CORRIMÃO DE INOX: 40 Dicas e Fotos de Modelos


Se você tem filhos ou idosos em casa e mora em uma casa com escadas, não dá para descuidar; por isso o uso de corrimão é item obrigatório para manter todos os moradores seguros. Há quem pense que escadas ficam mais elegantes sem nada, mas o uso de corrimão de inox é uma bela alternativa para deixar a escada bonita e garantir a segurança da família.

Dicas para instalação de corrimão e guarda-corpo

  • Altura corrimão: para ter uma altura adequada e confortável, a indicação é que o corrimão fique a uma altura entre 80 e 92 cm do chão.
  • Sentido do guarda-corpo: se você tem crianças ou pretende ter, o ideal é que o guarda-corpo tenha retas no sentido vertical e nunca no horizontal (desse modo, pode ser um atrativo para os pequenos escalarem e possíveis acidentes podem acontecer). 

corrimao-de-inox-1

  • Distância guarda-corpo: depois de instalar o guarda-corpo no sentido vertical, a distância máxima entre um peça e outra, deve ser de no máximo 11cm, desse modo, os pequenos não vão conseguir passar entre os espaços.

Corrimão e guarda-corpo de inox

corrimao-de-inox-2

e a maior parte de sua escada já é protegida por parede, dá para optar apenas pelo corrimão de inox e até dispensar o guarda-corpo. O item de segurança pode ser fixado na parede e deixar que a escada seja o destaque.

corrimao-de-inox-3

Nesse projeto o corrimão e guarda-corpo em inox transformaram o visual clássico da escada de madeira, e deram um toque moderno ao projeto clássico. Apesar da instalação da grade, a segurança não é tão grande, já que há espaçamento grande e nenhuma outra proteção.

corrimao-de-inox-4

Para escada com curvatura é necessário fazer o corrimão e guarda-corpo sob encomenda, de modo que os itens de segurança fiquem no mesmo ângulo da escada. Alguns profissionais costumam finalizar o serviço já no local de instalação, assim é possível ir realizando testes.

corrimao-de-inox-5

A instalação apenas do corrimão com poucos pontos de apoio é uma ideia para manter o projeto clean. Ah, e se você vai manter a limpeza do próprio lar, vale lembrar que esse é um modelo fácil de limpar, mas quando a proteção tem muitas “firulas” o trabalho de limpeza é mais árduo e demorado.

escada de inox

A maneira mais usual do parapeito em inox são linhas retas, mas isso não é uma regra, e por isso a criatividade pode ficar livre para novas criações.

No projeto, o guarda-corpo recebeu ondulações e criou uma ideia de movimento a proteção, deixando o projeto mais ousado, mas sem destacar demais.
corrimao-de-inox-7
Nas linhas retas, a proteção também pode ganhar um toque de figuras geométricas, como no projeto que a ideia criada foi de dois retângulos em cada espaço. A linha reta tradicional foi mantida, mas o item de segurança ganhou formas, o que colaborou com a decoração do lar.

corrimao-de-inox-8

Mais uma opção de usar o parapeito fora do modo tradicional (linhas retas). Nesse projeto as curvas formadas na proteção, deram a impressão de formar folhas e criou um visual lindo junto a madeira utilizada na escada.

Corrimão de inox com vidro

corrimao-de-inox-9

O mix de inox e vidro criam a ideia de um projeto clean e contemporâneo. Fazer o corrimão todo em inox com o guarda-corpo em vidro, garante a proteção dos moradores e dispensa uma proteção cheia de detalhes e que poderia pesar na decoração do lar.

corrimao-de-inox-10

Ao invés de instalar o corrimão sobre o vidro, outra opção é colocar o apoio para as mãos por dentro do parapeito.

corrimao-de-inox-11

  • Para ousar no projeto, essa ideia vai além das linhas retas e do vidro contínuo como proteção.
  • Pequenos quadrados em aço curvado foram criados e por dentro placas de vidro foram instaladas.
  • Além da criatividade no formato, a ideia ainda se destacou por ter sido instalada em uma escada de madeira escura.

corrimao-de-inox-12

O vidro do parapeito pode ser utilizado também como corrimão, e o inox pode ser usado apenas para criar divisórias entre o vidro e dar fixação na instalação da proteção.

corrimao-de-inox-13Para a escada instalada na parede, o corrimão em inox pode ser fixado nessa estrutura. Enquanto o vidro pode ficar como item de segurança do outro lado, de modo a evitar acidentes.

corrimao-de-inox-14

É comum ver o vidro apoiado por hastes de inox, mas a ideia de usar o material contínuo, e com corrimão cobrindo sua borda dão a impressão de que não há parapeito e deixam o projeto clean.

corrimao-de-inox-15

Nesse projeto as hastes curvadas depois do vidro completam o visual do guarda-corpo e dispensam as linhas retas, comuns nesse tipo de material.

Fotos e inspirações de corrimão e guarda-corpo

O projeto da casa deve ser do jeitinho que sempre sonhamos, por isso separamos mais algumas fotos de itens de segurança para a escada em inox ou inox e vidro, assim você poderá encontrar uma ideia para reproduzir no seu lar.

corrimao-de-inox-16

corrimao-de-inox-17

corrimao-de-inox-18

corrimao-de-inox-19

corrimao-de-inox-20

corrimao-de-inox-21

corrimao-de-inox-22

corrimao-de-inox-23
corrimao-de-inox-24

corrimao-de-inox-25

corrimao-de-inox-26

corrimao-de-inox-27

corrimao-de-inox-28

corrimao-de-inox-29

corrimao-de-inox-30

Qual o seu modelo preferido de corrimão de inox? Antes de instalar o item em casa, é preciso pensar na segurança dos familiares, por isso o vidro pode ser uma alternativa para evitar acidentes. Depois de analisar os fatores de segurança, agora é só escolher o seu modelo e dar início as obras ou projeto.


COMPARTILHE!

Confira também

5 Responses

  1. Marta disse:

    Lindos perfeito

  2. Emerson Amorim disse:

    agradecemos o post por escolher 02 de nossos trabalhos para ilustrar matéria. Qualquer dúvida que necessitem ou mais informações estamos a disposição.
    Att. Emerson Amorim
    http://www.ambienceescadasecorrimao.com

  3. Gilson Rangel disse:

    Qual a melhor proposta, corrimão quadrado ou redondo? Sem vidro.

  4. Cláudia Saad disse:

    Excelente conteudo, humanizado, voltado para as reais preocupações dos clientes. Parabéns!

  5. VALTER CORDEIRO SOARES SOARES disse:

    preciso de um orçamento para o df, é coisa simples e pequena, corrimão inox com vidro , e guarda corpo. fico na cidade de são sebastião, na q 206 conj 03 casa 32

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *