Modelos de Calçadas Residenciais: 50 fotos e ideias incríveis!

Já pensou qual dos modelos de calçadas residenciais tem mais a ver com a fachada da sua casa? Que tal investir em um piso bonito e elegante para dar destaque tanto no paisagismo quanto na decoração externa? Felizmente, há muitas opções interessantes e para todos os gostos, das rústicas às modernas. Separamos algumas alternativas legais e uma delas, com certeza, vai te conquistar. Acompanhe e inspire-se!

modelos-de-calcadas

A fachada e entrada de uma casa diz muito sobre sua estrutura. É a primeira impressão, aquele toque essencial para criar um ambiente convidativo e atraente. Tanto para áreas urbanas ou rurais, investir nesse conceito é primordial e dá um toque diferenciado dependendo do tipo de material e design utilizado no projeto.

Há muitos modelos de calçadas residenciais que se tornaram populares e podem ser vistos em muitas casas por aí, com uma série de disposições interessantes e opções usuais. Desde com tijolo ou madeira, no caso de uma decoração mais rústica, até um revestimento de pedra discreto e minimalista, o estilo deve combinar e ficar equilibrado com o ambiente.

Especialistas indicam que a calçada siga a mesma linha utilizada em toda a disposição e paisagismo da casa, criando um espaço harmônico entre todos os elementos. Seja na fachada ou na área externa do quintal, a união de conceitos é fundamental para deixar sua área mais bonita e destacada.

modelos-de-calcadas-1

Ninguém gosta de modelos de calçadas feios ou simples demais, não é? Para te ajudar a escolher o melhor para você, selecionamos muitas fotos e modelos legais. Dê uma olhada e decida-se!

Fotos e Modelos de Calçadas Residenciais

Com pedra Miracema

Pedra Miracema é um tipo de granito bruto não polido, quase sempre encontrado na cor cinza. É altamente duro, resistente e seguro, já que é antiderrapante e impermeável. A aparência rústica permite seu uso em vários modelos de calçadas e garagens, além de passarelas e em pontos do jardim. Além disso, não é tão caro quanto comparada a outros materiais, como o ladrilho hidráulico, por exemplo.

Uma ideia bacana, como você pode ver nas fotos, é usar tipos claro e escuro para fazer desenhos e formatos diferentes, seguindo um padrão reto ou nas mais diversas geometrias. 

modelos-de-calcada-pedra-miracema

modelos-de-calcadas-de-pedra-miracema-1

modelos-de-calcadas-de-pedra-miracema

modelos-de-calcadas-miracema-1

modelos-de-calcadas-miracema

Com pedra Portuguesa (mosaico)

Esse revestimento é extremamente comuns em áreas urbanas e tem sido cada vez mais utilizado em praças e calçadas de prédios públicos. O mosaico português, como também é conhecido, é ideal para residências, com design variado e texturas diferenciadas, com bordas e desenhos criativos e charmosos. Com certeza é uma ótima opção para sua casa!

pedra-portuguesa-para-calcada

modelos-de-calcadas-portuguesa

modelos-de-calcadas-pedra-portuguesa-1

modelos-de-calcadas-pedra-portuguesa

pedra-portuguesa-calcadas

Calçada de um prédio da famosa Avenida Paulista, em São Paulo, com pedra portuguesa em mosaico desenhado, super destacada e charmosa

Com pedra São Tomé / Basalto

A pedra São Tomé, conhecida também como basalto, é uma alternativa chique que está popular em muitas casas projetadas no estilo minimalista. As cores (do laranja ao marrom suave) têm um tom rústico que não é tão chamativo, como uma estrutura antiderrapante e ideal para jardins, escadas e calçadas. Vale a pena apostar!

modelos-de-calcadas-sao-tome-ideias

modelos-de-calcadas-sao-tome

modelos-de-calcadas-basalto-sao-tome

modelos-de-calcadas-sao-tome-basalto

modelos-de-calcadas-sao-tome

De tijolo

Para quem ama um ambiente rústico, o tijolo é uma escolha perfeita para deixar sua calçada mais bonita. Esse material tradicional sempre foi usado em áreas rurais, como chácaras, mantendo um tom arrojado ao ambiente, além de ser barato e bastante versátil. Combinado ao verde da natureza, deixa o espaço encantador!

