PORCELANATO PARA SALA: 40 Dicas e Modelos para te Inspirar
Enquanto duram as obras é impossível fugir dos pensamentos referentes aos inúmeros detalhes que são necessários para deixar o resultado satisfatório e agradável. E se você está naquela fase de pensar em um revestimento para o chão da sala, é possível que já esteja desorientado em meio a tantas opções. E como nosso intuito é sempre dar uma ajudinha, hoje o post traz ideias e dicas de porcelanato para sala.
Tópicos
Dicas
Modelo, acabamento e tipo
Como em qualquer outro modelo de revestimento, é necessário que você priorize o que deseja como resultado. Para isso, é imprescindível conhecer os tipos de porcelanato, já que isso vai te ajudar a escolher um acabamento que seja adequado para o seu projeto.
Limpeza
Você pode até se perguntar sobre esse tópico e qual a ligação dele com o processo de obra. A resposta é simples… depois de instalado, o piso exige cuidados e a o processo de como limpar porcelanato pode influenciar na sua escolha. Um exemplo disso é o modelo polido que tende a manchar mais e exige limpeza frequente para manter o brilho, então se você não quer ter tanto trabalho, outro tipo de acabamento pode ser mais adequado.
Modelos e acabamentos
Porcelanato polido

Na parede, nicho embutido
Este projeto caracteriza uma sala de luxo onde as cores claras são predominantes para o ambiente. Seguindo esta linha, o piso com brilho e em tonalidade bege foi a escolha para revestir o chão e manter a elegância do ambiente.
A característica aqui é de ambientes integrados e compactos, e por isso os tons claros são os mais indicados. O revestimento com acabamento polido é um ótimo aliado para aumentar a reprodução da luz e assim dar sensação de ambiente mais iluminado e maior.

As poltronas seguem a linha moderna
Com um estilo bem moderno, a sala tem as peças do piso bem grandes, característica indicada para espaços amplos. O tom claro é uma continuação da parede, e ambas garantem luminosidade para a sala decorada em tonalidades de marrom e ocre.

As almofadas brancas destacam a cor do sofá
Este projeto é um mix de estilos que se completam. Para o chão a cor branca do revestimento reluzente marca uma tendência contemporânea, enquanto o acabamento em cimento queimado das paredes é um marco para o estilo industrial.
Mais fotos

A mesa de centro branca é tendência
Porcelanato acetinado

A mesa de madeira com tampo de vidro tem um toque retrô
Se você quer uma opção que deixa o brilho esquecido, esse tipo de acabamento é o mais indicado. E esta proposta mostra que a versão sem brilho é também uma opção para pequenos ambientes, como essa sala de TV integrada a sala de jantar.
Na sala de estar o modelo com característica acetinada também é uma ótima opção, e aqui a ideia foi de usar o piso em tom claro com fundo bege, mantendo assim a cartela de cores da decoração. Uma estratégia para deixar o ambiente mais aconchegante mesmo com o piso frio, é o uso do tapete próximo do sofá.

A parede amarela dá destaque e modernidade ao ambiente
Além da ausência de brilho, uma possibilidade para esse tipo de revestimento é a cor e design e para esta sala, a escolha foi por uma versão que simula cimento queimado, dando assim características modernas ao ambiente.
Mais uma vez o piso fosco aparece como escolha para uma sala pequena. O modelo com peças grandes é mais indicado para espaços maiores, mas não é problema utilizá-los em ambientes pequenos, como mostra este projeto.
Mais fotos

Na parede, revestimento que simula madeira

No canto, mesinha com abajur moderno
Porcelanato esmaltado

Almofadas decoram os sofás
Um dos modelos mais fáceis de manter, essa versão tem uma camada de esmalte em cima e foi a escolha para esta sala. Aqui o modelo selecionado para revestir o chão tem um leve brilho, mas não tem tanta luminosidade como a versão polida.
Para compor este ambiente, o modelo selecionado é em tom de bege que mantém a cartela de cores utilizada na decoração. O modelo ainda tem leves detalhes no seu desenho se estendem pela peça sem chamar muita atenção.

No chão, tapete listrado
Em uma tonalidade clara, a instalação seguiu a tendência do piso diagonal, o que garante sensação de ambiente maior, e em contrapartida tem maior perda do material por conta dos acabamentos rente a parede.
Mais fotos

O espelho na parede garante mais luminosidade ao ambiente
Porcelanato que imita madeira

As paredes na cor marrom dão intensidade ao ambiente
Se você gosta do acabamento em madeira, mas por algum motivo não pretende o material nobre na obra, uma solução é usar o piso que imita madeira. Neste ambiente, o modelo escolhido foi um porcelanato sem brilho de cor clara e que simula tábuas corridas.
Com um ambiente amplo, a sala tem seu revestimento com peças quadradas, de cor clara e com desenhos simulando a textura do material nobre. A cor mais suave é ótima para manter a luminosidade do ambiente que é repleto de portas e janelas de vidros.

Na parede, revestimento cimentício 3D
A decoração jovem e moderna da sala de TV tem como revestimento do chão uma versão que simula uma madeira clara com um mix mais escuro de tons, e completa a decor com um toque mais aconchegante, característico da madeira.
Aqui a ideia foi fugir do tom claro, e para isso a escolha foi por um modelo que imita madeira escura. Além do acabamento impecável que simula até mesmo o acabamento rústico do material, o piso ainda segue a linha de tábuas corridas.
Mais fotos

O chaise de madeira tem design moderno
Com essa ajudinha vai ficar mais fácil de escolher o porcelanato para sala e você pode investir o tempo em outras decisões ou em algo divertido.