Piso Branco: Vantagens, desvantagens e 50 fotos de ambientes!

Piso branco sempre gera muita discussão. Há quem ame e quem odeie, cada qual com seus motivos, seja por aspecto, manutenção, beleza, entre outras características tão próprias desse revestimento que serve para todos os cômodos da casa. Pensando nessa polêmica, preparamos este artigo com informações sobre esse tipo de piso, com as vantagens, desvantagens e fotos em todos os ambientes. Acompanhe!

piso-branco-destaque-1

Quando se fala em sensação de amplitude, leveza e vivacidade, o piso branco é uma ótima opção, ainda mais em ambientes grandes e com entrada de muita luz. Por outro lado, muita gente não gosta desse revestimento por conta da sujeira e detalhes que ficam aparentes (rachaduras, por exemplo) quando comparado a outros tipos de pisos.

Não dá para negar que esse tom é clássico e atemporal, que pode ser utilizado de maneira versátil em todos os espaços, da cozinha ao banheiro, em casas de diferentes estilos. Especialistas relatam que esse tipo nunca deixará de ser tendência. Querendo ou não, muita gente ama e em pelo menos um espaço já apostou no branco para transmitir uma sensação de calma – e combiná-lo com outras cores, já que é ótimo para isso também.

Entre discussões se o branco é ou não a melhor cor para o chão, nessa linha há muitas alternativas que vão desde o famoso porcelanato até ideias com madeira ou cimento queimado, sobretudo na decoração minimalista, escandinava e até rústica, dependendo do conceito imaginado. São muitas possibilidades e maneiras versáteis de acabar com o preconceito quando se trata de um piso branco.

Se você ainda está na dúvida se deve ou não investir no piso branco em sua casa, listamos as vantagens e desvantagens desse tom para te ajudar a tomar essa decisão!

Vantagens e Desvantagens

Vantagens do piso branco:

  • Piso branco é clássico, versátil e indicado tanto para uma decoração com nuances modernas quanto mais rústicas. Ou seja, não é próprio de nenhum conceito, podendo ser utilizado sem erro em qualquer projeto.
  • Não precisa se prender apenas ao porcelanato quando se trata desse tipo de revestimento. Atualmente, o cimento queimado e as versões de madeira estão populares.
  • O branco dá sensação de amplitude, limpeza, calmaria, vivacidade, leveza e organização.
  • É um tom que se complementa bem com a iluminação, sem precisar de muita luz artificial para deixar o ambiente mais claro.
  • Clássico e atemporal, nunca ficará em baixa e sairá de moda, ideal para os mais diversos espaços.
  • Branco combina com absolutamente tudo. Não há uma cor que cause estranhamento quando usada com esse tom, desde um tipo claro (bege, por exemplo), quente (vermelho ou amarelo) ou escuro (preto).

piso-branco-destaque

Desvantagens do piso branco:

  • Sujeira. Esse é o motivo principal para muitas pessoas torcerem o nariz para o piso branco. De fato, fica muito aparente qualquer traço de sujeira que cai no chão e se a limpeza não for feita frequentemente, o aspecto é prejudicado, fica encardido e com cara de desleixo.
  • Necessita de maior manutenção, tanto na higienização quanto troca. Nesse caso, é preciso escolher um tipo de boa qualidade para evitar rachaduras e outros problemas. Assim, a durabilidade do revestimento aumenta.
  • Piso branco na cozinha está mais propenso a amarelar devido à gordura. Já no banheiro, junta mofo facilmente, ao contrário de outros tons. Por isso, especialistas indicam usar cores mais escuras nesses ambientes (azul, verde, cinza).
  • O branco é uma cor que deixa o espaço ”frio”. Ao contrário das cores quentes, não promove um ambiente caloroso (por isso é um dos preferidos da decoração escandinava), por isso, os demais itens e acessórios da decoração devem ser responsáveis por mudar esse fato – se você quiser, claro!

Para ver como o piso branco fica em todos os ambientes da casa, selecionamos algumas fotos com os modelos de revestimento mais populares. Veja como fica e inspire-se!

Cozinha com Piso Branco

Cozinha é o ambiente mais usual quando se trata desse piso, justamente para trazer mais luz e sensação de espaço, além de combinar com o revestimento das paredes e grande parte dos móveis, como armários, fogão e geladeira. De fato, um piso branco nesse espaço mantém uma harmonia, só é preciso ficar atenta na limpeza e manutenção para que ele não fique amarelado, com aspecto engordurado e com sujeira aparente.

