Deck de Madeira: dicas, preços e 60 maneiras de usar!
O deck de madeira é um elemento versátil e que valoriza o ambiente em que está inserido. A versatilidade do item está ligada a sua grande facilidade de adaptação, já que os diferentes tipos de madeira criam uma gama de cores e texturas que combinam com projetos diferenciados. E se você pretende investir nesse elemento, é hora de conhecer um pouco mais!
Informações e preço
A variedade de modelos e tipos de madeira influenciam no preço, mas não é só isso. Se você optar pelo deck de madeira, também é preciso escolher por uma empresa séria e que trabalhe apenas com madeiramento legal.
E no momento de pedir o orçamento em uma empresa, considere se alguns itens estão inclusos:
- Instalação do deck de madeira;
- Tratamento da madeira (para instalação em locais molhados e contra fungos, bactérias e cupim).
Agora que você já sabe tudo o que precisa considerar no momento da compra, chegou o momento de saber sobre os valores.
O modelo tradicional feito com madeira maciça varia de acordo com o tipo de madeira escolhido, mas uma média de preço é de R$ 100 m².
Se você quer uma opção mais barata, pode recorrer ao deck modular, que pode ser comprado em pequenas placas a partir de R$ 15 o módulo.
Decoração com deck
Piscina
Se a intenção é apostar na piscina com deck de madeira, é preciso considerar um material resistente a água e exposição ao sol. Outro fator a se considerar é a escolha da madeira, para que ela não fique escorregadia em contato com água.
Neste projeto a ideia foi usar um tom de madeira clara com uma grande área além da piscina, o que permite que o espaço seja composto por sofá, mesa, espreguiçadeiras e até a adequação do deck para o crescimento da árvore.
A proposta aqui foi de evidenciar um toque rústico na área externa, e para isso a escolha do madeiramento desgastado foi ideal. Além do deck de madeira que segue essa linha, ainda tem a composição do muro de pedras que mantém esse estilo para o ambiente externo.
No projeto da casa com piscina a ideia foi de seguir uma tendência moderna. A madeira escolhida para o projeto foi tratada e mantém seu brilho próprio, mantendo também o destaque da piscina.
Mais fotos
Jardim
Assim como o deck de madeira no entorno da piscina, a estrutura no jardim também merece atenção especial, já que a madeira fica exposta as condições climáticas e o seu desgaste é algo natural. Sendo assim, é preciso fazer o tratamento adequado antes da instalação e depois continuar com manutenção do material nobre.
Neste projeto, o madeiramento na parte externa criou um espaço aconchegante com plantinhas e banco também de madeira. A proposta se adequou muito bem ao espaço, já que a pequena área de madeira define um espaço para que os moradores possam se sentar e relaxar em meio ao jardim.
Se você enfrenta problemas com um terreno não regular, isso pode até se tornar solução para um projeto super charmoso com deck suspenso, como mostra essa ideia. Aqui a irregularidade do terreno, resultou em um projeto com estrutura que dá suporte ao deck de madeira.
Se a proposta é fazer um projeto de um jardim pequeno e barato, já pode incluir essa inspiração na pastinha de favoritos. Aqui a ideia foi de fazer um caminho usando deck de madeira modular sobre o gramado.
Mais fotos
Churrasqueira
Para valorizar a área da churrasqueira, o deck de madeira pode ser um grande aliado do projeto. A estrutura garante um espaço aconchegante e super charmoso para o espaço gourmet.
Para este ambiente a aposta foi pelo deck de madeira no piso, e o madeiramento não ficou restrito apenas para o piso não. O elemento também aparece como revestimento da churrasqueira e dos armários que compõem o espaço, e assim o projeto fica em total harmonia e equilíbrio.
Uma inspiração para criar uma área gourmet com churrasqueira está nessa proposta. Para o projeto, o pequeno deck foi criado na parte externa, e no espaço foi instalada uma churrasqueira pré-moldada e um pergolado.
Para compor o espaço externo ao estilo rústico, essa é uma proposta ótima. Aqui o deck com madeira desgastada garante o estilo rústico e mantém equilíbrio com as paredes de tijolo a vista aparente.
Mais fotos
Na parede
Além de ocupar o espaço horizontal, o deck de madeira também pode fazer parte do espaço vertical e decorar paredes. E além de dar um charme especial ao ambiente, ainda é uma proposta diferenciada para decorar muros.
Na sacada, a ideia de revestir o chão com madeira não ficou apenas para o piso, mas também se estendeu pela parede, dando um charme especial ao espaço e alongando o ambiente. Além disso, a parede de madeira ganhou alguns vasinhos com plantas, o que valorizou a estrutura de madeira.
Ao contrário do que se imagina do deck de madeira em volta da piscina, aqui a ideia não foi para o revestimento no chão, mas sim para fazer pequenos decks que revestem parte do muro e combinam com as floreiras que são feitas com o mesmo tipo de madeira e mantém um visual equilibrado para a área externa.
Mais fotos
Varanda/ sacada
A decoração da varanda/ sacada é uma ótima aposta para manter o ambiente externo decorado e com um estilo agradável e aconchegante. E o uso do deck de madeira é uma ótima escolha para compor esse tipo de ambiente, já que valoriza a área.
Esta proposta é uma ótima inspiração para quem pretende decorar a sacada com deck, mas não quer gastar muito. Como alternativa, o tradicional deck foi substituído pelas placas modulares que podem ser encaixadas e criarem o revestimento de madeira para o ambiente. Além disso, o espaço ainda foi preenchido com pequenas predrinhas e vasos de plantas.
Para esta proposta a ideia foi apostar na decoração rústica, para isso foram utilizados móveis que seguem essa tendência e no chão o deck de madeira desgastada mantém o estilo e garante harmonia ao projeto, que criou um ambiente aconchegante e cheio de estilo para a sacada.
Mais fotos
Banheiro
Se você sempre acha que o deck de madeira é um elemento para ambientes externos, engana-se! O elemento também pode ser usado dentro de casa, e uma proposta é utilizá-lo no banheiro. E o importante é lembrar que neste caso a madeira deve ser tratada para estar exposta a água e umidade.
Para deixar o ambiente do banheiro mais aconchegante e até evitar possíveis acidentes com escorregões na área do box, uma alternativa é criar um deck de madeira para esse espaço. A plataforma é uma ótima escolha, já que garante um charme especial ao ambiente, e ao mesmo tempo ainda tem a funcionalidade de ser mais segura que um piso frio.
Além de usar a plataforma na área do box, ainda vale fazer o deck de madeira em torno da banheira, e até estendê-lo como parte do piso, como neste projeto. Além disso, a proposta ainda mantém o uso da madeira na bancada.
Mais fotos
E aí, o que você acha do deck de madeira? Em qual ambiente acha que estrutura fica mais legal?