As 10 Melhores Cores para Quarto de Bebê – Saiba Como Escolher!

A chegada de um bebê é sempre acompanhada de alegria, mas junto com ela, muito planejamento também é necessário! Entre as muitas coisas que você vai precisar organizar, uma das principais é onde o seu filho (a) vai dormir. E para isso, é importante pesquisar as melhores Cores para Quarto de Bebê.

Qual a Importância das Cores para o Quarto do Bebê?

Cada tonalidade provoca um sensação diferente nas pessoas e por isso, é tão importante escolher com carinho as cores para quarto de bebê. Afinal, você não vai querer que seu filho fique muito agitado ou com o humor mais agressivo, por exemplo. E para ampliar ainda mais a importância dessa tarefa, deve-se levar em consideração que os bebês são bastante sensíveis as questões ambientais.

Levando isso em consideração, alguns especialistas afirmam que é possível sim utilizar objetos coloridos no quarto do bebê, mas é aconselhável dar preferência a cores mais suaves nas paredes, por exemplo.

Além disso, também é uma boa ideia optar por ter o piso sempre mais escuro que as paredes e teto.

Dicas de Cores para Quarto de Bebê Masculino

Para que você possa escolher com tranquilidade a melhor cor para o quarto do seu bebê, nós separamos diferentes tonalidades em:

  • Cores quentes: que produzem calor;
  • Cores frias: que não produzem calor;
  • Cores neutras: possibilitam diferentes combinações e o morador não se cansa delas com o tempo.

Cores Quentes

Pertencem ao grupo de cores quentes, os tons amarelo, laranja, vermelho e outros que se assemelham ao rosa. Elas geralmente deixam o local onde são aplicadas mais enérgico e vivo.

Laranja

Essa cor vibrante é ótima para alegrar os cômodos. Ela ajuda na comunicação, além de dar uma mãozinha na criatividade e abrir o apetite. Porém, é preciso ter um pouco de cuidado com essa tonalidade, pois ela pode deixar o espaço um pouco pesado. Por isso, uma dica valiosa é utilizar ela em mobílias, como o berço, as prateleiras e gaveteiros. Outra ideia é combinar o laranja com cores mais suaves, como o azul claro e os tons neutros da foto abaixo.

Quarto de bebê com as cores azul claro e laranja.

Quarto de bebê com paredes laranjas.

Quarto com paredes neutras e mobília laranja.

Cores Frias

Os tons que correspondem as cores frias são o azul, verde e roxo. E elas também são as cores para quarto de bebê menino mais usadas. Isso porque elas dão um efeito calmante e são super aconchegantes.

Azul

Essa cor é a queridinha na decoração de quartos de meninos. Ela traz a sensação de segurança, tranquilidade, relaxamento e serenidade. Além disso, também é ótima para desenvolver a imaginação e para proporcionar harmonia e paz.

Mulher usando estêncil para fazer nuvens brancas na parede.

Um jeito bacana de usar esse tom é pintar toda uma parede de azul e fazer nuvens brancas nela.

Quarto com parede, móveis e objetos decorativos azuis.

Quarto com paredes verde água e cortinas listradas com cinza.

Se você quer todas as paredes coloridas, aposte em objetos e em móveis neutros para contrastar.

Verde

Esse é o tom da natureza e pode ser associado ao crescimento e a fertilidade. O verde também tem relação com a boa saúde, a renovação de energias e aos recomeços.

Quarto com móveis brancos e paredes verdes.

Quarto com cortinas verdes e conjunto do berço em azul e verde.

Uma ideia bacana é unir dois tons frios, como o verde e o azul para fazer a decoração do quarto.

Quarto com piso e móveis de madeira e parede verde com desenho de caules de árvores.

Por ter uma grande relação com a natureza, o verde é ótimo para ser combinado com estampas animais. Além disso, você também pode pintar as paredes de verde e desenhar árvores nelas, como na foto acima.

Quarto com itens na cor verde.

Cores Neutras

As cores neutras ganham cada vez mais espaço nas decorações de cômodos. Além de não enjoarem os moradores com o passar do tempo, elas também trazem energia, reflexos e tem uma intensidade baixa, o que é ótimo para o quarto de um bebê.

Quarto com parede cinza e nuvens.

Quarto com paredes claras e berço de madeira.

Montagem com 3 exemplos de quartos com a cor marrom.

O marrom é uma ótima cor para ser aproveitada em quartos de meninos.

Os tons neutros podem ser utilizados em um cômodo mais claro ou escuro, tudo depende da combinação das demais cores e do seu objetivo como o quarto.

