Deck de PVC: Modelos, Vantagens e Dicas com Fotos!

O deck é um dos itens da decoração que faz a diferença. O material deve ser bem selecionado, assim como o design do ambiente. Uma opção do mercado moderna e bem em conta é o deck de PVC, considerado um dos melhores custo benefício do mercado. Saiba mais!

deck de PVC com bandos de madeira

deck de PVC com mesa para jantar

Quais as Vantagens do Deck de PVC?

O PVC é a sigla para a matéria prima com nome original policloreto de polivinila. Muitas pessoas conhecem apenas como um ‘plástico resistente’, um pouco diferente dos vasilhames comuns encontrados em supermercados e embalagens de produtos.

Trabalhar com PVC na construção civil não é novidade. Por sua durabilidade e resistência ele é usado em canos, fios e outros tipos de conexões elétricas. A novidade mesmo está em revestimento para piso, o que pode valer muito a pena levar em consideração.

O material de plástico está sendo usado para fabricar pisos que podem tranquilamente revestirem um deck. Vantagens? Algumas. O preço é a principal. Piso de PVC é muito mais barato que madeira e conta com igual resistência ou até mais, mas há outros pontos ainda melhores. São eles:

  • Substitui o acabamento de pisos de madeira e artesanato;
  • Resistentes à ação do tempo e natureza – sol, chuva e afins;
  • Superfície lisa e com textura para evitar o acúmulo de sujeira, facilitando também a limpeza;
  • Não é inflamável;
  • Antiaderente;
  • Antiderrapante;
  • Silencioso – abafa as pisadas mesmo com salto alto.

Vale pensar sobre o uso do material com seu arquiteto e fazer um orçamento.

deck de PVC em casa reformada

PVC x Madeira: Quais as Diferenças?

Madeira você já conhece. É obtida de árvores, material natural. São vários os tipos e apenas alguns podem ser usados para fazer um deck de madeira.

Já o PVC é uma matéria prima produzida, fruto de mistura de plástico com cloro e outras substâncias químicas facilmente encontradas no mercado. Como a produção pode ser feita em qualquer lugar e a extração da madeira envolve transporte, o deck de PVC acaba saindo mais em conta.

O principal diferencial entre madeira e PVC é o desgaste com o tempo. Com a ação de sol e chuva a madeira perde muito de sua cor original e necessita de uma manutenção constante (e nem sempre barata) para manter o brilho e o verniz. O PVC não. Ele é durável e com seu custo, oferece uma ótima opção para uma reforma mais em conta.

Contudo, para certas regiões a madeira sai em vantagem. Ela suporta um pouco mais a variação de temperatura. A instalação de piso de PVC é indicada apenas em locais com temperatura superior a 12ºC e inferior a 36ºC. Não é um problema para a maior parte das cidades brasileiras, mas vale o aviso.

Visualmente os dois são muito parecidos. Há opções no mercado de piso de PVC com acabamento amadeirado que em nada deixa a desejar à madeira. O diferencial é estar andando em um local silencioso e com um brilho intenso sem a necessidade de envernizar.

deck de PVC com escadaria

Quanto Custa: Preço por M²

O piso para fazer deck de PVC é chamado também de piso vinílico. O material é facilmente encontrado no mercado de diversas cores, modelos e revestimentos. Sua aplicação faz parte da fase final da decoração do ambiente, quando toda a alvenaria já está pronta.

O valor é o que anda chamando a atenção de quem pensa no material para compra. O metro quadrado varia entre R$ 30 e R$ 60. Os diferenciais são as cores e os tipos de acabamento. Quanto mais tradicional for a cor (tipo madeira) mais barato é o piso.

Fotos e Modelos de Deck de PVC

Buscando ideias  para inspirar? Temos algumas de modelos de deck de PVC para diversos tipos de ambientes.

deck de PVC em área com piscina pequena

deck de PVC na beirada da piscina

Para quem busca um piso mais seguro e anti derrapante o deck de PVC é uma ótima escolha!

Mesmo o deck sendo de PVC os demais elementos podem ser em madeira. Os dois materiais combinam muito bem em tom sobre tom.

deck de PVC cm bancos em área externa

deck de PVC em varanda de loja

Um deck bem organizado é um lugar perfeito para relaxamento. O acabamento em madeira é mais suave que a cerâmica e muito mais relaxante para o visual.

deck de PVC em área para descanso

Sendo coberto ou não, o deck de PVC é uma opção suave e fácil para decorar combinando. As mesmas regras de cores e tons da madeira valem para este tipo de material.

Você pode gostar...