Como desentupir pia? – 7 métodos fáceis para descomplicar a vida!

Quem nunca enfrentou problema com pia entupida? Esse é um problema bastante comum, e além de dificultar o escoamento da água, ainda pode trazer outros transtornos, como mau cheiro e até mesmo atrair insetos. E se esse é um problema do momento, no post reunimos dicas de como desentupir pia.

Então, se você está notando lentidão no escoamento da água ou se a situação já chegou ao ponto da água não descer, vamos às técnicas caseiras e processos fáceis de como desentupir pia.

dicas fáceis de como desentupir pia

Como desentupir pia? – Passo a passo

Com Detergente ou Sabão em Pó

Como uma alternativa de receita caseira para desentupir pia, o uso de detergente ou sabão em pó é uma excelente alternativa para ajudar a dissolver a gordura que está obstruindo o encanamento.

como desentupir pia com sabão em pó

A técnica ajuda a dissolver a gordura que está causando entupimento

Para o processo, ferva 4 l de água e coloque uma quantidade generosa de detergente ou sabão diretamente no ralo. Em seguida, vá despejando água quente sobre o ralo e isso vai ajudar a dissolver a gordura e desentupir a pia.

receita caseira e simples para desentupir pia

Com Desentupidor de Borracha

Uma alternativa do tempo da vovó para desentupir pia é com o uso de desentupidores de borracha, uma ferramenta simples e ideal para quando a pia está com água acumulada.

Para o processo, apoie o desentupidor sobre o ralo e faça pressão para cima e para baixo por algumas vezes; esse processo vai ajudar a retirar a sujeira que está obstruindo a passagem de água.

dica simples de como desentupir pia

O desentupidor só funciona com água na pia

passo a passo para desentupir pia

Com Arame

O uso de cabo desentupidor para desobstrução da pia entupida também é uma solução, e  é ideal para quando há resíduos sólidos ou até mesmo fios de cabelo dentro da tubulação.

Para isso, existem cabos próprios para esse processo. No entanto, se você não tem esse tipo de cabo desentupidor em casa, há uma técnica caseira para fazer o fio que vai ajudar a desobstruir o encanamento.

Para fazer o cabo de maneira caseira, separe 3 pedaços mais longos de arame e que sejam do mesmo tamanho, e faça uma trança unindo-os. Ao final, curve a ponta de cada um dos arames formando 3 ganchinhos. Enfie o arame pelo ralo e vá girando para tentar puxar a sujeira através dos ganchinhos.

como desentupir pia com arame

O cabo ajuda a remover resíduos sólidos e fios de cabelo

dica fácil para desentupir pia com cabelo

Com Bicarbonato e Vinagre

Para quem procura técnicas caseiras e fáceis de como desentupir pia, uma alternativa simples é com o uso de bicarbonato de sódio.

Para o processo, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 100 ml de vinagre;
  • 4 xícaras (chá) de água quente.
como usar bicarbonato para desentupir pia

A mistura de bicarbonato com vinagre ajuda a desobstruir o encanamento

Para iniciar o processo, é necessário esvaziar a pia e não ter água parada. Em seguida, coloque o bicarbonato de sódio no ralo e despeje o vinagre por cima. A reação entre os 2 produtos vai borbulhar e ajudar a desobstruir o encanamento entupido.

Após essa mistura parar de borbulhar, despeja água quente por cima e aguarde 15 minutos para voltar a usar a pia.

passo a passo de como desentupir pia com vinagre e bicarbonato

A água quente é o último processo para o desentupimento

Com Soda Cáustica

Se o problema da pia entupida está mais crítico e a água está descendo com muita dificuldade, uma das alternativas é recorrer a produtos químicos para ajudar a desobstruir o caminho.

Nesse caso, a indicação da soda cáustica é uma ótima opção para ajudar na desobstrução dos canos; no entanto, é preciso utilizar o produto com bastante cautela, uma vez que a soda cáustica é tóxica.

Para o processo de como desentupir pia com soda cáustica despeje uma xícara do produto no ralo da pia, e em seguida despeje 500 ml de água quente sobre a soda.

dica para desentupir pia de cozinha com soda cáustica

Para garantir que o processo seja eficiente, não utiliza pia por ao menos 3 horas, e depois desse tempo solte bastante água para garantir que não tenha ficado nenhum restinho de produto na pia.

É importante lembrar que a soda é tóxica, por isso é indispensável usar equipamentos de proteção, como luvas, máscara e óculos. Além disso, o produto não é indicado para uso frequente, uma vez que é corrosivo e pode danificar o encanamento.

como usar soda cáustica para desentupir ralos e pias

A soda é um produto tóxico e deve ser usado com cuidado

Com Refrigerante Sabor Cola

É bem provável que você já tenha ouvido falar que refrigerante sabor cola ajuda no processo de como desentupir pia e essa afirmação é verdadeira para situações em que o entupimento não está agravado.

receita caseira e fácil para desentupir pia

O uso de refrigerante sabor cola é indicado para entupimentos leves

Sendo assim, os ácidos presentes no refrigerante são capazes de dissolver parte da gordura dos alimentos que podem estar obstruindo a passagem de água.

Para desentupir a pia de maneira fácil, despeje o refrigerante sabor cola diretamente no ralo e deixe agir por uns 10 minutos. Em seguida, despeje água quente no ralo para ajudar no processo de desentupimento.

receita caseira para desentupir pia com refrigerante

Os ácidos do refrigerante ajudam a dissolver gordura

Com Sal

Para desentupir a pia usando sal ver você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de sal,
  • ½ xícara (chá) de vinagre,
  • 1 pano velho ou pedaço de esponja.
como desentupir pia com sal

O sal ajuda a desentupir o encanamento

Para o processo, despeje o sal e o vinagre no ralo entupido, e em seguida coloque o pano velho ou esponja sobre o ralo, deixando a saída fechada 20 minutos.

Para finalizar, despeja água quente na pia para escoar pelo ralo e ajudar no desentupimento.

receita caseira para desentupir pia com sal

 

 

Se o seu problema vai além da pia entupida, e o vaso sanitário também está com problemas para descer a água, não deixe de ler o nosso post de como desentupir vaso sanitário e aprender técnicas simples para resolver esses problemas rapidamente.

 

Se você já testou algumas das técnicas que reunimos no post, conte-nos se o resultado foi positivo. E se você tem uma técnica diferente, compartilhe conosco para ajudarmos outras pessoas a resolverem facilmente o problema.

Você pode gostar...