Modelos de Calçadas Residenciais: 50 fotos e ideias incríveis!
Já pensou qual dos modelos de calçadas residenciais tem mais a ver com a fachada da sua casa? Que tal investir em um piso bonito e elegante para dar destaque tanto no paisagismo quanto na decoração externa? Felizmente, há muitas opções interessantes e para todos os gostos, das rústicas às modernas. Separamos algumas alternativas legais e uma delas, com certeza, vai te conquistar. Acompanhe e inspire-se!
A fachada e entrada de uma casa diz muito sobre sua estrutura. É a primeira impressão, aquele toque essencial para criar um ambiente convidativo e atraente. Tanto para áreas urbanas ou rurais, investir nesse conceito é primordial e dá um toque diferenciado dependendo do tipo de material e design utilizado no projeto.
Há muitos modelos de calçadas residenciais que se tornaram populares e podem ser vistos em muitas casas por aí, com uma série de disposições interessantes e opções usuais. Desde com tijolo ou madeira, no caso de uma decoração mais rústica, até um revestimento de pedra discreto e minimalista, o estilo deve combinar e ficar equilibrado com o ambiente.
Especialistas indicam que a calçada siga a mesma linha utilizada em toda a disposição e paisagismo da casa, criando um espaço harmônico entre todos os elementos. Seja na fachada ou na área externa do quintal, a união de conceitos é fundamental para deixar sua área mais bonita e destacada.
Ninguém gosta de modelos de calçadas feios ou simples demais, não é? Para te ajudar a escolher o melhor para você, selecionamos muitas fotos e modelos legais. Dê uma olhada e decida-se!
Fotos e Modelos de Calçadas Residenciais
Com pedra Miracema
Pedra Miracema é um tipo de granito bruto não polido, quase sempre encontrado na cor cinza. É altamente duro, resistente e seguro, já que é antiderrapante e impermeável. A aparência rústica permite seu uso em vários modelos de calçadas e garagens, além de passarelas e em pontos do jardim. Além disso, não é tão caro quanto comparada a outros materiais, como o ladrilho hidráulico, por exemplo.
Uma ideia bacana, como você pode ver nas fotos, é usar tipos claro e escuro para fazer desenhos e formatos diferentes, seguindo um padrão reto ou nas mais diversas geometrias.
Com pedra Portuguesa (mosaico)
Esse revestimento é extremamente comuns em áreas urbanas e tem sido cada vez mais utilizado em praças e calçadas de prédios públicos. O mosaico português, como também é conhecido, é ideal para residências, com design variado e texturas diferenciadas, com bordas e desenhos criativos e charmosos. Com certeza é uma ótima opção para sua casa!

Calçada de um prédio da famosa Avenida Paulista, em São Paulo, com pedra portuguesa em mosaico desenhado, super destacada e charmosa
Com pedra São Tomé / Basalto
A pedra São Tomé, conhecida também como basalto, é uma alternativa chique que está popular em muitas casas projetadas no estilo minimalista. As cores (do laranja ao marrom suave) têm um tom rústico que não é tão chamativo, como uma estrutura antiderrapante e ideal para jardins, escadas e calçadas. Vale a pena apostar!
De tijolo
Para quem ama um ambiente rústico, o tijolo é uma escolha perfeita para deixar sua calçada mais bonita. Esse material tradicional sempre foi usado em áreas rurais, como chácaras, mantendo um tom arrojado ao ambiente, além de ser barato e bastante versátil. Combinado ao verde da natureza, deixa o espaço encantador!
De ardósia
A ardósia é uma pedra escura que garante um ambiente sóbrio, moderno e elegante, tanto como revestimento interno quanto externo. Em modelos de calçadas, é usada geralmente em escadas e áreas comuns, como faculdades e prédios públicos de grande movimentação. Fácil de limpar e com adequação total a toda a decoração do ambiente.
De cerâmica
Assim como o tijolo, a cerâmica também é um material tradicional e versátil, usado desde o paisagismo de sítios (em passeios) até calçadas urbanas. Você já deve ter visto algumas praças e orlas com modelos de calçadas de cerâmica, em alguns casos até em complemento a outras pedras, formando detalhes e desenhos diversos. Uma opção prática, econômica e eficaz!
De madeira / deck
É impossível deixar a madeira de lado quando se trata de paisagismo. Esse material é essencial para qualquer tipo de construção e reforma, favorecendo o espaço com um tom rústico e ao mesmo tempo dando um toque contemporâneo. Modelos de calçadas de madeira podem ser feitos em associação com pedras, grama, entre outros adereços, uma alternativa interessante para casas grandiosas e que precisam de destaque. O resultado é incrível!
Com grama
Para quem ama um espaço natural e com muito verde, um gramado faz toda a diferença, seja em detalhes ou em todo o quintal/fachada. No caso da calçada, deve ser usada em complemento às pedras (ou madeira) para destacar o passeio e trazer vivacidade à área.
De cimento queimado
Cimento queimado é uma opção versátil e tradicional que dispensa rejuntamento e pode ser executado de maneira simples e prática. Basta nivelar e fazer um bom acabamento para deixar a calçada com ótima aparência. Além disso, tem baixo custo! Uma dica legal é usar desenhos ou bordas de pedras como complemento, para deixar o espaço mais bonito e moderno. como você pode ver nas fotos.
Com paver / blocos de concreto / piso intertravado
Essas peças pré-moldadas de concreto estão cada vez mais populares no Brasil, utilizadas amplamente em calçadas de prédios modernos e áreas públicas, com uma série de desenhos bacanas. Por terem muitas cores e um formato reto, pisos paver permitem muitas ideias e geometrias na hora de decorar e criar um modelo de calçada elegante, com efeito inspirador!
Modernas com porcelanato
Modelos de calçadas de mansões, edifícios e casas urbanas (quase sempre com um toque minimalista) estão usando bastante o porcelanato como revestimento, tanto pelo efeito brilhoso quanto pela resistência desse tipo de piso. O efeito traz modernidade e elegância ao ambiente, ainda mais se tiver um ótimo acabamento. Embora seja um pouco mais caro em comparação com outros materiais, vale a pena investir para deixar sua calçada diferenciada e além do convencional.
Esses modelos de calçadas são ideias perfeitas para quem está buscando o tipo ideal para favorecer o ambiente e deixar a fachada destacada. Escolha aquele que combine com seu espaço e dê uma renovada geral!
Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂
boa tarde gostei muito dessas calçadas modelos muito show quero receber modelos trabalho com calçada em guarapuava
Bom dia
gostaria de uma cotação , para colocação da pedra miracema. Ficarei aguardando o seu retorno.
Att
isso aqui nao é uma loja
NÃO SÃO CALÇADAS PADRONIZADAS. CALÇADAS NÃO PODEM TER OBSTÁCULOS. A FAIXA PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES DEVE SER TOTALMENTE LIVRE.
Olá, adoro cimento queimado, mas uma arquiteta disse que não pode ser usada em calçadas por ser muito lisa. Você poderia me informar sua opinião?
Obrigada.
Att.
Luciana.
Boa tarde gostei de todas ,mas no meu caso o dinheiro está curto e eu gostaria de um orçamento para refazer toda a calçada da minha casa é toda a volta da casa +ou – 50 mts por 1,50 de largura com caida para a grama calçada simples ou com S. Tomé por gentileza me mande um orçamento obrigado Nair.
quero um orçamemto
Por favor me envie um orçamento da pedra Saõ Tomé/Basaldo. 1000mts
gostei muito,mas tem muitas que dão trabalho de fazer,
Excelente modelos