Marmorato / Pintura marmorizada: dicas e passo a passo completo!

Mudar o estilo de um ambiente pode acontecer de diferentes maneiras, e uma das possibilidades é através da renovação e pintura das paredes. E se você está pensando em dar cara nova ao ambiente, uma das possibilidades é apostar no efeito marmorato ou pintura marmorizada.

A técnica agrega mais estilo ao ambiente e foge da tradicional pintura branca, dando um toque diferenciado às paredes e renovando a decoração de todo o ambiente.

E se você ainda não conhece a técnica e quer ver inspirações de como usar paredes com marmorato em diferentes ambientes, assim como, aprender passo a passo esse tipo de pintura, é só seguir a leitura do post.

 

 

O que é Marmorato? 

O termo marmorato se refere a um tipo de textura aplicado em paredes; mais especificamente, o marmorato é uma linha de tintas da Suvinil, que é capaz de criar o efeito na parede.

O efeito marmorato, nada mais é que uma textura feita com auxílio de tinta e que cria aparência de mármore na superfície.

A pintura marmorizada não é exatamente o revestimento com um tipo de mármore, mas um efeito com visual e estético bem similar a pedra natural, e com a vantagem de custo menor.

tipos e cores

Estilos e cores de Marmorato

Branco 

efeito mármore branco

Nesta proposta de textura para a parede da sala, a aposta foi por usar o efeito marmorizado branco na parede de fundo da TV. Para destacar o efeito feito em cor clara, a parede ganhou uma moldura verde, que delimita a área de textura.

decoração quarto infantil

A parede marmorizada branca é coringa para diferentes propostas, e neste caso a técnica foi a aposta de estilo e cor para o quarto de bebê. Sem fugir do tradicional branco, a parede ganha mais estilo, mas mantém a decoração neutra e suave.

 

Mais fotos

lavabo parede branca

A bancada de granito preto destacou a parede clara

marmorato branco

mármore branco banheiro

A textura de mármore foi usada nas paredes do banheiro

pintura marmorizada branca

Bege 

quarto bege

Se a proposta é investir em tonalidades claras para o quarto, uma das proposta é o quarto bege, como neste projeto.

Aqui todo o ambiente é composto por nuances de bege, e para dar um pouquinho mais de destaque ao projeto, a parede com efeito marmorizado foi criada como uma moldura atrás da cabeceira da cama.

sala de estar com textura parede

As almofadas azuis no sofá acrescentam um toque de cor ao ambiente neutro

A parede estilo mármore também é uma proposta decorativa para projetos de sala de estar.

Neste ambiente a cor bege fica ao fundo e cria um efeito lindo para o projeto, mas sem deixar o resultado pesado demais para uma decoração moderna, como é o caso da proposta.

 

Mais fotos

lavabo pequeno

A textura da parede combina com a bancada de mármore

parede bege sala

Para o piso a aposta foi pela madeira

jardim interno

O jardim interno foi decorado com pedrinhas brancas

pintura marmorizada bege

Marrom 

sala de TV decorada

Se a ideia é apostar em toques de marrom na decoração de um ambiente, uma das propostas é fazer o efeito marmorizado dessa cor em uma das paredes do ambiente, como mostra essa sala de TV.

No ambiente, a aposta foi por uma nuance de marrom claro que fica na parede ao fundo da TV. A cor terrosa combina com o ambiente sem deixar a sala escura demais.

parede marrom decoração

Outro projeto inspirador com parede marmorato marrom é este cantinho. Aqui o espaço com poltrona e mesinha de canto ganhou destaque por conta da parede com textura, que mantém as cores terrosas da decor.

 

Mais fotos

iluminação embutida

A iluminação embutida no teto destaque o efeito marmorizado da parede

efeito mármore marrom

A parede marrom faz fundo para a TV

parede mármore marrom parede textura marrom

efeito de mármore

Preto 

lavabo moderno

Se a ideia é criar o efeito de mármore no lavabo, mas a pedra natural tende a encarecer a proposta, uma alternativa é apostar no efeito marmorizado para as paredes.

Neste projeto de lavabo moderno, as paredes foram pintadas de preto e o efeito marmorizado deu um toque de brilho para a superfície.

textura moderna parede

O estilo marmorizado também pode ser uma aposta para a parede da sala, mas se você não quer escurecer o ambiente com a tonalidade preta na parede, aposte no equilíbrio usando piso claro e outros elementos em tons claros.

