Móveis de ferro: estilos e como usar na decoração!

Entre a década de 60 e 70 os móveis de ferro eram tendência, e o uso desse tipo de móvel era frequente pela durabilidade das peças e pela elegância que era garantida.

Com o passar dos anos as peças de ferro foram ficando esquecidas, mas como decoração é algo pessoal e atualmente vivemos em uma tendência livre, em que tudo é permitido, inclusive o mix de materiais, eis que os móveis de ferro reaparecem nos projetos de decoração.

            Se você quer incluir esse tipo de móvel na decoração interna ou externa, vale seguir as dicas e inspirações do post para não errar na decoração!

modelos

Dicas para usar móveis de ferro na decoração

Ninguém quer errar na decoração, e apesar de estarmos em uma tendência decorativa mais livre, algumas dicas são essenciais para valorizar o ambiente e arrasar na decoração.

  • Mix: apostar no mix de materiais além dos móveis de ferro é uma tendência bem moderna e capaz de valorizar a decoração. Esse mix ajuda a quebrar o over na decor de usar todos os móveis de ferro, e o resultado é um estilo contemporâneo e com referências dos projetos decorativos atuais.
  • Manutenção: o ferro exige manutenção, e se estiver em ambientes externos o alerta é maior. Nada de deixar as peças com a tinta desgastando ou enferrujando, isso só deteriora a decoração. O ideal é sempre verificar as peças para que estejam em dia, e se houver necessidade, fazer reparos para deixar as peças sempre novas.
  • Contraponto: incluir um contraponto na decoração com ferro é uma aposta perfeita para não pesar na decor, mas é interessante que esse contraponto fique harmonioso com os móveis, deixando todo o ambiente decorado em equilíbrio.

 

 

Móveis de ferro para jardim / varanda

Preto 

Os móveis em ferro preto ficam muito bem em ambientes externos como jardins e varandas bem iluminadas. A cor mais intensa deixa o móvel mais over também, mas com elementos verdes do jardim, ou com almofadas coloridas, isso é equilibrado e o resultado é bem agradável. 

mesa varanda

Os assentos das cadeiras tem estampas xadrez

mesa redonda preta

No centro da mesa, arranjo de flores

ferro preto

Os bancos decoram o jardim

Ouro velho

            Se a ideia é investir nas peças em tons de dourado ou ouro envelhecido, a ideia é muito bem aceita. Essas tonalidades dão um toque sofisticado ao móvel e valorizam a área externa, deixando o ambiente mais elegante. Para dar destaque ao móvel, vale inserir um toque de cor, como almofadas brancas.

mesa com cadeiras

quintal gramado

Na área externa, amplo gramado

ouro envelhecido

A piscina valoriza o quintal

Ferro e madeira

A composição de ferro e madeira é sempre coringa, por isso não tenha medo de investir neste tipo de peça quando a ideia é trazer um toque rústico para a decoração de varandas e de jardins.

A escolha do tipo de ferro que compõe o móvel também diz muito sobre o estilo da peça, e um exemplo é o ferro fundido que caracteriza uma peça ao estilo colonial.

 banquetas

varanda gourmet

Na varanda, churrasqueira elétrica de embutir

mesa varanda com banquetas

Os móveis são compostos por madeira de demolição

ferro preto com madeira

Branco

Outra opção bem usual na decoração de jardins são os móveis de ferro pintados de branco. Os bancos, mesas e cadeiras brancas destacam-se no espaço verde e externo e criam um ponto de destaque suave.

Entre as peças, vale escolher o ferro fundido que tem visual mais pesado e marcante, ou ferros mais fininhos, que dão mais leveza ao móvel.

mesa com tampo de vidro

O tampo de vidro na mesa é clean

sacada decorada

O piso de porcelanato lembra mármore

ferro branco

Móveis de ferro para sala / corredor / hall

Aparador 

decoração aparador

Na parede, quadro de azulejos

O aparador de ferro é uma peça clássica, e que vai bem desde a sala de jantar, até o corredor. Neste modelo de móvel, a ideia é de uma peça mais rústica com pés trabalhados em ferro e tampo de madeira, o que cria um mix interessante de materiais para a mesma peça.

decoração com móveis de ferro dourado

A parede cinza decora o ambiente

            Um modelo clássico de aparador é a peça em ouro envelhecido, como neste exemplo. Aqui o tampo do aparador é de mármore, e o móvel combina com o restante da sala, que foi toda decorada com móveis de ferro.

