Varanda Gourmet Decorada: 70 fotos lindas e dicas de móveis!

            Tanto em casa como em apartamento, a varanda gourmet decorada é capaz de valorizar o projeto e tornar-se um espaço relaxante no lar. O espaço pode ser decorado de diversas formas, de modo a adicionar um toque especial e acolhedor.

Plantas e Projetos

Casa

            E não é só em sacadas que o espaço gourmet aparece não. A existência desta área também pode ser em projetos térreos.

planta varanda casa

Para este espaço, a ideia foi incluir uma edícula ao fundo da casa e a proposta é que no espaço tenha churrasqueira de alvenaria, balcão com banquetas e algumas mesas com cadeiras.

churrasqueira de tijolinho

Acima da bancada pendentes para iluminar

Aqui a proposta é de uma varanda gourmet menor e mais compacta, sendo uma ótima escolha para quem está em busca de um projeto menor. Na área há churrasqueira, bancada de apoio, e mesa de madeira com cadeiras. Outra ideia do projeto é estender o uso do tijolo a vista além da churrasqueira, e aplica-lo na parede.

 

Mais projetos

projeto churrasqueira

Para as bancadas, granito

projeto varanda com pergolado

Na parede, arandelas

Apartamento

            Nos apartamentos tem se tornado cada vez mais comum as plantas que já incluem a sacada gourmet. Para ajudar com algumas ideias para transformar ou adicionar mais estilo ao espaço, separamos alguns projetos.

sacada com churrasqueira

A proposta é de uma coifa de inox

Nesta proposta a sacada já tinha inclusa uma churrasqueira e ao lado a pia. E para aproveitar melhor o espaço, a estratégia foi de recorrer aos armários planejados abaixo da pia e na parede para ter um espaço mais organizado e uma mini cozinha gourmet.

projeto varanda com churrasqueira

No projeto, a sacada foi transformada em uma área gourmet decorada com madeira, já que revestimentos do material recobrem parte das paredes e agregam ainda mais estilo ao espaço.

 

Mais projetos

planta sacada

Na parede a textura clara dá um toque especial ao projeto

sacada pequena

A parede tem revestimento de pedras decorativas

 

Modelos de área gourmet

Espaço gourmet com churrasqueira

            Não é regra que o espaço gourmet tenha churrasqueira, mas se você adora se aventurar no mundo dos assados, com certeza o acréscimo desse item é ideal.

 

churrasqueira pintada

Na decoração, mesa tulipa

Aqui a proposta foi a decoração da sacada, e como o projeto incluiu o uso de móveis, uma aposta foi de fechar a sacada com vidro, garantindo assim, que mesmo em dias de chuva o espaço possa ser utilizado.

cadeiras coloridas

Quadrinhos retrô decoram a parede

Nesta proposta a ideia foi recorrer a varanda gourmet decorada com características retrô. E para isso, há o uso de quadrinhos que remetem ao estilo e que enfeitam a estrutura de tijolinhos pintados da churrasqueira. No espaço ainda há o uso de mesa com cadeiras e bancos, tornando o espaço em torno da churrasqueira ainda mais prazeroso.

 

Mais fotos

espaço com churrasqueira

parede de tijolo a vista

Plantas decoram o espaço externo

sacada decorada

Varanda gourmet pequena

            E não é o pouco espaço que vai se tornar empecilho no momento de decorar a área gourmet. Com jeitinho é possível incluir móveis e peças que irão transformar a varanda.

jardim pequeno

O jardim é composto por pedras e vasos de plantas

Nesta proposta, a pequena varanda gourmet foi criada em uma pequena extensão do telhado que liga duas partes da casa. E no espaço ainda coube uma churrasqueira, bancada com pia, geladeira e mesa com cadeiras.

cantinho café

No chão, tapete de listras

Criatividade é o limite para transformar a sacada em uma área gourmet; e esta proposta mostra isso. Aqui a ausência da churrasqueira e o espaço pequeno renderam outra ideia – uma área de café. Rente a parede foram instaladas uma bancada e algumas prateleiras, e o espaço conta com máquinas de café e cápsulas de diversos sabores para quem quer degustar uma bebida quente.