Espaço com diferentes cores para quarto de bebê.

Montagem mostrando quarto que utiliza a cor preta.

Para quebrar qualquer paradigma, veja que lindo fica o preto em um quarto de bebê!

Quarto com berço branco, parede cinza e quadro de paleta de cores.

Que tal fazer um quadro com uma paleta de cores. Além de ser um item decorativo super bacana, ainda pode ajudar a guiar suas escolhas para montar o quarto do bebê.

Quarto com painel e berço de madeira.

Que tal apostar na madeira e fazer um painel com esse material na parede?

Dicas de cores para Quarto de Bebê Feminino

Para escolher os melhores tons para o quarto da sua filha, você pode buscar os tradicionais, como o rosa, ou buscar outras referências e inovar nas combinações. Para as meninas, as cores quentes são as mais populares, mas nada impede de usar tons frios. O importante é sempre buscar as melhores combinações para cada coloração.

Cores Quentes

As cores quentes são aquelas que passam uma sensação de calor, tendo uma relação com o fogo, o sol e o sangue. Elas vão do amarelo até o vermelho arroxeado, passando pelo laranja e rosa.

Rosa

A mais usada em quartos de meninas, a cor rosa é associada ao feminino, a doçura, delicadeza, felicidade e ao amor.

Móvel para trocar o bebê branco, com detalhes e itens decorativos em rosa claro.

Vermelho

O vermelho é a cor da paixão e da energia. Por ser um tom forte, é preciso ter cautela para utiliza-lo nos ambientes, principalmente se o local em questão é o quarto de um bebê.

Quarto de bebê com parede cinza escuro, piso e móveis brancos e tapetes e almofadas vermelhas.

É bastante difícil encontrar essa coloração em paredes. O ideal, para evitar excessos, é usar o vermelho em itens decorativos. Ele pode aparecer nos tapetes, almofadas, móveis (mas não em todos), brinquedos e até mesmo no rodapé no cômodo.

Quarto com paredes, cortina e móveis brancos. Elementos decorativos em vermelho.

Quarto claro com rodapé e outros detalhes em vermelho.

Amarelo

O amarelo é uma cor vibrante, que traz uma luminosidade especial ao local onde é utilizada. Apesar de linda, também devem ser evitados exageros com essa tonalidade. Ela pode aparecer no berço, em uma parede e em outros itens decorativos. Além disso, pode ser usada em diferentes variações, do vibrante ao mais claro.


Lilás

O lilás pode muitas vezes ser confundido com uma cor fria, mas de qualquer forma, é um tom incrível para ser usado em quartos de bebês. Essa cor tem uma forte ligação com o luxo, a intuição e a meditação. Além disso, é relacionada com os ciclos, mudanças e feminilidade.

Quarto com parede e roupa de cama lilás.

Quarto com parede e cortina roxo.

Cores Frias

As cores frias também podem aparecer em quartos de meninas. E a principal dica para utilizar elas é sempre combiná-las com outros tons considerados mais femininos, como o rosa, por exemplo!

Azul

A cor azul é linda demais para só ser usada em quartos masculinos. Por isso, se você quer montar um quarto de menina com essa cor, pode mesclar ela com outras combinações. Por exemplo, se você optar por um azul forte, acompanhe com um rosa vibrante. Já se o tom frio for mais claro, a outra cor também deve ser mais delicada.

Berço encostado em parede azul água com rosa vibrante.

Parede azul claro, com detalhes em rosa e azul mais escuro.

Parede azul com itens decorativos rosa.

Quarto com paredes, objetos e móveis claros.

Verde

O verde também fica ótimo em quartos de meninas, principalmente os tons que puxam para o verde-água.

Berço branco encostado em parede azul esverdeada e desenhos rosa.

Parede com desenhos em zigue-zague, com rosa, azul, cinza e branco.

quarto com parede colorida, com azul, verde e rosa.

Cores Neutras

E para fechar, vamos te mostrar alguns exemplos de cores neutras em quartos femininos. Essas cores mais pasteis podem ser combinadas entre si, como na imagem abaixo ou serem usadas com outros tons mais claros, como o rosa e o verde do outro exemplo.

Quarto de bebê com tons pasteis e cortina rosa claro.

Quarto com parede cinza e detalhes em rosa nude.

Agora que você já conferiu todos os exemplos, certamente já tem uma boa ideia de quais cores para Quarto de Bebê você vai escolher! Gostou das nossas dicas, tem alguma dúvida ou sugestão? Então conte para nós nos comentários!

Você pode gostar...