).
Escada de madeira
A escada em madeira já foi muito utilizada e ao passar dos anos foi sendo esquecida. Contudo, a moda sempre volta e claro que os degraus de madeira não poderiam ficar esquecidos.
- A escada feita em madeira ganhou um novo estilo e os modelos clássicos e que faziam barulho estão mais esquecidos mesmo.
- O material tem uma variação enorme e a escada pode ser feita de madeira maciça ou apenas revestida.
A madeira pode ser um material um pouquinho mais difícil de combinar, por isso a dica é usar a mesma madeira em algo próximo da escada, de modo a dar uma continuidade no uso do material.
Assim como as pedras naturais, a madeira também permite misturar com outros materiais, como o vidro. O material translúcido, além de deixar o projeto contemporâneo, ainda destaca a madeira.
O estilo adotado é bem pessoal, e a madeira nos degraus pode seguir desde os modelos mais tradicionais, até as casas com toque rústico.
Outra opção para mesclar material é o uso do inox, já que o material cria uma combinação moderna e cria um visual elegante a escada em madeira.
Escada de porcelanato
As escadas em porcelanato são ótimas substitutas para o revestimento de pedra natural. O material tem sido muito utilizado na arquitetura contemporânea e é uma aposta certa para criar degraus elegantes.
O modelo polido e branco é o mais comum de encontrar e por ser neutro torna-se moderno sem marcar uma década ou modinha.
Para encontrar o porcelanato perfeito para revestir a escada, o ideal é procurar por empresas especializadas ao invés de usar piso, assim você evita ligações com rejunte.
Outra opção é o porcelanato que imita madeira. Muitas vezes o material tem custo menor que a própria madeira e a manutenção é bem mais simples. O que substitui o uso da madeira nas escadas internas.
Misturar o porcelanato do revestimento com vidro e inox também são boas escolhas. Vale até misturar mais de uma cor de porcelanato nos degraus.
Escada de inox
A escada em inox cria um ambiente moderno e por isso é mais indicada para lares que querem dar esse toque, principalmente quando a intenção é quebrar a aparência clássica demais.
O inox além de ser contemporâneo, também tem um toque industrial. Para deixar a escada mais sofisticada, uma aposta é misturar o metal com vidro.
Para a escada de inox a base em alvenaria pode ser dispensada, e o recurso de acesso ao outro pavimento pode ser encomendado para empresas especializadas na fabricação deste tipo de escada.
O metal combina com diferentes estilos de decoração, mas sempre dá um toque mais futurista.
O custo pode variar bastante de acordo com o estilo, e por isso é imprescindível a busca por orçamentos. Contudo, a escolha costuma sair mais em conta que o uso de pedras como o mármore.
Qual estilo de revestimento para escada interna é seu preferido? Para tornar a escada como item que completa o projeto é preciso fazer a escolha certa do material que essa será composta, por isso vale a pena decidir o estilo do seu lar antes de projetar a escada e seu tipo de revestimento.