Como emassar parede? – 10 dicas essenciais e passo a passo!

Uma dúvida que surge quando se está na fase da pintura da casa é: como emassar parede? Parece ser uma tarefa difícil, mas não é bem assim.

Se você gosta da parede lisinha, sem rachaduras, buracos e recortes da construção – o que deve ser algo unânime, rs – é importante a utilização da massa.

dicas para emassar parede

Além de deixar a parede uniforme, a massa ajuda no processo de proteção contra infiltrações. Apostar nesse material é um excelente custo x benefício, pois não custa caro e garante uma boa durabilidade. Lembrando que você pode contratar um profissional especializado ou encorajar-se a fazer o procedimento.

A saber, a aplicação da massa deve ser feita logo após o término do reboco. Em alguns casos, o gesso pode ser aplicado no lugar do reboco, mas isso depende de cada caso.

dicas para emassar parede 1

Com todas as paredes rebocadas, você aplica a massa e em seguida pode pintar a casa com a cor de sua preferência. 

Para quem gosta da parede branquinha, a aplicação da massa é muito favorável. Como a massa é branca cobre a cor do reboco, deixando a parede suave para receber a tinta também na cor branca.

Como emassar parede 7

Que a massa é uma boa solução para sua obra você já pode perceber. Mas qual seria o melhor tipo para usar e como é o passo a passo, de fato?

Elaboramos um post repleto de dicas para lhe ajudar nessa empreitada. Acompanhe!

Principais tipos de massa para parede

A saber, não há somente um tipo de produto para emassar parede. Existem algumas alternativas e que se diferenciam umas das outras.

Como emassar parede 3

Elencaremos a seguir as principais delas para você conhecer. Veja:

Massa Corrida ou PVA

A massa corrida conta com propriedades selantes. É mais indicada para ambientes internos e com pouca umidade, como salas e quartos, por exemplo. 

Mesmo sendo assim, segura, há quem prefira a aplicação de impermeabilizantes adicionais para maior durabilidade.

Na hora de lixar, a massa corrida requer um esforço bem menor do que as demais massas, ou seja, é mais fácil. Além disso, por ter baixa porosidade pode consumir menos tinta, ajudando a reduzir o custo da pintura. 

Também conhecida como PVA, ela não é indicada para ambientes externos e banheiros, afinal, não tem muita resistência à umidade.

dicas para emassar parede 2

Massa Acrílica

A massa acrílica é indicada para ambientes internos e também externos, justamente por ter maior resistência a umidade, diferentemente do PVA citado acima.

Vale frisar que ela também pode ser usada em locais ‘molhados’ da casa, como cozinhas, lavanderias e banheiros por ter essa característica. 

Segundo especialistas, ela requer mais trabalho na hora de lixar e fazer o acabamento. Contudo, todo o esforço empregado vale a pena pelo resultado final impecável.

A vedação da massa acrílica é forte, o que não permite a respiração da plataforma.

dicas para emassar parede 3

Gesso

Outra possibilidade de emassar a parede antes da pintura é com o gesso. Tal material é indicado para áreas internas, assim como a massa corrida PVA, por não possuir resistência à umidade.

Portanto, só pode ser aplicado depois que a plataforma for bem impermeabilizada. 

Sua aplicação pode ser feita direto no bloco de concreto ou na cerâmica. Além disso, ele seca mais rápido do que os demais produtos citados. 

Vale dizer ainda que o gesso não deixa a superfície tão lisinha como outras massas, mas em contrapartida é mais barato e dispensa o uso do selador. A saber, outro ponto é que o gesso pode consumir mais tinta, pois é mais poroso.

Dica importante: Se a parede ou teto apresentar umidade ou infiltração, não aplique a massa, primeiro resolva o problema.

dicas para emassar parede 4

Como emassar parede? – Dicas e passo a passo

Para emassar a parede de maneira satisfatória você deve estar munido com alguns materiais.

Vamos citar os principais: 

  1. Massa (corrida, acrílica ou gesso)
  2. Lixa para parede (220 ou 240 para superfícies que não estão muito ruins ou 80 a 120 para superfícies que estiverem mais danificadas).
  3. Selador
  4. Pincel
  5. Espátula
  6. Desempenadeira de aço
  7. Desempenadeira de PVC
  8. Rolo de lã
  9. Um cabo para o rolo (para atingir lugares altos)

Passo a passo de emassar parede

Opcionais:

Você pode optar por usar:

  1. Bonés
  2. Máscaras
  3. Óculos de proteção

Todos esses itens ajudam a dar maior segurança na hora da lixação e aplicação da massa.

