Tamareira – O que é? + 20 dicas de paisagismo com a planta!

Uma das árvores frutíferas mais valorizadas no mundo todo é a tamareira. Como o próprio nome sugere, é ela que dá os frutos conhecidos como “tâmaras”, apreciadas por seu sabor doce e característico. Não há um fruto que se assemelhe ao seu gosto intenso.

Com nome científico Phoenix dactylifera, a tamareira tem sido buscada para o plantio em ambientes abertos e públicos, como canteiros, bem como fachadas de casas e jardins internos.

Fotos de tamareiras

Mesmo sendo exótica, essa planta oriunda do Oriente Médio, norte africano e noroeste indiano, tem muita notoriedade e, além disso, significados para os cristãos. Para quem não sabe, ela é citada na Bíblia Sagrada e apresenta um simbolismo de esperança e produtividade.

Segundo a tradição judaica, as tamareiras que estão em Jerusálem, conhecida como Terra Santa, foram levadas do Egito após o Êxodo. Há até relatos de que uma dessas árvores, datada dessa época, que voltou a dar frutos 2 mil anos depois. Tratam o ocorrido como um verdadeiro milagre.

Fotos de tamareiras 2

Estas são somente algumas curiosidades sobre as tamareiras. Além de seus significados, elas atraem por sua beleza natural e, claro pelas tâmaras doces.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre essa árvore? Relacionamos os tópicos com as principais informações técnicas, bem como imagens inspiradoras! 

O que é? #características

Bom, a tamareira é uma árvore frutífera, considerada por alguns botânicos um tipo de palmeira. Como falamos anteriormente, ela dá frutos comestíveis conhecidos como ‘tâmaras’.

Veja alguns dados técnicos:

  • Nome botânico (ou científico): Phoenix dactylifera L.
  • Nomes populares: Tamareira, fênix-de-tâmara, palmeira-de-tâmara, datileira
  • Família: Angiospermae – Arecaceae
  • Origem: Norte da África, Paquistão, Noroeste da Índia e Oriente Médio de um modo geral

Como cuidar de tamareira? #dicas

Quem deseja cultivar tamareiras, seja em casa, em um sítio ou em algum outro ambiente, deve ficar atento quanto às regras de adubação, regas, climatização, podas, entre outras. Confira a seguir!

  • Adubo

O mais correto, segundo especialistas, é incorporar 3 quilos de esterco de curral bem curtido + 300 gramas de fosfato natural ou farinha de ossos na cova onde a tamareira será plantada. Já a adubação para manutenção é feita com composto orgânico ou esterco de curral já curtido ao redor do caule.

  • Regas

O solo deve ser constantemente umidificado, porém, sem nunca encharcar. Isso vale principalmente para as tamareiras jovens ou recém-plantadas.

Seus frutos são bem doces

Seus frutos são bem doces

  • Clima

É nativa do clima tropical e por isso se adapta muito bem ao Brasil. Porém, pode ser plantada sem receio em países com clima equatoriano, mediterrâneo, oceânico, assim como subtropical

  • Podas

É usual a poda das folhas inferiores, para estimular o crescimento apical e reduzir o volume da copa.

Entre outros detalhes de seu cultivo estão o cultivo das árvores em sol pleno, sem ser um local assim não há como a muda vingar. O solo precisa ser preparado com adubação orgânica e com boa drenagem. Além disso, ela atrai pássaros. E para evitar o aparecimento de pragas, geralmente cochonilhas, recomenda-se aplicar um insecticida sistêmico.

Tamareira phoenix dactylifera

Tamareira phoenix dactylifera

Como plantar tamareiras – Passo a Passo

Para que você não tenha mais dúvidas de como é o cultivo de tamareiras desde o plantio das mudas, resolvemos trazer um passo a passo de como plantar. Dê uma olhadinha:

  • Abra um buraco maior que o torrão. Vale dizer que palmeiras têm a maioria de suas raízes superficiais e não tão profundas, por isso o buraco deve ser mais largo que fundo. Para se ter uma ideia, a largura da cova precisar ser três vezes a largura do torrão.
  • Quando você coloca os insumos necessários as raízes da tamareira vão se desenvolver a fim de garantir a sobrevivência da muda.
  • Agora é a hora de descompactar as paredes laterais, bem como o fundo da cova. Tome cuidado para não desbarrancar a terra.
A tamareira é comum no Egito

