Enfeites para Aquário – 30 Ideias Sensacionais de Como Decorar o Seu!

Depois de escolher os seus peixinhos e todos os elementos necessários para a montagem do seu aquário, chega o momento de escolher os enfeites para aquário. Afinal, queremos que ele fique muito bonito e atrativo para os peixes. Além de pensar na beleza, é preciso escolher itens que deixem o local saudável e adaptem os pets ao ambiente, certo?

Na escolha dos objetos que farão parte do seu aquário, é preciso escolher materiais que não prejudiquem a vida dos seus peixes. Então, é um truque legal é verificar a composição de cada enfeite, para saber se com o tempo ele soltará tinta ou se poderá modificar o pH da água. Também é interessante evitar objetos pontiagudos que possam causar algum acidente com os seus bichinhos. Algumas pessoas preferem colocar plantas naturais, pedras, outras já gostam mais de troncos e painel, por exemplo, por isso separamos aqui algumas dicas super bacanas para te ajudar nessa empreitada!

 

Fotos e Ideias de Enfeites para Aquário

Plantas

Transformar plantas naturais em enfeites para aquário é sempre uma boa ideia. As plantas possuem o poder de melhorar a qualidade da água. Isso acontece porque elas absorvem o nitrato presente no ambiente, o que consequentemente melhora muito a filtragem.

Enfeites para aquário.

Todas as plantas precisam de cuidados e no aquário não seria diferente. Elas precisam de podas mensais, algumas necessitam de uma iluminação mais forte, fertilizantes em forma líquida, um substrato fértil, entre outros. Vale lembrar que essa manutenção muda conforme a espécie da planta.

Plantas para aquário.

No mercado, existem alguns tipos de plantas conhecidas como ”low-tech“, elas se adaptam a qualquer aquário e não necessitam de muito cuidado, além de serem mais fáceis para se desenvolver.
Antes de adquirir a sua plantinha, veja se ela pode ficar no mesmo ambiente que o peixinho, pois existem alguns tipos, por exemplo os kinguios que se alimentam delas.

Plantas para aquário.

Existem também plantas artificiais como enfeites para aquário. Elas são super realistas e parecem bastante com as naturais. Como são feitas de plásticos, elas não exigem praticamente nenhum trabalho. A única coisa que você deve se preocupar é com a limpeza das algas de vez em quando, isso se acontecer.

Plantas para aquário.

Se você quer plantinhas lá, mas não tem tempo de cuidar, essa pode ser uma opção bacana. No entanto, é preciso ficar atento na composição do material e se certificar de que ele não causará nenhum dano ao seu peixinho, beleza?

Plantas para aquário.

 

Pedras

As pedras servem como enfeites para aquário perfeitamente, além de serem lindas elas deixam o ambiente mais natural, assim como as plantas. Nas lojas especializadas, existem diferentes tipos de modelos e tamanhos incríveis. A dica aqui é verificar o material usado na fabricação da sua pedra e se ele pode mudar o pH da água, por exemplo. Para saber isso, faça um teste. Coloque a sua pedra em um pote com água e vá verificando o pH por alguns dias, assim você terá certeza de que o objeto não fará mal ao seu peixinho.

Pedras para aquário.

Veja alguns exemplos lindos de pedras:

Pedras para aquário.

 

Pedras para aquário.

 

Pedras para aquário.

 

Pedras para aquário.

 

Areia

As areias possuem funções importantes e também servem como enfeites para aquário. Algumas pessoas, começam a decorar o ambiente e escolhem aquelas pedras coloridas bem pequenas para enfeitar, porém essa não é uma opção interessante. Com o decorrer do tempo, esses grânulos podem soltar a cor e isso afeta a saúde do seu peixe. Algumas espécies, por exemplo, as Corydoras que preferem ficar mais no fundo, acabam sendo prejudicadas, pois essa areia pode cortar seus bigodes.

Areia para aquário.

Para escolher a granulometria correta, é necessário pensar no tipo de peixe que habita ou vai morar no aquário.

Areia para aquário.

Peixes que fazem parte da família gobiidae e algumas espécies de ciclídeos se alimentam dos grãos de areia, por isso é muito importante se preocupar com o tamanho dos grânulos e adequá-los de acordo com a fauna.

