EBIT – O que é, como calcular e TUDO sobre!【2024】

Quando o assunto é universo financeiro, não faltam termos e abreviações para se referir a diferentes métricas, e um dos índices avaliados no mercado empresarial é o EBIT.

O termo EBIT é uma métrica que gera diversas dúvidas, e se você quer entender exatamente do que se trata esse termo e ficar por dentro do assunto, é só seguir a leitura.

 

O que é EBIT?

O termo EBIT é uma sigla originária do inglês que resume a expressão“Earnings Before Interest and Taxes”, e que pode ser traduzida como“lucro antes dos juros e tributos”, sendo transcrita para o portuguesa através da sigla LAJIR.

A métrica adotada pelo mundo empresarial demonstra apenas o lucro operacional da empresa, sem incluir despesas e receitas financeiras.

1 o que é EBIT Shutterstock

Via: Shutterstock

Dessa forma, o EBIT contabiliza apenas a geração de recursos provenientes de atividades operacionais, excluindo dos cálculos as receitas obtidas através de efeitos financeiros e gastos com impostos.

De forma resumida, a métrica é uma demonstração apenas do lucro gerado pelas operações realizadas pela atividade-fim do empreendimento.

E se você já viu esse termo relacionado ao universo das lojas online, saiba que apesar de siglas iguais, o termo eBit relacionado a e-commerces é uma outra condição, e não uma métrica financeira. No caso da sigla associada ao universo de compras online, o selo eBit mede a reputação de lojas virtuais.

 

Para que serve e como funciona o EBIT?

A métrica utilizada pelo universo corporativo é útil para analisar a performance de operações de uma organização, independente da estrutura de capital e das obrigações fiscais.

Para entender para que serve o EBIT, reunimos os principais pontos que estão relacionados a essa métrica.

  • Avaliação de desempenho: a métrica permite avaliar desempenho operacional de uma empresa, isolando efeitos de despesas financeiras e impostos, o que permite identificar quando a empresa está gerando lucro prévios a esses fatores externos.
  • Comparação de desempenho: através do índice é possível comparar o desempenho de diferentes empresas do mesmo setor, avaliando a eficiência operacional e rentabilidade de forma mais precisa.
2 entenda para que serve EBIT Trezy

Via: Trezy

  • Análise de viabilidade: a métrica pode ser utilizada para avaliação de viabilidade de projetos ou investimentos a serem feitos, sendo possível fazer tomadas de decisões mais informadas sobre a atividade de um projeto ou investimento.
  • Análise de alavancagem financeira: o cálculo dessa métrica permite avaliar o impacto do endividamento nos resultados financeiros de uma organização, dando entendimento da capacidade da empresa de gerar lucro suficiente para cobrir os custos financeiros e fazer uma avaliação adequada da estruturada de capital.
3 como funciona EBIT Empiricus

Via: Empiricus

Qual a importância do EBIT para o empreendedor?

O EBIT é uma métrica importante também para o empreendedor, e esse cálculo pode trazer alguns benefícios como:

  • Planejamento para aumento de lucratividade: o cálculo revela quais gastos operacionais podem ser reduzidos ou eliminados, e pode permitir o aumento no nível de lucratividade da organização.
  • Otimização da gestão: através da métrica é possível traçar um histórico de desempenho da corporação, com cálculos que podem ser feitos em diferentes períodos para identificar as épocas em que o seu negócio tende a lucrar mais. A informação pode ser útil para a gestão e planejamento financeiro da organização, principalmente em negócios que podem ser vulneráveis à sazonalidade.
  • Comparativo com concorrentes: o índice pode ser utilizado como parâmetro de comparação com seus concorrentes, permitindo avaliar o desempenho operacional de seu negócio diante de outras empresas no mesmo ramo, em setores diferentes ou até mesmo de outros países.
4 importância do EBIT NetSuite

Via: NetSuite

Como calcular e utilizar o EBIT?

O cálculo do EBIT pode ser feito ao subtrair custos operacionais e despesas (exceto juros e impostos) das receitas totais, o que dá uma visão clara do lucro gerado pelas principais operações da organização.

Para calcular o EBIT existem duas maneiras de chegar a esse valor que podem ser definidas como:

  1. EBIT = Lucro líquido + Juros + Impostos
  2. EBT = Receitas Totais – Custos e Despesas Operacionais (exceto juros e impostos)
5 como calcular EBIT NetSuite

Via: NetSuite

EBIT X EBITDA – Qual a diferença?

As sigas EBIT e EBITDA são métricas financeiras para avaliação de desempenho operacional de organizações, mas é importante ter em mente que essas siglas se referem a cálculos diferentes.

  • EBIT (Earnings Before Interest and Taxes): sigla que pode ser traduzida como“lucro antes dos juros e tributos” (LAJIR), e que demonstra apenas o lucro operacional da empresa, sem incluir despesas e receitas financeiras.
  • EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization): sigla traduzida como “lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização” (LAJIDA). No cálculo do EBITDA ficam de fora, além de impostos e efeitos financeiros, a a depreciação de ativos tangíveis (como máquinas e imóveis) e a amortização de ativos intangíveis (como uma dívida de longo prazo).

 

Dessa forma, o EBIT considera em seu cálculo os efeitos de depreciação e amortização, enquanto o EBITDA é uma métrica que tira depreciação e amortização dos cálculos, sendo mais abrangente em relação ao fluxo de caixa operacional, enquanto EBIT é uma métrica mais direta para avaliar a lucratividade.

 

Agora que você já está por dentro do assunto, já pode aproveitar a métrica para avaliar a sua empresa ou outras empresas.

Você pode gostar...