 

Mais fotos

parede marmorizada preta

parede preta decoraçãoefeito mármore preto

Vermelho 

parede vermelha quarto

A tonalidade de vermelho é uma cor mais intensa, e para quem quer trazer o tom da paixão na decoração do quarto pode apostar na parede marmorizada vermelha como destaque para o ambiente.

No projeto, o vermelho marmorizado foi usado ao fundo da cama, dando evidência ao projeto, mas sem deixar a cor visualmente cansativa para quem está na cama.

parede vermelha sala

Nesta proposta, a parede vermelha foi a aposta para a decoração da sala. A cor quente deu um ponto de destaque para a decor, que é composta por tons neutros e suaves.

 

Mais fotos

parede vermelha sala de jantar

Na sala de jantar, mesa retangular de vidro

parede marmorizada vermelha

O efeito marmorizado deu brilho na parede

paredes vermelhas

Outros  marmorizado cinza

Entre as proposta de pintura marmorizada, a cor cinza também é uma das possibilidades. E a tonalidade tem sido uma das apostas quando a ideia é trazer uma cor neutra e moderna para o projeto.

Neste lavabo, a tendência marmorizada cinza foi a proposta para as paredes, e o resultado lembra o efeito de cimento queimado, outra tendência entre os projetos de interiores.

marmorizado roxo

Se você busca por uma inspiração de cor mais intensa, vale a pena se inspirar nesta proposta onde a parede com efeito de mármore é o ponto principal. A cor de destaque valoriza o projeto e deixa o ambiente mais moderno.

 

Mais fotos

parede com listras

O efeito de mármore se destaca na parede de listras

parede listrada

As listras em bege e verde destacam o ambiente

cores efeito mármore

Pode aplicar no chão?

A técnica de textura conhecida por marmorato é indicada apenas para a aplicação em paredes, uma vez que o piso pode sofrer com umidade e danificar o efeito, assim como a fluxo de pessoas que pode desgastar a pintura marmorizada.

E apesar de não ser uma técnica propriamente para o piso, há outras possibilidades de recriar o efeito de mármore no chão, e uma das possibilidades é usando a técnica de porcelanato líquido.

 

Quanto custa? Preço m²

O preço do efeito de pintura marmorizada depende do custo da tinta, e o preço médio do galão de 2.88L de tinta Marmorato Suvinil é de R$ 169,90.

O galão de 2.88L tem rendimento de até 12 m² por demão, ou seja, se você tem uma parede de 12 m² um galão é suficiente para primeira demão.

E para tornar a situação mais clara e calcular o preço médio do m² de pintura, vamos a um exemplo:

Considerando uma parede de 4 m², e levando em conta que o efeito fica completo com o uso de 3 demãos, o total de tinta necessária é para 12 m². Nesse caso, uma lata de 2,88L é suficiente para deixar a pintura marmorizada pronta, e o custo do m² pronto é de aproximadamente R$ 42,50.

 

Como fazer Marmorato passo a passo

Se a ideia é começar as mudanças e renovar o ambiente, e você pretende colocar em prática a ideia de parede com efeito de mármore, é só seguir as dicas do passo a passo e criar uma parede com estilo de pedra natural, mas com a vantagem de preço mais barato.

Para fazer as dicas e o tutorial completo!

Materiais

  • Tinta do tipo marmorato na cor escolhida;
  • Espátula de aço;
  • Desempenadeira com pontas arredondadas;
  • Cera incolor para mármore ou madeira;
  • Pano de algodão.

Como fazer

  1. Lixe a parede para tirar possíveis imperfeições;
  2. Delimite a parede a ser pintada com fita crepe para não pegar tinta em outras paredes, teto ou rodapé;
  3. Retire a poeira da parede;
  4. Passe uma camada de tinta marmorato com auxílio da espátula e deixe secar (tempo aproximado de 8 horas);
  5. Aplique a segunda demão de tinta com auxílio de uma espátula para dar textura na parede;
  6. Espere secar novamente e lixe a parede cuidadosamente para uniformizar a superfície;
  7. Retire a poeira gerada pela lixa;
  8. Passe a terceira camada de tinta com auxílio de desempenadeira para gerar as manchas similares ao mármore;
  9. Deixe secar completamente e passe a cera de modo uniforme por toda a parede;
  10. Espere a cera secar (aproximadamente 15 min) e com um pano macio finalize polindo a parede.

Se até o início desse post a técnica de marmorato ou pintura marmorizada ainda não era familiar para você, agora você já sabe tudo sobre esse tipo de textura e já pode dar o efeito de mármore a diferentes paredes, com a vantagem de gastar menos que uma pedra natural.

Você pode gostar...