 

Mais fotos

espaço pequeno

No chão, piso de madeira

piscina com deck de madeira

piscina de fibra

A mesa de centro de madeira combina com o ambiente externo

churrasqueira pequena

Na parede, prateleiras com vasinhos de ervas e temperos

sacada pequena

Para deixar o banco de madeira mais confortável, almofadas

 

Área integrada à sala

            Para transformar o espaço, uma estratégia é unir sala com varanda gourmet, de modo a criar espaços maiores e integrá-los de uma maneira harmônica.

varanda com sala integrada

Neste projeto, a ideia foi fazer uma extensão da sala para a sacada, e para garantir isso, a varanda foi envidraçada e ganhou cortinas. O espaço foi decorado com tapete, mesa de centro e sofás e ficou em total harmonia com a sala interna.

mesa de centro de tronco

Na parede, samambaias formam um jardim vertical

Nesta ideia, a varanda gourmet foi decorada com uma parede verde, o que garante mais estilo e frescor para o espaço integrado. Para a área da sacada foi utilizada uma referência com traços rústicos a partir do uso da mesa de centro de tronco e poltronas de madeira; mas mesmo assim o ambiente ficou em harmonia com a sala interna.

 

Mais fotos

parede de tijolo aparente

No chão da sala, tapete com estampa chevron

decoração azul

A poltrona azul combina com o tapete

ambientes integrados

 

Espaço gourmet com piscina

            Se a área gourmet já é deliciosa, dá para ficar ainda melhor com piscina. Assim o espaço ainda ganha um toque de lazer e fica ainda mais atrativo.

área com piscina

A mesa com ombrelone compõe o jardim

Aqui a proposta é de uma decoração simples, e para isso um pequeno telhadinho foi puxado e ganhou uma pequena cozinha gourmet externa, que conta com churrasqueira e forno a lenha. Logo a frente tem a piscina com deck, e uma mesinha com ombrelone.

decoração piscina

Portas de vidro permitem separar os ambientes

Para este projeto, o espaço gourmet tem paredes de vidro que podem ser totalmente abertas para integrar a área com a piscina. Os espaços foram decorados com mesa, cadeiras, sofás e móveis que ficam adequados para ambientes externos.

 

Mais fotos

piscina com pergolado

Na parede, vasinhos com plantas

piscina de pastilha

piscina com sofás

Sofás com almofadas decoram o espaço externo

 

Móveis para varanda gourmet

            Se você já fica perdido só de imaginar quais móveis usar na decoração da varanda gourmet, separamos algumas dicas de peças básicas para compor o espaço e assim facilitar a escolha das peças.

mesa para área churrasqueira

As mesas de madeira são as mais utilizadas neste tipo de ambiente

A mesa de madeira é um item clássico na composição desse espaço, e o formato e tamanho vão depender das dimensões do ambiente. Mas a ideia é de incluir a peça como apoio para o espaço com churrasqueira.

decoração seat garden

Se a ideia é incluir um item decorativo e dar charme a varanda gourmet, aposte no seat garden. A peça pode ser usada sozinha ou em conjunto e a cor pode integrar a cartela de cores da decor ou ser um ponto de destaque para o ambiente.

banquetas

Se no projeto do espaço gourmet há um balcão, não pode faltar entre os móveis banquetas altas para integrar os assentos da bancada. O item pode ser de diversos materiais e acabamentos, mas os mais indicados para este espaço são as peças de madeira ou fibra sintética.

móveis decoração

Uma peça fundamental para quem quer criar um espaço aconchegante na área gourmet é o sofá! O modelo deve seguir uma linha diferenciada e com traços de ambientes externos, para isso, o melhor modelo acaba sendo o sofá de madeira com almofadas.

decoração com almofadas

Se você tem um espaço pequeno e não pretende usar sofá, arrisque-se nas almofadas. Tudo bem que o item não é exatamente um móvel, mas funciona muito bem para deixar no chão e criar uma varanda gourmet aconchegante. Além dos modelinhos tradicionais de almofadas, uma dica é aderir também ao uso da almofada futón.

modelo de sofá

Essa é uma peça decorativa, mas que vale muito a pena ter entre os móveis externos. O jardim vertical pode ser comprado pronto em uma estrutura ou você mesmo pode criar o item para decorar as paredes da área gourmet.

mesa de centro de madeira

Se você se rendeu ao uso do sofá externo, outro móvel digno de ocupar a varanda é a mesinha de centro de madeira. A peça serve como apoio e até como ponto para decoração.

 

Varanda gourmet decorada: Estilos e Ideias

Rústica

varanda com sofá

Paredes com tijolo a vista aparente caracterizam o espaço

Se a ideia é se render a decoração rústica, este espaço é uma ótima inspiração. Aqui a composição de elementos transformam a área, entre eles:

  • Parede de tijolo a vista aparente;
  • Móveis de madeira de demolição;
  • Piso na cor terracota.
mesa com tronco de madeira

O garden seat compõe a decor

            Até mesmo em uma varanda gourmet pequena é possível acrescentar características rústicas, e para isso esta decor apostou na mesinha de centro com tronco de árvore.

decoração rústica

No chão, piso vermelho

Com traços bem rústicos, a cozinha gourmet é uma releitura de um ambiente campestre. O espaço conta com acabamento de cimento queimado, armários com madeira desgastada e piso vermelho.