modelos-de-calcadas-tijolo-ideias

modelos-de-calcadas-de-tijolo

modelos-de-calcadas-com-tijolo

modelos-de-calcadas-tijolo

De ardósia

A ardósia é uma pedra escura que garante um ambiente sóbrio, moderno e elegante, tanto como revestimento interno quanto externo. Em modelos de calçadas, é usada geralmente em escadas e áreas comuns, como faculdades e prédios públicos de grande movimentação. Fácil de limpar e com adequação total a toda a decoração do ambiente.

modelos-de-calcadas-de-ardosia-ideias

modelos-de-calcadas-de-ardosia

modelos-de-calcadas-ardosia

modelos-de-calcadas-de-ardosia-como-e

modelos-de-calcadas-com-ardosia

De cerâmica

Assim como o tijolo, a cerâmica também é um material tradicional e versátil, usado desde o paisagismo de sítios (em passeios) até calçadas urbanas. Você já deve ter visto algumas praças e orlas com modelos de calçadas de cerâmica, em alguns casos até em complemento a outras pedras, formando detalhes e desenhos diversos. Uma opção prática, econômica e eficaz!

modelos-de-calcadas-ceramica-ideias

modelos-de-calcadas-ceramica-1

modelos-de-calcadas-de-ceramica

modelos-de-calcadas-ceramica

De madeira / deck

É impossível deixar a madeira de lado quando se trata de paisagismo. Esse material é essencial para qualquer tipo de construção e reforma, favorecendo o espaço com um tom rústico e ao mesmo tempo dando um toque contemporâneo. Modelos de calçadas de madeira podem ser feitos em associação com pedras, grama, entre outros adereços, uma alternativa interessante para casas grandiosas e que precisam de destaque. O resultado é incrível!

modelos-de-calcadas-com-pedra-e-madeira

modelos-de-calcadas-madeira-ideias

modelos-de-calcadas-madeira

modelos-de-calcadas-de-madeira

Com grama

Para quem ama um espaço natural e com muito verde, um gramado faz toda a diferença, seja em detalhes ou em todo o quintal/fachada. No caso da calçada, deve ser usada em complemento às pedras (ou madeira) para destacar o passeio e trazer vivacidade à área.

modelos-de-calcadas-com-grama-1

modelos-de-calcadas-com-grama-ideias

modelos-de-calcadas-com-grama

calcada-com-grama

De cimento queimado

Cimento queimado é uma opção versátil e tradicional que dispensa rejuntamento e pode ser executado de maneira simples e prática. Basta nivelar e fazer um bom acabamento para deixar a calçada com ótima aparência. Além disso, tem baixo custo! Uma dica legal é usar desenhos ou bordas de pedras como complemento, para deixar o espaço mais bonito e moderno. como você pode ver nas fotos.

modelos-de-calcadas-cimento-queimado-3

modelos-de-calcadas-cimento-queimado-2

modelos-de-calcadas-cimento-queimado-1

modelos-de-calcadas-cimento-queimado

Com paver / blocos de concreto / piso intertravado

Essas peças pré-moldadas de concreto estão cada vez mais populares no Brasil, utilizadas amplamente em calçadas de prédios modernos e áreas públicas, com uma série de desenhos bacanas. Por terem muitas cores e um formato reto, pisos paver permitem muitas ideias e geometrias na hora de decorar e criar um modelo de calçada elegante, com efeito inspirador!

modelos-de-calcadas-de-paver

modelos-de-calcadas-com-paver

modelos-de-calcadas-de-paver-ideias

modelos-de-calcadas-paver

Modernas com porcelanato

Modelos de calçadas de mansões, edifícios e casas urbanas (quase sempre com um toque minimalista) estão usando bastante o porcelanato como revestimento, tanto pelo efeito brilhoso quanto pela resistência desse tipo de piso. O efeito traz modernidade e elegância ao ambiente, ainda mais se tiver um ótimo acabamento. Embora seja um pouco mais caro em comparação com outros materiais, vale a pena investir para deixar sua calçada diferenciada e além do convencional.

modelos-de-calcadas-porcelanato-2

modelos-de-calcadas-porcelanato-1

modelos-de-calcadas-moderna-porcelanato

modelos-de-calcadas-porcelanato


Esses modelos de calçadas são ideias perfeitas para quem está buscando o tipo ideal para favorecer o ambiente e deixar a fachada destacada. Escolha aquele que combine com seu espaço e dê uma renovada geral!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...