Como emassar parede 2

Existem algumas diferenças na aplicação da massa corrida e do gesso, por isso, nos próximos tópicos vamos explicar como emassar parede com cada um dos produtos.

Escolha o acabamento que mais atenda melhor ao seu projeto e “bora” trabalhar!

Como emassar parede com massa corrida

Caso opte pelo revestimento com a massa corrida, alguns cuidados necessários devem ser tomados. Elaboramos este passo a passo, vamos lá?

  • Passo um: Retire os móveis do local ou proteja-os com uma lona, panos, jornais, papelão,etc. Cubra o piso também.

  • Passo dois: Lixe a parede. Essa fase é bem trabalhosa dependendo do estado da parede. Para uma parede danificada, utilize a espátula para ajudar no processo. O ideal é que não fiquem camadas de massas e pinturas antigas. Tente deixar o mais uniforme que conseguir.
Espátula para emassar parede

Espátula para remover a tinta anterior antes de emassar parede

  • Passo três: Retire a poeira da parede e aplique o selador caso use massa corrida. Para o gesso, vale lembrar, não é necessário. Respeite a hora de secagem. Geralmente varia de 2 a 4 horas, mas é bom checar na embalagem do produto.
  • Passo quatro: Hora de aplicar a massa. Utilize a espátula para pegar a massa na lata, ponha a massa na desempenadeira e aplique na parede.
    Em uma parede virgem de massa é um pouco mais trabalhoso pois você precisará passar em toda a parede. Já num processo de reforma, geralmente você só passa nos buracos e deformidades.

Como emassar parede 1

  • Passo cinco: Passe a massa em toda a superfície necessária. Deixe secar entre 12 e 24 horas. Depois de finalizado o processo, utilize a lixa para acertar possíveis desníveis.

  • Passo seis: Estando seca a primeira demão, aplique a segunda para corrigir possíveis erros e deixar a parede ainda mais lisinha.

  • Passo sete: Caso necessário, dê uma lixadinha em alguma deformidade que possa ter ficado. Espere o tempo de secagem que estiver nas instruções do produto.
  • Passo oito: Partiu pintura!
Dicas de como emassar parede

A massa corrida é um dos materiais mais usados para uniformizar a parede

Como emassar parede com gesso

Também é possível emassar paredes utilizando gesso em vez de massa corrida. De modo geral, o passo a passo é semelhante ao que do tópico anterior.

Contudo, ao usar o gesso você não precisará dispor de um selador. Confira a seguir o passo a passo de como emassar parede com esse material.

  • Passo um: Cubra os móveis e o piso com lonas, jornais, papelão, etc. Caso consiga retirar os móveis do local é ainda melhor.
  • Passo dois: Lixe a parede, tentando deixar o mais lisa possível. É uma etapa trabalhosa, mas é ideal retirar revestimentos anteriores, principalmente os que estiverem em péssimo estado.

Como emassar parede 4

  • Passo três: Retire a poeira da parede com um pano seco.

  • Passo quatro: Essa é a hora de preparar o gesso. Para isso, separe um recipiente para o preparo. O gesso vem em pó, misture o pó com a água. Dê uma olhadinha no rótulo do produto para ter uma boa resolução e deixe descansando entre 8 a 10 minutos para a dissolução.

  • Passo cinco: Misture bem o gesso. O ideal é não ter caroços na mistura.

Como emassar parede 5

  • Passo seis: Molhe a parede para poder aplicar o gesso.

  • Passo sete: A aplicação do gesso deve ser feita de cima para baixo. Utilize uma desempenadeira em movimentos de vai e vem.

  • Passo oito: Se necessário, aplique uma segunda demão para ajustar possíveis desníveis e irregularidades.

Como emassar parede 6

  • Passo nove: Use a desempenadeira de aço para ajustar possíveis desníveis, deixando a parede o mais lisinha possível.

  • Passo dez: Terminado o serviço, hora da pintura!

Dica importante: O ideal é que a parte elétrica e hidráulica já estejam finalizadas para aplicação do gesso.

Selecionamos um vídeo que mostra o passo a passo de como emassar parede com gesso na prática. Assita:


Esperamos que você tenha aprendido como emassar parede! Se restou alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário para nós logo abaixo.

Aproveite para conferir outros artigos relacionados:

Impermeabilizante para parede – Para que serve e como aplicar!

Manta asfáltica – O que é? + Principais tipos e como aplicar!

Tinta para Piso: indicações para cada tipo de revestimento!

Volte mais vezes, até uma próxima!

Você pode gostar...