A tamareira é comum no Egito

  • Faça uma mistura de composto orgânico na medida que precisar utilizando adubo animal de curral bem curtido ou esterco de aves. De acordo com especialistas, cerca de 3 kg por cova é o ideal.
  • Acrescente fosfato natural de rocha ou farinha de ossos. A medida indicada é mais ou menos 300 gramas.
  • Para solo arenoso, acrescente também elementos orgânicos em partículas provenientes de compostagem. A saber, eles ajudarão a manter a umidade do solo.
  • Regue bem a cova antes de colocar o torrão. Logo após, acomode o torrão, preencha as laterais com a mistura de insumos e regue bem.
Tamareiras em praça famosa da cidade de Mogi das Cruzes

Palmeiras tamareiras em praça famosa da cidade de Mogi das Cruzes

  • Coloque os tutores fazendo amarrações com corda de algodão, firma mas não de forma a estrangular a casaca do tronco.
  • As regas deverão ser diárias enquanto não houver chuvas.
  • Em mudas grandes, acima do padrão de 1,80 a 2,20 metros, será conveniente a colocação de uma mangueira no topo da palmeira, de forma a regar a parte superior da copa.

Fotos e inspirações de tamareira

Agora que você conheceu as principais informações técnicas sobre as tamareiras, o que acha de se inspirar com mudas, árvores já crescidas e projetos de paisagismo incríveis?

Mas antes disso, é bacana saber que hoje em dia são comercializadas sementes, mudas, assim como versões adultas não só da principal espécie Phoenix dactylifera, como outras variações de tamareiras. Veja a seguir:

  • Tamareira das Canárias (Phoenix canariensis) – Também chamada de Palmeira-tamareira, com o crescimento estimado de até 18 metros. Deve ser plantada em canteiros e espaços abertos.
  • Tamareira-anã (Phoenix roebelenii)- Muito procurada para compor jardins e outros ambientes residenciais por seu tamanho menor e fácil adaptação em vasos.
  • Tamareira (Phoenix dactylifera) – A mais requisitada por quem deseja os frutos docinhos que dão na Primavera e no Verão.
  • Tamareira da Ctylifera

Entre as mais famosas aqui no Brasil está a tamareira-anã. Ela tem esse nome, pois seu crescimento máximo é de 4 metros de altura. Ela também é chamada de tamareira-de-jardim, afinal, é a melhor opção para plantio residencial. Sua adaptação em diversos tipos de solos é uma vantagem. Veja detalhes da tamareira-anã:

Tamareira anã faz sucesso em residências

Tamareira anã faz sucesso em residências

Detalhe dos frutos da tamareira anã

Detalhe dos frutos da tamareira-anã

Vale dizer que essa espécie de tamareira (anã) é oriunda do Vietnã e da Tailândia, diferente da palmeira tamareira. E por ter uma dimensão menor mesmo na fase adulta, ela pode ser plantada em vasos, de preferência grandes. Enquanto a palmeira rende flores brancas, esta possui inflorescências amarelas.

Confira a seguir outras ideias de tamareiras de diversas variações e projetos para você se inspirar:

A saber a tamareira é oriunda do Oriente Médio

A saber a tamareira é oriunda do Oriente Médio

A tamareira deixa a decoração externa exótica

A tamareira deixa a decoração externa exótica

Árvore que dá tâmaras

Árvore que dá tâmaras

As tâmaras têm significado para os cristãos

As tâmaras têm significado para os cristãos

Decoração de casa com tamareira

Decoração de casa com tamareira

Modelo de tamareira das canárias grande

Modelo de tamareira das canárias grande

Plantação de tamareiras na calçada

Plantação de tamareiras na calçada

Plantio de tamareiras

Plantio de tamareiras em vias públicas

Tâmaras verdes na tamareira

Tâmaras verdes na tamareira

Tamareira Bahia

Imagem de tamareira cultivada na Bahia

Tamareira das canárias

Tamareira das canárias

Tamareira super carregada de frutos

Tamareira super carregada de frutos

Tamareira

O que acha de plantar uma tamareira em seu quintal?


E então, gostou de conhecer mais sobre a tamareira e suas características? Use as dicas e inspirações para elaborar um projeto de jardinagem ou paisagismo bem versátil e apaixonante.

Aproveite para ler outros artigos relacionados:

Palmeira-leque – Cuidados, cultivo e 40 fotos inspiradoras!

Palmeira-imperial – Como cultivar, preço e inspirações lindas!

Tipos de Palmeiras para Jardim: Dicas e + de 40 ideias inspiradoras!

Esperamos você mais vezes por aqui para saber novidades do universo da casa & construção!

Você pode gostar...