 

Mais fotos

decoração corredor

Na parede, decoração com peça em ferro

aparador de ferro com vidro

Espelhos decoram a parede

modelos de aparador

Cadeiras 

decoração rústica sala de jantar

As cadeiras de ferro usadas nesta decoração seguem o estilo de ferro trabalhado em com uma espessura mais fina. O estilo das cadeiras é clássico e combina com a decoração do ambiente, com móveis de madeira ao estilo vintage.

canto alemão sala de jantar

As almofadas no canto alemão combinam com as cores das cadeiras

Se a proposta é incluir cadeiras em ferro na decoração e dar ao ambiente uma decoração mais atual, este projeto é uma ótima inspiração. Aqui a mesa estilo tulipa foi composta por cadeiras coloridas em ferro e canto alemão, deixando a sala de jantar moderna e alegre.

 

Mais fotos

cadeiras antigas

mesa de madeira

A parede de pedras dá um toque rústico ao ambiente

 

Mesa de centro 

sala de estar moderna

As paredes de cimento queimado dão toque industrial à decor

Para quem pretende colocar em prática a dica de seguir um mix de materiais na decoração do ambiente, o projeto é uma ótima inspiração. A decoração da sala conta com móveis de diferentes estilos, e na parte central a mesa de ferro com design moderno é o ponto auge para valorizar a decor.

sofá de ferro

Na proposta de decoração da sala, a aposta foi de seguir um estilo clássico e com móveis de mesmo estilo. Na escolha da mesa de centro a aposta foi por um modelo com base de ferro e tampo de mármore, combinando com os sofás.

 

Mais fotos

sala com lareira

A lareira compõe a sala de estar

modelos de mesa de centro

Mesa de jantar 

mesa de jantar de ferro

O uso dos móveis de ferro também pode se estender para a sala de jantar, como é o caso dessa proposta. Aqui a mesa de ferro dourado tem tampo de vidro, deixando-a mais moderna, e as cadeiras, também de ferro, mantém a harmonia e estilo da mesa de jantar.

mesa rústica

As cadeiras almofadadas são aconchegantes

Para quem está em busca de uma inspiração rústica para a mesa de jantar, essa inspiração é ideal! Aqui a base de ferro dá sustentação ao móvel, e o tampo de madeira desgastada garante esse visual rústico para a sala de jantar.

 

Mais fotos

mesa retangular

piso de taco sala de jantar

A parede de tijolos a vista foi pintada de branco

decoração mesa de jantar

Na mesa, decoração com rosas brancas

Móveis de ferro para quarto

Cabeceira

quarto decorado

O papel de parede de listras decora o quarto

            As cabeceiras de ferro são ótimas apostas para quem quer dar um toque romântico e medieval na decoração do quarto. Nesta proposta, a ideia foi de usar uma cama de ferro com estilo mais clean, e o móvel foi combinado a outros elementos de ferro usados na decoração do quarto.

cama com dossel

Para decorar o quarto, a cabeceira de metal ganhou destaque na cama, e o dossel completa a ideia romântica e delicada na decoração.

 

Mais fotos

decoração quarto feminino

As luzinhas valorizam a cabeceira da cama

cama de ferro

modelos de cabeceiras

Penteadeira 

penteadeira rosa

Na penteadeira, uma pequena luminária

Entre os modelos de móveis de ferro estão as penteadeiras, e um exemplo é esse modelo em ferro tubular e pintado de rosa. O móvel tem destaque por conta da sua cor e foi combinando com uma cadeira de mesmo estilo, mantendo a harmonia entre as peças.

 

Mais fotos

penteadeira espelhada

O móvel espelhado é sofisticado

penteadeira ferro

Gostou das ideias e dicas para usar móveis de ferro na decoração? Conta aqui nos comentários se você gosta desse estilo e se prefere usar todo o ambiente com o mesmo estilo ou se aposta na tendência atual de fazer um mix de materiais.

 

 

 

Você pode gostar...