 

Mais fotos 

geladeira colorida decoração

A geladeira vermelha dá destaque a decoração

espaço rústico

Banquetas de madeira compõem o balcão

churrasqueira de pedra

Moderna

decoração com latão

Banquetas na cor turquesa dão colorido ao espaço

Nesta proposta decorativa para a varanda gourmet, a aposta foi por inserir cores no ambiente e dar destaque ao espaço com parede em preto. Além das banquetas coloridas, ainda há outros pontos como o tambor decorativo que agrega estilo contemporâneo ao espaço.

espaço moderno

Neste projeto a ideia foi de decorar um espaço para a área gourmet em uma casa térrea. O espaço ganhou uma churrasqueira moderna com coifa de inox e ampla mesa com cadeiras, que deixam o ambiente aconchegante. Além disso, o espaço ainda valorizou uma árvore que já existia no terreno e toda sua estrutura foi pensada de modo a manter a árvore em seu local inicial.

 

Mais fotos

móveis rústicos

Na parede, azulejos coloridos formam uma faixa decorativa

sofá externo

Almofadas azuis dão destaque ao sofá branco

revestimento madeira

Pastilhas pretas revestem a parede

sacada moderna

Bar / Boteco

cadeira moderna

Cadeiras de acrílico dão toque moderno junto a mesa de madeira

            Se você tem a intenção de transformar a sacada em um barzinho, uma inspiração é este projeto. Aqui o buffet serviu de apoio para as bebidas e copos, e ainda tem um espaço para um pequeno frigobar.

sacada com vidro

A poltrona deixa o ambiente aconchegante

Outra ideia para transformar o espaço gourmet em um barzinho é esta! Na proposta a ideia é criar uma bancada que sirva de apoio para as bebidas e utensílios como copos, e ainda há o uso de uma poltrona super aconchegante que valoriza o espaço da sacada.

 

Mais fotos

sacada pequena decorada

Na parede, revestimento de azulejo preto e branco

decoração bar

piso de madeira

No chão, revestimento de madeira

varanda boteco

Os vidros fecham a varanda

 

Com pergolado / pérgola

parede roxa

Árvores compõem o espaço do jardim

O pergolado é um daqueles itens que por si só já valoriza o espaço, mas se a ideia é usar o item como varanda gourmet, a aposta é certeira! Neste projeto, a estrutura de madeira conta com churrasqueira e mesa com bancos, deixando a área atrativa e acolhedora.

pergolado coberto

Na churrasqueira, coifa de inox

Com um design mais moderno, esta proposta é de uma pérgola coberta com vidro. O resultado é ótimo para aproveitar o espaço gourmet mesmo em dias chuvosos, já que a área foi planejada com churrasqueira e mesa com cadeiras de madeira.

 

Mais fotos

churrasqueira com pérgola

A parede tem revestimento de madeira

espaço gourmet

mesa de madeira

Na mesa de centro, vaso com orquídea branca

pérgola coberta

No chão, piso de cimento queimado

No chão, piso de cimento queimado

bancada mármore

A bancada é de mármore

 

Com jardim vertical

churrasqueira pequena

Na parede, jardim vertical

O espaço reduzido não foi desculpa para não introduzir um pouco de verde na varanda gourmet. Pelo contrário, a estratégia foi de usar uma estrutura menor e que se adequasse as dimensões do espaço para plantar os temperinhos e ervas utilizadas como tempero na cozinha.

jardim vertical

No chão, almofadas futón

Nesta proposta a ideia foi de aproveitar toda a parede para decorar o espaço com traços e decoração zen. A estrutura de madeira na parede abriga diversas espécies de plantas, e isso dá um toque de verde super charmoso ao espaço.

Mais fotos

parede de samambaia

No sofá, almofadas vermelhas

decoração com garden seat

Na parede, lanternas decorativas

sacada com sofá

sacada com sofá de canto

No sofá, pequenas almofadas

parede verde

Inspirou-se nas ideias e dicas para varanda gourmet decorada? Agora é só colocar em prática e criar um espaço aconchegante e relaxante que vai valorizar ainda mais o projeto da residência.


Você pode gostar...