Porcelanato Polido

O porcelanato polido é considerado mais resistente, durável e fácil de limpar, com alta variedade e polimento próximo à perfeição. Uma boa escolha para a cozinha, uma área de grande circulação.

piso-branco-cozinha-polido-1

piso-branco-cozinha-polido-2

piso-branco-cozinha-polido

 

Porcelanato Acetinado

Já o porcelanato acetinado possui um leve brilho, ficando na média entre o polido e o líquido. Para quem gosta de um revestimento nem tão destacado e nem tão sóbrio, uma boa ideia!

piso-branco-cozinha-acetinado-1

piso-branco-cozinha-acetinado-2

piso-branco-cozinha-acetinado

 

Porcelanato Líquido (Resina Epóxi)

Esse tipo de porcelanato recebe uma boa camada de resina epóxi, esmaltado e com aparência de líquido, deixando o chão mais claro e brilhante, iluminando bastante sem precisar de luz artificial. 

cozinha-piso-branco-epoxi

piso-branco-cozinha-resina-1

piso-branco-cozinha-resina

 

Cimento Queimado Branco

Revestimento com cimento queimado é um conceito cada vez mais popular, ideal para um ambiente rústico e que necessita de uma opção mais segura e antiderrapante. Fica ótimo na cozinha e geralmente não mantém o tom ‘total white’, mas deve ser bem aplicado, com ótimo acabamento.

piso-branco-cozinha-cimento-queimado-1

piso-branco-cozinha-cimento-queimado-2

piso-branco-cozinha-cimento-queimado-3

piso-branco-cozinha-cimento-queimado

 

Sala com Piso Branco

Quando se trata de uma sala com piso branco, muitos designers pensam logo no estilo minimalista, que já declarou essa cor como predileta quando se trata de decoração. Uma vantagem é que, com o branco, dá para ousar em diversas nuances, pois o tom combina com tudo. Além disso, a sala fica com sensação de amplitude e leveza!

Porcelanato

O porcelanato também é uma alternativa interessante para a sala, ainda mais e você quer um material prático, convencional e com ampla variedade de modelos. 

piso-branco-sala-porcelanato-1

piso-branco-sala-porcelanato-2

piso-branco-sala-porcelanato-3

piso-branco-sala-porcelanato

Porcelanato Líquido (Resina Epóxi)

A versão líquida de porcelanato é indicada para quem deseja levar mais luz ao ambiente, com muito destaque!

piso-branco-sala-porcelanato-liquido-1

piso-branco-sala-porcelanato-liquido-2

piso-branco-sala-porcelanato-liquido-3

piso-branco-sala-porcelanato-liquido

 Cimento Queimado Branco

Que tal cimento queimado na sala? Uma dica é usar esse material em toda a casa, nos demais ambientes, fica bem equilibrado, elegante e sofisticado!

piso-branco-cimento-queimado-1

piso-branco-cimento-queimado-2

piso-branco-cimento-queimado-na-sala

piso-branco-cimento-queimado

Lavabo e Banheiro com Piso Branco

Lavabo e banheiro com piso branco são espaços altamente populares, já que precisam de boa iluminação para ajudar na hora da limpeza ou combinar com muitas alternativas decorativas, desde um banheiro rústico até um tipo moderno.

Porcelanato

Porcelanato branco no banheiro é um clássico. Há muitos modelos que ainda utilizam esse piso na parede para combinar e deixar o espaço totalmente clean. 

piso-branco-porcelanato-banheiro-1

piso-branco-porcelanato-banheiro-2

piso-branco-porcelanato-banheiro-3

piso-branco-porcelanato-banheiro

Mármore

Mármore é tão clássico e atemporal quanto o branco. Quando se une os dois, então, o resultado é perfeito, dando um tom requintado e chique para esse espaço!

piso-branco-de-marmore-1

piso-branco-de-marmore-2

piso-branco-de-marmore-3

piso-branco-de-marmore

Pastilhas

Pastilhas sempre dão um charme a mais para o banheiro, tanto na parede quanto no chão. No caso do branco, vale a pena usar combinado com os mais diversos tons!

piso-branco-banheiro-pastilhas-1

piso-branco-banheiro-pastilhas-2

piso-branco-banheiro-pastilhas-3

piso-branco-banheiro-pastilhas

Quarto com Piso Branco

Para quem gosta da leveza e do clima ‘frio’ do piso branco, é indicado usar essa cor no revestimento do quarto, criando um ambiente com mais claridade. Dá para complementar com uma parede também em cor clara, um acessório preto, detalhes nos móveis… são muitas alternativas que deixam seu cantinho mais aconchegante e bonito.

Porcelanato

No caso dos quartos, especialistas indicam usar o porcelanato acetinado para manter um bom equilíbrio no espaço!

piso-branco-porcelanato-no-quarto-1

piso-branco-porcelanato-no-quarto

piso-branco-porcelanato-quarto

quarto-piso-porcelanato

 

Porcelanato Líquido (Resina Epóxi)

O porcelanato líquido também é uma opção para quem gosta de muita claridade. Do contrário, é melhor investir no acetinado ou polido. 

piso-branco-quarto-com-porcelanato-liquido

piso-branco-quarto-com-resina-epoxi

piso-branco-quarto-epoxi

piso-branco-porcelanato-liquido

 

Madeira / Amadeirado

O piso branco de madeira não poderia ficar de fora. Dá um tom clássico, rústico e peculiar para o quarto, uma inspiração para quem ama conceitos mais sofisticados!

piso-branco-de-madeira-no-quarto

piso-branco-de-madeira

piso-branco-madeira

piso-branco-quarto


Não dá para deixar de lado todo o poder de um piso branco. Embora tenha algumas desvantagens, é só cuidar bem para que o revestimento fique sempre lindo e mantenha o espaço leve, amplo e equilibrado com os itens decorativos. Pense nas melhores ideias e monte um ambiente que tenha tudo a ver com seu gosto pessoal! Faça o teste e conte o resultado pra gente. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Até a próxima! 🙂

Você pode gostar...