Algumas areias possuem o diâmetro bem desigual e isso pode causar alguns problemas, com o diâmetro diferente a parte inferior fica isolada e isso pode ocasionar o que chamamos de “zona anóxica”, podendo ser um espaço propício para o desenvolvimento de bactérias. A ideia então é usar substratos com grãos de tamanho semelhantes, assim o poder de permeabilidade é aumentado, evitando qualquer problema.

Areia para aquário.

É muito importante saber qual foi o processo de origem e fabricação da sua areia. Algumas podem ter agrotóxicos, metais pesados e contaminantes químicos na sua composição, além de outros problemas, como parasitas.

Areia para aquário.

A presença de algas marrons no começo do uso do aquário pode indicar um substrato contaminado com alguma substância, por exemplo o silicato. Além disso, é preciso se atentar se a areia não contém substâncias como fosfato, matéria orgânica ou até mesmo nitrato, tudo isso ajuda no surgimento de cianobactérias e algas.

Areia para aquário.

 

Tronco

Os troncos são muito lindos e deixam o aquário ainda mais atrativo, por isso servem perfeitamente como enfeites para aquário. Além dessa beleza toda, os troncos podem deixar a água mais ácida. Então a dica aqui é analisar bem, pois peixes que vivem em água alcalina podem não se dar muito bem com os troncos no mesmo ambiente.

Alguns troncos podem ser adquiridos em lojas especializadas para aquários ou até mesmo pegas na natureza. É bacana pegar troncos que tenham caído ou estão quebrados. Isso evita que o corte, o que é extremamente proibido em algumas árvores.

Tronco para aquário.

Algumas espécies de árvores não são adequadas para uso em aquários, um exemplo disso é a Aroreira. Já troncos de goiabeira podem ser utilizados.A ideia é escolher troncos que sejam mais pesados. Se você pegar um tronco assim, será necessário tratá-lo com água fervida, geralmente nas lojas eles já veem prontinhos para uso.

Tronco para aquário.

Com o tempo a água pode ficar com um aspecto amarelo devido à presença do tronco, algumas pessoas não gostam disso, mas isso acontece geralmente quando ele não foi bem tratado.

Tronco para aquário.

 

Tronco para aquário.

 

Tronco para aquário.

 

Navio

Os navios para aquário são um charme e criam um ambiente mega realista! Geralmente, são confeccionados de resina e possuem diversos tipos e tamanhos.

 

Navio para aquário.

Antes de escolher o seu navio, verifique se o tamanho dele não vai prejudicar a circulação de seus peixinhos. Afinal, o objeto decorativo não pode atrapalhar que seus peixes nadem livremente.

Navio para aquário.

Também é bacana verificar a qualidade do objeto, alguns enfeites que não têm qualidade podem soltar tinta, como mencionamos aqui e isso pode trazer problemas de saúde para o seu peixe.

Navio para aquário.

Também é bacana evitar navios que sejam pontiagudos demais, beleza?

Navio para aquário.

 

Navio para aquário.

Navio decorativo para aquário.

 

Painel

O painel é um dos enfeites para aquário mais lindos. Eles são adesivos que ficam fixados na parte de trás do aquário. Lembrando que ele não fica na parte interna, certo?

Painel para aquário.

Existem diversos modelos lindíssimos que podem ser encontrados na internet e em lojas especializadas para aquários, alguns fundos contém imagens de plantas, do fundo do mar, corais, tudo ligado a esse universo.
Painel para aquário.

Uma opção bem em conta é comprar contact de uma cor única e usá-lo como painel. Usando apenas uma cor, o foco do aquário ficará na decoração interna, como as plantas e os peixinhos.

 

Painel para aquário.

Esses painéis não são primordiais para a saúde de seus peixes, eles possuem apenas uma função decorativa. Se você preferir não usá-lo, não tem problema nenhum.

Painel para aquário.

Painel em 3D.

 

Painel para aquário.

Esperamos que o nosso post tenha ajudado você a montar um aquário incrível! Comente abaixo a sua experiência! Até mais! 😉

Você pode gostar...